segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Açude sangra no município de Ibicuitinga

As maiores chuvas registrada no Sertão Central ocorreu em Ibicuitinga, com 157mm, segundo os registros da Funceme, mais os moradores do município afirma que a chuva na cidade foi de 180mm.
a chuvas foi o bastante para fazer o Açude Vila Nobre sangrar.
também foi registrado chuvas em Boa Viagem, 3Com 46mm, no Açude São José I,30mm na Fazenda Alegre, e 10mm do distrito de Mineirolândia, e em Pedra Branca, 7,6mm, em Mombaça 2,8mm Solonopole.

Jovem morre após acidente de motocicleta no município de Pedra Branca

Um homem morreu vítima de uma queda de motocicleta no município de Pedra Branca, no Sertão Central.
De acordo com a Polícia Militar, por volta das 19 horas deste domingo (19), o jovem Antônio Luiz do Monte, 26 anos, trafegava em sua motocicleta modelo Honda Fan, de cor vermelha, placa HTX 5553, na CE 168 sentido Pedra Branca a Boa Viagem, na localidade conhecida como “Bica”, quando perdeu o controle e colidiu com o “guard rail” – mureta metálica de proteção nas margens da rodovia.
A vítima foi a óbito no local, o corpo foi levado por populares para o hospital local e o rabecão foi acionado para ser encaminhado ao Instituto Médico Legal de Quixeramobim.


Veja vídeo: Riacho volta a transbordar e alegra moradores do distrito de Califórnia, em Quixadá

Califórnia não é apenas um famoso estado americano. Califórnia é também um distrito do município de Quixadá, no Sertão Central do Ceará. O distrito de Califórnia consta nos primeiros registros de divisões administrativas de Quixadá já em 1911 com o nome de São Francisco da Califórnia. Em 1920 passou a ser chamado novamente apenas de Califórnia.
Assim como todo interior cearense, os moradores do distrito de Califórnia também estavam sofrendo com a seca que a cinco anos assolava aquela região. O açude do distrito onde as casas eram abastecidas e as pessoas pescavam e tinham momentos de lazer estava completamente seco.
Devido as chuvas que ocorreram neste ano, somente em fevereiro no município de Quixadá choveu quase 50% a mais que a média normal, vários riachos e açudes começaram a captar as águas das chuvas.
Neste domingo (19) um vídeo espalhou nas redes sociais onde mostra um riacho da localidade de Califórnia jorrando água. Logo as pessoas começaram a compartilhar ao ver tanta água no riacho.
Segundo alguns moradores do distrito as águas desse riacho vão até o açude que abastece a localidade, na manhã desta segunda-feira (20) o açude já começou a captar água, como mostram as fotos acima.
Segundo os dados da Funceme o início dessa semana deverá ser com chuvas em todas as regiões do Ceará.
Assista vídeo com a enxurrada no riacho de Califórnia:
  site MonólitosPOST

Fevereiro: Ceará ultrapassa média de chuvas, Quixadá e Quixeramobim ficam acima de média

Após um final de semana chuvoso, o Ceará ultrapassou a média histórica de chuvas para fevereiro com 127.8 mm, segundo a Funceme – Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos.
De acordo com os números isso representa um desvio positivo de 7,8% da média, equivalente a 118.6 mm registrado pela Funceme em 2012.
De acordo com o órgão, 36 municípios tiveram precipitações das 7 horas de ontem (18) até as 7 horas deste domingo (19).
No Sertão Central em alguns municípios a Funceme registrou, durante o mês de fevereiro, precipitações acima da média histórica. Quixadá, por exemplo, neste mês foram registrados 144mm de chuvas, a média normal seria de 102,1mm, portanto as precipitações foram 44,1% acima do normal.
Na região foi em Quixeramobim que teve as maiores precipitações no mês de fevereiro, até agora foram registrados 177,3mm de chuvas naquele município, 101,7% acima da média normal.
Em Boa Viagem e Madalena a Funceme registrou quase 140mm de chuvas nestes municípios. Canindé e Senador Pompeu foram 106mm de chuvas. Em Ibaretama o órgão registrou 107mm no mês de fevereiro.
Porém alguns municípios não tiveram grandes precipitações de chuvas e mostra um quadro hídrico preocupante, em Deputado Irapuan Pinheiro neste mês foi registrado apenas 22mm de chuvas, 82% abaixo da média normal, em Solonópole as chuvas ficaram 70% a menos que a média, lá foram registradas 33mm de chuvas. Milhã e Choró também ficaram bem abaixo da média normal.
A Fuceme prevê ainda um começo de semana com chuvas no Ceará, de acordo com o órgão nesta segunda-feira (20) no decorrer do dia, nebulosidade variável com chuva em todas as regiões do estado.

 site MonólitosPOST 

Os registros de chuvas

=

Acompanhe os registros de chuvas repassados por ouvintes da Rádio Campo Maior AM 840, em Quixeramobim e região do Sertão Central, além de dados fornecidos pela FUNCEME:

Quixeramobim (sede): 32 mm
Barragem de Quixeramobim:  31mm
Caraíbas (Distrito de Uruquê): 45 mm
Fazenda Clarindo: 37 mm
Fazenda Acaraí: 50 mm
Caraúno: 51 mm
Assentamento Cosmos Paes: 100 mm
Assentamento Coque: 100
Boa Vista (Damião Carneiro): 38 mm
Guarujá: 20 mm
Esplanada dos Carneiro: 82 mm
Mulungu: 46 mm
Cruxatú: 40 mm
Bom Lugar: 53 mm
Manituba: 9 mm
Riacho Verde: 12.2 mm
São Miguel: 20 mm
Assentamento Novo Canaã: 30 mm
Radar de Quixeramobim (Serrinha de Santa Maria): 45.2 mm
Açude Pirabibú (Damião Carneiro): 38 mm
Fonseca: 118 mm
Freitas: 50 mm
Paraná: 44 mm
Onça: 60 mm
Santa Isabel: 38 mm
Jacaraí: 33 mm
Pau Ferro: 40 mm
Novo Oriente: 23 mm
Assentamento Quinim: 70 mm

Região
Novo Encanto (Solonópole): 84 mm
Senador Pompeu: 70 mm
Ibuaçu (Boa Viagem): 53 mm
Bandeira (Itatira): 35.4 mm
Fazenda Várzea Alegre (Madalena): 33.3 mm
Quixadá: 32 mm
Capitão Mor (Pedra Branca): 30 mm
Serra da Guia (Boa Viagem): 30 mm
Fazenda Cajazeiras (Madalena): 29 mm
Açude Cedro (Quixadá): 26 mm
Choró: 21 mm
Tapuiará (Quixadá): 19 mm
Solonópole: 16 mm
Açude São José I (Boa Viagem): 15 mm
Custódio (Quixadá): 15 mm
Mineirolândia (Pedra Branca): 14 mm
Boa Viagem: 11 mm
Açude Tigre (Solonópole): 10 mm

Dados sujeitos a atualizações.

Chove 78.6 mm no açude Pedras Brancas e 44.4 mm no açude Cedro, ambos em Quixadá, na madrugada deste sábado

O município de Quixadá registrou a terceira maior chuva do Sertão Central na madrugada deste sábado, 18. Foram 78.6 mm somente no açude Pedras Brancas, principal reservatório do município. O posto pluviométrico no Distrito de Tapuiará registrou 53 mm. No açude Cedro, reservatório centenário, a precipitação foi de 44.4 mm.
Choveu também em outros municípios da região: Ibicuitinga (157 mm), Ibaretama (82 mm), Quixeramobim (60 mm), Boa Viagem (46 mm), Madalena (31.4 mm), Pedra Branca (10 mm) e Solonópole (2.8).
As chuvas deste sábado renovam as esperanças do sertanejo de que os reservatórios – hoje prestes a entrar em colapso -, voltem a acumular água.