sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Ceará pode atingir média mensal de chuvas para fevereiro neste fim de semana


De acordo com previsão divulgada nesta sexta-feira, 17, pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o fim de semana deverá ser de chuvas em todas as regiões do Ceará. Se essa previsão se confirmar, há a possibilidade de que o estado atinja a média mensal de chuvas para fevereiro, que é de 118,6mm. Até a última quinta-feira, 16, foram observados 84,6mm, 28,7% abaixo da média mensal.

De acordo com a Funceme, a previsão para o sábado e o domingo é de nebulosidade variável com chuva em todas as regiões cearenses. O dia com precipitações com intensidades mais significativas deverá ser o sábado.

As chuvas registradas em janeiro deste ano ficaram 28% abaixo da média histórica para o período. Segundo o órgão, o esperado para o mês era de 98,7 milímetros de chuva acumulados em todo o Ceará, enquanto que o acumulado atingiu apenas 70 milímetros, 28,4% a menos que a média histórica mensal.

História: Há 20 anos morria Darcy Ribeiro


Há vinte anos, morria em Brasília Darcy Ribeiro. Antropólogo, educador e político, que ficou conhecido pela luta em defesa dos índios e da educação no Brasil. Ao lado de Anísio Teixeira, foi fundador e primeiro reitor da Universidade de Brasília. Suas ideias foram publicadas em livros e influenciaram vários estudiosos latino-americanos.

Na antropologia ele também deixou a sua marca. Um verdadeiro legado e publicou vários livros sobre os índios do Brasil. Suas obras foram traduzidas para o inglês, alemão, espanhol, francês, italiano, hebraico, húngaro e checo.
Como funcionário do Serviço de Proteção ao Índio, órgão que se antecedeu a Funai, redigiu o projeto que criou o Parque Indígena do Xingu. Como ministro da Educação – durante o Regime Parlamentarista do Governo do Presidente João Goulart –  iniciou uma série de reformas que mudaram o patamar da educação no Brasil. Todavia, suas ideias foram frustradas pelo golpe militar de 1964.

Darcy Ribeiro teve os direitos políticos cassados, sendo obrigado a se exilar no Uruguai, onde viveu alguns anos. Neste período participou de reformas universitárias no Chile, Peru, Venezuela, México e Uruguai.
De volta ao Brasil, se reuniu com Brizola e juntos governaram o estado do Rio de Janeiro de 1983 a 1987 e, como vice-governador, criou, planejou e dirigiu a implantação dos CIEPs – Centros Integrados de Ensino Público.

O CIEP era um projeto pedagógico visionário e revolucionário no Brasil. Foi elaborado para dar, além do ensino formal, assistência em tempo integral as crianças, incluindo atividades recreativas e culturais.

Sua última publicação, 1995 – “O Povo Brasileiro" – aborda a formação histórica, étnica e cultural do nosso povo com impressões baseadas nas suas experiências de vida.

Darcy Ribeiro exerceu o mandato de Senador da República pelo estado do Rio de Janeiro, de 1991 até sua morte em 1997.

Chove em 20 municípios do Ceará

Chove em 20 municípios do Ceará
O Ceará amanheceu com chuva em 20 municípios nesta sexta, 17. Segundo Davi Ferran, meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), a previsão para o fim de semana é de precipitações em todas as regiões do Estado. Das 7 da manhã de quinta, 16, até às 7 horas desta sexta, a cidade de Novo Oriente, a 402 quilômetros de Fortaleza, apresentou a maior quantidade de chuvas, de 70 milímetros. Seguida de Aquiraz (60 mm), Nova Russas (37 mm), Itaitinga (22 mm), Aquiraz (20.5 mm), Ipaporanga (18 mm), Hidrolândia (16 mm), Croatá (14.3 mm) e Hidrolândia (13 mm).   Em Fortaleza, das 7 horas da manhã desta quinta, 16, até as 7 horas da manhã de sexta, 17, choveu 12,2 milímetros. Há nuvens mais significativas sobre o litoral do Ceará. No oceano Atlântico, ainda segundo a Funceme se nota que a Zona de Convergência Intertropical está próxima da costa norte do Nordeste brasileiro, padrão observado nos últimos dias.   A Capital apresenta alguns pontos de alagamento. Na avenida Eduardo Girão, no Bairro de Fátima, por exemplo, os carros passam com água até a altura da placa

Polícia Civil apreende arsenal que pode ter sido utilizado no assalto a banco de Redenção

Ceará - Polícia
Uma ação da Polícia Civil do Estado do Ceará, por meio da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), ocorrida nesta quarta-feira (15), resultou na apreensão de um arsenal e na prisão de um suspeito de envolvimento no ataque a uma agência bancária no município Redenção, no Maciço de Baturité, ocorrido na madrugada da última terça-feira (14).
As investigações policiais resultaram na captura de Kaique da Silva Batista, 22 anos, que já responde por porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas e roubo; e na apreensão de nove armas – sendo uma submetralhadora M10 calibre 9 milímetros, um rifle cal. 762, quatro pistolas cal. 380 e .40, duas espingardas cal. 12 e 38 e um revólver cal. 38, além de 273 munições de calibres variados, uma dinamite, dois coletes balísticos, uma lanterna e celulares. O material e o preso foram localizados no bairro Boa Fé, ainda em Redenção.
Conforme o delegado Raphael Vilarinho, titular da DRF, as investigações acerca do bando tiveram início logo após a tentativa de ataque ao banco, ainda na madrugada do dia 14. Com as investigações adiantadas, as equipes da especializada chegaram até o preso.
Os levantamentos apontaram ainda que Kaique seria o responsável pelo apoio logístico fornecido ao grupo que tentou o crime. Ainda segundo Vilarinho, outros envolvidos na ação foram identificados e são procurados. Kaique foi autuado em flagrante por tentativa de roubo e posse ilegal de arma de fogo de uso restrito.

 
                Aulas nas escolas suspensas, parte do comércio fechado, população apavorada, reforço policial nas ruas. Este é o clima na cidade de Paraipaba nesta quinta-feira (16).
A  situação de violência e medo coletivo teve início na tarde desta quarta-feira (15), quando um traficante apontado como membro do PCC, e que comandava a venda de drogas na cidade, foi morto durante um tiroteio com a Polícia Militar.
O confronto ocorreu por volta das 17h30 de ontem, em pleno Centro, quando um grupo de bandidos, liderado pelo traficante Carlos Augusto Correa Caetano, 26 anos, o “Carlinhos Bombado”,  entrou na cidade de Paraipaba a bordo de um veículo Voyage, branco, de placas OSE-2265 (CE). O objetivo era eliminar um jovem que se divertia com amigos nas proximidades do ginásio de esportes. Quando começaram os primeiros tiros, a Polícia Militar apareceu.
Uma intensa troca de tiros ocorreu na principal avenida da cidade, causando pânico entre os moradores, comerciantes, funcionários do comércio, motoristas e transeuntes. Segundo testemunhas, mais de 30 estampidos foram ouvidos. Policiais à pé e em uma viatura perseguiram os criminosos até alcançá-los já no carro que eles iriam utilizar na fuga.
Morto
Na troca de tiros, “Carlinhos Bombado” acabou morrendo. Um dos comparsas dele, identificado como Antônio Eduardo da Silva Geraldo, 20 anos, foi atingido por dois tiros e acabou preso. Também foi capturado, ileso, Tiago Marques do Nascimento, 27 anos, que era foragido da Cadeia Pública de Paraipaba.
Com a morte do traficante que comandava a venda de drogas, surgiram na cidade boatos de que bandidos do seu grupo, ameaçam novamente invadir aquela comunidade e executar policiais e desafetos ligados ao Comando Vermelho e que brigam pelo território da venda de entorpecentes.
Ainda durante a noite, pelo menos, dois ônibus que faziam o transporte de estudantes, foram atingidos a pedradas na entrada da cidade e bandidos ameaçaram incendiá-los. Nas redes sociais surgiu um áudio  em que um irmão do traficante promete vingança e ameaça matar policiais por conta da morte de “Carlinhos”.
Já na manhã desta quinta-feira (16), um novo tiroteio ocorreu no bairro Cacimbão, um dos principais redutos do tráfico na cidade. A Polícia Militar enviou reforços de companhias de cidades próximas, como Paracuru e Itapipoca. Equipes da Força Tática de Apoio (FTA), do Batalhão Raio e do 11º BPM (Itapipoca) estão em Paraipaba tentando localizar outros traficantes e restaurar a paz. (Do Blog do Fernando Ribeiro)

Parabéns O prefeito de Quixeramobim, Clébio Pavone !

Resultado de imagem para Clébio Pavone Ferreira da Silva
O prefeito de Quixeramobim, Clébio Pavone Ferreira da Silva (SD), comemora 46 anos nesta sexta-feira, 17.

O gestor cumpre agenda oficial e deve comemorar a data com familiares ainda hoje.

Felicidades!

PRF prende duas pessoas por fraudar Operação 'Carro-Pipa' em Pedra Branca


A Polícia Rodoviária Federal do Ceará (PRF-CE) prendeu dois homens na madrugada desta sexta-feira (17) por fraudar programa do Governo Federal/Exército Brasileiro – Operação Carro Pipa. Segundo a PRF-CE, a prisão aconteceu durante uma fiscalização  no km 155 da BR-020, no Distrito de Santa Cruz do Banabuiú (conhecido como Cruzeta – entroncamento das BRs 020 e 226), município de Pedra Branca.

De acordo com a polícia, policiais rodoviários federais abordaram um caminhão de cor preta, de Boa Viagem, cujos ocupantes eram dois homens, um de 29 anos e outro de 50 anos, ambos naturais de Boa Viagem.

Durante a fiscalização no veículo e entrevistas aos ocupantes, foi descoberto que havia três aparelhos de GPS, que eram pra estar instalados em três caminhões “pipa” credenciados no programa do Governo Federal/Exército Brasileiro – Operação Carro Pipa, ligados dentro do veículo; e que os ocupantes do automóvel, donos de caminhões “pipa” credenciados, estavam fraudando o programa, fazendo percursos simulados com os aparelhos de GPS em um carro pequeno, como se três caminhões estivessem rodando e realizando coleta e entrega de água no interior do estado, pelo citado programa Federal.

Economia nas viagens
A polícia informou que dessa forma, eles receberiam pelo serviço e pela quilometragem rodada, mas sem gastar óleo diesel de seus caminhões e, efetivamente, sem realizar o serviço de coleta e entrega de água de forma correta, deixando inúmeras pessoas necessitadas, no interior do estado, sem a água disponibilizada pelo programa.

Além dos aparelhos de GPS, que servem para controlar o serviço dos “Carros Pipa”, quando adequadamente instalados, ainda foram encontrados os cartões de credenciamento dos caminhões que estavam sendo “simulados”.

Os suspeitos foram conduzidos à Delegacia Regional de Crateús/CE, onde foram lavrados os procedimentos cabíveis por crime de Estelionato (art. 171 do Código Penal Brasileiro), agravado por ser fraude contra os cofres públicos e a coletividade .(Do G1-CE)

Grupo explode agência do Banco do Brasil de Saboeiro

Mais um ataque a banco foi registrado na madrugada de hoje, 15, no interior do Estado. Desta vez o fato ocorreu no município de Saboeiro, na Região dos Inhamuns.

Segundo informações, um grupo fortemente armado explodiu a agência do Banco do Brasil da cidade. O Comando de Policiamento do Interior afirmou que cerca de 15 homens armados de pistolas, fuzis e escopetas ocuparam o município.

Parte do grupo atirou contra o destacamento da Polícia Militar, enquanto outro grupo atacou a agência, mas não conseguiram levar o dinheiro. A Polícia está na região em busca do grupo, que fugiu em oito motos e duas picapes Strada. Segundo dados do Sindicato dos Bancários do Ceará, esse é o 16º caso de ataque a banco no estado neste ano. (Com Eliomar de Lima)