terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Produção industrial cresce em 10 dos 14 locais pesquisados pelo IBGE


O crescimento de 2,3% na produção industrial em dezembro de 2016, frente a novembro, reflete aumentos no ritmo da atividade em dez dos 14 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que detalhou hoje (7) os dados regionalizados do levantamento já divulgado a nível nacional na semana passada.

Segundo a Pesquisa Industrial Mensal Produção Física - Regional (PIM-PF, na série com ajuste sazonal, o principal destaque entre os dez locais com incremento da produção foi o avanço de 12,4% anotado no Ceará, o que eliminou a perda de 8,4% acumulada entre agosto e novembro.

Os dados do IBGE indicam que o Rio Grande do Sul (6,3%), Espírito Santo (5,1%), região Nordeste (4,9%) e Santa Catarina (3,6%) também assinalaram crescimento acima da média da indústria, que foi de 2,3% nos 14 locais envolvidos na pesquisa.

Minas Gerais fechou dezembro com sua produção crescendo os mesmos 2,3% da média nacional. Também fecharam com resultados positivos, embora abaixo da média de 2,3%, Goiás (1,4%); Bahia (1,4%); Paraná (0,8%); e Pernambuco (0,6%). (Da Agência Brasil)

Após ser furtado, burro volta para casa e dono comemora




O burro encontrado pela polícia dentro de um carro Gol, retornou para casa e aos poucos vai sendo reincorporado à rotina na fazenda do seu dono, na zona rural de Palmácia, distante cerca de 68 quilômetros de Fortaleza. O agricultor Valdeci Camelo Maciel, 49 anos, que reconheceu seu animal na delegacia, conta que ficou preocupado em nunca mais ver o burro. Ele diz que o animal é considerado um membro da família e está feliz com sua volta.

Valdeci Camelo diz que comprou o 'Branquinho', como é chamado o animal, por R$ 2 mil, há cerca de um ano. O burro é usado diariamente pelo agricultor para auxiliar nos trabalhos diários do campo.
O animal voltou para o sítio com ferimentos nas costas e nas patas. A família de Valdeci providenciou cuidados para o burro, que também está voltando ao peso normal. "Ele estava mais magro e com umas marcas, mas já está normalizando. É um animal muito bom, que serve muito a gente aqui no sítio, por isso fiquei com medo de não encontrar mais".

O burro foi furtado na última terça-feira (31). Cinco homens foram conduzidos à Delegacia de Maranguape suspeitos de terem pegado o animal e colocado dentro de um carro. Segundo a polícia, os suspeitos trocariam o animal por um carneiro em uma feira na capital, mas o pneu do veículo furou e eles foram detidos.

Após o sumiço de Branquinho, o fazendeiro Valdeci Camelo foi à unidade policial e reconheceu o burro. "Eu sabia que era meu porque, assim que eu cheguei, ele sorriu pra mim".
(Do G1 Ceará)

Presos quebram celas e tentam matar rivais durante motim em cadeia


Cerca de 80 presos fizeram um motim nesta segunda-feira (8) na Cadeia Pública de Tianguá, distante cerca de 319 km de Fortaleza. Um grupo de detentos invadiu as celas da unidade para tentar assassinar quatro desafetos, mas foi impedido pela Polícia Militar.

De acordo com o coronel Paulo de Tasso, comandante do Batalhão da Polícia Militar da cidade, parte dos internos quebraram as celas da cadeia utilizando barras de ferro. Eles tentavam matar quatro presos, que foram resgatados pela polícia com ferimentos no corpo.

"A Polícia Militar foi acionada para atender essa ocorrência e evitar que eles fossem mortos. Os policiais logo dominaram a cadeia e tiraram eles do local. O motivo da confusão era uma rixa interna entre eles, ocorrida dentro da própria cadeia", disse o coronel. (Do G1-CE)

Deputado se aposenta depois de apenas dois anos de mandato


O deputado Manuel Rosa Neca (PR-RJ) chegou à Câmara como suplente, em janeiro de 2013. Cinco meses mais tarde, ingressou no plano de previdência dos congressistas. Completou apenas dois anos de mandato como deputado federal.

Com o aproveitamento (averbação) de parte de mandatos anteriores de vereador e prefeito em Nilópoles (RJ), além de mais 26 anos de contribuição ao INSS, conseguiu a aposentadoria e recebe, hoje, R$ 8,6 mil. Esse é um dos exemplos das facilidades do Plano de Seguridade Social dos Congressistas (PSSC), que conta com regras bem mais brandas e flexíveis do que as previstas na reforma da Previdência a ser votada pelos deputados e senadores nos próximos meses. Mas as regras do plano são ainda mais permissivas. Um deputado pode se aposentar a partir de apenas um ano de exercício do cargo, desde que faça averbações de outros mandatos ou contribuições ao INSS. (Do Congresso em Foco)

Mulher é amarrada em cama e tem casa incendiada no município de Tauá


Uma mulher de 27 anos foi amarrada em uma cama, amordaçada e teve a casa incendiada em Tauá, a 344 quilômetros de Fortaleza, na manhã desta terça-feira (7). A casa da vítima foi destruída pelo fogo.

De acordo com a Polícia Civil, a vítima morava sozinha e foi salva por um vizinho que invadiu a residência após perceber fumaça saindo do telhado. Ao entrar no local, o homem encontrou a jovem desmaiada em cima de uma cama, com os braços e pés amarrados, e a boca obstruída por uma mordaça.

Conforme a polícia, apesar de a casa ter sido atingida pelo fogo, a jovem não sofreu queimaduras e foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Doutor Alberto Feitosa. Segundo informações do Hospital, a jovem foi atendida, medicada e não quis ficar na observação da unidade de saúde.

A polícia esteve no hospital para ouvir a mulher não quis prestar depoimento. De acordo com a polícia civil de Tauá, estão sendo realizadas investigações para tentar identificar o responsável pela tentativa de homicídio. A vítima não quis passar nenhuma informação para a Polícia. (Do G1-CE)

Banco do Brasil de Madalena deve ser reativado


O vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de Madalena, Gilvan Sales (PR), esteve nesta segunda-feira, 06, participando de um encontro promovido por seu partido em Fortaleza.

Na ocasião o vereador relatou ter conversado com a deputada federal Gorete Pereira, que esteve recentemente no município e recebeu um pedido da atual gestão em solicitar a abertura imediata da agência do Banco do Brasil daquele município. Segundo o vereador, a deputada afirmou que a Superintendência do BB garantiu que deve reativar a agência ‘muito em breve’.

O Banco do Brasil de Madalena foi atacado em novembro do ano passado. Na ação, o prédio foi incendiado e desde então os usuários tem que se deslocarem para os municípios vizinhos, como Boa Viagem ou Quixeramobim, para conseguirem atendimento. A retomada dos serviços bancários em Madalena amenizará os transtornos atualmente enfrentados pela população.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Polícia Militar prende homem acusado de tráfico de drogas em Quixeramobim

A Polícia Militar prendeu um homem acusado de tráfico de drogas no município de Quixeramobim, no Sertão Central.
Segundo informações da polícia, por volta das 21 horas desta segunda-feira (06) policiais foram acionados para uma ocorrência no bairro Maravilha. Ao realizarem uma abordagem no indivíduo Ronny Allyson Alves de Castro, 23 anos, vulgo “Leleu”, os policiais encontraram um revólver e drogas.
De acordo com a polícia ele portava um revólver calibre 38, marca Taurus, com seis munições intactas e120 gramas de cocaína. O individuo foi conduzido ate a Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá. site MonólitosPOST

Acusado de assassinar professora foi transferido por medidas de segurança

Diferentemente do que foi divulgado pelo repórter Washignton Luis, o homem acusado de assassinar a professora Socorro Gomes Ferreira não foi lesionado por nenhum objeto perfurante, e encontra-se em perfeito estado de saúde.
Nossa redação entrou em contato com o Diretor da Cadeia Pública de Quixadá, Mario Sergio, que afirmou que a transferência de Ernandes Benjamim de Paiva, vulgo “Guelé”, 24 anos, se deu porque a Cadeia Pública de Quixadá estar superlotada e os demais detentos não aceitavam sua presença na unidade prisional. Diante disso, foi solicitado e prontamente atendido pela Vara de Execuções Penais a imediata transferência de “Guelé” para um dos presídios da Região Metropolitana de Fortaleza. A transferência foi realizada na noite do último domingo (05) pelo Grupo de Intervenção Rápida do Sertão Central.
Tal medida foi tomada exatamente para evitar que maiores problemas fossem gerados, e que a integridade física do suspeito fosse garantida.
  site MonólitosPOST

Homem é executado a bala no Bairro Campo Novo, em Quixadá

Nino
Mais um homicídio foi registrado na manhã desta terça-feira (07) no município de Quixadá. Um homem identificado como Wedson Faustino Gomes, vulgo “Nino”, 23 anos, foi assassinado por volta das 7:30h na Rua São João, Bairro Campo Novo.
Segundo as primeiras informações, a vítima estava chegando na casa de sua mãe, quando foi surpreendido por dois homens em uma moto que já chegaram atirando. Nino foi atingido com um tiro na cabeça, e morreu na hora.
Testemunhas preferiram não prestar informações a polícia sobre o ocorrido com medo de represálias. Suspeita-se que este seja mais um crime relacionado a briga de gangues rivais do Bairro Campo Novo.
A Polícia já iniciou as diligências com o objetivo de identificar e prender os envolvidos no crime.site MonólitosPOST