terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Prefeitura de Quixeramobim divulga edital de convocação para aprovados em concurso público

O Prefeito Municipal Clébio Pavone divulgou edital de convocação nº 004/2017, no qual convoca os candidatos aprovados e classificáveis no Concurso Público promovido pela Prefeitura Municipal de Quixeramobim.
Os candidatos devem comparecer à Secretaria de Administração e Finanças, com sede na rua Dr. Álvaro Fernandes, nº 36/42, no núcleo de Recursos Humanos, no período de 31 de janeiro a 10 de fevereiro de 2017, no horário 08:30h às 11h e de 14:00h às 17:00h.
O candidato que não comparecer no prazo e forma estabelecida será considerado desistente.
Confira abaixo o edital de convocação completo.


Veja vídeo: Homens são detidos transportando burro dentro de carro de passeio


Um caso curioso aconteceu na tarde desta quarta-feira (31) em Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza. Cinco homens foram detidos por transportar um burro dentro de um carro de passeio. Eles foram levados para a delegacia do município para prestar depoimento.
Segundo os homens, eles estavam levando o animal para Fortaleza, onde uma pessoas iria trocá-lo por um bode. No caminho, o carro deu prego e foi preciso chamar um reboque. Quando o motorista do reboque chegou, achou o caso estranho e acionou a polícia.
Segundo inspetora, um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi registrado, e os homens respondem em liberdade por maus tratos a animais.
De acordo com depoimentos, o burro seria de um deles, e o carro seria da mãe de outro rapaz que também estava envolvido. O veículo foi apreendido e pode ser recuperado mediante apresentação de documentos. O animal, também apreendido, será encaminhado para um centro especializado.
Com informações Tribuna do Ceará.

Quixadá e Quixeramobim tiveram mais de 2.000 casos de Chikungunya confirmados em 2016

chikungunya
O Ministério da Saúde informou que em 2016 mais de dois mil casos de Chikungunya foram confirmados em Quixadá e Quixeramobim, no Sertão Central.
Ainda de acordo com o Ministério, em Quixadá duas pessoas morreram de Chikungunya. A doença preocupa o Ministério da Saúde porque poucas pessoas contraíram o vírus, e por isso a grande maioria da população não está imune.
O vice-diretor de Serviços Clínicos do Instituto Nacional de Infectologia da Fiocruz, José Cerbino, explica o que é a doença e quais são os sintomas.“O vírus da Chikungunya é um vírus um pouquinho diferente dos outros dois, ele é de uma família diferente, não é um flavivírus. Mas é um vírus muito semelhante e também é transmitido pelo mosquito. Então, de novo: ele acontece no mesmo período, nos mesmos locais onde vai acontecer a Zika e a Dengue. A principal característica da Chikungunya é a dor articular, a dor nas juntas. A palavra Chikungunya é uma palavra africana que quer dizer ‘andar recurvado’. E esse andar recurvado é por causa da dor que a pessoa que tem a doença sente. Então é uma doença que também dá febre, que também pode dar manchas pelo corpo, e tem como principal característica a dor e o inchaço nas juntas. Nas mãos, nos pés, nos joelhos. Essa é a principal característica dela.”
A recepcionista Marli da Silva, de 57 anos, moradora de Quixeramobim, já teve Dengue e pegou Chikungunya em julho do ano passado. “Eu comecei a sentir dores nas minhas articulações, os meus pés ficaram muito inchados, não conseguia andar, dores fortes na coluna. Eu fiquei de cama mesmo. As minhas mãos ficaram parecendo que eu estava perdendo o tato. E eu passei em torno de três, quatro meses sentindo aquelas crises mais fortes, as minhas articulações, os meus pés, fiquei sem andar, andei quase de muletas. Eu sempre falei, eu não desejo isso pra minha pior inimiga, eu tenho um vasto cuidado com a minha casa.”
A partir de agora, todos os municípios brasileiros vão ser obrigados a fazer o Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes Aegypti, o LIRAa. Até então, o mapeamento era feito a partir da adesão voluntária de municípios. Esta é uma ferramenta para direcionar e qualificar as ações de prevenção e controle do mosquito.
A resolução do Ministério da Saúde foi publicada no Diário Oficial da União e estabelece que as informações sejam enviadas primeiramente para as secretarias estaduais de saúde e depois para o Ministério da Saúde.
Com ele, é possível saber a porcentagem de mosquitos por bairro e quais são os principais depósitos de focos. O mapeamento serve para detectar quais são as prioridades do município para que assim, seja dada ênfase às áreas mais críticas.
Os municípios que não realizarem o levantamento não receberão a segunda parcela do Piso Variável de Vigilância em Saúde, recurso extra que é utilizado exclusivamente para ações de combate ao mosquito. Em 2017, o Piso Variável de Vigilância em Saúde é R$ 152 milhões e será liberado aos gestores locais em duas etapas.
Entre janeiro e 24 de dezembro de 2016, foram notificados 1.496.282 casos prováveis de dengue em todo o país. Em 2016, até 17 de dezembro, foram registrados 265.554 casos de febre chikungunya, em 2.785 municípios brasileiros. Desde o início da notificação compulsória do Zika, em fevereiro de 2016, até 17 de dezembro, foram registrados 214.193 casos prováveis da doença.
Saiba mais sobre o combate ao mosquito no site do Ministério da Saúde: saude.gov.br/combateaedes.

O Mundo vai acabar em 16 de fevereiro de 2017, afirma cientista


O cientista russo Dyomin Damir Zakharovich, da #Nasa, afirma que a vida no planeta Terra será extinta no dia 16 de fevereiro de #2017.
Zakharovich diz que seus cálculos confirmam que um corpo celeste, batizado de ”2016 WF9”, que vem sendo monitorado pela NASA, e que possui cerca de um quilômetro de diâmetro, está em rota de colisão com a Terra.
A NASA confirma a existência do corpo celeste, grande e escuro, que ainda não possui uma identificação precisa – pode ser um asteroide ou cometa – e afirma que este está se aproximando da Terra, porém, que passará perto da órbita da Terra no dia 25 de janeiro e não colidirá com o planeta. Para Zakharovich, no entanto, a Nasa sabe que seus cálculos sobre a colisão estão corretos, mas não fala nada a respeito.
Segundo ele, o WF9 tem vindo em direção à Terra desde 2011e acertará nosso planeta, em cheio, no dia 16 de fevereiro, porém não há como prever onde. Caso caia num continente, o choque causará explosões e deslocamento do ar e acabará com tudo que houver a sua volta. Se cair no oceano, poderá causar uma tsunami de proporções assustadoras. Quedas de asteroides podem desestabilizar também a órbita do planeta, modificar seu eixo rotacional e causar colapso de placas tectônicas, podendo ocasionar terremotos e outros desastres em cadeia.
A NASA diz que, de acordo com seus cálculos, o WF9 passará a 51 milhões de quilômetros da Terra, e que por essa razão, não há motivo para ficarmos alarmados. Como comparação, a agência espacial americana lembra o asteroide ”2016 RB1”, que passou raspando pela Terra em Setembro, à 40 mil quilômetros da superfície, uma distância quase 10 vezes menor do que a distância da Terra até a Lua.
A informação sobre o WF9 estar em rota de colisão com a Terra reacendeu a polêmica do planeta Planeta X – ou Nibiru,para os teóricos da conspiração – que supostamente também estaria em rota de colisão com o planeta. No entanto, não existe nenhuma comprovação científica da existência de Nibiru, que estaria previsto para nos atingir em outubro deste ano. #Ciência
Blasting News

Ceará registra 9 casos suspeitos da 'doença da urina preta'


A Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) informou que subiu para nove o número de notificações de suspeitos de "mialgia aguda a esclarecer", conhecida como a "doença da urina preta". Esses casos são referentes ao período entre os dias 5 e 26 de janeiro.
Dentre os casos, sete são residentes de Fortaleza, um residente em Salvador e outro residente em São Paulo. Cinco pacientes são homens, e quatro são mulheres. Conforme a Sesa, todos os pacientes evoluíram para cura após tratamento médico.

A data do início dos sintomas do primeiro caso foi dia 18 de dezembro de 2016 e a data do último caso notificado no dia 22 de janeiro de 2017. A mediana de idade foi 40 anos - os pacientes tinham entre 23 e 70 anos.

Os pacientes com suspeita da doença apresentaram os seguintes sinais e sintomas: dores musculares intensas de início súbito, acometendo principalmente a região cervical, membros inferiores e superiores, mudança na tonalidade da urina (variando entre vermelho escuro e castanho), elevações significativas nas dosagens da cretinofosfoquinase (CPK) e os níveis hepáticos (TGO e TGP). Não houve relato de febre, cefaleia, artralgia ou exantema. (Do G1-CE)

Jovem de 14 anos morre afogado em Quixadá

O Corpo de Bombeiros de Quixeramobim foi acionado na manhã de ontem, 30, para atender uma ocorrência de resgate a uma vítima de afogamento no município de Quixadá.

Segundo informou o sargento Almeida, a vítima trata-se de um jovem de 14 anos que acabou se afogando no açude localizado no bairro Jardim dos Monólitos. Ainda conforme informações, o irmão do jovem o acompanhava no momento do ocorrido. Ele ainda chegou a ouvir a vítima gritando por socorro, mas o mesmo submergiu e não retornou à superfície.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Torcida faz fila em sombra de poste para ver jogo


O calor estava grande no estádio Domingão, durante o duelo entre Horizonte e Fortaleza, neste domingo (29), válido pela quarta rodada do Campeonato Cearense. Dentro de campo, os jogadores precisaram até de parada técnica nos dois tempos de jogo para hidratação. Mas fora das quatro linhas, quem foi ao estádio também sofreu. O termômetro marcava 33°C. Na arquibancada, uma cena curiosa se formou quanto torcedores fizeram fila por um lugar à sombra.

Em campo, cada parada técnica teve três minutos. Ao término da partida, o Horizonte, dono da casa, bateu o Fortaleza por 1 a 0, venceu a primeira no estadual, deixou a lanterna e ainda tirou a invencibilidade do adversário na competição. O Galo do Tabuleiro somou os três primeiros pontos e é o vice-lanterna. O Leão do Pici segue com sete pontos e está em terceiro. (Do Globo Esporte/CE)