quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

"Canudos"... Um tema de extremo interesse e que somente tangenciou o Cangaço foi a Rebelião de Canudos. Este material precioso publicado na net, merece replicação: .

Resultado de imagem para casa de Antonio Conselheiro - Quixeramobim

"Expedição de Pedro Wilson Mendes (*) a Canudos"
por Mário Mendes Junior, o "Maninho do Baturité"
Apareceu, originalmente, no site:
http://www.maninhodobaturite.com.br/
.

*UM ACIDENTE ENVOLVENDO UMA MOTOCICLETA E UM CAMINHÃO EM QUIXERAMOBIM*

Quixeramobim News
Resultado de imagem para http://fotosvalmirquixeramobim.blogspot.com.br/
.__Nesta tarde 26, por volta das 14hs30mim aconteceu um acidente envolvendo uma motocicleta e um caminhão por pouco não terminou em tragédia._
_O sinistro aconteceu na Av; Geraldo Bizarria de Carvalho próximo a fábrica de Calçados, o caminhão foi fazer a ultrapassagem quando colidiu na traseira dá motocicleta, o motoqueiro foi socorrido com algumas escoriações pelo o corpo.Quixeramobim News

Jovem que teve perna e braços amputados precisa de ajuda


Na tarde da última terça-feira, 24, o borracheiro Israel Pinto Cirino, 20 anos, conhecido popularmente como "Dondon", sofreu graves lesões após um acidente envolvendo um caminhão caçamba em que o mesmo estava. O veículo seguia pela CE 060, em Quixeramobim, quando tombou e ele ficou preso às ferragens. O jovem foi transferido e está internado no Instituto Dr. José Frota (IJF), em Fortaleza.

"Dondon" teve uma perna e os dois braços amputados. Na manhã desta quinta-feira, 26, seu primo, José Wellington Araújo, procurou nossa equipe para pedir ajuda, visto que a partir de agora a família terá muitos gastos com a recuperação do jovem. "Dondon" necessita, neste primeiro momento, de fraldas descartáveis, produtos de higiene pessoal, além de qualquer quantia para ajudar no custeio da estadia de familiares em Fortaleza.

Além disso, a família de origem humilde, já está na luta para que o jovem possa ter uma prótese para a perna amputada, o que facilitaria sua recuperação. Conforme José, até esta manhã "Dondon" ainda não tinha consciência de que havia perdido uma das pernas e os dois braços. Uma equipe de psicólogos do IJF já se preparava para trabalhar esta informação com o jovem.

Quem quiser ajudar "Dondon", neste momento delicado, poderá entrar em contato com seu tio Antônio pelo número: (85) 9.9243-7058, ou poderá deixar seu donativo na recepção do Sistema Maior de Comunicação. Aos que preferirem fazer doações diretas à família, seguem os dados bancários da conta do primo de Israel:

Caixa Econômica Federal
Agência: 2843
Operação: 023
Conta Corrente: 00010468-8
Titular da conta: José Wellington Araújo

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Clébio Pavone anuncia vereador Zé Wilson na secretaria de Esportes

Resultado de imagem para Zé Wilson na secretaria de Esportes

O prefeito de Quixeramobim, Clébio Pavone (SD), anunciou em entrevista à rádio Campo Maior na tarde desta quinta-feira, 26, que o vereador Zé Wilson (PR), será o novo secretário de Esportes do município.

Nome já cotado nos bastidores, Zé Wilson já dirigiu a seleção de futsal da cidade e tem ligação com a pasta. Na vaga de Zé Wilson na Câmara, assumirá Aucélio Coutinho (PCdoB), primeiro suplente de sua coligação.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Açudes do Ceará têm acentuado risco de esgotamento até o fim do ano


Prolongamento de estiagem, com acentuado risco de esgotamento, entre novembro deste ano e janeiro de 2018, da água armazenada em reservatórios, que hoje somam 6,3% de volume. Esse é o prognóstico meteorológico para o Ceará, de acordo com o Grupo de Trabalho em Previsão Climática Sazonal do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O documento que resume as condições atuais, divulgado nesta semana, exibe cenário em que a probabilidade de chuvas abaixo da média chega a 40%, na média, a 35% , acima, a 25%.

A justificativa já é conhecida: o afastamento do fenômeno La Niña. E a possibilidade de esvaziamento de açudes e barragens abrange também os estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. “Neste mesmo cenário, projeta-se impacto severo nas condições para agricultura e pecuária durante o período chuvoso principal”, descreve o texto feito em conjunto pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A previsão contou com a apresentação do quadro de reserva hídrica de médios e grandes açudes nordestinos pela Agência Nacional das Águas (ANA).

O sul do Ceará deve ser a região mais afetada. Duas variáveis positivas, entretanto, também fizeram parte da análise. Uma delas considera fenômenos em posição intermediária entre padrões precursores de seca e de chuvas abundantes. A segunda, mais relevante para o Estado, foi o aumento da Temperatura da Superfície do Mar (TSM) no Atlântico Sul, paralelo à diminuição no Atlântico Norte.

A conclusão é a de que, se este padrão se mantiver, haverá mais chances de a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) contribuir para chuvas no norte nordestino no fim do período chuvoso. (Do O Povo Online)

Mototaxista morre após colisão com caminhão na BR 020, em Boa Viagem


Foto: TV Boa Viagem
Um mototaxista morreu em um acidente de trânsito por volta das 15h desta quarta-feira, 25, na BR 020, no município de Boa Viagem, no Sertão Central. Aromir Martins Ramos, popularmente conhecido como Nazinho, seguia em uma moto Honda Fan 125, de placa HWW 9138, com inscrições de Boa Viagem, quando ocupou a contra mão da via e foi atingido por um caminhão de uma empresa de alimentos.

Conforme o blog TV Boa Viagem, o mototaxista seguia para sua localidade, Monte Limpo, na zona rural do município. Depois da colisão, o motorista perdeu o controle da direção do caminhão e acabou caindo em uma ribanceira e parou aproximadamente 80 metros do local do acidente. A Polícia Rodoviária Federal isolou o local do acidente até a chegada dos peritos do IML de Canindé, que fizeram a remoção do corpo.

Seleção brasileira vence a Colômbia por 1 a 0 e volta a liderar o ranking da FIFA


Desde que o Jogo da Amizade foi anunciando, no fim do ano passado, o técnico Tite vinha dizendo que o resultado do campo era o que menos importava. Havia um propósito nobre na partida entre Brasil e Colômbia: arrecadar fundos para os familiares das vítimas do voo da Chapecoense e agradecer o carinho dos colombianos. O aspecto solidário da partida foi alcançado, mas faltou torcida nas arquibancadas do Engenhão, no Rio, ontem à noite, e um pouco de futebol dentro de campo. Ao todo, 18.695 pessoas foram ao estádio assistir a seleção brasileira vencer a Colômbia por 1 a 0.

 Muitos clarões puderam ser vistos no remodelado estádio utilizado pelo Botafogo, algo bem diferente do que acontece nos jogos válidos pelas Eliminatórias da Copa, nos quais a torcida geralmente comparece em peso.

 O público presente fez sua parte. Antes do jogo, com as luzes do estádio apagadas e apenas com um grande símbolo da Chapecoense iluminado no gramado, os torcedores aplaudiram de pé os jogadores Alan Ruschel, Neto e Jackson Follmann, do time catarinense, e o radialista Rafael Henzel, sobreviventes do desastre aéreo.

 Quando a bola rolou, o que se viu foi uma seleção diferente da habitual e sem muita inspiração. Formado apenas por atletas que atuam no País, com um único treino preparatório e com jogadores ainda longe de sua melhor forma física, o Brasil foi um time burocrático, que optou por toques curtos e pouca verticalidade. Nem de longe foi o time que devolveu o encanto à torcida no segundo semestre do ano passado. Tite sabia que seria dessa forma, mas aproveitou a partida para observar mais de perto o comportamento de jogadores que poderão fazer parte do grupo para as próximas partidas das Eliminatórias.

 Dois deles se destacaram. O zagueiro gremista Pedro Geromel foi titular durante toda a partida e demonstrou a segurança habitual.

 Mas o principal nome foi o meia palmeirense Dudu. Ele criou as melhores jogadas ofensivas do Brasil e foi o autor do gol da vitória, marcado de cabeça no primeiro minuto do segundo tempo.

 Na metade final do segundo tempo, Tite colocou Luan na vaga do mais que discreto Diego Souza, e Camilo na vaga de Dudu. O Brasil ganhou velocidade e passou a assustar o gol de González. O placar, contudo, não foi mais mexido. Nem precisava. Afinal, o próprio Tite sempre disse que o resultado era o que menos importava.

 Mas, independentemente do peso esportivo do jogo, Tite ampliou para sete vitórias em sete jogos o seu ótimo início de passagem pelo comando da seleção brasileira, que voltará a jogar pelas Eliminatórias da Copa de 2018 em 23 de março, quando enfrentará o Uruguai, fora de casa.

As sete vitórias conseguidas nos último sete jogos com o técnico Tite no comando, levará o Brasil ao topo do ranking da Fifa em sua próxima atualização, no mês que vem, algo que não acontecia desde maio de 2010.

 O Povo Online