sábado, 14 de janeiro de 2017

Profetas da chuva preveem chuvas dentro da média em 2017.

PROFETAS-1
Foi realizada neste sábado (14) no Instituto Federal do Ceará – IFCE, a XXI edição do Encontro dos “Profetas da Chuva”. De acordo com os organizadores 21 profetas e profetizas participaram da edição desse ano, e caso as previsões deles se confirmem, em 2017 teremos uma quadra chuvosa, dentro da média histórica.
As previsões foram feitas para um público de aproximadamente 600 pessoas que lotaram o pátio do IFCE para ouvir atentamente as previsões de homens e mulheres do campo que fazem suas análises de acordo com fenômenos na natureza. Os presentes ficaram bastante confiantes e entusiasmados de que em 2017, finalmente chegará ao fim o período de cinco anos consecutivos de seca e estiagem no estado do Ceará.
Funceme divulgará prognóstico de chuvas no próximo dia 18 de janeiro.
Já tem data marcada a divulgação do prognóstico da quadra chuvosa de 2017 no Ceará. Será no dia 18 de janeiro, em coletiva de imprensa marcada no Palácio da Abolição.
A previsão para o acumulado de chuvas no trimestre fevereiro-março-abril será elaborada durante o XIX Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino, a ser realizado nos dias 16 e 17 de janeiro de 2017, na Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, Funceme.
Com informações Diário Sertão Central.

Em Quixeramobim polícia apreende menor por tráfico e critica impunidade

Quixeramobim - Policia
A Polícia Militar apreendeu um menor por tráfico de drogas na cidade de Quixeramobim.
Segundo a polícia, na tarde desta sexta-feira, 13, no bairro Pompéia, os policiais apreenderam um adolescente pois o mesmo estava traficando drogas.
Ainda de acordo com a polícia, essa não foi a primeira vez que o menor foi pego praticando o crime, na realidade ele já tinha sido apreendido outra vez.
Em sua página no Facebook os policiais criticaram a impunidade, e a falta de leis rigorosas para punir os menores, com isso muitos deles voltam a delinquir. Contudo, eles relataram que a polícia continua fazendo a parte que cabe a instituição.
Quixeramobim - Política 01
Protesto dos policiais em sua página no Facebook. Quixeramobim - Política 01site MonólitosPOST

site MonólitosPOST

Morada Nova - Polícia
Policiais da equipe Força Tática de Apoio, FTA, trocou tiros com bandidos na cidade de Morada Nova.
Segundo informações da Polícia Militar, por volta das 22 horas desta quinta-feira, 12, dois indivíduos estavam em uma motocicleta com atitudes suspeitas.
Os policiais reconheceram um dos indivíduos como sendo Francisco Gilderlanio Raulino de Almeida, conhecido como “Rato”, ele é foragido da cadeia pública de Morada Nova, e apontado como sendo um dos líderes de uma facção criminosa denominada Guardiões do Estado, GDE.
A dupla estava na CE 138, próximo a AABB, quando os policiais decidiram realizar a abordagem no dois elementos, eles estavam em uma motocicleta roubada na quarta-feira, 11.
Ao proceder com a abordagem os policiais foram recebidos a bala, a equipe do FTA repeliu a agressão e atiraram contra os indivíduos.
O acusado foi alvejado e socorrido para o hospital municipal de Morada Nova, contudo não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Com ele a polícia apreendeu um revólver calibre 38, com cinco munições deflagradas. A viatura foi atingida por dois tiros.
O comparsa de “Rato” conseguiu fugir e ainda não foi identificado pela polícia, que está realizando diligências no sentido de prender o foragido.                                                                                                       site MonólitosPOST 

TV Jangadeiro publica reportagem sobre a crítica situação do Açude do Cedro

A TV Jangadeiro publicou nesta sexta-feira, 13, uma reportagem sobre a crítica situação do Açude do Cedro, em Quixadá,
Segundo a reportagem, o açude, famoso ponto turístico aos pés da Pedra da Galinha Choca, transformou-se em um cemitério de quelônios, nome que abrange os grupos de tartarugas, cágados e jabutis.
Totalmente seco, Açude do Cedro acumula mais de 400 tartarugas mortas e ameaça ecossistema.
O alerta da gravidade da situação foi dado pelo zoólogo Hugo Fernandes Ferreira que iniciou pesquisa urgente sobre o impacto do problema. O programa Gente na TV, da TV Jangadeiro/SBT, foi ao local conferir o cenário.
O açude centenário é o primeiro reservatório construído no Brasil e está completamente seco. Após ser alertado por estudantes da Universidade Estadual do Ceará (Uece), o professor e os alunos contabilizaram o número de 439 tartarugas de água doce mortas, também conhecidas como cágados. “É uma contagem alarmante, sem dúvida”, lamenta.
Assista a matéria da TV Jangadeiro:


Chove em 17 cidades do CE; Região do Cariri concentra maiores chuvas


A Região do Cariri voltou a receber chuvas entre 7h de sexta-feira (13) até 7h deste sábado (14), conforme monitoramento da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme).  O Ceará registrou chuvas em 17 municípios.

A cidade de Missão Velha teve a maior chuva, com 43.0 milímetros. Em seguida, postos em Crato (34.0 mm) e Barbalha (14.5 mm), também na Região do Cariri.

Completam as maiores chuvas do estado: Araripe (10.4 mm), Aiuaba (10.0 mm), Milagres (9.5 mm),  Caririaçu ( 9.0 mm) e Jati (7.2 mm). (Do G1-CE)