sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Colisão entre dois veículos quase termina em tragédia em rodovia, no município de Quixadá

Policiais Militares estiveram no local e deram suporte as vítimas, inclusive, foi preciso retirar a motorista do automóvel.
Uma colisão entre dois veículos na Rodovia do Algodão/BR 122, entre os municípios de Quixadá com Ibaretama, quase terminou em tragédia. O abalroamento foi durante a tarde desta sexta-feira, 13, na entrada de acesso ao distrito de São João dos Queiroz.Segundo informações de uma popular, no veículo de cor branca estavam dois ocupantes e no outro uma senhora o conduzia. Todos estão bem, mas tiveram pequenas lesões e danos materiais.Policiais Militares estiveram no local e deram suporte as vítimas, inclusive, foi preciso retirar a motorista do automóvel, pois corria risco de incêndios.
Não foi possível colher os nomes dos ocupantes e mais detalhes serão repassados com a divulgação do Boletim Informativo do 9 Batalhão da PM.
O carro  de cor branca ia entrar para o São João dos Queiroz, enquanto o outro seguia sentido Ibaretama a Quixadá.               Revista Central.

Encontro dos "Profetas da Chuva" acontece neste sábado, 14, em Quixadá

O encontro dos "Profetas da Chuva", que já é tradição no Sertão Central, terá sua 21ª edição neste sábado 14. O evento que sempre acontece no segundo sábado de janeiro de cada ano, tem por objetivo reunir homens e mulheres, que com suas experiências  ao observar a natureza e seus sinais, conseguem fazer previsões sobre a quadra invernosa que inicia a cada ano.

De acordo com o organizador do evento, João Soares, a expectativa é de que 30 a 35 "profetas" de várias cidades do Ceará, participem desta edição. Existe grande expectativa sobre este evento, pois o Sertão Central já enfrenta cinco anos de seca e o prognóstico feito anualmente pela maioria dos profetas costuma se concretizar. O encontro ocorrerá no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

A população também está esperando a previsão sobre a quadra invernosa feita pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), que está previsto para o dia 18 deste mês.

Serviço:
XXI Encontro dos Profetas da Chuva
Data: 14 de Janeiro de 2017
Horário:  8 horas
Local:  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE - Quixadá)

Totalmente seco, Açude do Cedro acumula mais de 400 tartarugas mortas e ameaça ecossistema


Foto: Hugo Fernandes Ferreira
O Açude Cedro em  Quixadá, no Sertão Central, famoso ponto turístico aos pés da Pedra da Galinha Choca, transformou-se em um cemitério de quelônios, nome que abrange os grupos de tartarugas, cágados e jabutis.

O alerta da gravidade da situação foi dado pelo zoólogo Hugo Fernandes-Ferreira que iniciou pesquisa urgente sobre o impacto do problema. O programa Gente na TV, da TV Jangadeiro/SBT, foi ao local conferir o cenário.

O açude centenário, a cerca de 170 quilômetros de Fortaleza, é o primeiro reservatório construído no Brasil e está completamente seco. Após ser alertado por estudantes da Universidade Estadual do Ceará (Uece), o professor e os alunos contabilizaram o número de 439 tartarugas de água doce mortas, também conhecidas como cágados. “É uma contagem alarmante, sem dúvida”, lamenta.

“Isso não se resume a uma simples tristeza do fato. Esses animais cumprem papel fundamental na cadeia alimentar, inclusive pela alimentação parcialmente detritívora, otimizando a ciclagem de nutrientes”, escreveu Hugo em publicação no Facebook.

O doutor em Zoologia pontuou ainda que a crise de sobrevivência dos animais teve início, provavelmente, antes da seca. O fato foi observado porque os cágados são todos de uma mesma espécie (Phrynops geoffroanus). A expectativa era de que, pelo menos, outras duas espécies menos resistentes habitassem o açude.

“Isso quer dizer que, antes da seca, a situação do açude possivelmente já estava crítica, talvez por poluição, alta salinidade da água ou outros fatores”, ressalta.

Diante do impacto percebido sobre os cágados, o professor alerta que o impacto pode ser muito maior diante dos milhares de peixes e milhões de invertebrados que ali viviam. “Cadê os predadores das larvas do Aedes aegypti? Os índices de dengue, zika, chikungunya e mayaro podem ser alarmantes se nada for feito para controlar a reprodução”, afirma.

O estudo do professor e seus alunos ainda está na fase inicial. Um plano de recuperação deve ser traçado pelo grupo. “A intenção é mostrar que o problema da seca do Nordeste é complexo demais para ser tratado com tanto descaso e falsas promessas há décadas. O que está acontecendo no Cedro é observado em dezenas de outros açudes. A biodiversidade da Caatinga e a população pobre do sertão merecem, por uma questão de direito basal, políticas que realmente resolvam”, destacou. (Do Tribuna do Ceará)

Bando invade casa de ex-prefeito de Capistrano, leva carro e armas e, na fuga, troca tiros com a PM.

O ex-prefeito da cidade de Capistrano, José Renato Cavalcante, popularmente conhecido como Zé Renato, teve sua residência assaltada na noite desta quinta-feira (12). Na ação um grupo formado por 5 suspeitos levaram a Hilux de cor branca do ex-gestor da cidade, armas e objetos pessoais
De acordo com com o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-Coronel Lyndon Johnson, os assaltantes chegaram a pé e encapuzados. O ex-prefeito foi feito refém e colocaram algemas no mesmo enquanto vasculhavam a casa, que fica em uma fazenda na CE-060. O bando levou e TV’s, 3 armas (Um revólver e dois rifles) e a Hilux.
Após o primeiro crime, os 5 suspeitos fugiram em direção a Fortaleza. Conforme ainda o comandante do 4º BPM, eles realizaram um assalto contra um posto de combustível na cidade de Redenção, a polícia local foi acionada e começou a perseguição. Já na cidade de Pacatuba houve uma intensa troca de tiros e um dos suspeitos morreu. Os demais membros do grupo conseguiram fugir. A polícia realiza diligências na região para prender os demais envolvidos.

site MonólitosPOST 

Polícia apreende armas e materiais ilícitos na zona rural de Pedra Branca


A Polícia Militar conseguiu apreender armas e vários materiais ilícitos na zona rural do município de Pedra Branca, no Sertão Central.
Segundo informações da polícia, por volta das 17 horas desta quinta-feira, 12, após a informação de indivíduos na zona rural, portando armas e conduzindo motocicletas roubadas, o policiamento resolveu realizar uma saturação na localidade de Sítio Cajazeiras.
Foram realizadas várias vistorias em residências, e foi encontrado um revolver de marca INA, calibre 32, de numeração 65762, 02 espingardas artesanais, tipo socadeira, um bornal, contendo pólvora e espoletas, 02 peixeira, 04 foices, 01 celular de marca LG, 02 artefatos de madeira e pregos, para furar pneus, usados para realizar assaltos, 05 capacetes também usados para o mesmo fim e 01 placa de uma motocicleta que fora roubada no dia 10/01/2017.
A polícia não conseguiu prender ninguém nas residências vistoriadas, acredita-se que tenha fugido pelo matagal antes da chegada da polícia.
Todo o material ilícito foi conduzido e entregue a Delegacia de Policia Civil para a realização dos procedimentos cabíveis.site MonólitosPOST 

História: Frei Caneca morria fuzilado há 192 anos, em Recife


Nascido em agosto de 1779, o pernambucano Joaquim do Amor Divino Rabelo Caneca, popularmente conhecido como Frei Caneca, sempre esteve envolvido com a política. Uma de suas principais atuações nessa área aconteceu em 1817, quando participou da Revolução Pernambucana. O engajamento lhe rendeu quatro anos de detenção em Salvador, na Bahia, mas apesar disso, ele não desistiu de lutar por seus ideais.

Em 1921, criou o jornal "Tifis Pernambucano", contrário ao governo conservador. E três anos depois, Frei Caneca seria um dos principais líderes e combatentes de um movimento muito importante na história do Brasil: a Confederação do Equador.

Ela foi criada por pernambucanos inconformados com a dissolução da Assembléia Constituinte e com a outorga de uma nova Constituição conservadora. Sem apoio, o movimento acabou derrotado e Frei Caneca foi condenado à forca, porém os carrascos responsáveis pelo enforcamento, se recusaram a fazê-lo. Então em 13 de janeiro de 1825, ele foi fuzilado.