quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Diminuição no consumo mundial de sal evitaria milhões de mortes, aponta estudo


Diminuir em 10% o consumo de sal poderia salvar milhões de vidas, afirma um estudo publicado nesta quarta-feira (11) pela revista médica britânica The British Medical Journal. O sal aumenta os riscos de hipertensão e de doenças cardiovasculares.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a maioria dos adultos consome mais do que a quantidade recomendada de 2 gramas de sal por dia, no máximo. O excesso de sal, presente principalmente em alimentos industrializados, está na origem de cerca de 1,65 milhão de mortes provocadas por doenças cardíacas em todo o mundo, de acordo com a OMS.

Apesar de poucos países até agora terem adotado políticas públicas para tentar diminuir o consumo de sal, pesquisadores, atuando conjuntamente com a indústria alimentícia, avaliaram o impacto de estratégias públicas de prevenção em 183 países. E concluíram que investir o equivalente a apenas 10 centavos de dólar por pessoa (cerca de R$ 0,32), contribuiria grandemente para frear a mortalidade. (Da Rádio França Internacional)

Funceme registra chuvas em alguns municípios do Sertão Central


As chuvas esperadas no sertão cearense para esse ano começam a acontecer nessa pré-estação chuvosa.
De terça-feira, 10, para quarta-feira, 11, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, Funceme, registrou precipitações em alguns municípios do Sertão Central.
De acordo com a Funceme, na região, choveu nos municípios de Pedra Branca, Quixadá, Quixeramobim e Choró.
A maior chuva foi em Pedra Branca onde foi registrada 12 milímetros, em Quixadá no posto do Açude do Cedro a precipitação foi de 7 milímetros, as menores chuvas foram nos municípios de Quixeramobim e Choró, onde foi verificado a precipitação de 2 milímetros.
A expectativa é de que no próximo dia 18 de janeiro, quando a Fuceme divulgará seu prognóstico, seja de que possamos confirmar um bom inverno em 2017.


Polícia troca tiros com assaltantes em Itapiúna


A Polícia Militar do Estado do Ceará recuperou uma motocicleta e apreendeu um revólver calibre 32 após receber denúncia anônima. A ação policial aconteceu, nessa terça-feira, 10, por volta das 17h30min, no município de Itapiúna.
A denúncia dava conta de que dois homens estariam armados em uma motocicleta Bros, de cor preta, prontos para cometerem assaltos na rodovia CE-060, próximo à localidade de Barra dos Frazões.
Ao verificar a denúncia no local, os policiais foram recebidos por tiros disparados por dois homens. Os indivíduos abandonaram a moto perto da estrada e fugiram em direção a um matagal. Dentro da vegetação, os policiais encontraram um revólver calibre 32 em uma mochila.
O proprietário da motocicleta roubada se apresentou na Delegacia Municipal de Aracoiaba e informou que foi vítima dos homens, que tomaram o veículo dele no dia anterior, 09. A Polícia dará sequência às investigações para capturar os criminosos na região. A arma apreendida foi apresentada na delegacia.
Denúncias
A população também pode auxiliar os trabalhos policiais por meio de denúncias anônimas. Caso alguém tenha informações sobre os dois indivíduos, denúncias podem ser feitas para o disque denúncia da SSPDS, pelo número 181, ou pelo 190, que é o telefone da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da secretaria. O sigilo é garantido.
 site MonólitosPOST 

'Se preparem, porque, se necessário, eu serei candidato à Presidência', diz Lula


Em seu primeiro ato público do ano, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que se necessário vai ser candidato a presidente da República. A declaração foi dada durante o 29º Encontro Estadual do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), em Salvador, na Bahia.

"Se preparem, porque, se necessário, eu serei candidato à Presidência. Se eu for candidato, é para a gente ganhar as eleições desse país", disse Lula, a uma plateia que usava bonés vermelhos com a inscrição "Estamos com Lula".

Mais cedo, no mesmo evento, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, afirmou que o partido ainda não tomou a decisão sobre uma eventual candidatura do ex-presidente, mas que ele é "aspiração nacional".

Durante seu discurso, Lula defendeu também que todos que queiram ser candidatos tenham esse direito. "Se o Temer quer ser, ótimo, se o Serra quer ser, ótimo, se o Moro quer ser, ótimo, se os delegados querem ser, todo mudo que quer ser candidato tem direito, entre num partido e vá para as ruas", afirmou. (Da Agência Estado)

Nova Olinda registra chuva de granizo


A cidade de Nova Olinda, no interior do Ceará, registrou chuva de granizo no início da noite da última terça-feira (10). O mesmo fenômeno havia ocorrido há sete dias após na zona rural de Sobral, na Região Norte do Ceará.

O granizo em Nova Olinda ocorreu na região dos bairros Vila Alta e Triunfo. A chuva na cidade foi de seis milímetros, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Segundo o meteorologista da Funceme Raul Fritz, houve uma linha de instabilidade devido à influência da zona de convergência intertropical (ZCIT), que gerou a formação das nuvens que propiciam a chuva.

"Normalmente essa linha se forma à tarde, se desenvolve durante algumas horas e depois se dissipa. É uma linha de instabilidade que acompanha todo o litoral e é mais frequente no mês de fevereiro", explica. (Do G1-CE)

Mercearia é assaltada na zona rural de Quixeramobim

Na tarde desta quarta-feira, 11, mais um assalto foi registrado na zona rural de Quixeramobim. Desta vez o crime ocorreu no Distrito de Encantado.

Dois homens renderam o balconista de uma mercearia, levando além da quantia em dinheiro que havia no local, um computador. Os dois sujeitos andavam em motos que foram apenas identificadas por suas cores, sendo branca e vermelha, respectivamente. Seguem as investigações acerca da autoria do crime.

Polícia prende homem e dois adolescentes acusados de assaltos em Canindé

caninde-policia-01
A Polícia Militar conseguiu prender um homem e dois menores acusados de assaltos no município de Canindé, no Sertão Central.
O trio foi preso após assaltarem um posto de combustível localizado no distrito de Salitre, zona rural do município.
caninde-policia
Logo após o assalto os policiais realizaram diligências e, localizaram duas motocicletas abandonadas perto do posto assaltado. Dando continuidade as buscas, logo o trio foi localizado e preso pelos policiais.
Francisco Evaldo Farias Sousa, 35 anos, que já possui antecedentes, e os dois menores, ambos com 17 anos, foram capturados pela polícia. Com eles os policiais encontraram todo o dinheiro roubado do posto de combustível, aparelhos celulares e relógios, estes foram roubados de pessoas que estavam no local no momento do assalto.
Além disso, a polícia apreendeu três revolveres calibre 32, e um revolver calibre 38, várias munições e ainda três máscaras.
Os suspeitos e todo material apreendido foram encaminhados para a delegacia regional de Canindé, onde foram autuados em flagrante. Os bens recuperados ficarão a disposição das vítimas.
site MonólitosPOST 

Prefeito Clébio Pavone decreta situação de emergência financeira em Quixeramobim

Resultado de imagem para Prefeito Clébio Pavone
                                                             Foto Quixeramobim Agora                                                                                          O início de gestão de alguns prefeitos não tem sido fácil, ao assumir a prefeitura com os cofres vazios, muitas dívidas e com o caixa em desequilíbrio financeiro, a solução encontrada pelos gestores foi publicar decretos que reconhecem a situação de emergência ou calamidade financeira.
O prefeito Clébio Pavone, decretou situação de emergência financeira e administrativa no município de Quixeramobim, no Sertão Central.
De acordo com o decreto, as dívidas deixadas pela gestão anterior ultrapassam os R$ 15.000.000,00 (quinze milhões de reais). Isso em uma análise preliminar, esse valor deve ser ainda maior, pois, segundo a prefeitura, ainda tem despesas a pagar do mês de dezembro da Autarquia Municipal de Trânsito, do Serviço Autônomo de Água e Esgoto e do Instituto de Previdência do Município.
“Esses valores ainda não estão inclusos umas despesas do mês de dezembro de alguns órgãos da prefeitura, não tivemos alternativa senão decretar situação de emergência financeira, para tentar não parar os serviços essenciais da gestão” disse Clébio Pavone.
Segundo o prefeito, a gestão anterior não se planejou adequadamente para a queda das receitas, isso fez com que a prefeitura ficasse completamente endividada, comprometendo a sua capacidade de pagamento.
O decreto significa reconhecer que a prefeitura não têm recursos para honrar compromissos e permite aos gestores adotar medidas de exceção, tais como suspender pagamentos a fornecedores, cortar cargos e fazer compras em caráter emergencial, para reorganizar as contas públicas e manter serviços essenciais à população.
Na opinião de Clébio Pavone os problemas financeiros e a falta de transparência da gestão anterior estão atrapalhando a atual gestão. “Isso pode atrapalhar agora, mas vamos trabalhar para podermos investir mais e melhor em nossa cidade” finalizou o prefeito.
Leia o decreto:


História: Há 94 anos nascia o cronista Sérgio Porto


Sérgio Porto foi um dos cronistas mais famosos do Brasil foi também escritor, radialista e compositor. Fez piadas e críticas contra a ditadura militar e usava o pseudômino Stanislaw Ponte Preta, inspirado em personagem de Oswald de Andrade.

Carioca, Sérgio começou na década de 40, como jornalista, alcançou a fama por seu senso de humor refinado e a crítica mordaz aos costumes, sua jornada diária nunca era inferior a 15 horas de trabalho. Escrevia para o rádio, para a TV, onde chegou a apresentar programas, e também para revistas e jornais, além de idealizar seus livros. O excesso de obrigações seria demais para o cardíaco Sérgio Porto, que morreu de infarto aos 45 anos de idade.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Aeronaves da Ciopaer realizam 1.620 atendimentos em 2016


Com 21 anos de história, a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS) realizou, no ano de 2016, o total de 1.620 atendimentos.

Além de Fortaleza, a Ciopaer atua com duas bases no interior, localizadas em Sobral e Juazeiro do Norte.

Em destaque, atendimento a ocorrências de remoções aeromédicas e até mesmo o auxílio a ocorrências policiais, como explica o tenente-coronel Marcus Costa, relações públicas da Ciopaer.