terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Polícia civil prende homicida foragido de Mombaça

mombaca-policia
Uma ação desencadeada pela Polícia Civil do Estado do Ceará, por meio de uma investigação de policiais da Delegacia Municipal de Mombaça, com o apoio da Delegacia Regional de Tauá, resultou no cumprimento de um mandado de prisão contra um homicida, na manhã desta terça-feira, 10.
O suspeito estava foragido desde o dia 1° de janeiro de 2017, quando matou um homem a facadas na cidade de Mombaça, no Sertão Central.
Francisco José Timotéo Teixeira, 32 anos, que não tinha antecedentes criminais, foi capturado na residência de parentes, na localidade de Bezerra de Souza, cidade de Tauá, região do Inhamuns.
O homem é suspeito de matar Antônio Eduardo Rodrigues de Sousa, 22 anos, a golpes de faca, na localidade de Massapê, em Mombaça, após uma discussão.
Conforme o delegado Helder Bezerra, titular da delegacia municipal da cidade onde ocorreu o crime, o infrator alegou que deferiu as facadas, após a vítima ter quebrado a porta da residência pertencente à sogra do autor do crime.
Francisco José foi encaminhado para a unidade de Polícia Civil, onde foi dado o devido cumprimento ao mandado de prisão por homicídio. site MonólitosPOST

Uma boa chuva marca o final da tarde desta terça-feira em Quixadá

quixada-variedades
É com uma enorme expectativa que a população do sertão cearense espera o inverno neste ano, afinal são cinco anos de seca que afligem essa gente humilde e batalhadora.
No próximo dia 18 de janeiro a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, Funceme, irá divulgar o prognóstico em relação a quadra chuvosa de 2017.
Na tarde desta terça-feira, 10, a cidade de Quixadá, no Sertão Central, foi banhada por uma boa chuva, isso faz com que gere um enorme sentimento de que esse ano, nessa região, possa ter um bom inverno.
As chuvas no Ceará não começam somente em fevereiro, com o início da quadra chuvosa. Há também precipitações, que podem até ser intensas, na pré-estação chuvosa, período compreendido entre os meses de dezembro e janeiro.
Neste ano, a Funceme já contabiliza registros de chuva em várias regiões do Estado, mas o órgão adverte que essas chuvas não têm relação com a quadra chuvosa.
site MonólitosPOST 

Empresário anuncia campanha em prol da Maternidade e Hospital de Senador Pompeu


Foto: Walter Lima
O empresário Zélio Junior anunciou em entrevista à reportagem na tarde de hoje, 10, que um grupo de amigos está promovendo uma campanha em prol da Maternidade e Hospital Santa Isabel, de Senador Pompeu.

Segundo Zélio, a iniciativa conta com o apoio do prefeito Maurício Pinheiro, que diante das dívidas herdadas pela gestão anterior, busca soluções para minimizar a problemática no município que encontra-se sob estado de emergência financeira.

A intenção da campanha é incentivar outras pessoas a doarem o que puderem (incluindo material básico) para a instituição filantrópica, que é a principal unidade de saúde do município.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

História: Há 105 anos Salvador era bombardeada por tropas federais


O Bombardeio de Salvador de 1912 foi um dos momentos graves da luta política existente entre as oligarquias da República Velha no Brasil.

Em 1910, o grupo conservador da Bahia se dividiu por causa das disputas políticas a presidência da República. Um cenário de completa desunião. Em 1912 houve atraso nas eleições estaduais, a renúncia de um governador, a recusa do sucessor imediato de assumir o cargo e a posse de um inimigo político do governo central. Uma situação de conflito que resultou em intervenção federal que queria manter nos governos estaduais seus aliados políticos.

O bombardeio teve início com três tiros de pólvora. Os fortes de São Marcelo, São Pedro e Barbalho descarregaram munição. Salvador estava sendo bombardeada pelas fortificações construídas para a proteção da própria cidade. Após 78 tiros de canhão e cinco horas de duração, o bombardeio teve seu final, deixando um rastro de destruição em Salvador.

 O ataque foi ordenado pelo general Sotero de Menezes. O comércio foi obrigado a fechar as portas. Baterias do Forte São Marcelo atingiram o Palácio do Governo e o Teatro São João, prédios históricos. Os esforços para conquistar o poder a qualquer custo deixaram marcas cruéis na cidade e na história de Salvador. Um incêndio destruiu o acervo da Biblioteca Pública da Bahia, a mais antiga do Brasil. Livros e documentos raros ficaram perdidos para sempre.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Polícia é acionada ao Distrito de Nenelândia após informação de carro incendiado


A Polícia Militar de Quixeramobim foi acionada na manhã de hoje, 10, ao Distrito de Nenelândia, após populares darem conta de um carro incendiado na Fazenda Variante.

Segundo a Polícia, a saveiro, de cor branca, supostamente foi roubada no município de Ibicuitinga. As investigações apontarão se o roubo e incêndio do carro tem alguma ligação com a quadrilha que explodiu a agência do Banco do Brasil na madrugada de hoje, 10, no vizinho município de Milhã.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação / Foto: Ilustrativa

Pedra Branca registra final de semana com tentativa de homicídio, facada e prisões

No período entre a madrugada de sábado, 7, e a noite do último domingo, 8, foram registradas pela Polícia Militar de Pedra Branca, tentativas de homicídio, um caso de lesão corporal a faca além de uma prisão em flagrante por posse ilegal de arma.

Na noite do sábado, 7, a PM registrou uma dupla tentativa de homicídio. Dois homens, um de 21 anos e outro de 27, foram alvejados a bala na altura do fêmur. O caso ocorreu na Rua Tenente Almeida, quando dois suspeitos chegaram em uma moto e dispararam contra as vítimas.

Na madrugada do domingo, 8, duas ocorrências foram registradas simultaneamente. Um homem deu entrada no hospital municipal após ser atingido por golpes de faca. A vítima, de 33 anos, foi identificada apenas sendo um detento que cumpre pena em regime semiaberto, que alegou a autoria do golpe à faca seria de sua esposa.

Ainda durante a madrugada, agentes da corporação encaminharam-se para atender um assalto a um mercantil no bairro Santa Teresinha. A dona do comércio estava no local no momento do assalto, sendo feita de refém. Os bandidos levaram a quantia em dinheiro de R$ 300,00 além de uma garrafa de uísque.

Na noite do domingo, a PM realizou ainda uma prisão em flagrante de um homem que portava uma arma com quatro munições, além de cocaína. A prisão foi feita próximo a um clube de festas.

Todos os casos seguem em investigação por parte da corporação.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação




Polícia prende em Aracoiaba homem acusado de matar um caseiro

ceara-policia01
Policiais militares da Força Tática de Apoio (FTA) capturaram um homem foragido da Justiça, acusado de assassinar o caseiro Antônio Ivan, em junho do ano passado.
A prisão ocorreu, na noite da última sexta-feira, 07, no município de Aracoiaba, no Maciço de Baturité.
Sete meses e cinco dias após o crime, Gilberto da Silva França Junior, 22 anos, vulgo “Tufão”, foi capturado por força de um mandado de prisão, solicitado pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), referente o homicídio que vitimou Antônio Ivan Silva Gonçalves, 36 anos. O crime ocorreu durante um assalto, no bairro Dunas, em Fortaleza.
De acordo com a delegada Socorro Portela, diretora da DHPP, o caso foi elucidado oito dias após o ocorrido e desde então “Tufão” passou a ser procurado. “Nós representamos pela prisão do suspeito e passamos a diligenciar no intuito de capturá-lo. Acuado, ele fugiu para o Interior do Estado”, comentou Socorro.
Após a captura, o homem foi conduzido à sede da Delegacia Metropolitana de Maracanaú (DMM) e, na manhã desta segunda-feira, 09, foi transferido para a DHPP, onde deve ser interrogado acerca do crime.
O crime
site MonólitosPOST  

Dois assassinatos são registrados em menos de 12 horas em Senador Pompeu

senador-pompeu-policia
Nem bem começou o ano e a violência já predomina no município de Senador Pompeu, no Sertão Central. Em menos de 24 horas dois homicídios foram na cidade.
O primeiro caso aconteceu na madrugada desta segunda-feira, 09, quando o corpo de um homem foi encontrado as margens do rio Banabuiú.
A vítima foi identificada como sendo Francisco de Assis Lima, 40 anos, as primeiras informações mostram que ele foi morto a pauladas. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Quixeramobim, e logo deverá ser emitido um laudo com as causas da morte.
Já por volta das 10 horas da manhã aconteceu o segundo homicídio, de acordo com as primeiras informações um homem identificado apenas pela alcunha de “Tizil” foi morto próximo a um campo de futebol, no bairro Vila Nova.
A vítima teria sido alveja com quatro tiros e chegou a ser socorrido para o hospital, de onde foi transferido para Fortaleza, ainda com vida, porém não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Contudo, segundo a policia, “Tizil” teria conseguido informar quem teria sido o assassino.
A polícia está realizando diligências para tentar identificar e prender os criminosos. (Com informações do Patú Notícias)

Pastor Valdemiro Santiago é esfaqueado durante culto


O pastor Valdemiro Santiago sofreu um atentado enquanto celebrava um culto na manhã do último domingo (8) no Brás, região central da capital paulista. Um homem de 20 anos se aproveitou do momento em que o líder da Igreja Mundial do Poder de Deus distribuía bençãos para atacá-lo com uma faca.

Segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública de São Paulo, o religioso recebeu dois golpes nas costas e um no pescoço. Na delegacia, o acusado identificado por Jonanatan Higino, disse que esfaqueou o pastor porque ele havia dito em um outro culto que pretendia crucificá-lo. Jonanatan foi preso em flagrante por tentativa de homicídio.

De acordo com o Hospital Sírio-Libanês, local onde Valdemiro foi encaminhado logo após o ataque, o pastor foi liberado após o almoço.

Em vídeo feito enquanto estava no hospital, o religioso tranquilizava os fiéis. “Passei por muitas situações piores e já venci”, diz o pastor que também perdoa o agressor. “Eu perdoo a pessoa que fez isso, porque ela carece de perdão e misericórdia. Não sei quem é, mas já tá perdoado em nome de Jesus.”

Tensão aumenta em presídios cearenses


Por não aderirem às facções criminosas, após a quebra de acordo de paz, presos da Grande Fortaleza estariam sendo obrigados a ingerir um coquetel de drogas. É o que aponta o defensor público Emerson Castelo Branco, do Núcleo de Assistência aos Presos Provisórios de Defensoria Pública do Estado, que esteve ontem no Complexo de Itaitinga.

Dois presos da Casa de Privação Provisória de Liberdade Agente Elias Alves da Silva (CPPL IV) foram mortos sábado, 7, e, de acordo com a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus), há “suspeita de overdose”. Com as ocorrências, são três os óbitos este ano dentro de presídios no Estado.

Esposas de detentos estão se revezando nas proximidades do complexo penitenciário, na BR-116, desde sábado, quando aconteceram as mortes, e dizem escutar pedidos de socorro e de transferência durante a madrugada. Elas afirmam que o coquetel feito para os detentos da chamada massa é composto de água, cocaína e desinfetante. Cláudio Justa, presidente do Conselho Penitenciário do Ceará, define como “uma overdose forçada”.

Após transferências de mais de 4 mil detentos para separação das facções, “o clima é de uma paz tensa”. “Cada facção quer ficar somente ela em uma unidade. É uma questão de controle e domínio”, analisa Justa.

“Existe o chamado preso de massa, que é aquele que não faz parte de facção. Em regra, eles eram respeitados, alguns são evangélicos. Com as facções em guerra, o preso de massa está sendo escravizado e obrigado a escolher um lado, uma facção para fazer parte. E eles não escolhem porque significa estar marcado para morrer pelo outro lado”, detalha o defensor Emerson Castelo Branco.

Segundo ele, outros dois detentos também tiveram de tomar o coquetel, mas foram socorridos a tempo. Conforme as esposas, os relatos que chegam em grupos do WhatsApp são que outros corpos estariam sendo ocultados dentro das celas. A Sejus confirma apenas as três mortes este ano e informa que dois presos foram “retirados e isolados” no sábado, após a identificação de ameaça de morte. (Do O Povo)

Bando explode agência bancária de Milhã




Pela terceira vez o município de Milhã, no Sertão Central, sofreu um ataque contra uma agência bancária. O fato mais recente se deu na madrugada de hoje, 10, quando um bando invadiu a unidade bancária e explodiu o cofre, o que destruiu o local e segundo informações, afetou até mesmo a estrutura de uma residência vizinha. Em 2012 e 2015, a agência do Banco do Brasil daquele município já havia sido atacada em ações semelhantes.

A Polícia informou que a quadrilha conseguiu levar dinheiro, mas a quantia ainda não foi revelada. Como já se tornou comum neste tipo de ação, o bando também cercou o destacamento policial daquela cidade. Os criminosos chegaram em motocicletas e em uma caminhonete, que foi encontrada na manhã de hoje, 10, em uma estrada que liga as cidades de Milhã e Quixeramobim. Não há informações sobre feridos ou presos. As investigações seguem em toda a região.
 / Foto: Repórter Popular (whastapp)

Coordenação Estadual do Garantia Safra informa previsão para pagamento a 350 agricultores de Quixeramobim

Resultado de imagem para Coordenação Estadual do Garantia Safra informa previsão para pagamento a 350 agricultores de Quixeramobim

Na semana passada a reportagem recebeu a informação de que cerca de 350 agricultores de Quixeramobim ainda aguardam uma posição do Governo Federal com relação à revisão de seus cadastros para que desta forma possam receber o Garantia Safra 2015-2016.

Os agricultores tiveram os cadastros negados por alguns erros, como nome e endereço, e desta forma foram convocados à EMATERCE para regularizarem os dados. Caso o Governo Federal houvesse repassado uma posição anteriormente, os beneficiados já estariam recebendo este mês a última das cinco parcelas no valor de R$ 170,00.

Em contato com a reportagem, Sidney Ramos, da Coordenação Estadual do Garantia Safra, da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, informou que a previsão repassada à eles pelo Governo Federal, é que este valor correspondente ao Garantia Safra 2015-2016 será pago em fevereiro integralmente, segundo estima a SDA.

Vale lembrar que mesmo estando com esse problema no 2015-2016, os agricultores podem receber o boleto da próxima safra, ou seja, 2016-2017.