domingo, 8 de janeiro de 2017

Fé e esperança: Católicos de Pedra Branca rezam as margens de açude pedindo chuva

A região Central do Ceará passa por uma grave crise hídrica o que requer muitas chuvas em 2017.
Os católicos da comunidade de Capitão Mor, que fica 68 km de Pedra Branca, se reuniram às margens do açude que abastece o povoado e participaram de uma missa, pedindo chuva e bom “inverno”. A missa foi presidida pelo Padre Edival, da quase paróquia de São Raimundo Nonato.
“Já estamos, no sétimo dia de janeiro e nenhuma chuva caiu ao solo pedrabranquense”. As únicas precipitações ocorreram nos últimos dias de dezembro de 2016, com chuvas de baixa intensidade.
Pedra Branca é um dos municípios que vem sofrendo com a longa estiagem e falta de água, afetando tanto a sede como a zona rural.
O único do município monitorado pela Cogerh (Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará), que ainda se encontra com água, é o açude Capitão Mor, que chegou a 11% de sua capacidade.Ato de devoção e sem dúvida de fé! (foto: Izaias Markes)
Prognóstico da Funceme
Já tem data marcada a divulgação do prognóstico da quadra chuvosa de 2017 no Ceará. Será no dia 18 de janeiro, em coletiva de imprensa marcada para as 9h30, no Palácio da Abolição. A previsão para o acumulado de chuvas no trimestre fevereiro-março-abril será elaborada durante o XIX Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino, a ser realizado nos dias 16 e 17 de janeiro de 2017, na Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Fortaleza tem a maior chuva desde maio de 2016, com vários pontos de alagamentos



Apesar da boa notícia da chuva, infelizmente os problemas também aparecem na cidade de Fortaleza. Vários pontos de alagamento foram registrados.
Fortaleza registrou, neste domingo (8), chuva de 55 milímetros, sendo a maior precipitação na capital desde o dia 12 de maio de 2016. Choveu também em outras 18 cidades do Ceará e na Região Metropolitana.

Os municípios que tiveram as maiores precipitações foram: Fortaleza (55 mm), Lavras Da Mangabeira (46mm), Caucaia (38mm), Pentecoste (35mm), Redenção (34,6mm) e Orós (23mm). As chuvas atingiram, de forma isolada, seis macrorregiões cearenses.

De acordo com os meteorologistas, durante a pré-estação chuvosa no Ceará (dezembro e janeiro), é normal ser observada a influência das áreas de instabilidade atmosférica no estado, induzindo chuvas.

As precipitações de fraca e média intensidade ocorreram porque áreas de instabilidade atmosférica avançaram do oceano para o continente trazendo nuvens de chuva.

A previsão do tempo para o domingo à tarde e à noite é de nebulosidade variável, com chuva isolada em todas as regiões cearenses. Para a segunda-feira (9), a Funceme prevê nebulosidade variável com precipitações em todo o Ceará.


Pontos de alagamento

Apesar da boa notícia da chuva, infelizmente os problemas também aparecem na cidade de Fortaleza. Vários pontos de alagamento foram registrados nos bairros Jardim Iracema, Lagamar, Carlito Pamplona, Benfica e também na Avenida Aguanambi.

Na via, é possível ver a quantidade de água acumulada e a dificuldade dos automóveis em se locomover. Já no Lagamar, os moradores estão sofrendo com a invasão da chuva nas suas residências.

Já no Carlito Pamplona as pessoas estão com água no joelho e tentam retirar lixos dos bueiros na tentativa de liberar a água, no entanto o esforço é em vão, e algumas casas também sofrem com a água.

Confira os vídeos:


Com informações do Tribuna do Ceará
Foto ilustrativa