terça-feira, 3 de janeiro de 2017

No Ceará, 4 municípios ainda podem ter nova eleição para prefeito



Os municípios de Barro, Saboeiro, Tianguá e Santa Quitéria estão com a situação dos candidatos mais votados ainda indefinida por indeferimento dos registros de candidaturas pela Justiça Eleitoral.

Segundo consulta processual, nos municípios de Barro e Saboeiro os candidatos a prefeito eleitos, José Marquinélio Tavares e José Gotardo dos Santos Martins, respectivamente, tiveram seus registros indeferidos e não obtiveram provimento judicial para garantir a diplomação e posse. Nesses casos, os presidentes das Câmaras Municipais deverão assumir a prefeitura interinamente. Os recursos tramitam no Tribunal Superior Eleitoral sem data para serem julgados.

Já os candidatos a prefeito que obtiveram a maior votação nos municípios de Tianguá, Luiz Menezes de Lima, e de Santa Quitéria, Tomas Antônio Albuquerque de Paula Pessoa, foram indeferidos, pelo TRE e TSE, mas obtiveram medida liminar, concedida pelo ministro Gilmar Mendes, presidente do TSE, para garantir a posse no último dia 1º/1. O candidato de Tianguá recorreu ao Supremo Tribunal Federal, e o de Santa Quitéria apresentou recurso ao Pleno do TSE.

Dependendo das decisões do TSE e STF, poderão ser realizadas novas eleições nos quatro municípios cearenses, caso mantido o indeferimento dos registros desses candidatos.

Da Assessoria de Imprensa do Tribunal Regional Eleitoral - TRE-CE

Chove em 14 municípios cearenses

Foram registradas chuvas em 14 cidades cearenses até as 7 horas desta terça-feira (03), segundo levantamento feito pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
De acordo com os números do órgão, a maior precipitação foi registrada em Martinópole, com 70.0 mm. Granja, com 57.8 mm e Uruoca, com 41.0 mm, teve a terceira maior chuva do período.

Segundo a Funceme, há nuvens sobre o Ceará (CE) em virtude da formação de áreas de instabilidade atmosférica que se formam sobre o oceano Atlântico e se deslocam em direção ao continente.

Confira a relação dos 10 municípios onde foram registradas as maiores chuvas:        

Martinópole (Posto: Martinópole) : 70.0 mm

Granja (Posto: Granja) : 57.8 mm

Uruoca (Posto: Uruoca) : 41.0 mm

Meruoca (Posto: Meruoca) : 16.0 mm

Mulungu (Posto: Mulungu) : 12.0 mm

Chaval (Posto: Chaval) : 9.0 mm

Tamboril (Posto: Açude Carão) : 6.0 mm

Uruoca (Posto: Paracua) : 4.0 mm

Itapipoca (Posto: Itapipoca) : 3.0 mm

Redenção (Posto: Açude Acarape Do Meio) : 2.2 mm

Brasil poderá ter vacina contra a dengue em 2019

A vacina contra a dengue, que está sendo desenvolvida pelo Instituto Butantã, poderá ser usada em larga escala em 2019. O produto passa agora por fase de testes. Foram instalados centros em 13 cidades de cinco regiões do país visando imunizar voluntários e avaliar a eficácia do produto. Até o momento, já foram aplicadas doses em 4 mil pessoas, das 17 mil que deverão participar dos testes.

Essa é a última fase antes da vacina ser submetida à aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Segundo o diretor Instituto Butantã, Jorge Kalil, é possível que a vacina chegue à população em 2019.

“Eu acho difícil que ela esteja disponível já no ano que vem. Mas nós vamos trabalhar para que esteja. Mas talvez no outro verão possa estar disponível. Agora, depende de muitas coisas”, ressaltou.
(Da Agência Brasil)

Terremoto de magnitude 4,7 atinge cidades do Maranhão e do Piauí

Um tremor assustou moradores de Teresina, capital do Piauí, e São Luís, no Maranhão, além de outras cidades dos dois estados na manhã desta terça-feira (3/1). O abalo fez com que vários edifícios fossem desocupados.

O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo apontou que houve um tremor de terra com epicentro em Belágua (MA), com magnitude 4,6 na escala Ritcher, às 10h43 (horário de Brasília) desta terça-feira (3). A cidade maranhense fica a 296 km de Teresina.

No centro da capital piauiense foi registrada uma correria. Ainda não informações sobre vítimas. O Corpo de Bombeiros chegou a registrar vários chamados durante a manhã e encaminhou equipes para três pontos da cidade de Teresina: Centro, Santa Maria da Codipi, Zona Norte e Morada do Sol, Zona Leste. (Do Metrópoles)

FENÔMENO ELEITORAL: Quixadaense é empossado como vereador mais votado em Boa Viagem

boa-viagem-politica-01
A família de Emanuel Braz compareceu a cerimônia. (Foto: Rede Social)
Neste domingo, 01, tomou posse como vereador na Câmara Municipal de Boa Viagem, no Sertão Central, o vereadorEmanuel Braz.
O quixadaense conseguiu ser o candidato ao legislativo municipal mais votado naquele município: ele obteve quase 2.300 votos.
Emanuel da Costa Braz nasceu em Quixadá no dia 07 de janeiro de 1977, filho da professora Maria José da Costa Braz e de Manuel Agostinho Rodrigues Braz. Ele é servidor público federal e trabalha na agência do Instituto Nacional de Seguridade Social de Boa Viagem.
boa-viagem-politica-02
O Quixadaense Emanuel Braz já na sua cadeira como vereador de Boa Viagem. (Foto: Rede Social)
Emanuel do INSS, como é conhecido na cidade, foi candidato pelo Partido Verde (PV) com o número 43333.
Para se ter uma ideia da votação de Emanuel, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, 2.289 eleitores sufragaram o voto nele, essa quantidade equivale a 7,25% dos votos válidos, em Quixadá o vereador mais votado Cesar Augusto obteve 1.453,ou seja, 3,25% dos votos válidos. Por essa comparação o quixadaense obteve uma votação que, proporcionalmente, equivale a mais que o dobro do candidato mais votado em sua terra natal.
Nossa reportagem conversou com o jornalista Ulisses Lima, proprietário do jornal Folha do Sertão, sobre o desempenho de Emanuel, ele nos relatou que “as pessoas gostam do Emanuel, ele ajuda muita gente que procura o INSS”.
A família do quixadaense e, agora vereador de Boa Viagem, compareceu ao ato de posse.site MonólitosPOST

Edmilson Júnior acompanha solenidade de posse e diz que bancada de vereadores fará oposição responsável


O ex-prefeito Edmilson Júnior esteve acompanhando ontem, 1º, a solenidade de posse do prefeito Clébio Pavone, do vice Marcos Rogério e dos quinze vereadores que compõem a Câmara Municipal.

O partido liderado pelo ex-prefeito detém a maior bancada do legislativo, são seis vereadores, tendo inclusive conquistado a presidência da Casa com François Saldanha. Em entrevista à reportagem, Edmilson parabenizou Clébio pela posse e afirmou que o grupo fará uma oposição responsável.

“Eu assisti de forma muito clara, na participação de todos os vereadores que usaram a tribuna, ao dizerem ao prefeito Clébio que não farão uma oposição irresponsável, mas sim, terão uma postura receptiva a todo bom projeto que possa vir para esta Casa (legislativa). Na condição de presidente do PSD, tenho que expressar minha felicidade pela unidade do partido”, disse.

Questionado sobre o rompimento de alguns vereadores, já que conquistou apenas 8 dos 12 votos esperados para eleição da Mesa Diretora, Edmilson afirmou que preferiria que a reportagem indagasse aos mesmos.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

“Para uns eu dou a nota 10, para outros a nota ‘dó’”, diz Teodomiro sobre secretariado de Pavone


O ex-vereador e atual suplente Teodomiro Neto (PMDB), que até então integra a base aliada do prefeito Clébio Pavone (SD), revelou a reportagem uma certa insatisfação na nomeação de alguns secretários da gestão.

O nome do ex-parlamentar vinha sendo ‘ventilado’ para assumir alguma pasta, dentre elas a agricultura, mas acabou não sendo convidado. Ele lembrou que Pavone convocou nomes que fizeram parte de administrações opositoras: “Na verdade causou estranhamento alguns secretários que não são conhecidos no nosso meio e tem alguns secretários que também já fizeram parte das gestões de Cirilo (Pimenta) e Edmilson Júnior”.

Teodomiro ainda deu uma nota para as escolhas de Clébio: “Não tenho nada contra, acho que o Clébio é um jovem que tem tudo para acertar e lamentavelmente deixa muito a desejar. Algumas secretarias, quando me perguntarem qual a nota daria, eu digo: Para uns eu dou a nota 10, para outros eu dou a nota ‘Dó’. Aquela nota musical que muita gente conhece quando está aprendendo a tocar violão”, disse.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Comeciante é assaltado por funcionário e comparsa em Mombaça

mombaca-policia
Dois indivíduos foram presos acusados de assalto no município de Mombaça, nos Sertão Central Cearense.
Segundo informações, por volta da meia noite desta segunda-feira, 02, um comerciante dono de uma pizzaria estava chegando em sua residência quando foi abordado por dois homens.
Os assaltantes estavam armados e abordaram a vítima e, segundo a polícia, roubaram a quantia de aproximadamente seis mil reais.
Logo após praticarem o assalto, os indivíduos fugiram em uma motocicleta, que foi abandonada logo em seguida.
Por volta das 18 horas a Polícia Militar, em parceria com a Polícia Civil, conseguiram prender os acusados. Eles foram identificados como sendo Giliard Moreira Souza e Matheus de Souza. Um dos acusados trabalhava para o comerciante assaltado.
Os policiais apreenderam, com os acusados, o valor de quatro mil e quinhentos reais e um revólver calibre 38.
A dupla foi encaminhada para a delegacia e, após os procedimentos, foram encaminhados para a cadeia pública da cidade.
site MonólitosPOST 

Previsão para a semana é de chuvas no Ceará

De hoje, 03, até quinta-feira, 5, a previsão é de chuvas no Ceará. É possível que as precipitações cheguem a 50 milímetros (mm) e alcance desde o Norte do Estado até as regiões do Maciço de Baturité e Serra da Ibiapaba. A atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), fenômeno que facilita a formação de nuvens, é responsável por estas chuvas de pré-estação. Para a quadra chuvosa cearense, que começa em fevereiro, as previsões ainda são inconstantes.

O prognóstico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é otimista. O modelo utilizado pelo órgão considera a comparação de 2017 com anos análogos. Ou seja, as séries de precipitações fornecem informações sobre as irregularidades temporais. “As secas são cíclicas. A cada 25 anos, o Nordeste vive uma seca severa, de até cinco anos. Depois desse ciclo, vêm dois anos de boas chuvas”, diz o coordenador de meteorologia do Inmet, Expedito Rebelo.

Conforme ele, os modelos meteorológicos dinâmicos têm previsão garantida de apenas alguns dias. Com dados históricos e médias climáticas acumuladas é possível fazer um prognóstico climatológico. “O Nordeste tem série de mais de cem anos. Estudando as séries anteriores, você consegue extrapolar para três ou quatro meses”, detalha.

Ainda de acordo com Expedito, a temperatura na superfície do Oceano Atlântico Tropical pode definir se as chuvas em 2017 serão mais intensas no Ceará. “Na costa da África, em 2015, estava frio. Agora está mais quente e isso muda o padrão das chuvas para o Norte do Nordeste. Águas frias inibem as chuvas, não tem evaporação para formar as nuvens e o sistema de ZCIT não atua”, explica.
O Povo Online


História: Autor de Hobbit e Senhor dos Anéis nascia há 125 anos

Em 3 de janeiro de 1892, nasceu John Ronald Reuel Tolkien, considerado um dos mariores escritores de fantasia de todos os tempos. Autor de O Hobbit e O Senhor dos Anéis, ele nasceu e viveu a infância na África do Sul.

De família inglesa, cresceu ouvindo contos de fadas e teve contato com paisagens deslumbrantes que inspiraram sua obra. Ele fez as primeiras anotações ainda na época em que lutou na primeira guerra mundial. É considerado o pai da literatura fantástica moderna.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Quixeramobim

Sefaz libera emissão do IPVA 2017


A partir desta segunda-feira (02), os proprietários de veículos no Ceará poderão imprimir os boletos referentes ao pagamento do IPVA (Imposto sobre a Circulação de Veículos Automotores).

Os proprietários que optarem por pagarem em parcela única tem prazo de até o próximo dia 31 para efetuarem tal pagamento. Já os motoristas que optarem pelo parcelamento do imposto poderão pagar a primeira parcela até o dia 10 de fevereiro.

O pagamento das demais parcelas poderão ser efetuados até as seguintes datas: 10/03, 10/04, 10/05 e 12/06. A grande novidade é que o pagamento que antes permitido em apenas quatro parcelas, poderá ser efetuado em até cinco prestações.

Como em 2016, o IPVA 2017 poderá ser pago nos cartões de crédito vinculados ao Banco do Brasil ou Bradesco. A Secretaria da Fazenda (Sefaz) ainda ressalta que, da mesma forma como procedeu no ano passado, não fará envio dos boletos de IPVA pelos Correios.

A rede arrecadadora do IPVA inclui o Banco do Brasil, a Caixa Econômica, o BNB, Bradesco, Casas lotéricas e Farmácias Pague Menos.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação