sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Iguatu registra chuva de 34mm e moradores festejam pelas ruas


chuvasiguatu
Uma manhã de sexta-feira,16, com chuvas em Iguatu e região, trouxe uma enorme alegria para os moradores da Terra da Telha e de outros municípios.
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) anunciou que em Iguatu a chuva chegou a marcar 34mm de precipitações no Sítio Quixoá. Além de Iguatu nas últimas horas, cerca de 25 municípios também registraram chuvas em suas terras.
Iguatu teve a quarta maior precipitação, ficando atrás apenas de três locais e que pertencem a Caririaçu (59mm), as localidades de Missão Velha (55mm) e Barbalha(35mm).
Juazeiro do Norte (31mm); Quixelô( 31mm); Várzea Alegre( 23mm);Iguatu (na sede: 21mm) e Missão Velha ( 18mm) foram as dez localidades com maiores precipitações no Ceará.
Em entrevista ao programa A Voz do Centro Sul da Rádio Liberdade 870AM, representantes da Funceme destacaram que as chuvas que foram registradas nesta sexta-feira poderão durar até o final de semana.
Os sistemas meteorológicos característicos da pré-estação chuvosa no Ceará já estão favorecendo precipitações no Estado e, segundo previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) as chuvas podem chegar com intensidade moderada nesta sexta-feira, 16 de dezembro de 2016, e no sábado.
A atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) foi responsável pelos primeiros registros de chuva nessa pré-estação, ocorridos na última terça-feira. Agora, o mesmo sistema se desloca de forma favorável a ocorrência de novas precipitações. Dessa maneira, a previsão do tempo da Funceme aponta possibilidade de chuvas (fracas a moderadas) na faixa litorânea entre o fim da noite desta quinta-feira e a madrugada e início da manhã de sexta-feira. No Centro Sul do Ceará a previsão também é de possibilidades de precipitações moderadas. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado. Para o sábado, a tendência se repete.
“É comum a segunda quinzena de dezembro ter mais eventos de chuva que na primeira quinzena e também a intensidade das precipitações aumentar. É importante ressaltar que o Vórtice é um sistema que se desloca com relativa facilidade, por isso, durante a pré-estação, orientamos os usuários a acompanharem a previsão diária do tempo, atualizada duas vezes por dia no site da Funceme”, explica o meteorologista Raul Fritz.
chuvasiguatu1chuvasiguatu2

SULRADIOUAI FMINCONFIDÊNCIA FMSAUDADE FMSAÚDECLASSIFICADOSRECLAME AQUIANUNCIE AQUI AS CHUVAS ESTÃO CHEGANDO!


A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), registrou ocorrência de chuva em cidades do Sertão de Pernambuco, durante a madrugada desta sexta-feira (16). O local onde mais choveu foi em Belém do São Francisco, seguido por Serrita e Cabrobó. Os dados foram divulgados durante a manhã.

De acordo com o Boletim Pluviométrico Diário da Gerência de Meteorologia e Mudanças Climáticas da Apac, em Araripina foi registrado 16,1 mm de chuva. Em Belém do São Francisco 115 mm, 53 mm em Cabrobó, 10 mm em Cedro, 20 mm em Exu e 12 mm em Ipubi.

Ainda ocorreu chuva em Lagoa Grande, com 54 mm, Ouricuri com 15,5 mm, 6,6 em Parnamirim, 11,2 em Salgueiro, 10 mm em Santa Filomena e em Serrita 92 mm.

Segundo informações da Apac, as precipitações ocorreram em um período de 24 horas. As informações dos pluviômetros foram coletadas às 7h desta sexta-feira (16) e as 9h na Plataforma de Coleta de Dados

Castanhão terá recuperação de 45% do volume em 2017, diz Climatempo


As chuvas que devem ocorrer entre os meses de fevereiro a maio de 2017 devem ser suficientes para recuperar, em 45%, o nível de armazenamento do Castanhão, o maior açude do Ceará. A previsão divulgada nesta quinta-feira (15), é do meteorologista Alexandre Nascimento, do Climatempo. Ele ressalta que, não só no Ceará, mas em grande parte do Brasil, a chuva está demorando para começar.

"Eu acredito em um trimestre bastante úmido no Ceará. Quer dizer, não vai ser um sexto ano ruim, vai ser muito bom. Mas um ano não vai conseguir apagar todos os efeitos negativos dos últimos tempos. De qualquer forma, vamos sair dessa condição extremamente seca desses últimos anos", afirma. “Acredito que [as chuvas] não sejam suficientes para recompor de vez  os reservatórios, que estão abaixo da normalidade, mas já começa a sair do abismo hidrológico que entrou nos últimos anos", diz. (Do G1-CE)

Estudantes são presos com 1Kg de droga em mangueira, em Quixadá


Foto: Reprodução/Polícia Civil
A Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá (DRPC) prendeu ontem, 15, três jovens acusados de tráfico de drogas, na Rua Santa Edwiges, no bairro Campo Novo.

Os três sujeitos são estudantes e foram apreendidos com 1Kg de maconha, que estava escondido em uma mangueira, 50 gramas de cocaína e R$ 350,00. A Polícia estava em investigação e concluiu que o trio foi contratado para entregar drogas na Unidade da Cadeia Pública do Município.

Os acusados ainda estavam com o fardamento escolar. Os mesmos já vinham sendo investigados como fornecedores de droga para alunos da escola onde estudam e, após a ação policial foram presos.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Guanabara retoma linhas noturnas pela Estrada do Algodão


Foto: Marcelo Igor
A empresa Expresso Guanabara retomou nesta quinta-feira, 16, linhas noturnas da capital, Fortaleza, até Iguatu, com passagem pela CE 060, Rodovia do Algodão.

O serviço da empresa foi suspenso desde o dia 14 de outubro, logo após o assalto a dois ônibus no trecho de Quixeramobim, na localidade de Onça. Na ocasião um policial saiu baleado e um dos acusados do assalto acabou morto em troca de tiros. A decisão de voltar com o serviço se deu após os órgãos de segurança pública reforçarem o policiamento na CE 060.

Matérias relacionadas
Arrastão a ônibus movimenta o Sertão Central
Após assalto em Quixeramobim, Guanabara suspende linha noturna de Fortaleza à Iguatu


Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Polícia intensifica ronda na zona rural de Quixeramobim


A Polícia Militar de Quixeramobim intensificou o trabalho ostensivo na zona rual do município, após recentes ações criminosas. Em sua página na rede social Facebook, a PM da cidade publicou imagens dos policiais em trabalho de rotina no sertão.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação