quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

NOTÍCIA BOA: Ceará e estados vizinhos poderão ter muita chuva em 2017, diz Apac


A cada fenômeno meteorológico ocorrido no Brasil, as esperanças de quem vive nos estados do Nordeste que mais estão sofrendo com a seca são renovadas, na expectativa de um ano de chuvas que correspondam às necessidades e à ansiedade dos nordestinos. Os mais recentes estudos apontam que a possibilidade de um bom período de chuvas em 2017 na região é cada vez maior.

Estudiosos afirmam que a frente fria que causou chuvas e estragos no eixo Sul-Sudeste do Brasil, e que já começa a fazer seus efeitos no Centro-Oeste, deverá subir mais, chegando ao Nordeste e provocando um satisfatório período chuvoso no ano que vem, muito provavelmente nos primeiros meses.

CHUVAS

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), divulgou recentemente a informação de que, após um período de 5 anos de seca, finalmente Pernambuco, Ceará e estados vizinhos deverão ter um ano de chuvas. A mudança, segundo a entidade, se deve ao fenômeno La Ninha.

O diretor-presidente da APAC, Marcelo Asfora, disse que um dos principais fenômenos que interferem nas chuvas no Sertão é o El Niño, que, para a felicidade de quem espera ansioso pelas chuvas, não deverá interferir no ano que vem.

“A expectativa é que surja o fenômeno La Niña, que é o resfriamento das águas do Pacífico. Então, só o fato de não ter a interferência do El Niño, vai favorecer a condição de chuva do Sertão”, argumentou ele.

Com informações de Pe Notícias

Volume d’água de açudes do Sertão Central chega a 1,9%; em todo o Ceará 38 estão secos e 45 em volume morto


Os 153 açudes cearenses monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) marcam um volume de apenas 6,96%.

O Açude Patú, de Senador Pompeu, recentemente entrou nesta lista amarga de açudes em volume morto. A situação da região abastecida pela Bacia Hidrográfica de Banabuiú, que corresponde aos municípios do Sertão Central, é preocupante. Segundo a Companhia, o volume de armazenamento d’água daquela região chegou a 1,9% de sua capacidade total.

Além disso, os números da Cogerh indicam que nenhum açude está com nível de armazenamento de água acima dos 90%. Em todo o Estado são 45 açudes que estão em volume morto e 38 secos.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Polícia Militar encontra R$ 6 mil na cueca de suspeito


A Polícia Militar apreendeu R$ 6 mil que estavam escondidos na cueca de um suspeito abordado durante patrulhamento em Jaú (SP), na noite de terça-feira (13). De acordo com as informações da PM, os policiais abordaram um motociclista na Rua XV de Novembro.

Como ele apresentou nervosismo, a polícia desconfiou do suspeito, de 22 anos. O jovem não soube explicar a origem do valor e disse que estava desempregado.

O dinheiro foi apreendido e a suspeita é de que tenha origem no tráfico de drogas. O rapaz foi liberado e o caso é investigado pela Polícia Civil. (Do G1)