terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Polícia registra arrombamento, furto a residência e roubo a pessoa em Quixeramobim

A polícia registrou um arrombamento seguido de furto na cidade de Quixeramobim. O caso foi registrado por volta das 21h47min, na Rua Santa Terezinha, bairro Vila Betânia. Segundo informações da polícia, a vítima foi identificada como sendo uma aposentada de 59 anos.  A mesma informou aos policiais ter ido até uma igreja e ao retornar desconhecidos haviam arrombado sua residência e furtado um aparelho de som, um liquidificador, um telefone celular, oito galinhas e uma quantia de R$ 1.000,00 (um mil reais).
Ainda em Quixeramobim, desta vez por volta das 22h de sexta-feira, 09, dois indivíduos que transitavam em uma motocicleta de cor preta, armados de faca, abordaram uma mulher na Rua Teixeira de Freitas e anunciaram um assalto. Os indivíduos levaram um celular da marca LG e a importância de R$ 200,00 (duzentos reais), em seguida tomaram rumo ignorado. 
O site O SERTÃO É NOTÍCI

Três pessoas são baleadas durante tentativa de homicídio em Ibaretama

Três pessoas foram baleadas na noite desta segunda-feira, 12, no município de Ibaretama, no sertão central cearense.
Segundo informações da polícia militar, por volta das 19 horas um indivíduo identificado apenas por “Neném” havia efetuado um disparo de escopeta contra um homem identificado como sendo o “filho de Dimir”.
O fato aconteceu na rua Armando Queiroz, nº 38, os policiais foram até o local e constataram que o “alvo” do tiro não foi atingido, contudo outras três pessoas foram atingidas.
As pessoas atingidas não tiveram seus nomes divulgados pela polícia, porém uma delas foi um idoso de 66 anos e outra foi uma adolescente de apenas 16 anos.
Eles foram socorridos até os hospitais de Ibaretama e Quixadá, onde foram atendidos. Diligências foram realizadas pelo policiamento local juntamente com a composição do FTA.

site MonólitosPOST 

Passageiro terá que pagar por bagagem em voos a partir de março


A partir de março do ano que vem, as companhias aéreas não terão mais que oferecer obrigatoriamente uma franquia de bagagens aos passageiros. Isso significa que os viajantes vão poder escolher, na hora de comprar a passagem, se vão despachar ou não as bagagens. Para quem optar pelo serviço, poderá haver cobrança pelo volume despachado. A medida valerá para passagens compradas a partir de 14 de março de 2017.

Atualmente, a franquia de bagagens é de um volume de 23 quilos nos voos domésticos e de dois volumes de 32 quilos nos internacionais.

As novas regras para o transporte aéreo de passageiros estão em consulta pública desde março e deverão ser aprovadas pela diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) hoje (13). Para a agência, a liberalização das franquias vai trazer benefícios aos passageiros.

“A Anac não vai mais dizer que o passageiro vai ter que pagar necessariamente por uma peça de 23 quilos. Pode ser 23 quilos, 10 quilos, 15 quilos. O que não faz sentido é a Anac continuar estipulando que as empresas são obrigadas a seguir esse modelo no mercado doméstico e também internacional”, disse hoje (12) o superintendente de Acompanhamento de Serviços Aéreos da Anac, Ricardo Catanant, em entrevista transmitida pelo Facebook. (Da Agência Brasil)

Previsão


A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) prevê para hoje, 13, céu entre parcialmente nublado e claro em todas as regiões cearenses.

Para amanhã, 14, ao longo do dia, céu entre parcialmente nublado e claro em todo o Estado e quinta-feira, 15, entre a madrugada e o início da manhã, nebulosidade variável com possibilidade de chuvas isoladas na faixa litorânea e sul do Estado.

Agricultores criam tanque de madeira para matar sede dos animais


Em meio a falta de água que atinge o sertão agricultores de Quixeramobim tem procurado alternativas para a melhor convivência com a estiagem.

Dentre essas alternativas, o diretor da COGERH de Quixeramobim, Paulo Ferreira, flagrou um tanque um tanto quanto inusitado entre as comunidades de Cachoerinha e Japão do Flora, no Distrito de Nenelândia, que demonstra o quanto a necessidade faz a criatividade.
O pequeno reservatório, que serve como fonte de água para os animais, foi construído com madeira e forrado com uma lona, o que é bem mais barato que fazê-lo em alvenaria: “Encontrei este tanque de madeira forrado com lona que mostra o quanto que os agricultores tem se esforçado para matar a sede dos animais, neste seco sertão”, disse Paulo.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

104 anos do Rei do Baião

Resultado de imagem para 104 anos do Rei do Baião

O Nordeste tem em seu calendário uma data muito importante: 13 de dezembro. Nesta data, no ano de 1912, nascia o Rei do Baião. Luiz Gonzaga construiu ao longo dos seus 77 anos de vida uma história memorável, que teve como enredo principal o Nordeste, seus costumes, sua cultura e sua gente. Ele, como exemplo do homem nordestino, mostrou melhor do que ninguém as doçuras e amarguras de ser sertanejo.


Luiz teve seu nome escolhido no próprio batizado, tanto como uma homenagem ao dia de Santa Luzia, como a São Luiz Gonzaga, o padroeiro da juventude. Isso reflete a religiosidade e a fé com que foi criado o menino que se tornou Rei.

Visitante Ilustre
O Sertão Central cearense, mais precisamente o Coração do Ceará, Quixeramobim, teve o prazer de receber duas visitas do Gonzagão. A primeira em um show realizado na praça que Fausto Nilo descreve: “Luiz Gonzaga e sua imagem iluminada em foto artística, ainda usando uma camisa de jersey com listras, que logo em seguida daria lugar ao gibão de couro, foi idolatradamente imaginado por meus sonhos de menino lá no Quixeramobim. Um dia ele chegou à minha terra para um show em praça pública. À tarde, antes do show, eu pude vê-lo por muitas horas até gastar toda curiosidade de meus olhos matutos enquanto o mestre polia seu acordeon.” E  a segunda,  ainda de acordo com descrição de Fausto, na plataforma do trem que vinha da cidade de Crato.

Os 104 anos de Luiz
Em 2016 Luiz Gonzaga completaria 104 anos e mesmo após quase três décadas de seu falecimento, sua obra continua viva e o sertão continuará grato por ter sido berço deste filho tão ilustre.

Assim como Luiz Gonzaga, a Fundação Canudos acredita que “a gente tem obrigação de fazer cultura pra preservar as tradições, pra contar sua própria história” e, por isso, tem a honra de homenagear este homem que mesmo nos dias atuais é ainda a melhor personificação do Nordeste.

Parabéns, Gonzagão!