segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Maior superlua em quase 70 anos pode ser observada nesta segunda-feira


Nesta segunda (14), será possível observar a maior superlua em quase 70 anos. Neste dia, a lua se encontrará a 48,2 mil quilômetros mais próxima da Terra do que quando esteve recentemente no seu apogeu - que é o ponto mais distante da órbita. O satélite não chegava tão perto assim desde 1948 e não voltará a fazê-lo até 2034.

A superlua, contudo, não será no momento do perigeu, que ocorrerá às 9h21 (horário de Brasília). O fenômeno por definição ocorre no momento da lua cheia, que será às 11h54 – nesta hora, o satélite estará a 363.338 km da Terra. (Da Agência Brasil)

34ª edição: Milhares de fiéis participam da Romaria da Seca, em Senador Pompeu

O domingo, 13 de novembro, foi marcado pela edição de número 34 da Romaria da Seca, na cidade de Senador Pompeu, no Sertão Central. Realizado sempre no segundo domingo de novembro, a tradicional Romaria é um culto em memória aos trabalhadores que morreram de fome e sede na construção da Barragem do Patú, vítimas das mazelas e exploração do Estado Brasileiro que mantinha milhares de pessoas em campo de concentração para não saírem do sertão até Fortaleza, na seca de 1932.
Imagem: ONG IPHANAQ
O campo de concentração de Senador Pompeu foi o maior do Ceará, e chegou a reunir cerca de 16 mil pessoas. A Romaria é organizada pelo Centro de Defesa dos Direitos Humanos Antonio Conselheiro (CDDH-AC) e Paróquia de Senador Pompeu, e anualmente reúne milhares de pessoas de toda a região do Sertão Central, que caminham cerca de 6 km, da Igreja Matriz de Senador Pompeu, até o cemitério das Almas da Barragem, próximo ao açude Patú. Este ano participou da celebração o bispo diocesano de Iguatu, Dom Edson, além de padres de Paróquias da região, como Piquet Carneiro e Solonópole.

Comoção e homenagens marcam sepultamento de PM quixadaense morto durante assalto em Horizonte

O sepultamento do Policial Militar Gilmar Almeida de Queiroz, quixadaense de 36 anos, morto durante assalto no município de Horizonte, onde trabalhava, foi marcado por comoção e homenagens.
O féretro foi levado da casa de familiares, no Bairro Campo Novo, onde o corpo estava sendo velado, para o cemitério Nossa Senhora do Carmo, em Quixadá. No trajeto, foi parado em frente ao Quartel do 9º Batalhão de Polícia Militar, onde colegas de farda prestaram homenagens.Familiares e amigos acompanharam com muita comoção o cortejo fúnebre pelas ruas da cidade. Esteve presente o Deputado Estadual Capitão Wagner. Pouco antes do enterro, ele falou – não como deputado, segundo disse, mas como policial militar -, sobre a honrosa atuação do companheiro morto.
Representantes do município de Horizonte estiveram presentes, prestando suas homenagens ao PM e solidariedade à família enlutada. O comandante da 8ª Cia do 2º Batalhão de Policiamento Comunitário (BPCOM), Major Arilson, afirmou à imprensa que o município de Horizonte está em clima de luto.
O Comandante Geral da PM no Ceará, Coronel Pinheiro, bem como o Coronel Calixto, Comandante do 9º BPM, também estiveram presentes. Equipes do Ronda, do FTA e do GATE prestaram solidariedade e homenagens.
site MonólitosPOST 

2017 terá 11 feriadões nacionais

Um início de semana com um feriadão para  alguns. Amanhã (15) é comemorada a Proclamação da República e portanto feriado em todo o Brasil. Mas se 2016 teve algumas folgas saiba que 2017 haverá 11 feriadões nacionais.

Acompanhe a lista:

24 a 28 de Fevereiro – Carnaval (5 dias direto).
14 de Abril – Sexta-feira santa (fim de semana prolongado).
21 de Abril – Dia de Tiradentes. Sexta-feira (fim de semana prolongado).
01 de Maio – Dia do Trabalho. Cai em uma segunda-feira (fim de semana prolongado).
15 de Junho – Dia de Corpus Christi. Cai em uma quinta.
07 de Setembro – Dia da Independência. Cai em uma quinta.
12 de Outubro – Dia de Nossa Senhora Aparecida. Cai em uma quinta.
02 de Novembro – Dia de Finados. Cai em uma quinta.
15 de novembro – Proclamação da República. Cai em uma Quarta-feira
25 de Dezembro – Natal. Cai em uma segunda-feira (fim de semana prolongado).
01 de Janeiro – Cai em uma segunda-feira (fim de semana prolongado).