sábado, 5 de novembro de 2016

MULHER QUE REALIZOU O SONHO DE SER VELADA VIVA GANHA REPERCUSSÃO INTERNACIONAL

A dona de casa Vera Lúcia Araújo, de 44 anos, que já era conhecida em Camocim, agora é notícia em vários países. O seu desejo excêntrico de ser velada viva despertou curiosidade. Depois de muita insistência, no dia de finados (2) ela finalmente realizou o sonho.
Após a matéria do Tribuna do Ceará, a história teve alcance nacional, sendo reproduzida por vários portais de notícias, pelo site Surrealista e ganhou uma versão do humorístico Sensacionalista.
Nesta quinta-feira (3), o jornal britânico Daily Mail publicou a história de Vera, e logo a imprensa internacional estava falando sobre o ocorrido. Países como Indonésia, Vietnã e Croácia repercutiram o sonho de Vera Lúcia.
O velório aconteceu na Funerária Plasfran, e depois ela foi carregada, dentro do caixão, por alguns metros no Cemitério Jardim Eterno, em Camocim, a 370 quilômetros de Fortaleza. Curiosos, moradores visitaram a mulher e fizeram fotos no cemitério.
Depois de passar nove horas dentro do caixão, sem sair nem para ir ao banheiro, e se alimentando de chá e água de coco, ela voltou para casa “morta de feliz”, como costuma comentar.
“Eu me senti muito bem dentro do caixão”, afirma. Sobre a repercussão no Brasil, ela não se incomoda e até brinca com os três filhos e o marido. “Não tem por que sentir vergonha, porque eu que quis”, declara.
Algumas pessoas disseram que Vera está desafiando Deus, mas Vera discorda. “Eu não tenho medo da morte, não. Deus me criou e ele sabe quando vai levar. Qualquer hora a morte pode vir. Minha mãe já paga o plano funerário, então tá tudo certo”, comenta.
“Eu gosto de velório, de pegar, ajudar a levar o caixão. Sempre quis saber como era (estar dentro), há 14 anos eu tinha esse sonho. Até que falei com o dono da funerária, que queria fazer como um teatro no Dia de Finados. Ele perguntou se eu tinha coragem, e eu fui”, relembra Vera Araújo.
PORTAL BOCA QUENTE

MOSTEIRO de QUIXADÁ > Os segredos da missão jesuíta na Serra do Estevão

 A clausura e os hábitos nos mosteiros, onde os religiosos passam os dias, os meses, os anos, sempre fechados, reclusos, longe do mundo onde o ódio, a cobiça, a avareza, a soberba, a ira, a luxuria, a gula e a inveja dominam o dia a dia dos homens, não é mais um mistério. Esses lugares onde se leva uma vida de orações, meditações, acompanhadas tão somente pelo rugir do vento, barulho da chuva, um assustador silêncio, tudo para louvar, pedir e agradecer ao Senhor, estão se tornando cada vez mais raros. A maioria deles abriu as portas ao púbico e se transformou em pousadas. Apenas alguns ainda preservam a tradição, ou parte dela. O Mosteiro Santa Cruz, na Serra do Estevão, na zona rural de Quixadá, é um deles. Atualmente oito irmãs da ordem religiosa das Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus vivem nele.
Segundo a administradora do mosteiro, irmã Oliva Pinho, muita coisa mudou desde a chegada das missionárias da sua Congregação a Serra do Estevão. O abrigo religioso destinado as Religiosas, erguido no início da década de 1900, possui 16 cômodos. Até bem pouco tempo mantinha as portas fechadas a qualquer visitante. O público tinha acesso apenas ao outro vão, transformado numa pousada, e a capela, nas horas das celebrações das missas. Mas hoje, quem quiser pode conhecer como elas vivem. Entretanto, é preciso agendar a visita. Uma das irmãs recebe e acompanha o público. Não existe mistério, as irmãs da Imaculada Conceição são pessoas comuns.  Apenas dedicaram fidelidade a seus votos religiosos.
As irmãs, Blanda de Queiroz, coordenadora da Congregação, Gizeuda Mourão, Luci Fontenele, Antonia Marques, Eduarda Fonseca, Terezinha Parente, e ela, Oliva Pinho, dedicaram votos eternos. Todas já passaram dos 60 anos de idade. Irmã Oliva, um pouquinho mais. Acabou de completar seu jubileu de vida religiosa. São 50 anos dedicados a Missão de Imaculada Conceição. Apenas a Irmã Viviane, a mais jovem do grupo, com pouco mais de 30 anos, tem votos temporários. Elas são reservadas, mas não são iguais as Carmelitas, conhecidas pelo convívio de clausura rígida. As Irmãs da Serra do Estevão têm os horários para as orações, das reuniões de convívio, mas também assistem televisão, passeiam, vão ao povoado.
Quanto ao mosteiro, é possível conhecer quase tudo, exceto os aposentos das Irmãs. Nos salões do térreo, onde os jesuítas catequizam os jovens ainda estão guardadas várias relíquias, mobiliárias e documentos, mas está tudo empoeirado, como deixaram quando partiram. Ao redor é possível observar a mata nativa e um pouco mais distante, a vila dos moradores, a qual recebe o nome do grande benfeitor, Dom Maurício. O prédio fica situado ao lado da Pousada São José. No domingo passado o Diário do Nordeste publicou reportagem sobre a hospedaria especial, também pertencente a Congregação.
Diário Sertão Central

Reservatório seco transforma a paisagem de Quixeramobim

        Reuniões constantes de avaliação são realizadas para não deixar as populações do Interior desassistidas             Reservatório seco transforma a paisagem de Quixeramobim.
Quixeramobim. Os moradores deste Município do Sertão Central do Estado do Ceará, distante cerca de 200 quilômetros da Capital, Fortaleza, têm a dimensão real da seca que já castiga o sertão por cinco anos seguidos quando olham para o açude que leva o nome da cidade...
VEJA A MATÉRIA COMPLETA: goo.gl/lq69n2


Ceará tem o mês de outubro menos violento desde 2011

Após registrar o mês de setembro menos violento desde 2010, o Estado do Ceará registrou queda no número de crimes violentos no mês de outubro. O dado foi apresentado na reunião mensal de monitoramento realizada nesta sexta-feira (4), na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), em Fortaleza.

Em números absolutos, no mês de outubro de 2016 o Ceará registrou 278 Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs), que englobam homicídios, lesões corporais seguidas de morte e latrocínios, o que significa uma queda de 18,5% ante os 341 casos de outubro de 2015. No comparativo com os anos anteriores, o índice só é superado por outubro de 2011, com 269 casos.

Oito pessoas são mortas em Limoeiro do Norte somente nesta sexta

Oito pessoas, incluindo um policial militar, foram assassinadas somente nesta sexta-feira, 4, em Limoeiro do Norte, distante 194 km de Fortaleza. As mortes foram confirmadas pelo secretário adjunto da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), coronel Lauro Prado.
O cabo da PM Fábio Romeu Morais e Lima foi morto em tiroteio no Centro da cidade, durante a madrugada, junto com outros três suspeitos de tentativa de assalto a um loja de eletrodomésticos.
De manhã, mais duas pessoas foram assassinadas na cidade, mas a identificação delas ainda não foi repassada. No início da tarde, foram registrados outras duas mortes de homens atingidos com tiros no Centro de Limoeiro – também sem identidade revelada.
Segundo Prado, os homicídios registrados depois da morte dos suspeitos e do PM estão sendo investigados. “A princípio não há relação”, disse à imprensa. (do O Povo)


Jovem é assassinado com tiro no peito em Banabuiú

A Polícia de Banabuiú foi acionada na madrugada de hoje, 05, para atender uma ocorrência de assassinato no bairro Brasília.

Segundo informações, um jovem identificado por José da Silva, de 20 anos, foi alvejado com um disparo de arma de fogo no peito e acabou falecendo. A vítima ainda chegou a ser socorrido ao hospital da cidade mas, de acordo com a equipe de plantão, o jovem já chegou na unidade de saúde sem vida.

Ainda conforme informações de populares, José da Silva estava em uma festa na noite anterior em um clube e entrou em uma briga para defender e tirar um amigo. Momentos depois ele teria sido perseguido e morto. A Polícia não confirmou esta versão.

Buscas ainda estão sendo realizadas no intuito de localizar o autor do disparo.