segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Campeonato Cearense de Motocross movimenta Quixadá

Neste domingo, 30, o quixadaense teve uma opção diferente para curtir: o Campeonato Cearense de Motocross agitou a tarde de centenas de pessoas que escolheram acompanhar de perto a Arena Cross, realizada no Polo de Lazer do Eurípedes, nesta cidade do Sertão Central.
Segundo o organizador, o quixadaense Diego Julião – que também é piloto -, cerca de 180 pilotos de vários municípios, tais como Russas, Morada Nova, Maracanaú e Fortaleza, além de outros dos Estados do Piauí, Rio Grande do Norte e Maranhão, participaram das 13 categorias, entre elas MX, Nacional Força Livre, Open Nacional, 200 cilindradas, Mirim A e B, Intermediária Nacional e Importada, Local, Feminina e Convidados.
site MonólitosPOST 

Mototaxista tem moto tomada de assalto durante o trabalho em Quixeramobim

A polícia registrou um assalto de uma motocicleta na cidade de Quixeramobim. O crime aconteceu por volta das 19h35min deste sábado, 29, no bairro Vila Betânia.
Segundo informações da polícia, a vítima, identificada como sendo um moto taxista de 34 anos, foi contratado por um individuo para fazer uma corrida, e ao chegar ao local indicado, numa área escura, havia três indivíduos que anunciaram um assalto, roubaram sua motocicleta da marca Yamaha Factor YBR 125K, vermelha, ano 2011, placa OCM 9446, com inscrição de Quixeramobim.  A polícia tenta agora colher informações que possam levar aos criminosos. 
O site O SERTÃO É NOTÍCIA 

Homens armados com espingarda e revólver assaltam churrascaria em Quixeramobim

Quatro homens armados assaltaram uma churrascaria em Quixeramobim na noite deste sábado, 28. O assalto ocorreu por volta das 23h40min na Avenida Humberto Sena, bairro Distrito Industrial.

Conforme informações, os homens do bando chegaram em duas motocicletas de cor preta. Eles portavam uma espingarda e um revólver. Após anunciarem o assalto, os bandidos pegaram uma pequena quantia em dinheiro, uma caixa de som e um aparelho celular.

Até a manhã de hoje, 31, os bandidos ainda não foram presos. A Polícia investiga o caso para tentar encontrar os criminosos.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Afeto é importante para o desenvolvimento cerebral de crianças, diz especialista


O carinho e o contato físico são fundamentais para o pleno desenvolvimento cerebral das crianças, afirma o neuropsicólogo espanhol Álvaro Bilbao, que se dedica a ajudar pessoas com danos cerebrais a melhorar a memória e outras funções cognitivas.

“Os bebês precisam de colo, de serem beijados, tocados, abraçados. Quando são um pouquinho maiores, também necessitam de contato físico, mas principalmente que os pais falem com eles, que digam as coisas que são boas para eles e as que não são boas. Que se nutram com alimentos, com jogos, exercícios, pois são essas coisas que fazem com que o cérebro esteja preparado para se desenvolver”, ensina.

Álvaro defende que os primeiros anos de vida são os mais importantes para o desenvolvimento cerebral. “Se a criança, nos seis primeiros anos, não tiver a oportunidade de experimentar o mundo, descobrir as coisas, se não receber afeto dos seus pais, se não se comunicar, o cérebro terá carências que podem durar toda a vida. Sabemos que as crianças que não recebem afeto se tornam adultos com menor desenvolvimento cerebral”.

Importância do afeto e do carinho

O especialista explica que a neurociência fornece muitas informações sobre o que as crianças precisam, principalmente, sobre a importância do afeto e do carinho nos primeiros anos de vida. Mas também mostra como é fundamental que as crianças aprendam as coisas que podem e que não podem fazer.

“A neurociência mostra a diferença de uma experiência educativa se comparada a uma outra, portanto nos ensina o que realmente funciona”, explica o especialista. (Da Agência Brasil)

Homem é assassinado a facadas durante briga na cidade de Senador Pompeu

O delegado da Polícia Civil deverá pedir prisão preventiva para o acusado, caso não se apresente nos próximos dias.
Um fim de semana violento na região Central do Ceará, com registros de assassinatos em Quixadá e Senador Pompeu, além de tentativas e lesões em outros municípios.
De acordo com a Polícia Militar, na Rua Franco Magalhães, no Centro de Senador Pompeu, um homem foi morto ao sofrer várias facadas. O crime ocorreu em consequência de uma briga entre vítima e acusado. O nome da vítima não foi divulgado.
Segundo denuncias anônimas, o acusado trata-se de um elemento chamado Cláudio do Sítio Miguel Rodriguez, zona rural de Senador Pompeu.
A vítima ainda foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, mas não resistiu aos ferimentos, vindo a óbito ao chegar ao Hospital de Senador Pompeu.

Policiais Militares fizeram diligências na zona rural na tentativa de capturar o acusado, mas até agora sem êxito. O delegado da Polícia Civil deverá pedir prisão preventiva para o acusado, caso não se apresente nos próximos dias.
Serviço:
9º Batalhão da Polícia Militar - QuixadáRua Tenente Cravo - Campo Velho
Fone: (88) 3445-1042 / 190
Delegacia de Polícia Civil de Senador PompeuRua Santos Dumot - Centro
Contato: (88)3449-1324
2ª Cia/9º BPM - Senador Pompeu
Rua Ana Franco Nascimento - Pavãozinho
Tel.: (88) 3449.1800 / 3449.1190 / 3449.1541                                                                                                                                                                                                                                                                   RCRevista Central:

PT é derrotado em todas as disputas de segundo turno no país

Todos os sete candidatos do Partido dos Trabalhadores (PT) que foram ao segundo turno no País foram derrotados por seus adversários.
Quem quase escapou da estatística foi o candidato do partido em Santa Maria (RS), Valdeci Oliveira, que foi derrotado por menos de 1% de diferença na votação.
O resultado confirma o pior retrospecto da sigla nas urnas desde 2004, quando o partido elegeu 411 prefeitos após a sigla chegar à Presidência da República. Dos 992 candidatos a prefeito que o partido colocou em disputa neste ano, apenas 254 foram eleitos.
O PT, de fato, vive a maior crise de sua história, tendo saído, a nível de Brasil, muito mais fraco das eleições de 2016, o que deve levar a legenda a fazer uma auto-crítica para não enfrentar colapso ainda maior. (do Estadão)

 

Cenário da estiagem: Açude Cedro poderá secar totalmente pela quinta vez em 2016

O Cedro já secou totalmente em 1930, 1932, 1950 e de 1999 e tudo indica que serão repetidas as mesmas cenas em 2016.
Em agosto de 2009, população e órgãos públicos decidiram em audiência que as águas do Açude do Cedro não seriam mais utilizadas pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), para abastecer a cidade de Quixadá. Naquela época, Quixadá já recebia água do açude Pedras Brancas, enquanto a do Cedro serviam apenas para dá suporte.
O Açude é considerado um símbolo das obras de combate aos efeitos da seca do nordeste. Com o impacto das secas dos anos de 1877/79, o Governo Imperial, no ano de 1880, solicitou ao Engº. Jules Revy o estudo das melhores áreas e respectivos boqueirões para a construção de açudes.  A barragem do Cedro teve seu   primeiro   projeto executado no ano de 1882 pelo mesmo Engº. Jules Revy. No ano de 1889, sob a direção do Engº.  Ulrico Mursa, da Comissão de Açudes e Irrigação, após cuidadosos estudos locais, foram realizadas modificações no projeto original, que obtiveram aprovação oficial do governo. Iniciaram-se, então, a 15 de novembro de 1890, os trabalhos de construção da barragem, os quais só foram concluídos no ano de 1906, já então sob a direção do Engº. Bernardo Piquet Carneiro.
No dia 11 de setembro de 2016, o portal Revista Central registrou imagens do Cedro, quase dois meses depois, o cenário já se encontra diferente. Quem passa pelo local sente a tristeza de mais uma estiagem que assola o nordestino.

Açude Cedro registro em 11/09/2016

O Cedro foi o primeiro açude público do Brasil e hoje é um dos 327 administrados pelo Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs), cuja atuação abrange os estados do Nordeste e o norte de Minas Gerais.
Conforme dados do Dnocs, Em toda sua história ocorreram apenas seis sangrias. A primeira registrada foi em 1924, depois 1925, 1974, 1975, 1986 e 1989. Outra causa apontada para as poucas sangrias está no fato de que um grande número de pequenos açudes construídos à montante impedem que a água chegue até a barragem.
O Cedro já secou totalmente em 1930, 1932, 1950 e de 1999 e tudo indica que serão repetidas as mesmas cenas em 2016.
Com capacidade para 125.694.000M³, atualmente só tem 0,20% de sua capacidade, e tudo indica que chegará a zero até o fim de 2016.
Açude Cedro registro em 30/10/2016 

O Açude do Cedro é candidato a receber o título de Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A solicitação foi feita pelo governo brasileiro, por intermédio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A Lista Indicativa funciona como um instrumento de planejamento de preparação de candidaturas, assemelhando-se a um inventário, e é composta pela indicação de bens culturais, naturais e mistos, apresentados pelos países que ratificaram a Convenção do Patrimônio Mundial da Unesco.

 
RC 
 Revista Central: