quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Ceará está com 73,26% em estado de seca extrema ou excepcional


O Ceará está com 73,26% em estado de seca extrema ou excepcional, segundo o Monitor de Secas do Nordeste. Outro dado alarmante é que os reservatórios do estado acumulam apenas 8,1% da capacidade total. Após cinco anos de seca, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) diz que a perspectiva para os próximos meses não é animadora.

Segundo o meteorologista da Funceme, Raul Frits, devido às poucas chuvas, esse quadro de seca extrema ou excepcional pode piorar até o fim do ano. "Já que as chuvas são sempre muito poucas, a tendência é de um agravamento ainda maior deste quadro até que as primeiras chuvas cheguem", explica.

A progressão das secas foi classificada em cinco categorias: 'fraca', que no mapa aparece em branco; 'moderada', em amarelo-claro; 'grave', de cor laranja; 'extrema', em vermelho; e a pior: excepcional, de tom de vinho. (Do G1-CE)

Fechamento da usina de biodiesel de Quixadá vai atingir mais de dois mil trabalhadores


A decisão da Petrobras de sair da produção de biocombustíveis no País atinge diretamente a usina de biodiesel de Quixadá. A informação foi debatida na tarde desta quarta-feira (26/10), durante a audiência pública realizada na Assembleia Legislativa para a discutir o fechamento da usina de biodiesel de Quixadá a partir do 01 de novembro, conforme plano estratégico de investimento da Petrobras para o período de 2017/ 2021.

O secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA), Dedé Teixeira, informou que o governador Camilo Santana (PT) solicitou ao presidente da Petrobras, Pedro Parente, que antes do fechamento da usina haja uma ampla discussão com a sociedade e o Governo do Ceará para encontrar alternativas e impedir o fim das atividades. "Uma alternativa seria promover incentivos para que haja uma migração, mesmo que seja preciso a Petrobras passar a usina para outra empresa e assim manter o empreendimento funcionando", informou.

Ainda de acordo com Dedé Teixeira, os países mais modernos estão aumentando a quantidade de biocombustível no óleo diesel em 20%, enquanto hoje, no Brasil, essa mistura é de apenas 5%. "O mundo caminha para a produção de energias sustentáveis", enfatizou.

Para Antônia Ivoneide, representante do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o fechamento da usina representa a destruição das políticas públicas que os governos anteriores construíram para promover a inclusão social dos trabalhadores. "O fechamento da usina é uma ação irresponsável, porque a Petrobras não está levando em consideração a situação dos trabalhadores da usina nem a situação dos agricultores que têm contrato com a empresa", afirmou. Segundo ela, é necessária uma maior discussão para que seja encontrada uma saída durante esses seis meses de processo de desligamento. Antônia Ivoneide acredita que a entrada do Governo do Estado nessa discussão é de fundamental importância para garantir a continuidade do empreendimento em Quixadá.

O impacto do fechamento da usina é bastante significativo, porque vai afetar não apenas Quixadá, onde a usina está localizada, mas todos os municípios da região que foram incentivados a voltar a produzir a mamona, que estava em extinção, afirmou o presidente da Associação dos Prefeitos e Municípios do Ceará (Aprece), Expedito Nascimento. Para ele, a decisão da Petrobras vai gerar desemprego, não só em Quixadá, mas nos municípios do entorno da usina. (Com Asom AL-CE)

Após seis dias internado, Gilberto Gil deixa hospital em São Paulo

Reprodução / Facebook
O cantor e compositor Gilberto Gil recebeu alta e deixou o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, no início da tarde de hoje (26). A informação foi confirmada pela assessoria do hospital.

Em sua página no Facebook, o músico postou uma imagem saindo do hospital e informou que vai participar do show deste domingo (30), no Rio de Janeiro, com Caetano Veloso. “Voltando para casa e domingo tem a última apresentação de #DoisAmigosUmSeculoDeMusica, no Rio. Aquele abraço pra todo mundo e axé!”, escreveu Gil na rede social.

O cantor estava internado no Sírio-Libanês desde sexta-feira (21). Segundo sua assessoria de imprensa, ele foi internado para exames de rotina. O músico está em tratamento de complicações renais e faz rotineiramente o acompanhamento do seu estado de saúde. (Da Agência Brasil)

Quixadá completa 146 anos


Quixadá, município cearense da região do Sertão Central, completa 146 anos nesta quinta-feira (27). O município está dividido em 13 unidades: a sede e mais 12 distritos: Califórnia, Cipó dos Anjos, Custódio, Daniel de Queiroz, Dom Maurício, Juá, Juatama, Riacho Verde, São Bernardo, São João dos Queiroz, Tapuiará e Várzea da Onça.

A economia de Quixadá depende principalmente do setor terciário (comércio e serviços); a pecuária é representada principalmente pela avicultura, bovinocultura leiteira, ovinocultura e caprinocultura; indústria (alimentícia, tecelagens e calçadista e o turismo, que, embora pouco explorado, apresenta grande potencial, especialmente para o ecoturismo devido à beleza de suas paisagens, além para a prática de esportes radicais como voo livre (parapente e asa-delta), off-road, trekking, orientação, montanhismo e rapel.

Quixadá limita-se com outros municípios, como Itapiúna, Choró, Quixeramobim, Banabuiú, Ibicuitinga e Ibaretama. No último levantamento realizado pelo IBGE (2010), a cidade apresentou uma população de 80.604 habitantes.

O Governo do Ceará produziu um vídeo com o hino e com imagens que caracterizam a Quixadá. O projeto prevê que os municípios aniversariantes recebam, cada um, o seu vídeo. A ideia é que esses vídeos possam ser exibidos nas escolas, durante eventos, como forma de valorizar a história e a tradição de cada um.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação com Ascom