domingo, 23 de outubro de 2016

Quixeramobim: 1º time de futebol feminino do Sertão Central pode acabar por falta de recursos

Mesmo estando invicto no Campeonato Cearense, a Aseq corre risco de abandonar a disputa antes do fim.
Uma semente que começa a dar frutos. Em abril deste ano, foi formado o time feminino da Associação Esportiva e Cultural de Quixeramobim (Aceq), para a disputa do Campeonato Cearense de Futebol Feminino. A primeira equipe da Região Sertão Central a disputar o Estadual. O início não poderia ter sido melhor. A Aceq chegou à semifinal do 1º turno, e só caiu nos pênaltis para o Fortaleza. A campanha na 1ª fase contou com duas vitórias e dois empates. 
Mas o sonho de continuar na competição enfrenta dificuldades fora de campo. A falta de recursos financeiros impossibilita, por exemplo, a equipe se deslocar até à capital neste domingo (23), para jogar contra o Menina Olímpica, na abertura do 2º turno. 
O treinador da equipe, Rivando Conrado, e um grupo de atletas visitam empresas de Quixeramobim diariamente em busca de conseguir um aporte financeiro para manter o time no Cearense. “Estamos indo todo dia atrás de ajuda. Precisamos de dinheiro para as viagens, alimentação, para pagar o motorista e combustível para o ônibus”, afirma. 
A Aceq contou até o fim de setembro com ajuda da iniciativa privada e pública, mas os recursos agora diminuíram consideravelmente. Hoje a principal ajuda financeira é no valor de R$ 500, dado a cada jogo por uma empresa do ramo de eletrificação. 
Uma das jogadoras, a zagueira Kathiana Almeida, de 30 anos, é uma das que ajudam a comissão técnica a tentar conseguir ajuda para manter o time no Cearense. “Não podemos deixar de correr atrás. Estamos tentando superar todas as adversidades que estão aparecendo para manter o nosso objetivo de representar da melhor maneira possível o nosso município e a região”, destacou. 
A atacante Geyva Sousa, de 25 anos, destaca que a falta de apoio não é motivo para o grupo desanimar. “Muita gente não acreditava no nosso potencial, porém, conseguimos mostrar que somos capazes. Nós queremos ir longe no campeonato. O nosso grupo é uma oportunidade ímpar para muitas meninas que sonham conseguir realizar esse objetivo de jogar futebol”, ressalta Geyva. 
O elenco da Aceq é composto de 30 jogadoras, e a maioria é de Quixeramobim. Outras atletas que moram nas cidades próximas precisam gastar do próprio bolso para treinar e participar dos jogos.
 Revista Central:

7 cidades cearenses estão entre as 25 mais violentas do Brasil

44 mil pessoas foram assassinadas em 2014 no Brasil. Os locais com maior incidência por habitante ficam no Nordeste.
Escolas de Mombaça, no sertão central, e Cascavel, no Ceará, são finalistas no prêmio Escola Voluntária. A premiação tem como objetivo formar e reconhecer escolas de ensino fundamental e médio que desenvolvem projetos de voluntariado para à comunidade. 
No projeto “Entrelinhas: uma plataforma socioeducacional”, da Escola Ronaldo Caminha Barbosa, em Cascavel, Região Metropolitana de Fortaleza, os alunos voluntários da iniciativa atuam com crianças e jovens usando a leitura como ferramenta de transformação social. Já em Mombaça, o projeto “Vovô Feliz” visa a integração entre os estudantes da escola Ananias Amaral Vieira, com os idosos da comunidade. 
Durante o projeto são desenvolvidas diversas atividades que buscam esse contato direto entre as gerações. Tiziana Ailin-Alazá é voluntária do programa. Ela saiu da Argentina com os pais em uma missão da igreja e mora em Mombaça há dois anos. A jovem de 16 anos fala sobre os motivos que levaram os alunos a trabalharem com idosos e a presença de pessoas portadoras de Alzheimer. 
Os alunos da Escola Ananias Amaral Vieira recebem os idosos que participam de diversas atividades. A coordenadora da escola, Tacíla Benevides, ressalta que o comportamento do aluno é impactado após o contato com os idosos, além do reconhecimento da comunidade. 
Os projetos finalistas recebem um curso de capacitação em radiojornalismo pela rádio Bandeirantes, de São Paulo, e têm prazo de 20 dias para produzir uma reportagem, com a jornalista Fernanda Albino. 
O prêmio “Escola Voluntária” começou em 2001 e está na 15ª edição. Este ano foram selecionadas mais de 500 escolas. Destas, 50 semifinalistas, e 10 finalistas, em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco. Além de duas escolas do Rio Grande de Sul, Paraná e Ceará. Serão distribuídos 45 mil entre as escolas vencedoras e um notebook ao educador destaque. 
O estudo é relacionado a homicídios por armas de fogo. De acordo com os dados divulgados, 44.861 pessoas morreram no País, em 2014, vítimas de armas de fogo. Além disso, é possível constatar que dois terços das cidades ficam no Nordeste. 
Na contramão dessas estatísticas relacionadas a 2014, na última segunda-feira (10), foi divulgada a redução no número de mortes em Fortaleza. A redução foi de 57,5% em setembro. Isso se comparado ao mesmo período do ano passado, quando aconteceram 134 crimes, houve uma redução significativa para 57 ocorrências em 2016. 
Lista das 25 cidades mais violentas em número de homicídios:
1º – Mata de São João (BA) – 102,92º – Murici (AL) – 100,73º – Satuba (AL) – 95,54º – Conde (PB) – 94,45º – Eusébio (CE) – 93,46º – Pilar (AL) – 92,57º – Ananindeua (PA) – 91,68º – Simões (BA) – 91,49º – Pojuca (BA) – 87,310º – Lauro de Freitas (BA) – 85,911º – Marechal Deodoro (AL) – 85,212º – Quixeré (CE) – 85,113º – Itabuna (BA) – 81,214º – Porto Seguro (BA) – 8115º – Rio Largo (AL) – 80,516º – Santa Rita (PB) – 8017º – Itaitinga (CE) – 79,918º – Arapiraca (AL) – 79,719º – Tabuleiro do Norte (CE) – 78,120º – Horizonte (CE) – 77,921º – Maceió (AL) – 77,222º – Jaguaribara (CE) – 76,923º – Fortaleza (CE) – 75,324º – Santa Cruz (BA) – 75,125º – Macaíba (RN) – 75


Prédio do antigo Hotel Nossa Senhora de Fátima começa a ser demolido no Centro de Quixadá

Tornou-se visível na tarde deste domingo, 23, a demolição do prédio do antigo Hotel Nossa Senhora de Fátima, localizado ao lado da linha férrea, no Centro de Quixadá. Com características arquitetônicas de época, o prédio já foi totalmente demolido em sua parte interna. Temporariamente, apenas uma pequena parte das paredes externas serão deixadas cercando o terreno. Ainda não se sabe o que será construído no lugar.
 site MonólitosPOST

Morre ‘Queijinho’ aos 80 Mais antigo fotógrafo de Quixeramobim

Faleceu na madrugada de hoje, 23, no Hospital Regional Dr. Pontes Neto, em Quixeramobim, Luis Moraes de Sousa, aos 80 anos, popularmente conhecido por “Queijinho”. Ele estava internado desde a última quarta-feira, 19, para tratar de um problema de saúde.

Sr. Luis foi um dos primeiros fotógrafos de Quixeramobim e ficou bastante conhecido no exercício de sua profissão. É considerado uma das figuras marcantes da história do município.

O velório ocorre na sua residência na Rua Ezilda Nogueira, número 28, no Mutirão da Pompeia. De lá, familiares e amigos seguirão, a partir das 16 horas, para o Cemitério de Várzea Alegre, em Madalena, onde ele será sepultado.