quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Luto Na Imprensa Brasileira; È com Pesar Que Informo Que Morre Em Fortaleza o Radialista e Apresentador Ênio Carlos.


Hoje lhe digo adeus, e assim enfrento um dos momentos mais difíceis da minha vida. Aceitar que não vou voltar a ver você neste plano da existência vai custar por demais, mas tenho esperança que com o tempo o desespero e a tristeza cedam o lugar à saudade eterna.

Para sempre vou recordar você, e tudo que vivemos, pois ter podido construir essas memórias ao seu lado é agora meu conforto. A saudade sei que será eterna, assim como a esperança de nos voltarmos a encontrar na eternidade. 

Que Deus tenha você na Sua infinita paz
http://fotosvalmirquixeramobim.blogspot.com.br/
!

Alunos de Canindé criam aplicativo gratuito que ajuda turistas a conhecerem a cidade

Alunos e professores de Rede de Computadores e Gestão de Turismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) de Canindé, região central do Estado, desenvolveram um aplicativo gratuito para Android para turistas e moradores. A ferramenta está disponível para download desde o último dia 5. No App Guia do Santuário de Canindé , ao clicar em qualquer ponto no mapa, a ferramenta apresenta suas principais informações: foto, descrição e horário de funcionamento.

Com mapa que indica e caracteriza os principais pontos religiosos e turísticos do município e também postos de serviço públicos, o usuário pode traçar uma rota entre sua posição atual até o ponto de destino, facilitando a localização dentro da cidade.

O professor do IFCE Henrique Leitão, de 34 anos, explica sobre a necessidade da ferramenta para a cidade que recebe um número expressivo de visitantes. “Em Canindé temos a terceira maior festa religiosa do Brasil devido o envolvimento de toda a cidade no comércio e na história cultural. Apesar disso, a situação de informações é precária, não dando conta de suprir todas as informações da cidade, por isso, criamos um aplicativo para ajudar a localização destes pontos de maneira que o usuário tenha a informação à mão”, conta.

A inovação tecnológica que valoriza o equipamento cultural da cidade de maneira sistemática foi desenvolvida pelos professores Álisson Linhares, Alysson Bonetti, Henrique Leitão, Eduardo Piagge e Ivo Luís. Integrando a equipe de pesquisa estão os alunos Gutierre de Pádua, Kessi Silva, Rafael Lopes e Fco. Evelton Cosmo e colaboração de Eugenio Pacelli.

"O objetivo de IFCE é formar alunos que possam aplicar os conhecimentos adquiridos para ajudar a resolver os problemas no ambiente que estão inseridos. Quando se consegue realizar um projeto desse tipo, envolvendo alunos de dois cursos para criar uma ferramenta para a região que eles vivem, é muito gratificante, uma vez que reúne os três pilares da educação: ensino, pesquisa e extensão. Existem várias outras funcionalidades a serem desenvolvidas e estamos buscando parcerias para evoluir o projeto, uma vez que foi feito voluntariamente por alunos, professores, além de contar com a colaboração de servidores e da direção do campus", explica Henrique.

O aplicativo foi desenvolvido inicialmente em 2014 pelos professores Linhares e Piagge. Empresas interessadas em parceria com a ferramenta podem contatar o professor Henrique Leitão através do e-mail: henriqueleitao@ifce.edu.br ou telefone 3343-0572. O endereço da instituição em Canindé fica localizado na Rodovia BR 020, Km 303, sem número, Jubaia. (Do O Povo Online)

Após 80 horas de fogo, incêndio na Serra de Baturité é controlado


Foto: Diário Sertão Central
O incêndio que tinha iniciado neste sábado, 15, na Serra de Baturité, foi controlado ontem, 19, depois de mais de 80 horas de chamas. Equipes do Corpo de Bombeiros ainda realizaram ações preventivas.

O possível motivo do incêndio é que ele tenha surgido de uma queimada, assim sendo considerada criminosa, mas isso só poderá ser ratificado após os procedimentos judiciais comprobatórios. A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) informou por meio de nota que mais de 30 hectares foram devastados.

90 homens participaram desta operação. Conforme informações do Corpo de Bombeiros, o trabalho continuou até o fim da tarde para evitar que o fogo se alastrasse novamente, suspeitando que houvesse novos focos de incêndio.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Rachadura no chão assusta moradores de Santo Amaro, em Quixeramobim



A moradora Eida Saldanha, da comunidade de Santo Amaro, no Distrito de Uruquê, zona rural de Quixeramobim, encaminhou à reportagem um vídeo em que mostra uma rachadura que apareceu próximo à sua casa.

Segundo ela, a rachadura tem assustado os moradores que relatam nunca ter visto algo parecido. Em algumas partes chega a ter cerca de 20 cm de largura, mas conforme ela, a profundidade chega a mais de 1 metro: “No meu quintal apareceu uma rachadura e não é pequena, que já está dando medo, e as pessoas daqui falaram que nunca viram uma coisa como essa, que tem profundidade de mais de um metro. Eu queria uma orientação”, disse a moradora do local ao pedir o apoio da Defesa Civil para averiguar o caso.

Esta não é a primeira vez que aquela região registra algo anormal. No ano passado uma internauta registrou um vídeo um tanto quanto curioso, que mostra trepidação no armário de sua cozinha.

Matéria relacionada
Curioso: Internauta de Quixeramobim registra copos tremendo em sua cozinha

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Canindé: Homem é agredido por populares após ser visto tentando roubar moto


Foto: Canindé Agora
Um homem, identificado por Osiel Ricardo Silva, 32 anos, teria sido visto roubando uma motocicleta em Canindé, na Rua Josias Gondim, durante a noite de ontem, 19. Para o azar do bandido uma criança viu tudo e contou para o seu pai, o dono da moto.

Segundo informações, o acusado tentava roubar uma motocicleta empurrando, quando o veículo estava estacionado em uma calçada, só que o filho do proprietário da moto gritou quando percebeu a ação.

Os populares ali em volta perceberam que a situação se tratava de um assalto. O assaltante tentou fugir correndo, mas foi alcançado e agredido. Osiel sofreu escoriações na face e foi socorrido ao Hospital Municipal e após atendimento foi encaminhado para a Delegacia Regional de Canindé.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação