domingo, 9 de outubro de 2016

Conheça Lula Preto, servente de pedreiro eleito vereador em Pernambuco

Luis Francisco conquistou o mandato em Cachoeirinha, município do Agreste pernambucano
Luis Francisco da Silva conquistou o primeiro mandato com 13,57% dos 12.956 votos válidos
Foto: Reprodução/Facebook
Vanessa Araújo
varaujo@jc.com.br

Roberto Cláudio tem 48%; Capitão Wagner 34%

Primeira rodada da pesquisa O POVO/Datafolha para o 2º turno em Fortaleza mostra Roberto Cláudio (PDT) com 14 pontos de vantagem sobre Capitão Wagner (PR). Mantendo liderança da primeira etapa da eleição, o prefeito tem hoje 48% das intenções de voto, contra 34% de Wagner. Indecisos são 10%, com 8% dizendo que irão votar em branco ou anular o voto.

Na divulgação por votos válidos, onde são excluídos da conta indecisos e eleitores que declararam votos brancos ou nulos, a diferença entre os candidatos passa para 18 pontos. Neste tipo de balanço, que segue a forma como a Justiça Eleitoral contabiliza o resultado das eleições, o candidato à reeleição alcança 59% das intenções de voto, contra 41% do militar.

A pesquisa foi realizada entre a última quinta-feira, 6, e esta sexta-feira, 7, e ouviu 864 eleitores de todas as regiões de Fortaleza. Ela capta, portanto, a volta da propaganda em Rádio e TV e as primeiras movimentações de apoio de candidatos derrotados no 1º turno. Até a sexta-feira, Tin Gomes (PHS) e Ronaldo Martins (PRB) já haviam sinalizado apoio a RC.

A pesquisa aponta também indefinição do cenário: a vinte dias do 2º turno, 13% dos eleitores ainda admitem mudar de voto. Este dado, aliado aos 10% de indecisos na pesquisa estimulada, indica espaço de crescimento para ambas as candidaturas.

Regionais e segmentos
Na análise por região de moradia, Roberto Cláudio lidera em cinco das seis regionais de Fortaleza, tendo empate técnico com Capitão Wagner apenas na Regional III. Nesta área, RC tem 41% contra 39% de Wagner. A maior vitória do prefeito ocorre na Regional VI, onde ele possui 54% das intenções de voto, contra 27% do adversário.

O prefeito também lidera em todos os segmentos por sexo, idade, renda e escolaridade, com exceção da parcela de eleitores entre 25 e 34 anos. Neste recorte do eleitorado, Roberto Cláudio tem 45% das intenções contra 41% de Wagner, configurando empate técnico dentro da margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Entre o conhecimento do número de candidatos, cerca de nove a cada dez eleitores (89%) informaram corretamente o número de urna de seu candidato.

No 1º turno da eleição, Roberto Cláudio terminou na frente com 40,81% dos votos, contra 31,15% de Capitão Wagner. Questionados pelo Datafolha, 74% dos eleitores disseram ter definido o voto nesta etapa um mês antes da eleição. Já 7% disseram ter escolhido seu candidato na véspera da votação, e 8% no próprio dia da eleição.

A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e a taxa de confiança é de 95%. Isto significa que, se fossem feitos cem levantamentos nesta metodologia, os resultados seriam os mesmos em 95 deles. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) com número CE-09432/2016. (Do Povo)

EMOÇÃO E FÉ NA MISSA DO VAQUEIRO NO SERTÃO DE CANINDÉ

A 46ª edição da Missa do Vaqueiro de Canindé
, no Sertão do Ceará, lotou mais uma vez o Parque de Exposição Francisco de Assis Bessa Xavier neste sábado dia 08. O evento é tradicional e começou em 1970. ‘’É um evento marcado pela fé que emociona o homem forte do Sertão.

 “Vaqueiro é um homem de fé, um homem de força, de coragem e de luta para lutar com a seca que estamos vivendo”, ressaltou o vaqueiro, Pedro de Freitas. Vestidos com gibão, perneiras, luvas e chapéu de couro, bem característicos dos vaqueiros, eles acompanharam o culto montados a cavalo e levaram alguns artigos para serem abençoados durante a celebração.

A missa foi celebrada pelo pároco e reitor do Santuário Frei Marconi Lins, também conhecedor da vida no Sertão. Na sua pregação ele lembrou as dificuldades que o vaqueiro enfrenta no seu dia-a-dia.

‘’É um momento de muita espiritualidade. Nessa missa queremos fortalecer nossa fé em Deus. Que cada um de nós possa estar em paz e assim poder expressar seu sentimento perante a São Francisco’’, ressaltou Frei Marconi.

De acordo com uma das fundadoras da Missa do Vaqueiro, a única Mestra da Cultura vaqueira no Brasil, Dina Martins, o evento tornou-se uma tradição e é um dos mais importantes do calendário cultural do Ceará. “Estamos colhendo os frutos que plantamos da fé, da humildade, da serenidade, da simplicidade, da pobreza e da bondade e da riqueza de espírito que carregava São Francisco, quando em vida”, disse Dina Martins.

“É uma emoção de estar aqui na Missa do Vaqueiro e ver a nossa gente resgatar a cultura que é nossa. Ver nossos amigos de longe e estar sempre resgatando a cultura mesmo debaixo de sol”, disse, emocionado, o vaqueiro e Presidente da Associação dos Vaqueiros, Boiadeiros e Pequenos Criadores dos Sertões de Canindé José Curdulino Filho.

Durante a cavalgada que saiu do bairro do São Matheus em direção ao Parque de Exposição, mais de 1.200 vaqueiros participaram do ato de fé que foi um dos mais organizados dos últimos 40 anos.

Por onde os vaqueiros passaram uma multidão se formou nas calçadas para prestigiar aqueles que todos os anos deixam os seus afazeres para reverenciarem o santo da pobreza.

Para quem participou da missa, essa foi a mais emocionante dos últimos anos. ‘’Se vivo estiver no próximo ano estarei aqui para renovar a minha fé’’, disse o vaqueiro José Marçal.