sábado, 8 de outubro de 2016

Funceme participa de conferência europeia com dados do Radar Meteorológico de Quixeramobim




Um dos mais importantes eventos internacionais sobre radares meteorológicos, o European Conference on Radar in Meteorology (ERAD), terá, neste ano, a participação da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O pesquisador Arthur Costa irá apresentar um dos painéis do evento que acontece entre os dias 10 e 14 de outubro, na cidade de Antália, na Turquia.

“É muito positivo participar de um evento tão grande, pois estarei em contato com as tecnologias e softwares mais atuais, onde poderemos conhecer novas técnicas e planejar parcerias futuras, visando otimizar os produtos gerados pelo Radar Banda S da Funceme, instalado em Quixeramobim”, destaca Costa. Na viagem, o pesquisador da Funceme também participará da tutoria de um curso sobre software livre em radares, no dia 9 de outubro.

Na ERAD, ele vai apresentar o painel intitulado “Caracterização dos Sistemas de Precipitação sobre o Ceará durante a Quadra Chuvosa”, resultado da análise de imagens do Radar Meteorológico de Quixeramobim nos anos de 2014 e 2015. O Radar banda S da Funceme está situado na Serrinha de Santa Maria, foi inaugurado em novembro de 2011 e é uma importante ferramenta no monitoramento e previsão meteorológica da instituição desde a quadra chuvosa de 2012. (Da Ascom)

Furacão Matthew: número de mortes no Haiti sobe para 842


Subiu para 842 o número de vítimas no Haiti, após a passagem do furacão Matthew, de acordo com os últimos dados divulgados pelas autoridades locais. As informações são da Agência Ansa.

Desde segunda-feira (3), países do Caribe estavam em alerta para a aproximação do fenômeno meteorológico, considerado o mais perigoso a atingir a região na última década. Na Jamaica, o furacão trouxe ventos fortes ventos e chuvas que alagaram várias cidades.

Na terça-feira (4), o Matthew atingiu o Haiti e o território cubano com ventos de 230 quilômetros por hora (km/h), devastando cidades e áreas de cultivo. O Haiti foi, até o momento, o país mais atingido pelo furacão. O número de vítimas ainda pode crescer, já que muitas áreas estão inacessíveis para as equipes de resgate. (Da Agência Brasil)