sexta-feira, 22 de julho de 2016

BPRaio terá ações em 13 municípios do Sertão Central; Base regional será em Quixadá


Foto: Divulgação
A assessoria do Governo do Estado confirmou esta tarde que o Batalhão de Rondas Intensivas e Ostensivas (BPRaio) da Polícia Militar atuará em 13 municípios do Sertão Central. A solenidade de instalação do BPRaio do Sertão Central está prevista para ocorrer às 9 horas, deste sábado, 23, em Quixadá, município que terá a sede do grupamento. A solenidade contará com a presença do governador Camilo Santana.

O policiamento atuará mais efetivamente em Quixadá, com ações também nos municípios de Senador Pompeu, Pedra Branca, Milhã, Deputado Irapuan Pinheiro, Solonópole, Ibicuitinga, Morada Nova, Quixadá, Choró, Ibaretama, Banabuiú, Quixeramobim e Jaguaretama.

Esta semana a gestão municipal de Quixeramobim confirmou que o Comando deverá instalar uma unidade fixa do Batalhão neste município, mesmo a base regional estando em Quixadá.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Cotar realiza prisão em flagrante por tráfico de drogas no Sertão Central

O Comando Tático Rural (Cotar) realizou uma prisão em flagrante por tráfico de drogas no bairro Campo Velho, em Quixadá. O acusado, Lindenberg Leite da Silva, de 20 anos, foi apreendido em sua residência, local onde realizava a venda de drogas, segundo a Polícia.

Na casa, foram encontradas maconha, cocaína e R$ 7.194,00, sendo 6.967 em cédulas 227 em moedas. O flagrante ocorreu logo após a Polícia abordar dois jovens em frente à casa de Lindenberg. Um deles confessou que havia comprado drogas na casa do acusado.

Foram encontradas 34 gramas de cocaína e uma trouxa de maconha, além de celulares, joias e relógios. O caso foi encaminhado à Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá.
Diário Sertão Central

Conheça Tayanne, a ex-ginasta que virou policial para "caçar corruptos"

Corpo de espiã, com flexibilidade para passar no meio de feixes de raios infra-vermelhos, saltitando para entrar em um esconderijo e não disparar o alarme. Muito bonita também. E, acreditem, está na Policia Federal e, pelo menos uma vez por mês, sai em missões pelo Brasil. Ela foi atleta em duas olimpíadas e nos últimos tempos torce para que seus companheiros investiguem para valer a corrupção que assola o esporte nacional.

“Infelizmente se fizermos uma limpa no esporte brasileiro, vamos encontrar muita coisa.”

Essa personagem não é de histórias em quadrinhos.

Não é uma agente secreta, mas existe e tem nome: Tayanne Mantovaneli, atleta da ginástica rítmica nos Jogos Olímpicos de Atenas e Pequim, que agora ocupa o cargo de escrivã da Polícia Federal, em Cuiabá.

Ela sabe muito bem que o esporte nacional não anda de mãos dadas com a transparência.

“A corrupção se entranha em todos os lugares onde há dinheiro público e o esporte não é diferente”, admite a menina, formada em direito, que prestou concursos e mais concursos após abandonar a carreira de ginasta, em 2009.

Ela era uma das estrelas da equipe brasileira e tem uma inédita medalha de bronze pan-americana, conquistada na prova de maças, em Santo Domingo, no ano de 2003: foi a primeira atleta nacional a subir ao pódio em uma competição individual de GRD. E era mesmo um espetáculo ver os movimentos sinuosos que fazia com seu corpo elástico.

“Eu terminei minha carreira muito bem resolvida. Sinto saudades, mas é um saudosismo bom”.

Tanto é verdade que comprou ingressos para assistir as competições das ginastas no Rio de Janeiro, onde vai rever sua técnica lá de Vila Velha, a amiga Mônica Queiroz.

Mas vai ficar lá só três dias.

“Eu poderia trabalhar nos Jogos Olímpicos na parte de segurança, mas tenho provas e novos cursos a fazer, então resolvi permanecer em Cuiabá, mas com o coração doendo, porque a maioria dos meus companheiros da Polícia estará lá em missão”, conta Tayanne, hoje com 29 anos. “Inclusive o meu namorado, que também é policial, estará lá”.

O amado curte os filmes de ação, investigação e espionagem. E ela aprendeu a gostar também.

“Não tenho um dia-a-dia de agente especial, seria mais uma burocrata investigativa, mas a parte de academia é puxada e o meu passado no esporte ajuda muito”.

E é preciso estar mesmo em forma.

“Não é toda hora, mas ao menos uma vez por mês eu saio em ação. Teve uma vez em que tive até que pular muros para cumprir um mandado em outro Estado da Federação”.

Na Lava-Jato especificamente não trabalhou, mas em ramificações da investigação matogrossense chegou a atuar. Só não pode citar nomes...

Espera, sinceramente, um dia poder investigar e mostrar tudo o que aconteceu nos subterrâneos das obras olímpicas. “Poderiam ter desenvolvido o potencial esportivo dos atletas, mas acredito que poucos tiveram esse privilégio... com certeza o dinheiro foi aplicado de maneira errada... tirando uma ou outra modalidade, os atletas foram esquecidos mais uma vez”.

Como vocês, nós também gostaríamos de ver uma foto da policial Tayanne em ação. Mas as regras da corporação ensinam que a publicidade não é recomendável. E não somos nós que vamos discutir com a Polícia Federal.

Fonte: olimpiadas.uol

Quase 2 mil cabeças de gado morrem no México pelo consumo de pollinaza, cama de frango intoxicada

Direto de Calvillo distrito de Aguascalientes, cidade que fica à 500km, da capital Cidade do México.
Javier Nunez Luevano, prefeito de Calvillo, lamentou que até agora já são 1100 animais mortos por ter consumido a cama de frango. “Estamos muito preocupados com o que estamos vivendo esta semana. Desde que tivemos os primeiros relatos desta situação, estamos coordenando, em um esforço coletivo de governo e municipais para localizar os 60 produtores afetados”.

Alguns produtores perderam 100% de seu gado.

Enquanto o governo se movimenta para proibir o consumo de carne derivado de animais que consumiram esse tipo de alimento, a secretária de Governo tem entrado em contato com os matadouros para não receber essa carne. “Infelizmente, acreditamos que este mal vai durar de 10 a 12 dias, atingindo 2.000 cabeças de gado”, disse ele.
Acredita-se ter sido distribuída a 140 toneladas deste produto. O chefe do Ministério do Desenvolvimento Agrário informou que um único produtor da capital perdeu 700 cabeças com o que os danos são milionários e chegar a cerca de 2 mil cabeças.
O esterco de galinha é uma fonte de alimento para ruminantes amplamente utilizados no México. A sua utilização está baseado no seu valor de proteína, embora também fornece uma quantidade aceitável de energia. O esterco de galinha é a excrementos de frangos de corte, que ocorre sempre misturado com o material usado como cama para frangos (serragem. Casca de arroz ou de soja, terra sabugo de milho, etc.). Outra esterco de galinha é excretada, que são os excrementos de galinhas poedeiras.

Pollinaza: cama de frango no Brasil está proibida desde 2009

A chamada “cama de frango” é o resultado da moagem da mistura da serragem de pinus (usada para forrar o chão dos viveiros das granjas) com as fezes das aves. O produto é muito usado por pequenos e médios pecuaristas na alimentação do gado. Sua principal vantagem é reduzir de quatro para dois anos e meio o tempo de engorda do gado.
O IMA, órgão veiculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), atenta os produtores para que verifiquem, antes de alimentar seus animais com ração, concentrados e suplementos protéicos, se no rótulo destes produtos não se encontram os dizeres: “USO PROIBIDO NA ALIMENTAÇÃO DE RUMINANTES”. Também é importante guardar os comprovantes e notas fiscais de aquisição de rações, concentrados, suplementos protéicos e também matérias-primas (caso a ração seja preparada na propriedade).
Compre Rural

Em Canindé, homem é assassinado com mais de 20 facadas


Foto: Canindé News


Na noite da última quarta-feira, 20, a Polícia Militar de Canindé registrou o assassinato de um homem na Rua Luiz Fabiano II, no bairro do Monte.

A vítima, identificada por Antônio Edilson Alexandre da Silva, 27 anos, sofreu mais de 20 golpes de faca que atingiram suas costas, braços e cabeça. Em conversa com a Polícia, a mãe da vítima informou que o filho era usuário de drogas, e que minutos antes do crime ele veio até sua residência na companhia de outros homens.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ainda foi acionada para prestar os primeiros socorros e encaminhar o homem ao hospital, mas ele não resistiu aos ferimentos e faleceu.

A Polícia de Canindé investiga as motivações e autoria do crime.

TCU libera abertura de cursos de medicina




Em novembro do ano passado, o Tribunal de Contas da União (TCU) havia paralisado o processo de abertura de 2.290 vagas de medicina em todo o país como parte do Programa Mais Médicos, alegando possíveis irregularidades na execução do processo.

Após uma intensa pressão por parte do Governo e lideranças políticas, o TCU resolveu liberar o edital do Ministério da Educação que dispõe da criação dos novos cursos.

A decisão beneficia inclusive os sete municípios cearenses que já foram tidos como aptos a sediar o curso. São eles: Iguatu, Crato, Quixadá, Quixeramobim, Russas, Crateús e Itapipoca.

Com a liberação do TCU, o Ministério da Educação deve agora partir para seleção das instituições de ensino superior que irão concorrer.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação / Foto: Ilustrativa

Muriçoca também pode transmitir o vírus da zika, confirma Fiocruz

O mosquito popularmente chamado de “muriçoca” e pernilongo, de nome científico Culex quinquefasciatus, também pode transmitir o vírus da zika, segundo a BBC Brasil.

A descoberta foi divulgada nesta quinta-feira, 21, pela Fiocruz no Rio de Janeiro, como resultado de experimentos em Pernambuco, em região metropolitana de Recife, local em que o número do mosquito Culex é 20 vezes maior do que o Aedes aegypti.

De acordo com a Fundação, o Aedes aegypti não é o único transmissor, já que o vírus foi encontrado em pernilongos. Como ainda está em andamento o processo de averiguação para saber qual o papel do pernilongo na epidemia brasileira, a política de controle de combate à doença permanece focada no mosquito Aedes aegypti. 

Pesquisa
Foram examinados aproximadamente 500 mosquitos com o objetivo de comparar a transmissão de vírus de diferentes famílias de insetos.

Os primeiros testes foram feitos com os micro-organismos do Zika, como prioridade diante do quadro epidêmico do país. A coleta dos mosquitos foi baseada em regiões com relatos do zika nas cidades de Recife e Arcoverde. Os dados foram fornecidos pela Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco, SES-PE.

A Fiocruz informou que não foram detectados indícios do vírus em mosquitos Culex no Rio de Janeiro. (Fonte: O Povo)

SUS deve adotar uso preventivo de pílula anti-HIV para pessoas em risco


O Ministério da Saúde estuda incorporar do SUS a estratégia do uso preventivo do medicamento Truvada para evitar a infecção por HIV. Chamado de profilaxia pré-exposição (PrEP), o método consiste no uso diário do remédio – que combina os antirretrovirais tenofovir e emtricitabina – por grupos mais vulneráveis à exposição ao vírus. O anúncio foi feito durante uma apresentação da diretora do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Adele Benzaken, na Conferência Internacional de Aids, em Durban, na África do Sul, nesta segunda-feira (18).Segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa do Ministério da Saúde, o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais prepara um protocolo clínico de PrEP que será encaminhado à Comissão de Incorporação de Tecnologia no SUS (Conitec) até o final desde ano.Segundo o ministério, a expectativa é atender 10 mil pessoas no primeiro ano de incorporação. A estratégia, que deve ser ofertada em serviços especializados do SUS, será destinada a "populações com alto risco de infecção pelo HIV". A pasta, porém, não detalhou o perfil dos grupos que serão beneficiados.

Diário do Nordeste




Camilo quer contratar mil agentes penitenciários temporariamente



O governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou na última quinta-feira (21) a proposta de contratação, por tempo determinado e temporário, de até 1.000 agentes penitenciários para atuarem no sistema prisional do Estado. A proposta estabelece prazo máximo de 12 meses de contrato.

O Governo do Estado defende que a contratação é permitida pelo artigo 154 da Constituição Estadual, que autoriza admissão por tempo determinado de servidores no caso excepcional de interesse público.

A proposta foi entregue para a análise da Procuradoria Geral da União (PGE) e, em seguida, seguirá para a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, onde será apresentada para aprovação.
O projeto de lei visa a auxiliar no combate às fugas e entrada de ilícitos nas unidades "enquanto se restabelece a ordem dentro das penitenciárias, que exige intervenção redobrada do contingente atual de agentes penitenciários".

A medida seria uma reação à crise na segurança no Estado, que enfrenta ataques constantes a delegacias e prédios de órgãos da segurança pública. De acordo com a Secretaria de Segurança e Defesa Social, as ordens dos ataques partem de dentro dos presídios. (Do G1-CE)