segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Populares denunciam desperdício de água na adutora ligando o açude Pedras Brancas a Quixeramobim


Captura de Tela (81)
Nesta segunda-feira, 22, populares enviaram ao Monólitos Post alguns vídeos feitos por eles mostrando desperdício de água ao longo da tubulação da adutora que liga o açude Pedras Brancas a Quixeramobim.
Segundo a denúncia destes cidadãos, esses vazamentos já acontecem há dez dias, produzindo enorme desperdício de água.
Procuramos conversar com o diretor da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Paulo Ferreira, que explicou que estes vazamentos são normais neste período de funcionamento inicial do equipamento.
“Enquanto houver ar na tubulação, vai ocorrer estes pequenos vazamentos, mas isto deve acabar nos próximos dias”, disse.
Paulo Ferreira também disse que vazamentos são normais e esperados nas chamadas ventosas – locais onde há pequenas caixas destinadas a acolher a água que vaza da tubulação no processo de expulsão do ar. Em alguns locais, como este que aparece no vídeo abaixo, essas caixas ainda não foram construídas, trabalho que ele garante que será concluído em breve.

Sobre Curso de Medicina Para Quixadá: “Não vou deixar prejudicar Quixeramobim”, garante Guimarães

ciriloeguimaraes
O vice-presidente nacional do PT e líder do Governo Dilma na Câmara Federal, o Deputado José Guimarães, voltou a garantir, durante cerimônia de inauguração da adutora que levará água do Açude Pedras Brancas para o município de Quixeramobim, na última semana, que o curso de medicina será instalado naquele município.
“A Faculdade de Medicina a qualquer momento vamos anunciar aqui em Quixeramobim”, disse o parlamentar.
Perguntado pelo radialista Cleumio Pinto sobre o desejo de Quixadá de receber o mesmo investimento, Guimarães disparou a seguinte frase, em tom conclusivo: “Não vou deixar prejudicar Quixeramobim!”
Guimarães é, hoje, a maior força do PT dentro do Estado do Ceará. O governador Camilo Santana, embora filiado ao partido, não manifesta nenhum apego especial à legenda. Atua, inclusive, para que o PT não tenha candidatura própria para prefeito em Fortaleza.
Os dirigentes do PT em Quixadá não disseram nada sobre a declaração de Guimarães e tendem a aceitar de cabeça baixa a imposição do Deputado Federal.

Ventos fortes derrubam árvores em Madalena


 
Uma forte ventania ocorrida na noite deste domingo, 21, derrubou árvores e até destelhou algumas casas em Madalena. Os ventos fortes também foram registrados no Distrito de Damião Carneiro, zona rural de Quixeramobim.
Apesar dos ventos, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME) não registrou grandes precipitações em Madalena, conforme a última atualização do órgão estadual. Na zona rural daquele município, moradores da Fazenda Teotônio informaram que árvores também caíram devido a ventania.

 Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação / Fotos: Valdenir Silva

ROBERTO CLÁUDIO QUER ENFRENTAR LUIZIANNE LINS



Os amigos do prefeito Roberto Cláudio dizem que ele está eufórico com a possibilidade de enfrentar Luizianne Lins no primeiro e segundo turno das eleições.
Eles contam que o prefeito quer mostrar um antes e um depois da sua gestão. Já os aliados não acreditam que o PT lançará candidato, ficando na chapa do PDT comandado por Roberto Cláudio por influencia do governador Camilo Santana.
(Blog Roberto Moreira)

DORMIR MAIS DE 8 HORAS POR NOITE AUMENTA CHANCES DE DERRAME EM 146%, DIZ ESTUDO


Dormir até tarde e ignorar o som do despertador é o desejo de muitas pessoas que são obrigadas a acordar cedo todos os dias. Mas esse pesadelo de dormir pouco pode se tornar algo benéfico para a saúde, é o que revela um estudo feito pela Universidade de Medicina de Nova York. A notícia é destaque no portal IG.
De acordo com a pesquisa feita junto a 290 mil pessoas, dormir mais de 8 horas por noite pode aumentar em 146% os riscos de alguém sofrer um derrame. O ideal de tempo para o sono é entre 7 e 8 horas por noite. Isso porque os estudos também revelaram que quem dorme menos de 7 horas também corre mais riscos de um derrame.
Os pesquisadores levaram em conta aspectos como a quantidade de exercício praticado, saúde, estilo de vida, idade e etnia, que podem alterar, de alguma forma, os riscos. A conclusão foi que as pessoas que além de dormir apenas 7 ou 8 horas por dia fizerem exercícios de 30 minutos a 1h, seis vezes na semana, são as mais protegidas.

BISPOS VISITARÃO OBRAS DE INTEGRAÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO


Um grupo de bispos, padres e pessoas ligadas às pastorais sociais, organizações da sociedade civil e representantes de universidades e do governo federal farão uma visita às obras do Eixo Norte do Projeto de Integração das Bacias do Rio São Francisco, de 29 de fevereiro a 03 de março. Participarão da caravana dom Jaime Vieira Rocha, arcebispo de Natal; dom Mariano Manzana, bispo de Mossoró; dom Antônio Carlos Cruz Santos, de Caicó; dom Gabriel Marchesi, de Floresta (PE); Dom José Luiz Ferreira Salles, de Floresta (PE); dom Magnus Lopes, de Salgueiro (PE); dom Antônio Tourinho, bispo auxiliar de Recife (PE); e monsenhor Agripino Ferreira, de Cajazeiras (PB). O grupo será acompanhado por técnicos do DNOCS e dos ministérios da Integração Nacional, do Meio Ambiente e Reforma Agrária.
O ponto inicial da viagem será a Barragem Armando Ribeiro, no município de Assú (RN), às 7h30 da segunda-feira, 29. De lá, o grupo vai conhecer as obras da Barragem Oiticica, em Jucurutu, onde conversará com as famílias atingidas pela construção, na capela da comunidade Barra de Santana. À tarde, do mesmo dia, se deslocarão para Cajazeiras (PB).
Na manhã da terça-feira, primeiro de março, a comitiva irá à Barragem Engenheiro Avidos (conhecido como Boqueirão), no município de São José de Piranhas (PB), um dos reservatórios que receberá as águas do Velho Chico. Ainda, nessa manhã, conhecerão a Vila Produtiva Rural Cacaré. À tarde, seguirão para o estado do Ceará, onde farão uma visita ao Açude Jati e o Canal Eixo Norte, no município de Jati. Desse reservatório, construído para receber água do São Francisco, partirão os canais que levarão água para a Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. Ainda, no Ceará, a caravana conhecerá algumas vilas produtivas.
No dia 2, seguirão para Salgueiro (PE). Lá, irão ao escritório do Ministério da Integração, onde conversarão com representantes da pasta sobre o Projeto da Integração das Bacias. Nesse mesmo dia, conhecerão a Estação de Bombeamento da água do Velho Chico, em Salgueiro. No final da tarde, irão ao Rio São Francisco, onde acontecerá uma celebração.
A viagem termina na manhã do dia 3, com uma missa, na Catedral, na cidade de Salgueiro, e um momento de diálogo com representantes da sociedade civil, órgãos públicos, envolvidos com o Projeto de Integração das Bacias e representantes do assentamento Baixa Verde (de Jati-CE) e de uma comunidade Quilombola, de Salgueiro (PE).

Quixadaense capota Corolla em Quixeramobim, mas escapa apenas com leves escoriações

Um capotamento por pouco não termina em tragédia no município de Quixeramobim. O acidente aconteceu na CE 166/265, que liga Quixeramobim a Madalena. Tudo ocorreu por volta das 07h20min deste domingo, 21, na localidade denominada Santa Monica.
Segundo informações da polícia, a vítima foi identificada como sendo um contabilista de 25 anos, natural de Quixadá e que reside em Fortaleza. O mesmo seguia pela rodovia dirigindo o veículo Toyota Corolla de placas HYT 7080, com inscrição de Fortaleza, quando veio a perder o controle em uma curva vindo a capotar. O veículo ficou completamente destruído.  O condutor foi socorrido com escoriações pelo corpo. O site O SERTÃO É NOTÍCIA