segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

CHUVA DE GRANIZO EM BARBALHA


Moradores do município de Barbalha presenciaram uma chuva de granizo na tarde da última desta sexta­-feira (25). O fenômeno que ocorre por fatores de contraste no clima quente e frio em nuvens de cúmulo­nimbo (que se desenvolvem verticalmente), durou apenas meia hora.

Outro fator que contribui para formação de granizo, que não é comum na região do Nordeste, são os ventos fortes. No dia anterior, uma forte ventania derrubou uma torre de telefonia móvel na cidade vizinha de Missão Velha.

Funceme

Segundo Raul Fritz, Supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as chuvas de granizo foram resultado da atuação de um sistema meteorológico chamado vórtice ciclônico, que facilita a formação de nuvens com grande desenvolvimento vertical, desde a base até o topo.

Essas nuvens são chamados cumulusnimbus e estão geralmente associadas a pancadas de chuvas rápidas e intensas. Elas também podem ser acompanhadas de rajadas de vento, podem provocar relâmpagos, raios, trovoadas. O fenômeno ocorre mais frequentemente em regiões como o Sul do Brasil e pode vir acompanhado de chuva de granizo. Aqui no Ceará é raro, e é difícil acontecer por causa das altas temperaturas, já que estamos próximos a Linha do Equador.

“A parte superior dessas nuvens contém cristais de gelo e eles podem crescer e virar a pedra de gelo que forma o granizo. Durante a queda, a pedra vai derretendo, porque a temperatura do ar é quente. Aí ela chega pequena, não cresce muito em regiões próximas do Equador. Mas algumas vezes elas chegam sem derreter, com algum tamanho. A existência das montanhas facilita a formação desse tipo de nuvem e também da queda de granizo”, afirmou.

Além disso, Fritz informou que existe menor possibilidade de acontecer o fenômeno nos próximos dias porque ele está se deslocando. “O movimento indica que ele está se deslocando para o Sul do Nordeste, o que tende a diminuir as chuvas, mas ainda existe instabilidade e influência do fenômeno. Ainda é possível, mas menos provável”, garantiu o supervisor.

Já para o início da semana, é possível que venham novas chuvas para o Ceará, com o refortalecimento deste fenômeno. Pode voltar a chover segunda e terça. “O vórtice ciclônico é específico dessa época, mas é mais comum em janeiro. Também pode acontecer em fevereiro”, disse.

Nesse período, que chamamos de pré­estação, é bem frequente acontecerem algumas chuvas no Ceará. “A gente só consegue prever como os fenômenos vão atuar dois ou três dias antes. Esperamos que o vórtice venha com frequência para compensar o efeito negativo que o El Niño está realizando no Pacífico e que tende a escassear as chuvas. Quanto mais o vórtice atuar, melhor para as chuvas no próximo ano”, afirmou Fritz.

De acordo com o supervisor da Funceme, em Iracema choveu 116 milímetros e até já recarregou um açude. “No início da segunda quinzena a gente vai ter uma ideia melhor porque vai entrar com mais precisão as informações sobre o Oceano Atlântico, que tem muita importância nas chuvas daqui”, finalizou.


Com Diário do Nordeste

ORÓS: HOMEM É MORTO A BALA EM SEU COMÉRCIO EM FRENTE AO CSU




Um homem conhecido apenas por SABÓIA foi morto com cerca de sete tiros de pistola ponto 40, a reportagem do Portal Orós esteve no local e segundo populares dois homens em uma moto usando capacete chegaram um deles empunhando uma arma e encontraram a vítima em frente ao seu frigorífico localizado bem em frente ao csu de Orós.

Ao ver os assassinos Sabóia saiu correndo e entrou no seu comércio e escondeu-se no banheiro, os dois homens o seguiram e dispararam cerca de sete vezes na vítima depois saíram em fulga com rumo ignorado.

O SAMU foi acionado mais a vítima já foi encontrada sem vida, a polícia está no local aguardando a chegada do rabecão do instituto médico legal de Iguatu.


Josemberg Vieira

MAIORIA DOS FERIADOS DE 2016 CAIRÁ NO MEIO DE SEMANA


O ano novo ainda não começou, mas muitos brasileiros já começaram a programar os feriados. No próximo ano, 12 feriados cairão durante a semana, incluindo os municipais.
Se por um lado o grande número de feriados no meio da semana afeta o comércio, por outro as datas são aguardadas com ansiedade por quem gosta de viajar.

Lista de feriados:

Ano-novo – 1º/1 (sexta-feira)
Carnaval – 9/2 (terça-feira)
Sexta-Feira da Paixão – 25/3 (sexta-feira)
Páscoa – 27/3 (domingo)
Tiradentes – 21/4 (quinta-feira)
Dia do Trabalho – 1º/5 (domingo)
Corpus Christi – 26/5 (quinta-feira)
Independência do Brasil – 7/9 (quarta-feira)
Dia da Libertação dos Escravos – 30/9 (sexta-feira)
Mártires de Cunhaú e Uruaçu – 3/10 (segunda-feira)
Nossa Senhora Aparecida – 12/10 (quarta-feira)
Finados – 2/11 (quarta-feira)
Proclamação da República – 15/11 (terça-feira)
Dia de Santa Luzia – 13/12 (terça-feira)

Drama: Mesmo em estado grave, paciente espera em Quixeramobim liberação de vaga no IJF


Imagem cedida pela esposa
A falta de vagas para atendimento especializado na capital tem deixado muita gente em estado grave esperando no Interior do Estado.

Nos últimos dias, a ordem da Central de Liberação do Instituto Dr. José Frota, em Fortaleza, conforme informações obtidas no Hospital Dr. Pontes Neto pela reportagem, em Quixeramobim, é de que o paciente que necessitar de UTI, só deve ser encaminhado para o IJF quando abrir uma vaga na unidade. Enquanto isso é obrigado a esperar, em seu município, pelo atendimento especializado que só é ofertado na capital.

Este é o drama de Antonio Batista de Sousa do Nascimento, 45 anos, que aguarda desde sexta-feira, 25, liberação de vaga. O agricultor sofreu uma queda após o pneu de sua motocicleta estourar na estrada Quixeramobim-Madalena, por volta das 22 horas. Conforme familiares, ele necessita de uma UTI e acompanhamento através de um neurologista e segundo eles, tudo que os médicos de Quixeramobim podem fazer, estão fazendo.

“Eu faço um apelo. Por favor ajudem meu irmão. Se tiver alguém que possa fazer alguma coisa, que por favor faça, não deixe ele morrer. Ele é uma pessoa tão boa, tão trabalhadora e é uma vida, é um ser humano”, disse Dijesus Batista, irmã de Antônio, bastante emocionada em entrevista a reportagem.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação