terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Corpo de adolescente morto em tiroteio é incendiado durante velório em Redenção (CE)

Um grupo de três pessoas armadas invadiu o velório e ateou fogo no corpo de Marcos Alessandro Acelino da Silva, o "Praiano", de 15 anos, morto durante suposto tiroteio com a Polícia Militar no município de Redenção, a 55 km de distância de Fortaleza, na madrugada da última sexta­-feira (27). O Diário do Nordeste teve acesso a um vídeo que mostra a ação na íntegra, mas pelo teor das imagens, elas não serão divulgadas. De acordo com o capitão PM Edvaldo Ferreira, a família de Marcos Alessandro não acionou a Polícia Militar, que soube do ocorrido através de populares na manhã de sábado (28). O oficial afirmou que uma viatura foi enviada ao local, mas que a mãe do adolescente, apesar de ter reconhecido os suspeitos, preferiu não realizar denúncia formal. "Segundo ela, era gente de lá mesmo, de uma quadrilha rival", explica. Após o ocorrido, a família prosseguiu com o sepultamento do corpo. O titular da Delegacia Regional de Baturité, Ricardo Sales, explica que as investigações da Polícia Civil, assim como dito por Ferreira, apontam para a ação de um grupo rival. "Provavelmente o que aconteceu foi uma retaliação, motivada pela briga pelo tráfico local", diz. Diário do Nordeste    

Polícia registra tentativa de homicídio a bala em Quixadá

A Polícia Militar registrou uma tentativa de homicídio a bala em Quixadá, na tarde desta segunda-feira, 30.
De acordo com informações do 9º BPM, era por volta de 15h30 quando a vítima – que não teve o nome revelado -, vinha passando pelo rio Juá, no Distrito de Juá, quando foi alvejada por disparos de arma de fogo. Ele suspeita de dois indivíduos.
Ferido, o homem foi socorrido por populares para um hospital de Itapiúna e, em seguida, transferido para Aracoiaba.
A Polícia realizou buscas, mas ninguém foi preso.
por | Destaque Home, Notícias

Apreendidas drogas, celulares e outros objetos ilícitos jogados para dentro da cadeia de Quixadá

12294653_1048231545216715_1578600300474474292_n
A Guarda da Cadeia Pública do Município de Quixadá, no Sertão Central do Estado, apreendeu drogas, celulares e outros itens ilícitos lançados para dentro da unidade prisional.
De acordo com o 9º BPM, o volume foi jogado pela lateral da Rua Eusébio Nere Alves de Sousa. A ação do criminoso, no entanto, foi percebida pelos agentes de serviço. Apesar de não terem visualizado a pessoa que jogou o material, eles puderam apreender tudo e encaminhar para a Delegacia Regional de polícia Civil.
Buscar foram feitas nas ruas próximas à cadeia, mas ninguém foi preso. Tentativas de lançar drogas e outros objetos na unidade são comuns. A maioria não alcança êxito.
O material apreendido foi o seguinte: 
  • 1 T para tomada;
  • 2 cabos universais para carregadores;
  • 3 celulares com bateria;
  • 2 carregadores;
  • 7 Chips;
  • 400 gramas de Maconha;
  • 190 gramas de Crack;
  • 35 gramas de Cocaína.por | Destaques, Notícias

A PARTIR DE JANEIRO, PESQUISAS ELEITORAIS PRECISAM SER REGISTRADAS



A partir do dia 1º de janeiro de 2016, entidades ou empresas que realizarem pesquisas de opinião pública relativas às eleições ou aos possíveis candidatos, para conhecimento público, ficam obrigadas a registrar, no juízo eleitoral competente para o registro das respectivas candidaturas, as informações previstas em lei e em instruções expedidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (Lei nº 9.504/1997, art. 33, caput e § 1º).
A partir desta data fica proibida a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios por parte da Administração Pública, exceto nos casos de calamidade pública, de estado de emergência ou de programas sociais autorizados em lei e já em execução orçamentária no exercício anterior, casos em que o Ministério Público Eleitoral poderá promover o acompanhamento de sua execução financeira e administrativa (Lei nº 9.504/1997, art. 73, § 10).

DF: PISTOLAS DEVEM MUDAR DE MÃOS


"Se queres paz, te prepara para a guerra"
"Se não queres nada, descansa em paz"
As 220 tasers comprados pelo Departamento de Trânsito (Detran) em 2011 não podem ser usados pelos seus agentes e devem ser destinados para outra finalidade. O Tribunal de Contas do DF acatou representação do Ministério Público de Contas contra uma suposta gestão antieconômica da autarquia.

A Corte estabeleceu prazo de 30 dias para que a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social e Detran “adotem medidas objetivando o imediato emprego das pistolas não letais – tasers, no âmbito do complexo administrativo distrital, ante sua impossibilidade de utilização pelos agentes de trânsito da autarquia”.

Segundo o Jornal Correio Braziliense (em reportagem datada de 6/10/2012), as Tasers teriam custado R$ 334.000,00 aos cofres públicos. Só para não fugir à discussão, deixo aqui consignado que eu, Luís Carlos Paulino, sou a favor do uso desse equipamento pelos profissionais atuantes na fiscalização de trânsito.

Com a inserção da Segurança Viária no chamado Sistema de Segurança Pública (delineado no art. 144 da CRFB), é irrazoável que se proíba aos responsáveis pela fiscalização das condutas que, em regra, criam situações de risco nas vias públicas, o uso de uma arma de defesa que, "a priori", não é letal. Pode matar? Até a caneta utilizada pelo agente pode. Os veículos utilizados como verdadeiras armas pelos condutores irresponsáveis matam muito mais do que Tasers e do que muitas armas letais (programadas especificamente para matar)...

No mais, venhamos e convenhamos, o que tem ocorrido com enorme frequência são agressões aos profissionais do trânsito praticadas por infratores - e não o contrário.

MPCE COBRA QUE AMC FISCALIZE VAGAS DESTINADAS A IDOSOS E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO AEROPORTO DE FORTALEZA


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através do promotor do Núcleo de Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência, Alexandre Alcântara, realizou na última quinta-feira (26) audiência com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) para debater sobre a fiscalização das vagas destinadas a idosos e pessoas com deficiência no estacionamento Aeroporto Internacional Pinto Martins.

Durante a audiência, ficou decidido que a AMC vai realizar fiscalização educativa no estacionamento do aeroporto até o dia 6 de janeiro de 2016, quando entra em vigor a lei federal nº 13.146/2015 que institui o Estatuto da Pessoa com Deficiência. A partir daí, a autarquia vai aplicar multa nos motoristas infratores. Ficou decidido também que, a partir do mês de janeiro, o MPCE vai realizar inspeção no local para verificar o cumprimento da lei. A AMC recusava-se a fiscalizar o estacionamento sob a alegativa que o lugar era administrado por uma empresa privada.

Participaram da audiência, representando a Infraero, o advogado Joilson Luiz de Oliveira, o gerente de segurança Adailton Gomes Teixeira, e o gerente comercial Roberto Benedito de Freira; representando a AMC, o advogado Haroldo Rebouças, e o assessor André Luis Barcelos.

Fonte: Assessoria de Imprensa do MPCE.

AGENTES DE TRÂNSITO PODERÃO SER AUTORIZADOS A PORTAR ARMA DE FOGO


O Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826/2003) poderá ser modificado para permitir o porte de arma de fogo — em serviço — por agentes de trânsito da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios que não sejam policiais. Essa permissão foi sugerida em projeto de lei da Câmara (PLC 152/2015), que tem parecer favorável do relator, senador José Medeiros (PPS-MT), e está pronto para ser votado nesta quarta-feira (2) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

A proposta estabelece, entretanto, algumas exigências para a concessão de porte de arma de fogo aos agentes de trânsito. Uma delas é a comprovação de capacidade técnica e aptidão psicológica para o uso da arma. Outra é condicionar a autorização para o porte não só ao interesse do ente federativo ao qual o agente está vinculado, mas também à exigência de sua formação prévia em centros de treinamento policial.

“No mérito, também entendemos que existe uma premente necessidade de os agentes de trânsito serem autorizados a portar arma de fogo, quando em serviço. É inegável que a fiscalização do trânsito envolve riscos consideráveis, pois os agentes são encarregados de fiscalizar vias públicas e não raro se deparam com condutores embriagados, exaltados e violentos. Além disso, ao realizar abordagens regulares, os agentes podem ser surpreendidos pelo cometimento de crimes em flagrante delito, como o porte de entorpecentes e de armas de fogo“, considerou Medeiros no parecer.

Ainda em reforço a seu argumento, o relator lembrou que a Emenda Constitucional (EC) nº 82/2014 tratou de inserir a segurança viária no capítulo da segurança pública. Isso traduziria o reconhecimento, na sua avaliação, de que os agentes de trânsito promovem a preservação da ordem pública e asseguram a integridade das pessoas e de seu patrimônio em vias
públicas.

“Nesse contexto, o porte de arma de fogo se revela um instrumento do trabalho, não um privilégio ou condição especial”, finalizou Medeiros.

Depois de passar pela CCJ, o PLC 152 será votado pelo Plenário do Senado. Se o texto da Câmara se mantiver inalterado, será enviado, em seguida, à sanção da Presidência da República.

Créditos: Agência Senado.

Motocicleta tomada durante assalto a comerciante é encontrada abandonada em Quixeramobim

Uma motocicleta tomada de assalto na última sexta-feira, 27, durante assalto a um comerciante no centro de Quixeramobim, foi encontrada abandonada algumas horas depois.
Segundo informações da polícia por volta das 20h30min o Copom recebeu uma ligação dando conta que na Rua Dias Ferreira, bairro centro, indivíduos não identificados haviam abandonado uma motocicleta Honda Titan 150, de cor preta, placa PMY 0560,com inscrição de Quixeramobim. Ao verificar foi constatado que a moto tinha sido tomada de assalto por volta das 13 horas em frente à Caixa Econômica Federal. No assalto além da moto os elementos levaram uma quantia aproximada de R$ 7.000,00 (sete mil reais). A polícia ainda tenta identificar e prender os elementos
. O site O SERTÃO É NOTÍCIA 

Crueldade! Pai espanca e mata filho de sete anos e com os restos mortais alimenta os porcos




Um homem foi acusado de espancar seu filho até a morte e usá-lo para alimentar seus porcos. Michael Jones, um homem de 44 anos de idade, de Kansas City, nos EUA, foi preso inicialmente por agredir sua esposa, Heather Jones, de 29 anos de idade, após disparar um tiro na mulher dentro da própria casa. Quando a polícia começou a investigar, acabou descobrindo por testemunhas de que deveria verificar o quintal da residência.
No dia seguinte eles encontraram os restos em decomposição do filho de Jones, uma criança que tinha sete anos de idade. Michael Jones, de 44 anos, foi acusado de espancar seu filho até a morte e usá-lo para alimentar seus porcos em um caso chocante ocorrido nos EUA. Os moradores que conheciam o casal disseram que eles tiveram oito filhos, com idades entre 1 e 11 anos, mas a criança de 7 anos filho havia desaparecido no início de 2015. Os investigadores que procuravam pelos restos mortais da vítima acabaram encontrando o que buscavam junto das rações dos suínos. O cadáver ainda não foi formalmente identificado. (Imagem ilustrativa)

Governador Camilo confirma renovação dos convênios para implantação do pró-cidadania nos municípios.




Uma boa nova para reforçar a segurança nos municípios do Ceará, principalmente os do interior. O governador Camilo Santana programou para o mês de janeiro próximo, o início da renovação do Programa de Proteção a Cidadania, pró-cidadania nos municípios cearenses.  Os novos convênios a serem firmados, terão novas clausulas e novos parâmetros e primeiro passará por aprovação na Assembléia Legislativa, pra depois poderem serem apreciados e executados entre o estado e os municípios.

Vergonha! Confira os nomes dos deputados estaduais que votaram a favor do aumento do IPVA e ICMS




O projeto do governo do Ceará de aumento das alíquotas do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), foram aprovados na madrugada desta sexta-feira (27) na Assembleia Legislativa. A aprovação contou com 22 votos favoráveis, 12 contrários e uma abstenção. O projeto trata da elevação da taxa do IPVA em até 75% e do ICMS de artigos como gasolina, telefone e internet em até 11%. Na região do Cariri o deputado Zé Aílton Brasil decepcionou a população caririense, especificamente da população do Crato onde o mesmo tirou a maioria de votos. Logo após a votação diversas pessoas repudiaram a ação do deputado, principalmente nas redes sociais. Na região do Sertão Central a petista Rachel Marques votou a favor do aumento, como é possível verificar na lista a seguir.
Veja como votou seu Deputado(a):
A FAVOR DO AUMENTO:
Rachel Marques (PT) Tin Gomes (PHS) Sergio Aguiar (Pros) Manuel Duca (Pros) Joaquim Noronha (PP) Robério Monteiro (Pros) Antônio Granja (Pros) Bruno Gonçalves (Pen) Bruno Pedrosa (PSC) Sarto (Pros) Elmano Freitas (PT) Evandro Leitão (PDT) Ferreira Aragão (PDT) Ivo Gomes (Pros) Júlio Cesar Filho (PTN) Leonardo Pinheiro (PSD) Lucilvio Girão (SD) Moisés Braz (PT) Nizo Costa (PSDC) Odilon Aguiar (Pros) Roberto Mesquita (PV) Zé Ailton Brasil (PP).
VOTARAM CONTRA O AUMENTO:
Daniel Oliveira (PMDB) Agenor Neto (PMDB) Dra. Silvana (PMDB) Audic Mota (PMDB)
Leonardo Araújo (PMDB) Capitão Wagner (PR) Fernanda Pessoa (PR) Heitor Ferrer (PSB) Ely Aguiar (PSDC) Renato Roseno (PSOL) Carlos Matos (PSDB) David Durand (PRB)

Cearense casa mais tarde; em média, divórcio chega após 16 anos

A idade dos noivos em casamentos registrados no Ceará aumentou na última década. Em 2014, a média de idade no dia do casamento civil era de 30 anos para homens e 27 para mulheres. Estes números em 2003 eram de 27 anos para homens e 24 anos para mulheres. Os dados são do documento Estatísticas do Registro Civil 2014, divulgado ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa também mostra a duração média de 16 anos para as uniões que acabam em divórcio no Estado.

Antes de resolver casar, homens e mulheres têm se dedicado mais aos estudos, à inserção no mercado de trabalho e à busca de salários mais elevados, aponta o estudo. São escolhas de vida para o casal Marcelo Viana e Ana Paula Queiroz, de casamento marcado para abril de 2017. No dia da cerimônia, terão 33 e 29 anos, respectivamente. E já estarão com 12 anos de namoro. Com a ideia de casamento discutida há vários anos, eles começaram o relacionamento ainda com sonhos de universidade e carreira profissional. Ana já se tornou enfermeira e aguarda Marcelo concluir, no próximo ano, a graduação em Medicina.

Casar mais tarde é comportamento observado também na estatística do Brasil, com idades médias dos cônjuges iguais às do Ceará em 2014. Na última década, o País teve elevação média de três anos na idade dos cônjuges. Nos estudos realizados em 1974, 1984 e 1994, a tendência era de homens de 26 anos e mulheres de 23 anos na data do registro de casamento civil. (Do O Povo Online)

Neta tenta localizar irmãos de sua avó em Quixeramobim


O final do ano e o natal estão chegando. É tempo de reencontros e confraternização em família. Pensando nisso, Luciene Cordolino, que reside no Estado do Pará, entrou em contato com veículos de comunicação do Sertão Central na tentativa de localizar os irmãos de sua avó Maria Teresinha Alves Cordolino, 64 anos.

Dona Terezinha, que também reside no Pará, deixou o município de Quixeramobim aos dois anos de idade e nunca mais teve nenhum contato com os familiares, principalmente seus dois irmãos um com nome de Francisco e a outra Maria Braga. Ambos são filhos de mães diferentes, mas o pai é o mesmo.

Luciene lembrou ainda que sua avó, Maria Teresinha Alves Cordolino, é filha de Luiz Francelino Alves e Raimunda Marque de Paula.  Caso alguém tenha alguma informação sobre o paradeiro de familiares de Dona Terezinha, basta entrar em contato conosco pelos telefones: (88) 3441.0263 ou 3441.1178, além do email: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Postado por:Valmir Holanda  -Jornalismo Sistema Maior de Comunicação - 

Polícia registra assalto de motocicleta e de celular em menos de uma hora no mesmo bairro em Quixeramobim

Dois assaltos foram registrados pela polícia neste domingo, 29, em menos de uma hora, no mesmo bairro em Quixeramobim. Os crimes aconteceram no bairro Edmilson de Vasconcelos e deixou moradores preocupados.
O primeiro assalto ocorreu por volta das 19h40min e teve como vítima uma mulher de 25 nos. Segundo a polícia a vítima seguia pela Avenida Geraldo Bizzarria de Carvalho em sua motocicleta, uma Honda CG 125, Fan ES, cor vermelha e placa OHY 8999, com inscrição de Quixeramobim, quando foi aborda por dois indivíduos que estavam em uma motocicleta Honda Brós de cor vermelha, sendo que um deles estava armado com um revólver. Após anunciar o assalto os mesmos tomaram a moto e fugiram em direção ao centro da cidade.
Por volta das 20h35min a polícia voltou a registrar mais um assalto no mesmo bairro. Desta vez a vítima estava em uma calçada na Rua Luísa Correia, quando foi abordado por um indivíduo que pilotava uma motocicleta Honda de cor vermelha, que desceu da moto e tomou seu celular da marca Samsung S4. Após consumar o roubo o motoqueiro evadiu-se do local tomando rumo ignorado. A polícia tenta agora com a ajuda da população conseguir identificar e prender esses elementos. O site O SERTÃO É NOTÍCIA