sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Morre o ex-governador Beni Veras aos 80 anos


Morreu na manhã desta sexta-feira, 6, o ex-governador do estado do Ceará, Benedito Clayton Veras Alcântara, conhecido como Beni Veras, aos 80 anos. Ele estava internado, em estado grave, no hospital Monte Klinikum, em Fortaleza.

Beni estava internado há duas semanas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e sofreu duas paradas cardíacas nesse período. Acometido pelo Mal de Parkinson, ele já esteve internado em outras ocasiões em decorrência da luta contra a doença.

A Assembleia Legislativa suspendeu a sessão em decorrência da morte do político. O requerimento foi pedido pelo deputado Ely Aguiar (PSDC) que ressaltou o papel de Beni para a economia e política do Estado. Foi feito um minuto de silêncio em homenagem ao político.

Beni Veras
Natural de Crateús, Beni foi vice-governador de Tasso Jereissati, ocupando o cargo após o titular renunciar para tentar uma vaga no Senado Federal. "A Assembleia presta homenagem aquele que em vida contribuiu muito para o crescimento do Ceará", disse.

Filiado ao PSDB, Veras foi governador de 5 de abril de 2002 a 1° de janeiro de 2003, após o então titular, Tasso Jereissati (PSDB), deixar o cargo para disputar o Senado pela primeira vez. Ele também foi ministro do Planejamento em 1994 e senador de 1991 a 1999.

Ex-presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC), Beni foi homenageado em maio pela instituição. Sua gestão ficou conhecida por transformar o CIC num centro de debates. Foi também fomentador do rompimento do ciclo dos coronéis ao lançar e eleger, em 1986, Tasso Jereissati ao Governo. (Com O Povo)

População de Orós (CE) teme decisão do Governo do Ceará

  População de Orós (CE) teme decisão do Governo do Ceará
A decisão do governo do Estado de que as águas do Açude Orós podem ser liberadas em grande escala a partir de abril de 2016 para atender à necessidade de consumo da Grande Fortaleza obteve ampla repercussão neste Município, na região Centro-Sul do Ceará. O temor local é de esvaziamento do reservatório, criando dificuldades para o abastecimento regional.

O Orós, segundo maior açude do Estado do Ceará, acumula atualmente 36% de seu volume total. A reserva é estratégica. Ele assegura o abastecimento da cidade de Orós, fornece água para perenizar parte do Rio Jaguaribe, atende distritos e sedes municipais (Jaguaribe e Jaguaretama), dezenas de localidades ribeirinhas e realimenta o Açude Lima Campos, por meio de um túnel, que, desde o ano passado, atende a dezenas de cidades do Estado da Paraíba, por meio de caminhões pipa.

Barragem de rejeitos se rompe em Mariana, Minas Gerais

  Barragem de rejeitos se rompe em Mariana, Minas Gerais
Uma barragem de rejeitos se rompeu na tarde desta quinta-feira no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais. Moradores da região disseram que pessoas estão soterradas. De acordo com o site “G1”, entre 15 e 16 pessoas morreram e 45 estão desaparecidas, segundo o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos de Mariana (Metabase). Prefeitura e empresa responsável pela barragem, no entanto, não falam ainda em número de vítimas.

As equipes do Corpo de Bombeiros, agentes da Guarda Municipal e Defesa Civil Municipal estão no local neste momento para avaliação dos danos.
De acordo com nota oficial divulgada pela prefeitura de Mariana, o rompimento da Barragem de Fundão, da Samarco Mineração, ocorreu por volta das 16h20 desta quinta-feira, atingindo parte do distrito de Bento Rodrigues, zona rural há 23 quilômetros de Mariana. A nota acrescenta que a empresa Samarco, em contato com a prefeitura, está pedindo aos moradores de Bento Rodrigues que evacuem a comunidade local e sigam, imediatamente, para o distrito de Camargos, que é mais alto e seguro.

Já a Samarco Mineração, em nota publicada em seu site às 18h04, confirmou o rompimento de sua barragem de rejeitos, denominada Fundão, nos municípios de Ouro Preto e Mariana e reforçou que está “mobilizando todos os esforços para priorizar o atendimento às pessoas e a mitigação de danos ao meio ambiente”. Além disso, a empresa disse que, neste momento, não é possível confirmar as causas e extensão do ocorrido, assim como a existência de vítimas.

Plantão registra duplo homicídio em Quixeré (CE)

Das Plantão registra duplo homicídio em Quixeré (CE)
Ontem, dia 05, por volta das 22h30min, no distrito de Lagoinha, zona rural de Quixeré (CE) foi registrado um duplo homicídio à bala, tendo como vitimas Gilderson Freitas Ribeiro, vulgo “Branco”, 22 anos e Iago Ivo Rebouças, 18 anos. O primeiro foi alvejado com pelo menos onze disparos de pistola calibre .380 e o segundo com doze disparos.
As vítimas trafegavam numa motocicleta Honda Fan, de cor preta, placa HYQ 7988, quando foram perseguidos por 02 (dois) indivíduos que os executaram e em seguida fugiram tomando rumo ignorado. Ainda não se tem informações sobre a autoria do crime nem tão pouco sua motivação, estando o caso sob investigação à cargo da Polícia Civil.

Castanhão seca e ruínas da velha Jaguaribara surgem JAGUARIBARA

JAGUARIBARA
  Castanhão seca e ruínas da velha Jaguaribara surgem
JAGUARIBARA
Com apenas 13,5% do seu volume total, o Açude Castanhão seca a cada dia, possibilitando que as ruínas da velha cidade de Jaguaribara já possam ser vistas. A redução das águas do maior açude do Estado é a demonstração que o sinal vermelho já foi acionado. Dos 153 açudes monitorados pela Companha de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), 126 estão com volume inferior a 30%.

O volume acumulado em todos os reservatórios do Estado chega a 2,6 milhões de m³, o que representa apenas 14,3% da capacidade total. A situação de outros grandes reservatórios do Estado também é preocupante. O Araras, em Varjota, acumula apenas 7,11% do seu volume; o Forquilha, 5,12%; o Orós ainda conta com 36,39% do seu volume e o Trussu, 33%. Já o açude do Cedro, tem apenas 0,90% de água acumulada e o Pentecoste 2,03%. Caso a situação de estiagem persista em 2016, o abastecimento de água no estado entrará em colapso até o meio do próximo ano.

Ceará Agora