quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Manifestantes do MST interditam a CE 060 em Quixeramobim

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (FETRAECE) realizaram na manhã desta quinta-feira, 01, uma manifestação que interditou a CE 060 desde as 8 horas, nas proximidades do Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim, no sertão central cearense.
Dentre as reivindicações estão a instalação imediata dos poços que foram perfurados pelo Governo do Estado nos assentamentos, liberação do Seguro Safra, retomada do Bolsa Estiagem para quem está fora do Seguro, construção de 600 casas, subsídio do milho por parte do Governo Federal e liberação de mais cisternas.
Segundo o coordenador do Movimento, Marcelo Matos, somente ambulâncias, carros pipa e veículos que estejam transportando pacientes que precisam fazer exames como hemodiálise, serão liberados.
Ainda conforme o MST, a pretensão é liberar a rodovia somente após a chegada dos secretários do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira, ou Francisco Teixeira, dos Recursos Hídricos. A pauta deve ser entregue em mãos. (do Blog Quixeramobim Agora)

Indivíduos invadem casa e executam jovem a bala na Rua da Palha, em Quixadá

IMG-20151001-WA0016
Um homem de 18 anos, identificado como Francisco Erivando Soares Martins, vulgo “Baixote”, foi executado a bala na noite desta quarta-feira, 30, dentro de uma residência na Rua da Palha, em Quixadá.
Iindivíduos a bordo de uma motocicleta entraram na residência armados e usando capuzes. A vítima do ataque tentou correr para o quintal da casa, porém, não escapou dos executores. Ele foi assassinado com 07 tiros de pistola, um na testa, dois nas costas, mais dois no tórax, um na perna esquerda e outro na direita.
Uma característica que foi divulgada para ajudar a identificá-lo foi que ele possuía a tatuagem de uma rosa numa das mãos. Ele teria invadido a casa da vítima e a estuprado, bem como roubado, após o abuso, um celular e um relógio.
A informação de que se trata do autor do estupro, porém, não foi confirmada oficialmente. A polícia aguarda que a vítima do estupro faça reconhecimento para, só então, divulgar a informação final. | Destaque HomeNotícias

Ligações interurbanas de orelhões da Oi estão gratuitas no Ceará

FORTALEZA, CE, BRASIL, 30-09-2014: Homem usa telefone público (orelhão), em praça do bairro Barra do Ceará. Uso do telefone público. (Foto: Deivyson Teixeira/O POVO)
Foto: DEIVYSON TEIXEIRA.
As ligações interurbanas feitas de orelhões da Oi para telefones fixos estão gratuitas no Ceará e em outros 13 estados, a partir desta quinta-feira, 1º. A gratuidade foi estabelecida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) porque a Oi não atingiu os patamares de disponibilidade de orelhões nesses estados.
Os estados devem ter disponibilidade de orelhões acima de 90% e, no caso das localidades atendidas apenas por telefones públicos, a disponibilidade deve ser de 95% – no mínimo.
Além do Ceará, estão gratuitas as ligações interurbanas em: Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Em abril, a Anatel determinou a gratuidade de ligações locais para telefones fixos a partir de orelhões da empresa nesses 14 estados e em Sergipe – único que pôde voltar a cobrar pelas chamadas originárias de telefones públicos da Oi.

Segundo a Anatel, a última medição, realizada 30 de agosto, mostrou que os estados continuam a não atender aos critérios. As chamadas seguem gratuitas até que os patamares exigidos pela Anatel sejam alcançados. Novas medições serão feitas nas datas: 29 de fevereiro, 30 de agosto de 2016 e a cada seis meses a partir dessa data. (informações do OPovo)

PF desarticula quadrilha de traficantes ligada a desembargadores do CE




A Polícia Federal (PF) desarticulou nesta terça-feira uma organização criminosa de tráfico internacional de drogas que cooptou membros do Judiciário do Ceará para garantir o transporte de cocaína à Europa, segundo a investigação. Desembargadores do Tribunal de Justiça cearense e advogados estão entre os suspeitos, afirma a PF. A “Operação Cardume” descobriu que a quadrilha atuava nas conexões Bolívia/Ceará e Rio Grande do Norte/Europa para remeter a droga ao exterior. Cerca de 230 policiais federais cumprem 101 mandados judiciais: 15 de prisão preventiva, 13 de prisão temporária, 22 de condução coercitiva e 51 de busca e apreensão. As ordens autorizadas pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) são cumpridas no Ceará, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. Também estão sendo cumpridos mandados de sequestro de bens móveis e imóveis, além do bloqueio de contas de pessoas físicas e jurídicas. A PF informou ter identificado um esquema de compra e venda de alvarás judiciais, que ocorria em plantões do Poder Judiciário estadual do Ceará. No curso das investigações, foi apreendida mais de uma tonelada de cocaína. Outros três laboratórios de refino de cocaína foram desbaratados, sendo um deles em Portugal, segundo a PF.

Fonte: Valor.com.br

Quixadá e cidades vizinhas poderão receber equipes do Raio ainda em 2015

raio_formacao_qxda
Juazeiro do Norte, Sobral e Quixadá, os municípios de Russas, Canindé, Crateús, Iguatu, Itapipoca e Tauá também receberão o patrulhamento tático com motos.
Dando continuidade às ações de interiorização e descentralização das atividades especializadas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e suas vinculadas, no dia (28/09), teve início o curso de formação do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) em Quixadá, Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15). 

A formação, iniciada com 37 policias, faz parte de um dos compromissos de campanha do governador Camilo Santana, que visa a implantação do BPRaio em Áreas Integradas de Segurança (AISs) do Interior do Estado. O curso tem seis semanas de duração com 328 horas aulas, em que os alunos são instruídos desde assuntos referentes à cidadania e direitos humanos às técnicas e procedimentos de tiro policial defensivo, pilotagem tática de motocicletas e defesa pessoal. Os profissionais ficarão sediados em Quixadá, mas irão atuar em toda a região do sertão central do Estado.

Início de atividades em Sobral
Para viabilizar as atividades dos Batalhões no Interior, foram entregues 32 motos e duas viaturas para o reforço das ações do BPRaio em Sobral AIS 12, no dia 24 de agosto. Todo o equipamento de proteção individual (EPI), como coletes e armamento dos policiais, também já foram entregues.
Duas turmas já foram formadas no Curso de Formação Profissional do BPRaio. A terceira turma está marcada para terminar no próximo dia 07 de outubro, com 29 alunos. No dia seguinte, as tropas darão início às atividades, em Sobral. Ao todo, 53 profissionais do Batalhão atuarão na cidade e na região Norte do Estado.  A área é a segunda a receber as equipes fixas do BPRaio, que já atuam no Cariri com 67 policias, 48 motos e seis viaturas. Em Fortaleza, há 508 profissionais, 420 motocicletas e doze viaturas.
O projeto de interiorização do BPRaio prevê, ao final da implantação, a atuação nas principais cidades do Interior com 425 policiais, divididos em 60 equipes, com 240 motocicletas e 13 viaturas. Além de Juazeiro do Norte, Sobral e Quixadá, os municípios de Russas, Canindé, Crateús, Iguatu, Itapipoca e Tauá também receberão o batalhão especializado no patrulhamento tático com motos. A previsão é que até agosto de 2016 as novas equipes estejam em operação.

Acidente entre caminhões deixa dois mortos em Russas

Acidente entre caminhões deixa dois mortos em RussasDuas pessoas morreram na madrugada desta quinta-feira (1), em decorrência de um acidente envolvendo uma carreta e um caminhão, no km 138,9 da BR-116, no município de Russas, interior cearense.
Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal do Ceará (PRF-CE), os veículos colidiram de frente, causando a morte dos dois condutores. Um passageiro que vinha em um dos veículos escapou sem ferimentos.
Ainda não há informações sobre a identificação das vítimas fatais. Ainda segundo a PRF, o acidente provocou a interdição total da via e, até o momento, não há previsão para a liberação do local.
CNEWS