domingo, 2 de agosto de 2015

Descoberto o maior formigueiro do mundo f

formigueiro

Em 2002, foi descoberta a maior colônia de formigas já vista. Trata-se de uma estrutura que percorria a Espanha, Portugal, Itália e França, com cerca de 6 mil quilômetros. Pertencentes à espécie Linepithema, cientistas acreditam que houvesse bilhões de habitantes dispostos em milhões de ninhos.

O fato do comportamento dessa espécie ser pacífico e viver muito bem em sociedade poderia explicar a sua enorme aglomeração, porém seria necessário fazer um estudo genético dessas populações para descobrir o que desencadeou a sua formação e manutenção.
Amo Mistérios

26 Anos de saudade: Luiz Gonzaga


Neste domingo, 02, se completa 26 anos de morte de Luiz Gonzaga dos nascimento, o “Rei do Baião”. Em homenagem a esse ícone da nossa música, e claro, uma das maiores personalidades do nordeste, o site “o Sertão é Notícia” publica uma crônica enviada pelo escritor quixeramobinense Bruno Paulino, “Luiz Gonzaga em Quixeramobim”.  

Luiz Gonzaga em Quixeramobim

Tornei-me fã de Luiz Gonzaga influenciado diretamente pelo meu avô.  Lembro-me de um dia chegar à sua casa e encontrá-lo compenetrado ouvindo na vitrola a clássica canção Xote das Meninas. O ritmo dançante e a letra narrando o causo da menina que enjoa da boneca e só pensa em namorar foi o bastante para me cativar. Em Quixeramobim, assim como eu muitos são os fãs do Rei do Baião, e inúmeros os profissionais sanfoneiros que seguem devotamente o ritmo tocado por Gonzaga, por isso existem algumas histórias envolvendo Luiz Gonzaga e a cidade.

 Getúlio Câmara radialista que apresenta todos os sábados o programa “Luiz Gonzaga e seus convidados” começou ouvindo o sanfoneiro através do serviço de alto-falante “voz de cristal” instalado e mantido por seu pai, Fenelon Câmara, e hoje é um dos que, de fato, mais tem contribuído na renovação dos quadros gonzagueanos. Quando o serviço de radiadora tornou-se a Rádio Difusora Cristal, no ano de 1971, o show marcante de inauguração foi com o próprio Luiz Gonzaga que depois retornaria a Quixeramobim no ano de 1974 num show junto com o Trio Nordestino em praça pública, na ocasião se fez famosa a história que durante a manhã o Rei do Baião teria aproveitado e tirado a barba com Aloísio Barbeiro – profissional reconhecido na cidade.

Fausto Nilo, compositor e arquiteto filho de Quixeramobim, ao assinar o prefácio do livro “Gonzaguinha e Gonzagão: Uma História Brasileira’’ de Regina Echeverria conta de sua alegria e euforia ao assistir o Rei do Baião em praça pública em sua infância na cidade: “Luiz Gonzaga e sua imagem iluminada em foto artística, ainda usando uma camisa de jersey com listras, que logo em seguida daria lugar ao gibão de couro, foi idolatradamente imaginado por meus sonhos de menino lá no Quixeramobim. Um dia ele chegou à minha terra para um show em praça pública. À tarde, antes do show, eu pude vê-lo por muitas horas até gastar toda curiosidade de meus olhos matutos enquanto o mestre polia seu acordeon.”

Além desse primeiro contato, Fausto Nilo, recorda-se ainda de uma segunda passagem do artista pela cidade: “Outra vez, também em minha terra, vi Gonzaga na plataforma do trem que vinha do Crato cantado versos de Asa Branca para apoiar a candidatura a deputado federal de seu parceiro Humberto Teixera, que também o acompanhava”. É oportuno lembrar quealguns anos depois de passados os episódios narrados por Fausto Nilo, o “Mestre Lua” viria a gravar em parceria com Dominguinhos as canções Depois da Derradeira e O Juazeiro e a Sombra com letra daquele menino que deslumbrado o tinha visto por uma tarde inteira polir a sanfona em Quixeramobim.

Outro caso interessante de um quixeramobiense com relação a “Luiz de Januário” se deu com “Nonô da Sanfona”, que também se chama Luiz Gonzaga numa homenagem que seu pai fez ao ídolo. No ano de 1984, na cidade de Baturité Nonô realizou o seu grande sonho que foi tocar num show de abertura de Luiz Gonzaga. Segundo Fernando Ivo, pesquisador informal e presidente do Fã-Clube Viva o Rei, a história desta festa rendeu a lenda de que Luiz Gonzaga teria tocado com o cabo da sanfona de Nonô, após o sanfoneiro de Quixeramobim ter escondido o cabo que seria utilizado pelo Rei do Baião, para ele assim o emprestar, e depois, é claro, poder contar essa história por toda a vida. Ao ser perguntado a respeito do ocorrido, Nonô apenas sorri e diz que é história do povo, mas confirma a verdade que Luiz Gonzaga usou seu cabo para tocar na festa.

Por fim, no disco “Luiz Gonzaga volta pra curtir” gravado ao vivo no Teatro Tereza Rachel no Rio de Janeiro em 1972, o eterno sanfoneiro fala carinhosamente de quando conheceu o amigo e incentivador Armando Falcão – Ministro da Justiça durante a ditadura militar – e o reverencia como “o cabra de Quixeramobim” que por pouco não foi presidente da República.

Bruno Paulino é escritor. 

Polícia apreende dupla de menores após roubo de motocicleta


A Polícia Militar de Quixeramobim recebeu uma ligação por volta das 12h10min de ontem, 31, dando conta do roubo de uma motocicleta Honda Bros, cor vermelha, de placa NVA 3813, na CE 060, no Distrito de São Miguel.

A vítima, um técnico em agropecuária, que havia completado 62 anos dois dias antes do crime, trafegava em seu veículo na rodovia quando foi abordado por uma dupla de assaltantes, um deles armado com um revólver.

Após realizar diligências, a Polícia conseguiu apreender uma dupla de menores, B.M.S., 17 anos, e S.B.S., 16 anos, trafegando com a motocicleta roubada no alto da Betânia, como é conhecido o trecho da CE 060, na sede do município. Não foi encontrada arma com os adolescentes. Já a motocicleta foi recuperada.

Os menores foram conduzidos à Delegacia Regional de Polícia Civil, em Quixadá. Lá, um dos adolescentes apresentou um bilhete em que ele descreve um ‘pacto satânico’. Acompanhe o que diz a carta intitulada: “Bilhete macabro promete dinheiro, fama e sucesso”:

“Eu fulano (Seu nome completo) venho a invocar Lucifer o príncipe das trevas para realizar o meu desejo (Fazer o seu pedido ou pedidos). Lucifer lhe peço o seu poder o mesmo que lhe faz dominar todos os humanos. Lucifer rei poderoso invoco seu poder sua gloria e sua sabedoria. Lucifer entrego a minha alma em troca desejo ser forte, poderoso, desejado por homens e mulheres possuir tudo de melhor que possa se ter na vida, dinheiro, fama e sucesso. Caso meu pedido não seja realizado nosso acordo está encerrado. Prometo nunca mais pronunciar o nome do filho do homem e somente louvar seu nome Lucifer e poder, glória e vida assim será”.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação