terça-feira, 12 de maio de 2015

Pacientes são atendidos no chão do IJF; motivo seria falta de macas


As imagens foram feitas na sala de reanimação. A Superintendência da unidade afirma que está apurando o caso para tomar as medidas cabíveis FOTO: VCREPÓRTER
As imagens foram feitas na sala de reanimação. A Superintendência da unidade afirma que está apurando o caso para tomar as medidas cabíveis
FOTO: VCREPÓRTER
Em mais um capítulo da grave situação enfrentada pelos que necessitam de internação na Capital, pacientes foram submetidos a atendimento médico no chão. O fato aconteceu no Instituto Doutor José Frota (IJF), maior hospital de referência do Estado em traumatologia. O flagrante foi encaminhado ao Diário do Nordeste por meio da ferramenta VCRepórter.
As imagens foram registradas no último domingo (10) e também na manhã de ontem, período em que a unidade geralmente registra maior demanda de atendimento, oriunda das ocorrências do fim de semana. Ao todo, 696 pessoas deram entrada no hospital no último sábado e domingo, entre eles, 130 vítimas de acidentes com motocicletas, 121 de quedas, 36 por acidentes envolvendo automóveis e 23 atropelados.
Ontem, 124 pessoas aguardavam atendimento nos corredores do IJF, de acordo com o “Corredômetro”, levantamento diário realizado pelo Sindicato dos Médicos do Ceará e a Associação Médica Cearense (AMC), desde o dia 21 de abril.
“O aumento da violência, agressões físicas, feridos por armas de fogo e armas brancas, além dos motociclistas acidentados, tudo isso faz a demanda acumular. Na sexta à noite, começam a surgir as macas nos corredores e, quando chega o domingo, já está um caos”, revela uma profissional da unidade, que preferiu não se identificar.
A imagem registrada ontem, esclarece ela, não é rotineira, mas acontece ocasionalmente quando a situação já está insustentável. “Fazemos malabarismos para que isso não aconteça, mas nesse caso, não tinha mais como. O paciente estava muito mal e, na ausência da maca, tivemos que colocá-lo no chão”.
Ela afirma que o número de profissionais médicos é reduzido e que, não raramente, faltam medicamentos e materiais, básicos, como luvas. “Às vezes, são apenas quatro médicos para atender o dia inteiro e à noite”.
Por meio de nota, a Superintendência do IJF informou que a situação dos pacientes à espera nos corredores é decorrente do excesso de demanda, mas que diariamente são tomadas medidas internas com o intuito de amenizar o quadro, como a qualificação da linha de cuidado e otimização de leitos internos e de retaguarda. Para requalificar a rede e otimizar a assistência aos pacientes, o IJF informa que segue em andamento uma interlocução com a rede de assistência secundária ao trauma.
Apuração
Em relação às pessoas sendo atendidas no chão, a direção da unidade esclareceu, também por nota, que instaurou procedimento administrativo para apurar o fato, ocorrido na sala de reanimação. A direção destaca não ser essa a norma nem a prática do hospital, “que tem macas suficientes disponíveis aos pacientes”, o que confirmaria que o fato não ocorreu por falta dos equipamentos.
Ainda segundo a nota, a unidade está apurando as circunstâncias em que foram feitas as imagens para adotar as medidas cabíveis, mas já afirma que os pacientes mostrados foram acomodados em tempo adequado e assistidos conforme a especificidade de cada caso.
“A direção do IJF reitera, mais uma vez, que repudia toda e qualquer forma de tratamento inadequado nas dependências do hospital, como também rechaça, de forma veemente, a eventual manipulação de fatos que denigrem a imagem da instituição que tem relevantes serviços prestados à população”, completa a nota.
A Defensoria Pública do Estado do Ceará, por meio do Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas (NDHAC), instaurou, ontem, um procedimento preparatório para investigar a situação enfrentada pelas unidades de saúde de Fortaleza. Para tanto, já foram marcadas inspeções no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), na próxima quarta-feira e no IJF, na quinta-feira.
Diário do Nordeste

Ex-BBB Franciele deixa curvas à mostra em ensaio



1A ex-BBB Franciele Almeida voltou a exibir o corpão em forma em um ensaio para um editorial de moda. Com looks mais reveladores, com direito a barriguinha e parte dos seios à mostra, a ex-sister do BBB14posou para as lentes do fotógrafo Márcio Farias e contou com produção de Ronaldo Robim
A boa forma de Fran, namorada do ex-brother Diego Grossi (com quem forma o famoso casal FranGo), ainda chamou a atenção para o abdômen sarado, que ficou em destaque com um vestido coladinho. O segredo dela? Uma alimentação balanceada e esportes ao ar livre. A ex-sister ainda está com planos de lançar seu blog, que será voltado às tendências de moda, beleza e gastronomia.
Quem

População incendeia viatura após acidente com morte em Ibicuitinga

Divulgação
Divulgação

Dois homens morreram em consequência de um acidente ocorrido na tarde desta segunda-feira, 11, na rodovia estadual CE-265 que liga os municípios de Morada Nova e Ibicuitinga, na região do Vale do Jaguaribe. O acidente envolveu uma viatura da Polícia Civil. O veículo foi incendiado pela população.
O desastre aconteceu por volta das 16h30 e as informações ainda são poucas. No entanto, sabe-se que a viatura modelo Hilux pertencia à Delegacia de Polícia Civil da cidade de São João do Jaguaribe (213Km de Fortaleza) e era ocupada por, pelo menos, dois policiais.
Divulgação
Divulgação
Há informações de que a viatura de placas OIF-4317 estaria em perseguição a bandidos quando colidiu com uma motocicleta Fan preta que era ocupada por duas pessoas. Mas de acordo com a Polícia, a viatura de São João do Jaguaribe estava à serviço da Polícia Civil de Russas. Os policiais tinham levado alguns presos para realizarem exames na Perícia Forense de Quixadá (Pefoce) e, quando retornavam para Russas, se chocaram contra os dois homens. Um deles teve morte instantânea. O outro, em estado gravíssimo, foi socorrida para o Hospital de Morada Nova, mas morreu antes de dar entrada na unidade. De acordo com informações, o policial que dirigia a viatura ficou ferido.
Diante da situação, populares tentaram agredir os policiais. Eles, então, correram para o matagal e fugiram do lugar. Neste momento, o clima ainda é tenso no local e reforços policiais de Morada Nova e de outras cidades daquela região estão sendo mobilizados para resgatar os policiais que estariam ainda abrigados no matagal temendo serem linchados pela população.
*Cearaagora

Vítima Fatal: Carro fica destruído em capotamento no município de Quixadá



Um grave acidente de trânsito registrado durante o final de semana deixou um motorista morto no município de Quixadá. O acidente aconteceu por volta das 16 horas deste sábado, 09, à altura do Km 140 da CE-359, que liga a cidade de Quixadá a Ibaretama.

Segundo informações da polícia, o comerciante Glaudio Ilton Moreira Ferreira, 41 anos, perdeu o controle do automóvel Fiat Pálio de placas PMJ 4148, e colidiu contra uma árvore. O veículo chegou a capotar e ficou totalmente destruído. O acidente aconteceu próximo à entrada do distrito de São João dos Queiroz, ainda no município de Quixadá. Glaudio morreu no local.

Outro acidente registrado neste domingo, 10, em Banabuiú, também deixou uma pessoa em óbito. Desta vez a vítima foi o agricultor, Antônio Valber Gomes Pimenta, 42 anos. Segundo a polícia, o mesmo seguia em uma motocicleta Honda CG 150 de placa HWM 6007, perdeu o controle na entrada de Banabuiú vindo a óbito no local.