sábado, 11 de abril de 2015

HORA de PLANTAR > Presidente da Fetraece faz avaliação de programa governamental

Família-Maia-Agricultura-21-...


Representando aproximadamente 300 mil famílias de agricultores, o presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece), Luiz Carlos Lima, fez uma avaliação do programa “Hora de Plantar”, desenvolvido pelo Governo do Estado. Em nome da categoria, ele reconhece a importância do programa. Nos últimos quatro a cinco anos o “Hora de Plantar” recebeu melhorias, principalmente em relação ao período ideal para o início da distribuição das sementes. Antes, atendendo o cronograma baseado nas análises da Funceme, os grãos chegavam tarde ao campo. Agora, chegam ao agricultor no momento em que ele mais precisa.
Entretanto, na avaliação do líder classista, apesar do esforço do Governo do Estado, a quantidade de sementes distribuídas não é suficiente para atender a demanda de 1,3 milhões de trabalhadores rurais do Estado, conforme estimativas baseadas no cadastro da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Outro aspecto negativo está relacionado à variedade de grãos para plantio distribuídos. Áreas onde há outras potencialidades de culturas adversas as distribuídas não contam com o auxilio subsidiado pelo programa governamental.
Outro ponto negativo levantado por Luiz Carlos Lima está no cadastro na base de dados dos agricultores, está desatualizada desde 2008. Por esse motivo, nos últimos anos, tem sido grande o número de agricultores batendo à porta dos sindicatos a procura do benefício. Como não são cadastrados não têm direito às sementes, as quais, embora fornecidas à menor custo, são pagas. “Esta tem sido uma pauta recorrente da Federação junto ao Governo, a atualização do cadastro, bem como o investimento em Casas de Sementes”, ressalta.
Casas de Sementes
Agricultura & Sementes de MilhoA opção apontada pelo presidente da Fetraece para melhorar ainda mais o programa governamental administrado pela SDA, através de Ematerce, está no fortalecimento e multiplicação das Casas de Semente pelo Interior do Ceará. Para ele, com a implantação desses bancos de grãos o agricultor não terá mais a necessidade de recorrer ao Estado nos períodos de plantio. Outra vantagem está relacionada ao tipo de semente, crioula, produzida e utilizada em cada região. Com o auxílio técnico e a instalação das unidades de armazenamento, os avanços serão ainda maiores.
Veja a reportagem no Diário do Nordeste > Fetraece defende ampliação do “Hora de Plantar”

Chuva boa em Quixeramobim neste sábado, 11, e clima maravilhoso.:


Deputado Cabo Sabino pede isenção de IPI na compra de moto para mototaxistas



O deputado Federal Cabo Sabino (PR) apresentou na Câmara o Projeto de Lei n° 1087 de 2015, que dispõe sobre a isenção de impostos sobre produtos industrializados (IPI), na aquisição de motocicletas e motonetas para utilização na prestação de serviços de mototáxi, bem como na aquisição de instrumentos de segurança obrigatórios.

O parlamentar cearense justifica a apresentação do projeto, devido a grande parte desses profissionais trabalharem no transporte de pessoas mais simples com menor condição financeira, fazendo um trabalho de serviço público essencial. E com essa proposta estará incentivando a renovação da frota de motos dos mototaxistas, o que implicará em maior segurança no transporte de passageiro.

Em relação aos equipamentos listados no projeto que terão isenção de IPI, buscará trazer uma maior proteção aos mototaxistas e passageiros, facilitando a compra de materiais de proteção, tendo em conta que acidentes de motos são responsáveis por mais de 159.216 internações em todo o país e mais de 15000 mortes. O mototaxista ainda tem outro agravante, ele geralmente está carregando a vida de outra pessoa no momento de sua corrida, então é importante que estejam devidamente protegidos.

O deputado afirma que o projeto é um compromisso que havia assumido com a categoria na época de campanha, e ressalta a luta incansável para que o projeto seja aprovado na Câmara, entendendo que trará isonomia entre taxistas e mototaxistas, assim como questões importantes de segurança e saúde pública.

Fonte: jornalismo@cearanews7.com.br
Foto ilustrativa
Veja mais sobre: Ultimas noticias
Poderá também gostar de:

Chove em 31 municípios do Ceará neste sábado (11)


A previsão para o dia é de que, ainda sob instabilidade atmosférica, ocorram chuvas no centro e no norte do estado
No domingo (12), as chuvas ainda podem continuar no centro
 e no norte do estado, de acordo com a Funceme
De acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), choveu em 31 municípios do Estado do Ceará no período entre às 7h00 da sexta-feira (10) até às 7h00 deste sábado (11). A maior chuva registrada foi na cidade de Acaraú, com 42.4 mm.
A previsão do órgão para o sábado indica que as regiões cearenses devem continuar sobinstabilidade atmosférica, o que deve "deixar o céu com nebulosidade variável e com eventos de chuvas no centro e norte". No sul do Estado, a previsão é de que as precipitações ocorram de forma isolada.
Ainda segundo a Funceme, a nebulosidade vista no litoral e no sul do Estado está associada à proximidade da Zona de Convergência Intertropical.
Confira as 10 maiores chuvas por município, segundo dados divulgados às 09h05:
Acaraú (Posto: Acarau) : 42.4 mm
Acaraú (Posto: Lagoa Do Carneiro) : 40.1 mm
Icapuí (Posto: Icapui) : 40.0 mm
Pindoretama (Posto: Pindoretama) : 38.0 mm
São Gonçalo Do Amarante (Posto: Cagado) : 30.0 mm
Viçosa Do Ceará (Posto: Sitio Vambira) : 26.8 mm
Camocim (Posto: Camocim) : 26.0 mm
Icapuí (Posto: Peixe Gordo) : 26.0 mm
Pacatuba (Posto: Pacatuba) : 23.0 mm
Trairi (Posto: Trairi) : 22.0 mm
(Do DN Online)

PM captura suspeito de morte de adolescente e encontra mais um corpo em Senador Pompeu (CE) Senador Pompeu

Senador Pompeu - Assassinato de adolescente 10.04.15 (1) A

- Assassinato de adolescente 10.04.15 (1) APouco mais de 24 horas após a adolescente Regivânia Ferreira da Silva, de 17 anos, ter sido encontrada morta na Vila Pantanal a Polícia Militar de Senador Pompeu capturou um dos suspeitos da execução da jovem. Ele foi identificado como Clécio Moreira Gomes, 25 anos, vulgo “Keké”, natural de Fortaleza. Em poder dele os policiais apreenderam um revolver calibre 38, papelotes de cocaína, saquinhos plásticos e dinheiro proveniente da venda de drogas.
Senador Pompeu - Assassinato de adolescente II 10.04.15 A
Com a prisão do suspeito, o qual de acordo com o comandante da Companhia da Polícia Militar de Senador Pompeu, major Humberto de Sousa, confessou a autoria do crime como também confirmou que a arma utilizada na execução da adolescente foi o revólver apreendido, sua equipe também chegou a paradeiro de outra vítima.

Senador Pompeu - Assassinato de adolescente II 10.04.15 AO rapaz, também de 17 anos, identificado como Rafael Pinheiro Ripado, natural de Jaguaribe, foi encontrado num matagal, nas proximidades da Vila Pantanal, com uma faca encravada no pescoço, degolado, e vários tiros pelo corpo, já em estado de putrefação.

Ainda de acordo com o major PM Humberto de Sousa, ao ser preso na boca de fumo, no bairro Alto do Cruzeiro, Clécio Gomes também confessou a execução de Rafael Pinheiro (Foto). Todavia, ao ser apresentado na Delegacia Regional da Polícia Civil, em Senador Pompeu, negou a prática dos crimes. Conformou apenas que havia comprado a droga e o revólver em Fortaleza, a arma, na feira da Parangaba.

DN Sertão Central

Homem é morto a bala em Quixeramobim (CE)




Um home identificado como Pedro Vitor Vieira, 20 anos, foi executado a bala em Quixeramobim, no Ceará. Ele foi morto com disparos de arma de fogo na cabeça.



O motivo e autoria do crime são desconhecidos. O corpo foi levado para ao rabecão de Quixeramobim para ser necropsiado.

via WhatsApp