sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Horário de verão termina a meia-noite do próximo domingo


1

No próximo domingo, 22 de fevereiro, os brasileiros que vivem nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão alterar novamente os ponteiros dos seus relógios, atrasando-os em uma hora. O horário brasileiro deverão, iniciado em 19 de outubro de 2014, chega ao fim na virada do sábado para o domingo, à 0h do dia 22 de fevereiro, lembra o Ministério de Minas e Energia (MME).
Dados preliminares apontam que a redução estimada da demanda, no horário de ponta impactado pelo horário de verão (entre 18h e 21h), tenha sido de até 1.970 MW no subsistema Sudeste/Centro-Oeste, equivalente ao dobro da demanda de Brasília, e de 625 MW no subsistema Sul, correspondendo a uma redução total de cerca de 4,5%.
A previsão de ganhos com redução do consumo total de energia é de cerca de 195 MWmed no subsistema SE/CO, que equivale ao consumo mensal da cidade de Brasília, e 55 MWmed no subsistema Sul, equivalente ao consumo mensal de Florianópolis.
A redução total de 250 MW corresponde a um percentual estimado de 0,5%, nos dois subsistemas. Além disso, estima-se que tenha havido um ganho de armazenamento de energia nas hidrelétricas de cerca de 0,4% no sistema SE/CO e 1,1% no sistema Sul.
O principal objetivo do horário de verão é aproveitar melhor a luz solar durante o período do verão, além de estimular o uso mais consciente da energia elétrica.
Entre os meses de outubro e fevereiro, os dias têm maior duração nas regiões subtropicais, por causa da posição da Terra em relação ao Sol. Com o adiantamento de uma hora nos relógios, há uma redução na demanda máxima de energia elétrica durante o período de ponta de carga (período em que ocorre a maior demanda) do sistema elétrico brasileiro.
“É importante salientar também os ganhos expressivos na confiabilidade da operação do Sistema Elétrico Brasileiro, uma vez que a redução no carregamento dos Sistemas de Transmissão (Linhas de Transmissão e Transformadores) proporciona melhor controle de tensão, uma maior flexibilidade operativa para realização de manutenções, além da redução no corte de carga em situações de emergência do sistema”, afirma o MME.
Atualmente, o Horário Brasileiro de Verão é regulamentado pelo Decreto nº 8.112, de 30 de setembro de 2013, que revisou o Decreto nº 8.556, de 8 de setembro de 2008, e revogou o Decreto 7.826, de 15 de outubro de 2012 (que incluiu o estado do Tocantins e excluiu o estado da Bahia). As informações são do Portal Brasil.
(Redação – Agência IN)

Ana Paula Siebert posa em praia e recebe elogios: ‘Linda’


1

Ana Paula Siebert mostrou a sua cinturinha fina em uma foto postada na tarde desta sexta-feira, 20, em seu perfil no Instagram. A modelo usou um biquíni estampado para curtir o dia ensolarado em Santa Catarina.
“Bye bye Santa Catarina minha terra maravilhosa #paraiso”, escreveu na legenda da imagem, que recebeu vários elogios: “Linda”, “Arrasou”, “Linda e amada !!!! Isso faz bem pra alma e todos a dia volta”

Quixeramobim Amanhecer o dia assim, não tem preço. Obrigada meu Deus



A área urbana do município de Quixeramobim, localizado no sertão central do estado do Ceará, amanheceu a sexta-feira (20/02), molhada, para contracenar com o cenário de sequidão, que de há muito predomina na paisagem, outrora verde e encantadora desse bravo sertão. Noite passada Deus foi generoso e mandou para a alegria geral dos Quixeramobinenses e seus conterrâneos uma abençoada chuva. Das 22 h de ontem até as 07 h dessa sexta-feira, o pluviômetro de nossa Produtora registrou 47,5 milímetros de chuva. O acumulado de chuvas ocorridas em janeiro e fevereiro de 2015, em nosso pluviômetro, soma 103,5 milímetros; índice abaixo da média histórica que ultrapassa os 160 mm no mesmo período.    



A meteorologia informa que o tempo vai continuar nublado por toda a sexta-feira, podendo ocorrer leves trovadas no período. A noticia é alvissareira para os agricultores da região, que já estão de posse das sementes do programa hora de plantar do governo do estado, distribuídas pela Ematerce. Ainda de acordo com a Funceme, as chuvas que vem ocorrendo no estado, ainda não caracteriza o período normal de inverno, cabendo aos agricultores aguardarem um pouco mais para iniciarem o plantio da safra 2015, ou seja, devem esperar que a terra atinja índice desejável de umidade, necessário a germinação das sementes. Informações ainda não confirmadas dão conta de que, as chuvas estão banhando várias localidades (Vilas e Fazendas) do município de Quixeramobim e cidades vizinhas.