sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Açude Trussu está no seu pior nível nos últimos 11 anos


Medidores que estavam debaixo da água, agora podem ser vistos. Foto: Alex Santana/Iguatu.net
Medidores que estavam debaixo da água, agora podem ser vistos. Foto: Alex Santana/Iguatu.net
O açude Trussu possui atualmente apenas 44,60% da sua capacidade dados da última medição realizada pela Cogerh e o Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe.
O medidor da parede do açude demonstra que a cada mês a lâmina de água recua cerca de 36 centímetros, neste mês de janeiro foram mais de 5 milhões metros cúbicos de água reduzidos do açude.
E os efeitos desta diminuição do volume de água no açude Roberto Costa já são bem visíveis, ilhotas que estavam submersas começam a surgir, galhos de árvores também começam a aparecer e sinalizam uma preocupação para os navegantes que utilizam o local com seus barcos.
A nossa reportagem esteve no local com o representante do SAAE e do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe, Mauro Sampaio, onde afirmou que esta situação atual do açude Roberto Costa é a pior nos últimos 11 anos.
“É uma situação preocupante, para o simples cidadão que chegar aqui e observa este espelho de água acha que tudo está bem, mas não é assim, é perigosa e precisa de um acompanhamento constante, estamos no sinal amarelo. Só estivemos com um nível deste em meados de 2003 e 2004 antes da sangria que aconteceu este ano”, disse.
Para Mauro Sampaio o risco de um racionamento na cidade está afastado mas em 2016 será complicado caso não venham as chuvas, “ temos condições de abastecer a cidade em 2015, mesmo sem um inverno bom como está previsto, mas no prognóstico da COGERH em 2016 no dia 31 de janeiro poderemos estar apenas com 25% da capacidade hídrica, isto será terrível para todos nós, mas lembrando que isto poderá acontecer caso as chuvas não venham, então o racionamento será inevitável”, enfatizou.
“ Não podemos esperar que a água acabe para depois pensar em racionar, o momento agora é de economizar, cobrar dos amigos uma atenção maior, nos tempos de hoje é inadmissível que alguém lave as calçadas com água, ou esteja esbanjando o nosso líquido lavando carros nas ruas da cidade, é momento de reflexão”, finalizou.
Galhos de árvores que estavam debaixo d'água e ilhotas começam a aparecer. Foto: Alex Santana/Iguatu.net
Galhos de árvores que estavam debaixo d’água e ilhotas começam a aparecer. Foto: Alex Santana/Iguatu.net
Mombaça
Além de abastecer Iguatu e Acopiara o açude Trussu poderá beneficiar a população de Mombaça é o que a nossa reportagem identificou nesta semana onde em contato com o prefeito daquele município, Ecildo Filho, “ é uma das opções sim que temos mas nada está definido”, esta foi a resposta do gestor a uma pergunta sobre o pedido para a construção de uma adutora até o açude Roberto Costa.
Em contato com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos o diretor regional de Iguatu, Lauro Filho afirmou que não existe projeto pelo governo para que isto aconteça, pois na visão da entidade Mombaça possui mananciais mais próximos qrtagem:ue poderão abastecer a cidade.


Carro capota na CE-060 em Acopiara


Foto: Divugação
Foto: Divugação
O capotamento aconteceu no inicio da manhã desta sexta (06), no trecho da CE-060 que liga os municípios de Acopiara a Iguatu, nas proximidades do sitio Logradouro.
O veículo envolvido foi um Fiat Uno, de placas PFO-7029, capotou caindo em uma ribanceira da rodovia e ficou a poucos metros da água do açude.
No interior do carro estavam quatro pessoas que sofreram apenas ferimentos leves.
De acordo com informações da Policia Militar, o condutor Lindoval Pedroza teria perdido o controle e capotou em seguida.
Além de Lindoval, os passageiros foram identificados como sendo José Clébio Teixeira, Antônia Cosma de Oliveira Nobre e Antônio R. Rocha Olinda, todos residentes no município de Catarina.
As vítimas foram socorridas ao Hospital Julia Barreto pela equipe do SAMU.

Ceará já tem 27 casos de sarampo confirmados em 2015, segundo Sesa

Vacina contra sarampo está disponível nos postos de saúde de Petrolina (Foto: Larissa Paim/G1)
O Ceará já tem 27 casos de sarampo confirmados apenas em 2015, de acordo com boletim que será divulgado nesta sexta-feira (6) pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa).  Os casos foram registrados em 12 municípios, incluindo Fortaleza. Outros 51 casos são investigados, segundo a Secretaria. Desde que o surto de sarampo começou, em dezembro de 2013, já foram registrado 718 casos da doença em todo o Estado.

Em janeiro, representantes da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde se reuniram em Fortaleza para discutir a quantidade de casos de sarampo no Ceará. Segundo o Ministério da Saúde, o estado pode tirar das Américas o status de área livre do vírus do sarampo caso a doença não seja contida. “É um momento de concentrarmos esforços. Crianças de 6 meses até 5 anos devem estar devidamente vacinadas”, afirmou a coordenadora nacional de imunização do Ministério da Saúde, Carla Domingues. (Do G1 CE)

Cearense pode ter dois reajustes de água


Image-0-Artigo-1793227-1
Foto: Bruno |Gomes
Em meio à seca que assola o Estado, principalmente, os municípios do Interior cearense, e diante da necessidade de se buscar estratégias de promoção de um consumo racional e consciente dos recursos hídricos, a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce) está realizando estudos econométricos de novos preços das tarifas de água, sob vários cenários. Sobretaxas poderão vir a ser aplicadas, caso a situação de colapso se efetive e a população, notadamente da Capital, continue a desperdiçar água.

Solicitado pelo Conselho Diretor da Arce, conforme apurou o Diário do Nordeste, o estudo foi confirmado pelo assessor Econômico-Tarifário, da Agência Reguladora, o economista Mário Monteiro. "Preço também é um mecanismo de racionalização, assim como a própria supressão do consumo", declara Monteiro, explicando que os estudos ainda estão em fase preliminar. (Fonte: Diário do Nordeste)

Capotamento entre Milhã e Solonopole na BR 226


 por volta das 04h30min, fomos informados através de populares que compareceram à sede deste destacamento que um veículo havia capotado da rodovia, saindo da pista de rolamento, a poucos quilômetros da cadeia pública no sentido Milhã/Solonópole. A VTR 9042 se deslocou até o referido local para averiguar a veracidade dos fatos. Ao chegar notou-se que se tratava de um automóvel Fiat Punto de cor branca, placas OSN 2519 de Solonópole. O condutor não encontrava-se no local nem havia dado entrada no hospital até a confecção deste relatório.

RELATÓRIO DE OCORRÊNCIAS DO COPOM DO 9º BPM/CPI-SUL DO DIA 04/02/2015,(QUARTA-FEIRA),TURNO “B” DAS 19H00 ÀS 07H00

Quixadá: Tiroteio no bairro Renascer deixa jovem baleado por dois tiros


[Os policiais disseram, que a vítima se negou a passar detalhes, mas acredita que ele sabe quem foram os autores
Um jovem de 23 anos que ganhou liberdade condicional da justiça da Comarca de Quixadá, no Sertão Central cearense, foi baleado por dois homens na noite desta quinta-feira, 05, no bairro Renascer.
De acordo com uma equipe policial que atendeu a ocorrência, Handerson Monteiro da Costa, 23 anos, foi abordado por dois homens quando estava em um bar. A dupla sacou uma arma e atirou aproximadamente seis vezes, com o objetivo de ceifar a vida da vítima, conseguindo acertar dois tiros, nas nádegas e na perna direita.
O jovem foi socorrido por populares para a Unidade de Pronto Atendimento –UPA 24 horas, recebeu os primeiros atendimentos, e em seguida, foi transferido ao Hospital Maternidade Jesus Maria José.
Os policiais disseram, que a vítima se negou a passar detalhes, mas acredita que ele sabe quem foram os autores. “Ele saiu recentemente da cadeia e tudo indica que é acerto de contas”, disse um PM.
Serviços:
Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá

Rua Brasílio Pinto, 1445, Combate
Tel. (88) 3445-1047
9º Batalhão da Polícia Militar de QuixadáRua Tenente Cravo - Campo Velho
Telefone: (88) 3445-1042 / 190  O portal REVISTA CENTRAL r

Polícia prende jovem com drogas em Quixeramobim




A polícia registrou a prisão de um jovem com drogas na cidade de Quixeramobim. O caso ocorreu por volta das 23h00min desta quinta-feira, 05,no bairro Monteiro de Morais.

Segundo informações da polícia, uma viatura realizava patrulhamento de rotina nas ruas da cidade quando ao passar por um local conhecido como Loquinha do Amor, abordaram um indivíduo de 24 anos. Com o mesmo foi encontrado 05 (cinco) pinos de cocaína, pesando aproximadamente 05 (cinco) gramas e a quantia de R$ 50,00 (cinquenta reais).  Diante do fato o mesmo foi conduzido até a Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá, onde foi entregue à Autoridade Policial para adoção das medidas cabíveis.O site O SERTÃO É NOTÍCIA 

Dinheiro para poços profundos retido no Dnocs

Perfuração
Fonte: Waleska Santiago
A crise de escassez d'água é considerada cada vez mais grave e já atinge áreas urbanas e centenas de localidades rurais. Uma das alternativas apresentadas para enfrentar os efeitos da estiagem é a perfuração de poços profundos. Entretanto, a burocracia vem impedindo e atrasando esse tipo de ação. O Dnocs tem uma verba de R$ 4,2 milhões para perfurar 134 poços em 15 municípios, mas o órgão aguarda licenças ambientais e outorgas. Já a Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra) tem nada menos que 500 poços à espera de instalação.

O quadro tende a se agravar nos próximos meses e a burocracia das normas estaduais impõe paralisia das ações administrativas em socorro às famílias que necessitam de abastecimento de água. "Para perfurar um poço, as normas do governo do Ceará exigem autorização e outorga prévias, com localização georreferenciada e vazão", disse o coordenador estadual do Dnocs, José Falb Ferreira Gomes. "Isso é um absurdo, pois como posso dar essas informações se o poço não foi cavado".

Recentemente, o coordenador estadual acompanhou o diretor geral do Dnocs em audiência com o secretário de Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, que teria se manifestado contrário às exigências atuais e iria sugerir ao governador mudanças urgentes nas normas vigentes.

"O secretário verbalmente autorizou o Dnocs a perfurar os poços e só depois fazer a regularização, mas o diretor achou conveniente aguardar parecer da Controladoria Geral da União (CGU) e da Procuradoria Federal", revelou Falb.

Enquanto isso, o processo permanece paralisado e a população necessitando de abastecimento de água. "Acho que teremos uma boa solução, mas não temos uma data precisa para a assinatura da ordem de serviço e o início dos trabalhos", observou o coordenador estadual. "Só dependemos dessas licenças e outorgas e do parecer dos órgãos consultados".

O diretor geral de Infraestrutura do Dnocs, Glauco Mendes, disse que o órgão é sensível à crise hídrica que o Estado enfrenta e reafirmou que o atraso na liberação da verba depende das licenças exigidas pelo Estado. "Estamos preocupados com o risco de colapso, mas há condicionantes jurídicos que impedem as nossas ações". (Do Diário do Nordeste)

Bumbum abençoado”! Bárbara Evans usa fio dental na praia e chama atenção na web

1Bárbara Evans aproveitou a tarde de quinta-feira (5) para colocar o bronzeado em dia. Adoradora de redes sociais, a modelo não perdeu a oportunidade de divulgar um clique do momento no Instagram, o que, é claro, causou alvoroço.
“Ai ai”, escreveu ela, que posava no mar, logo após um mergulho. “Está com o bumbum abençoado mesmo”, comentou um dos fãs da modelo.
Quem

lta dos combustíveis: Diferença no preço da gasolina chega somente a três centavos nos postos de Quixeramobim


A
A alta dos preços dos combustíveis chegou assustando em todo o país, em Quixeramobim, mesmo com uma quantidade razoável de postos, a diferença é muita baixa de um estabelecimento pra outro.

Com o novo aumento os consumidores que abastecem nos postos de Quixeramobim não terão muita opção. A maior diferença encontrada por nossa reportagem foi de apenas R$ 0,03 centavos no litro de gasolina comum.

Quem quiser sair de casa em seu veículo poderá encontrar o preço da gasolina comum de R$ 3,39 até R$ 3,42 e a aditivada de R$ 3,43 a R$ 3,47. Sem nenhuma opção de concorrência os consumidores se dividem e procuram os que oferecem alguma promoção, no caso ou na forma de pagamento, ou até mesmo na distribuição de brindes.

Confira os preços da gasolina nos postos de Quixeramobim:



Posto Brasil

CE 060, km 205

Comum R$ 3,41

Aditivada R$ 3,45



Posto Nunes

CE 060, km 204

Comum R$ 3,39

Aditivada R$ 3,43



Posto Doth-Centro

Rua da Cruz

Comum R$ 3,42

Aditivada R$ 3,47



Posto Alvorada

CE 060, km 204

Comum R$ 3,41

Aditivada R$ 3,45



Posto Central

Av. Dr. Joaquim Fernandes

Comum R$ 3,39

Aditivada R$ 3,43



Posto Sertão Central

CE 060, km 204

Comum R$ 3,39

Aditivada R$ 3,43



Posto Doth-Juncão

CE 060, km 207

Comum R$ 3,42

Aditivada R$ 3,45