quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

AOS PÉS DA CRUZ: O MELHOR LUGAR PARA FICARMOS EM 2015




Há dias atrás, ouviu-se no meio evangélico uma afirmação que encarei como muito interessante: “no Reino de Deus, para subir, o melhor caminho é descer – aos pés da cruz”. Até lamento o fato de não lembrar o autor da frase, pois gostaria de lhe dar o devido crédito. Porém, mesmo no anonimato, nosso desconhecido frasista cunhou uma dessas verdades que a rotina, a competitividade profissional, o desenrolar sucessivo dos acontecimentos diários, nos fazem esquecer: a importância da cruz para os que se dizem cristãos. Tal colocação também me lembra a resposta de João, o batista, a alguns de seus discípulos e a um judeu, sobre o fato de Jesus também estar batizando (prerrogativa que os tais creditavam somente a João): “É necessário que ele cresça e que eu diminua”, respondeu, conforme João, capítulo 3, versículo 30. Ou seja: no conceito de Deus, na visão do Pai Celeste, só cresce quem diminui.

Este conceito, por sinal, Jesus deixou bem claro inúmeras vezes em que tratou de humildade, em contraposição à arrogância, elevando João – o mesmo que se diminuiu para que Ele crescesse – a um patamar moral e espiritual de dimensão quase inalcançável, conforme Mateus 11, versículo 11: “Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João Batista”, ao mesmo tempo em que, no mesmo versículo, arremata: “mas aquele que é o menor no Reino dos céus é maior do que ele”. Paradoxo? Inexplicabilidade? Incongruência? Tortuosidade mental? Claro que não. Na verdade, o que Jesus traduziu para atônitos circunstantes foi um dos mais sublimes enunciados da inteligência divina, pilar da concepção de Deus para a vivência e o testemunho do rebanho pertencente ao seu reino e que se estabelece na estranha equação: para ser grande é preciso ser pequeno.

E qual a melhor escola, qual o melhor ambiente, qual o melhor curso, qual a melhor condição para aprendermos sobre esse (muito estranho e impraticável para a grande maioria) extraordinário conceito: aos pés da cruz. Não para sofrermos as dores indescritíveis que Jesus padeceu; mas para entendermos o que significa, para Deus, ser grande no seu reino. Pois, se atentarmos, vivenciarmos, estudarmos, compartilharmos, nos aprofundarmos o que na cruz se passou, veremos de como Jesus se tornou pequeno (para o mundo de então e, ainda hoje, para empedernidos sabichões), porém enorme, maiúsculo, grandioso, imponente, monumental, gigantesco – majestoso para Deus. Para enxergarmos a real dimensão que Jesus alcançou na cruz (e até mesmo antes dela, nos diálogos com Pilatos), basta depurar sua resposta a Pedro, no Getsêmani, diante dos soldados do Sumo Sacerdote que vieram prendê-lo.

O episódio, narrado em Mateus 26, versículos 52 e 53, todos conhecem. Após recompor a orelha do soldado atacado por Pedro, Jesus volta-se para o discípulo, dizendo: “Mete no seu lugar a tua espada, porque todos os que lançarem mão da espada à espada morrerão. Ou pensas tu que eu não poderia, agora, orar a meu Pai e que ele não me daria mais de doze legiões de anjos?” Ora, uma legião era composta por seis mil soldados. Ao se referir a 12 legiões, Jesus enumerava 72 mil guerreiros celestiais, àquela altura um exército formidável diante do pequeno comando que Pilatos mantinha em Jerusalém. Por alguns instantes, Jesus mostrou todo o seu poder, enquanto – em humildade e estrita obediência a Deus – submetia-se às ordens de pouco mais de uma dúzia de soldados. Começara ali o caminho do Calvário. Local de sofrimento, de morte – porém sem vez, nem espaço, para a soberba e a arrogância.

Públio José – jornalista
(publiojose@gmail.com)

O melhor amigo do homem: conheça o cão fiel que dorme há mais de 9 anos ao lado do túmulo de seu falecido dono




Um pastor alemão chamado Capitán fugiu de casa após a morte de seu dono, Miguel Guzman, na Argentina em 2006. Uma semana mais tarde a família do homem foi até o local onde ele estava enterrado e se surpreendeu ao encontrar o cão sentado em cima do túmulo de seu dono.

O cão de luto raramente abandona o cemitério na cidade de Villa Carlos Paz, na Argentina. Ele havia sido comprado por Miguel como um presente para o filho de 13 anos, em 2005.

Miguel acabou morrendo repentinamente em março do ano seguinte. Momentos antes de sua família voltar do funeral, o cão já havia desaparecido.
Cão Capitán tem se recusado a deixar túmulo de seu dono há 9 anos, mesmo sendo levado de volta para casa dos familiares do morto por diversas vezes.

A viúva de Miguel, Veronica, disse ao jornal de Córdoba que a família chegou a procurar pelo cão, mas nunca mais o encontrou, chegando a pensar que ele tivesse sido morto.
Mas uma semana depois, ao irem ao cemitério em um domingo, ela e o filho Damian reconheceram o animal, que foi em direção à família latindo e chorando.

Ao voltar no cemitério no dia seguinte, o cachorro ainda estava lá, mas desta vez ele seguiu a família até a casa, passando um tempo com os familiares antes de voltar a noite para o túmulo novamente.
O diretor do cemitério, Hector Baccega, lembrou-se do dia em que viu o cão. Ele disse: “O animal veio aqui um dia apenas, e começou a passear pelo cemitério, até que finalmente encontrou o túmulo de seu dono. Durante o dia, às vezes ele caminha ao redor do cemitério, mas sempre corre para o túmulo. E todos os dias, às seis horas, ele está no topo da sepultura e fica ali a noite toda.”
De acordo com ele, os funcionários do cemitério cuidam e alimentam o cachorro.

O filho de Miguel, Damian, disse que tentou levar o cão de volta para casa diversas vezes, mas ele sempre volta para o túmulo.

Fonte: Ayoye

Tragédia no Pará: menina morre após ser devorada por cardume de piranha



Por estar com outras crianças no momento do acidente, a avó não conseguiu salvá-la
Uma menina de seis anos morreu depois ser devorada por um cardume de piranhas no rio Maicuru, em Monte Alegre, Pará. A canoa onde estava a menina, outras crianças e a avó teria virado, mas ela foi a única atacada. As informações são do Daily Mail.

Segundo a publicação, a menina estaria passando férias com os avós na cidade. Por estar com outras crianças no momento do acidente, a avó não conseguiu salvá-la. Quando a equipe de resgate chegou ao local do acidente, o corpo da menina estava com grande parte devorada.

“Eu tentei segurá-la, mas como estava rodeada por outras crianças, não consegui alcança-la e ela saiu da minha vista. Não consegui mais encontra-la depois que voltamos aos assentos”, contou a avó.

O corpo da menina já foi enviado à família para o enterro. A polícia investiga o caso, mas acredita que o terrível acidente não resulte em qualquer punição.

Fonte: http://noticias.terra.com.br
Foto ilustrativa google

Poderá também gostar de:

Água que brota de galho de árvore intriga população de Sussuanha no município de Guaraciaba


Um fato vem chamando a atenção de moradores da comunidade de Beco dos Lemos em Sussuanha na zona Rural de Guaraciaba do Norte.
Segundo relatos de moradores da comunidade, o "fenômeno" começou aparecer na última sexta feira, (30-01), quando um dos moradores próximo da árvore, viu o chão molhado. Ele achou estranho, pois estamos em um período de tempo seco, onde nos últimos dias de janeiro não choveu naquela localidade.
O morador olhou pra a parte de cima da árvore, um pé de cedro, foi ai que viu uma coisa branca, parecida com aquele gelo que fica na parte de baixo dos motores de geladeira e ar condicionado. Desde então não parou mais de pingar água do galho da árvore.
O galho fica a uma altura de mais ou menos 5 metros de altura, já o produto fica na ponta de um galho fino e não para de pingar umas gotas de água um pouco amareladas e geladas.
O fato vem chamando a atenção de moradores da região, onde são muitas as opiniões e cada um tem uma opinião e definição para o que está acontecendo. 
Alguns dizem ser um fungo, já outros acreditam ser coisas sobre naturais e acreditam que a água que brota do galho da árvore seria curativa e que já existe até uma bacia que fica aparando a água que cai, para ser passada em dores e enfermidades.
O que seria? Esta é a pergunta que não quer calar. 
Nós fomos convidados por alguns moradores para fazer esta matéria, colocar algumas fotos e quem sabe assim aparecer alguém que possa levar até aquela comunidade alguma explicação, pois estão todos cheios de interrogações.


Fonte e imagens: Diassis Lira




Choveu em 104 municípios cearenses nas últimas 24 horas


Foto Divulgação
Nas últimas 24 horas choveu em 104 municípios do Ceará. Segundo boletim divulgado pela a Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos), a maior precipitação aconteceu na cidade de Pires Ferreira, com 91.0 mm.

Outras grandes chuvas foram registradas nos municípios de Saboeiro, 80.0 mm, Ibiapina, 75.0 e Redenção, 71.6 mm. De acordo com o presidente do órgão, Eduardo Sávio, essas chuvas são provocados pelo fenômeno chamado Zona de Convergência Intertropical.

Confira as 10 maiores chuvas do Estado:


Pires Ferreira (Posto: Pires Ferreira) : 91.0 mm

Saboeiro (Posto: Saboeiro) : 80.0 mm
Ibiapina (Posto: Ibiapina) : 75.0 mm
Redenção (Posto: Açude Acarape Do Meio) : 71.6 mm
Graça (Posto: Graca) : 60.0 mm
Orós (Posto: Guassussê) : 58.0 mm
Santa Quitéria (Posto: Lizie) : 57.3 mm
Orós (Posto: Oros) : 56.0 mm
Orós (Posto: Palestina) : 52.0 mm
Reriutaba (Posto: Amanaiara) : 51.0 mm

Jumento é transportado em ônibus no interior do Ceará


O registro foi feito em Juazeiro do Norte - Ceará. (FOTO: Reprodução/ Site Miséria)
Quem anda pelas ruas costuma ver de tudo, publicidades, trânsito, pessoas, mas um jumento dentro de um ônibus? Sim, isso aconteceu na Avenida Leão Sampaio, via que une os municípios Juazeiro do Norte e Barbalha.A situação inusitada foi registrada por um morador e chamou atenção nas redes sociais. Os comentários destacaram o fato do ônibus ser de uso exclusivo para o transporte de trabalhadores.Uma frase na traseira do veículo torna o fato mais surpreendente: “A serviço do trabalhador”. A imagem não mostra o nome da empresa responsável pelo veículo.

Raio atinge subestação do SAAE/Iguatu no Açude Trussu


Raio atinge subestação do SAAE/IguatuDurante  a chuva que banhou o município de Iguatu na tarde desta quarta-feira,04, um raio atingiu a Subestação de energia do SAAE/Iguatu onde queimou equipamentos e parou o fornecimento de energia para o trabalho de captação de água da adutora do Trussu.
“ O sistema ficou parado pro cerca de cinco horas, o raio queimou várias peças do nosso quadro de energia que está na Subestação e levamos um eletricista para resolver tudo, o fornecimento foi restabelecido só as 23h”, disse Luís Filho, diretor técnico do SAAE.
Escute a entrevista na íntegra onde o representante do SAAE/Iguatu confirma a informação:
Iguatu  NET

Nordeste é região com o menor risco de faltar energia


O risco de déficit de energia manteve-se estável no Nordeste, em 1,2%
O risco de déficit de energia manteve-se estável no Nordeste, em 1,2%
O risco de déficit de energia nas regiões Sudeste e Centro-Oeste subiu de 4,9% em janeiro para 7,3% este mês. No Nordeste, oíndice manteve-se estável, em 1,2%. Os dados são do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), grupo técnico do governo que estuda o setor.
O CMSE também divulgou um percentual de risco de déficit considerando um cenário com despacho pleno de usinas térmicas. Nesse caso, o risco de faltar energia foi estimado em 6,1% para as regiões Sudeste e Centro-Oeste e de zero para o Nordeste. Nos dois casos, o índice supera a margem de 5% de risco, considerada tolerável pelo Conselho Nacional de Política Energética.
De acordo com o comitê, o Sistema Interligado Nacional tem condições estruturais para o abastecimento de energia no país, embora as principais bacias hidrográficas onde estão os reservatórios das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste tenham enfrentado uma situação climática desfavorável no período úmido do ano anterior.
O informativo apresentado pelo CMSE diz ainda que no mês de janeiro choveu abaixo da média histórica na maior parte do país, incluindo a totalidade das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, a maior parte da Região Norte e a maior parte do estado do Paraná. As afluências verificadas em janeiro foram de 38% da média histórica nas regiões Sudeste e Centro-Oeste e de 26% no Nordeste.
“Mesmo com o sistema em equilíbrio estrutural, ações conjunturais específicas podem ser necessárias, em função da distribuição espacial dos volumes armazenados”, diz a nota divulgada pelo comitê. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) deverá adotar as medidas adicionais com o objetivo de preservar os estoques nos principais reservatórios.
O grupo também ressalta que o período de chuvas deste ano ainda não está consolidado. “Com isso, a avaliação conjuntural do desempenho do sistema e de riscos de déficit associados deve ser feita de forma cuidadosa”, diz o CMSE, reforçando a necessidade de um monitoramento permanente.
O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico foi criado em 2004 com a função de acompanhar a continuidade e a segurança do suprimento de energia no país. Participam do grupo representantes de órgãos como o Ministério de Minas e Energia, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Operador Nacional do Sistema Elétrico, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
*DN

Polícia de Senador Pompeu frustra assalto a loja de eletrodomésticos


Polícia de Senador Pompeu frustra assalto a loja de eletrodomésticosUma ação criminosa foi impedida pela Polícia Militar de Senador Pompeu na madrugada de quarta-feira, 04. Dois criminosos foram avistados por policiais com equipamentos eletrônicos roubados de uma loja de móveis e eletrodomésticos localizada no Centro daquele município.
Ao notarem a presença dos policiais, os bandidos efetuaram disparos com armas de fogo. Durante o tiroteio, os criminosos abandonaram a maioria dos produtos roubados, e fugiram do local, um deles, um jovem de 17 anos, foi alvejado no ombro. Após o ocorrido, o adolescente foi socorrido no Hospital Municipal de Senador e transferido para o Hospital Regional Dr. Pontes Neto, em Quixeramobim.
Dentre os equipamentos roubados, um televisor, um notebook e um tablet foram recuperados pela Polícia. Um cartucho, um revólver municiado com duas cápsulas, uma mochila e dois bonés também foram apreendidos pela equipe.
Diário Sertão Central

Colisão frontal deixa Fiat destruído, caminhão capotado e condutor ferido em Quixeramobim


Um acidente de trânsito registrado na tarde desta quinta-feira, 05, por pouco não terminou em tragédia no município de Quixeramobim.

Segundo informações da polícia, o caso ocorreu por volta das 15h00min quando um Automóvel Fiat de placas QHB 3018, com inscrição de Chapecó-SC, e um caminhão de placas HTX 5518, com inscrição de Iguatu, colidiram frontalmente na Localidade de cupim, aproximadamente 05 km da sede do município. Segundo populares o veículo Fiat, pertencente a uma empresa que presta serviço a Coelce, seguia sentido Senador Pompeu a Quixeramobim, e o caminhão em sentido contrário.

O Corpo de Bombeiros de Quixeramobim chegou a ser acionado para o local devido a informação de que teria vitimas presas as ferragens. Segundo o Major Naum Mauricio, quando os mesmos chegaram ao local, à vítima, o condutor do Fiat, já tinha sido socorrida por populares para o Hospital Regional de Quixeramobim com grave ferimento em um dos braços. O motorista do caminhão e o passageiro do Fiat, não ficaram feridos.
                                                            FOTOS   O site O SERTÃO É NOTÍCIA 

Homem mais velho do mundo comemora seu 112° aniversário



1O japonês Sakari Momoi, o homem mais velho do mundo de acordo com o Livro dos Recordes, celebrou nesta quinta-feira (5) seu 112° aniversário rodeado por sua família na residência em que vive.
Durante as celebrações, Momoi correspondeu à família com um sorriso, segundo declarou seu terceiro filho Hiroo, de 66 anos, à agência japonesa “Kyodo”.
Momoi, reconhecido como o homem mais velho do planeta pela publicação desde agosto do ano passado, nasceu em 5 de fevereiro de 1903 na cidade de Minamisoma, na Prefeitura de Fukushima (centro do Japão).
O idoso reconhece que sempre levou uma vida tranquila na qual trabalhou como professor de química agrícola, exerceu papel de diretor em centros educativos das Prefeituras de Fukushima e Saitama, e se dedicou à leitura, especialmente de poesia chinesa.
Segundo sua família, Momoi come bem e participa de atividades como lançar uma bola e a prática da caligrafia.
Durante a celebração de seu aniversário, seus parentes expressaram o desejo que possa seguir tendo uma vida tranquila e em paz como até agora.
O japonês se tornou o homem mais velho do mundo após a morte, em junho do ano passado, do polonês que vivia em Nova York Alexander Imich, que era um dia mais velho.
A também japonesa Misao Okawa é atualmente a pessoa mais velha do mundo reconhecida pelo Guinness Book.
Okawa completará 117 anos no próximo dia 5 de março.
G1