sábado, 10 de janeiro de 2015

Polícia Civil de Quixadá captura fugitivo de Cadeia na zona rural do município


A Polícia Civil de Quixadá capturou um fugitivo da cadeia do município de Capistrano. Identificado como Antônio Cláudio Cavalcante, popularmente conhecido como “Broca”, o mesmo cumpre pena pelo crime de prática de homicídio na região de Maciço de Baturité. Broca já havia fugido duas vezes da prisão e estava escondido em Quixadá.

Através de denúncias anônimas, a Polícia conseguiu capturá-lo. Ainda na ação, o pai do criminoso, que estava o escondendo, também foi detido. Com ele foram encontradas duas espingardas e um revólver calibre 38. Conforme averiguou a Polícia, as armas mantidas na residência eram para proteção de ambos.

A comunidade onde pai e filho se esconderam, em Juá, zona rural de Quixadá, temia pela presença de Broca, que é procurado pelo assassinato de um traficante em Capistrano.

Encontro de profetas traz previsões sobre chuva para o Ceará


A apresentação dos profetas da chuva acerca da quadra invernosa no Ceará é aguardada com expectativa no Interior do Estado. Além de agricultores, autoridades, pesquisadores, estudiosos e estudantes, dezenas de curiosos deverão se concentrar, na manhã deste sábado (10), no Parque de Exposições da Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos do Ceará (Acocece), na estrada do Açude Cedro, em Quixadá, para conhecerem os prognósticos do XIX Encontro dos Profetas da Chuva. O evento, aberto ao público, tem início previsto para as 8 horas.
De acordo com um dos idealizadores e organizadores do Encontro, João Soares, profissionais da imprensa, da radiodifusão e de várias emissoras de televisão também estarão presentes para conhecerem as previsões extraídas da ciência popular.
Prestígio
Várias autoridades públicas e políticas também confirmaram suas presenças, dentre elas o novo secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Dedé Teixeira; seu antecessor, Nelson Martins; e o novo secretário estadual de Pesca, Aquicultura e Agricultura Irrigada, Osmar Baquit. Eles terão contato direto com os protagonistas, como Antonio Lima, Lurdinha Leite e seu irmão, Chico Leite.
Alguns desses profetas já adiantaram suas previsões. Um deles foi Ribamar Lima. Baseado na observação dos pássaros, insetos e principalmente dos astros, ele não vê com otimismo o período invernoso do Ceará. Acompanhando o movimento da primeira lua cheia de janeiro, constatou que a barra áurea não apareceu. O mesmo ocorreu na barra da lua do Natal e do Ano Novo.
Esses são indícios de que a chuva será escassa para repor a carga dos açudes e também para garantir pasto para os animais. O mau prenúncio também havia sido apontado pela maioria no Encontro do ano passado.
Para conhecer como os profetas e profetisas fazem suas análises é melhor participar do Encontro, explica o engenheiro químico Helder Cortez, outro idealizador do evento. Todavia, Cortez ressalta não ser conveniente fazer comparações entre as previsões da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e as apresentadas em Quixadá.
Meteorologia
"Enquanto as observações de nossos profetas estão centradas na cultura popular, associadas a rezas, crenças e esperança, o nosso órgão oficial meteorológico se concentra na ciência profissional, focado principalmente na recarga hídrica do nosso Estado", ressalta.
Mais informações
XIX Encontro de Profetas da Chuva
Parque de Exposições da Acocece, Estrada do Cedro - Quixadá
Alex Pimentel
Colaborador/Diário do Nordeste

Cidades do Interior do Ceará enfrentam realidades diferentes


1No Centro do Estado, as duas maiores cidades, Quixadá e Quixeramobim, enfrentam realidades diferentes em relação à iluminação pública. Enquanto Quixeramobim já definiu e aprovou o reajuste da taxa de iluminação pública para manter o serviço no Município, Quixadá ainda aguarda a transferência oficial da Companhia Energética do Ceará (Coelce). Mesmo assim os consumidores começaram a reclamar de reajuste na cobrança da taxa de iluminação pública.
Conforme o prefeito de Quixadá, João Hudson Bezerra, o serviço será assumido pela administração municipal quando a Coelce resolver todas as pendências relativas à iluminação de áreas públicas ainda de sua responsabilidade quando os problemas surgiram. A negociação está sendo feita e deverá ser firmada o mais breve possível. Essa também é a expectativa quanto à normalização da iluminação das avenidas e praças, já de responsabilidade da Prefeitura. Tão logo a licitação para a contração de empresa para prestar o serviço for realizada, todas as lâmpadas queimadas serão substituídas.
Em Quixeramobim, o processo de transferência está mais avançado, explicou o consultor Felipe Rodrigues, especialista na área contratado pela prefeitura. Restam apenas algumas formalidades para a conclusão do documento de transferência do contrato de fornecimento de energia elétrica. O Município se preparou e praticamente não enfrenta nenhum problema. Resta apenas a Coelce dar manutenção em 300 pontos onde foram encontrados defeitos.
Quanto aos municípios menores, como Senador Pompeu, estão formando consórcios com vizinhos, como Solonópole, Milhã e Deputado Irapuan Pinheiro. Foi a forma encontrada para reduzirem custos e assegurarem o serviço aos consumidores dessas cidades, acrescentou Felipe Rodrigues. Ele também é o consultor da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) na transição da administração da iluminação pública da distribuidora de energia elétrica para as prefeituras.
Diário do Nordeste

Romário posa com nova namorada de 19 anos em Aruba


1Romário começou bem 2015. Nada a ver com sua vida política ou direcionamentos profissionais. É que ele pegou a família, sua nova namorada – uma loira de 19 anos, olhos azuis e que responde pelo nome de Dixie Pratt – e foi para Aruba.
Nesta sexta-feira, 9, o Baixinho postou foto abraçadinho com ela durante um banho de mar. Mas o ex-jogador também está por lá com os filhos curtindo férias.
Dixie Pratt é cantora, americana, mas mora no Brasil há um tempo. Mais precisamente em Niterói, no Rio de Janeiro. Os dois se conhecem já há um tempo e passaram o Natal juntos. Romário está solteiro desde 2012, quando terminou o casamento com Isabella Bitencourt.
Ego

Pré-estação chuvosa traz prejuízo para setor agropecuário do Centro-Sul


1A pré-estação chuvosa mal começou no Ceará e já traz prejuízos para o setor agropecuário. As chuvas ainda estão reduzidas, mas em alguns casos ventos fortes e quedas de raios têm provocados prejuízos na região Centro-Sul do Estado.
Na madrugada desta quarta-feira, dia 7, um raio matou dez vacas leiteiras, que estavam em um curral, na localidade de Gama, no Perímetro Irrigado Icó-Lima Campos.
Nove vacas pertenciam ao criador André Bonfim Barbosa, mais conhecido por André Leiteiro. A outra vaca era de um vizinho. A chuva veio forte com trovões e relâmpagos, assustando os moradores da localidade. Quando o produtor rural se levantou para fazer a ordenha percebeu que os animais estavam caídos e mortos. “Fiquei desolado, triste e o prejuízo foi enorme”, contou.
Duas garças também morreram e uma árvore foi derrubada com a queda do raio.
A Funceme registrou chuva de 15 milímetros na cidade na madrugada desta quarta-feira.
RAIOS
Neste ano, o Ceará registra 3.117 raios em todo o Estado. O maior número de descargas elétricas se deu em Tauá, na Região dos Inhamuns, com 297, seguida por Independência, onde ocorreram 139 raios e Santa Quitéria, com 118.
Ventania
Na tarde do último dia 30, uma forte ventania destruiu 285 hectares de banana em Iguatu, causando prejuízo de R$ 7 milhões a 120 produtores rurais. O cálculo de perda tem por base a estimativa de produção de 25 toneladas por hectare/ano. Seriam colhidas mais de sete mil toneladas. O quilo da fruta é vendido por um real.
Diário do Nordeste

Corpo de italiana morta em Jericoacoara deve ser enviado à Itália na terça-feira


O corpo da italiana Gaia Molinari, 29, encontrada estrangulada na praia de Jericoacoara, pode ser transferido para o país de origem na próxima terça- feira, 13, segundo a previsão do vice-cônsul da Itália em Fortaleza, Roberto Misici. Atrasos podem ocorrer somente no caso de alguma entrave da Polícia, referente à investigação.

“O traslado está programado pra terça-feira, 13, a data em que preparamos a documentação e o passaporte portuário. Algum fenômeno que impeça a liberação do corpo para os familiares pode acontecer”, detalha Misici. A decisão sobre o embalsamento do corpo da turista foi divulgada no último dia 29, quando a família descartou a opção de cremá-la.

O corpo da italiana foi encontrado por um casal que passava por uma trilha na localidade de Serrote, considerada uma Área de Preservação Ambiental (APA), que é rota de acesso para a Pedra furada, principal ponto turístico de Jericoacoara. Segundo informações do perfil de Gaia Molinari no Facebook, ela residia em Paris, mas era natural de Piacentina, na região Norte da Itália. (Do O POVO)

Homem é alvejado à bala em Quixeramobim




A polícia registrou uma lesão corporal à bala na noite desta sexta-feira, 09, na cidade de Quixeramobim. O crime ocorreu por volta das 18h50min, na Rua Maria do Carmo de Souza, no bairro Jaime Lopes.

Segundo informações da polícia, a ligação para o Copom dava conta de que o Senhor de idade não identificada tinha sido alvejado à bala. Policiais foram até o local e comprovaram a veracidade dos fatos.Que dois indivíduos em uma motocicleta não identificada pararam em frente à residência da vítima, que se encontrava na calçada, e efetuaram seis disparos, sendo que a vítima foi alvejada por três nas costas e um no pescoço. Populares disseram que o alvo seria o filho da vítima que fugiu do local. A vitima foi socorrida até o Hospital Regional de Quixeramobim e  en seguida 
par Frotaleza...  A polícia não soube informar o motivo do crime. A dupla se evadiu tomando rumo ignorado.