domingo, 2 de novembro de 2014

Homem é morto a tiros dentro de buraco de obra que ele cavava em Orós, no Ceará



Policiais Militares deslocaram-se até o distrito Vila Palestina, Zona Rural de Orós ao receberem a informação de que ali havia acontecido um homicídio em um ginásio que está sendo construído.

Ao chegarem ao local, os agentes encontraram o corpo de Derivan Soares da Silva, agricultor de 35 anos. Segundo informações, ele cavava um buraco que daria sustentação à obra quando foi surpreendido por cerca de nove disparos que atingiram a cabeça, em maior parte, e as mãos.

Ao lado do corpo, dentro do buraco, os policiais encontraram várias cápsulas de pistola calibre 380. Segundo a Polícia local, por receio de represálias, a população prefere não dar informações sobre o caso, dificultando o trabalho de investigação.

Nos primeiros levantamentos, dois homens teriam sido vistos e fugido do local em uma moto. Denúncias apontam que Derivan, a vítima, era suspeito de traficar drogas naquela região.

Miséria

Homem mata esposa e outras quatro pessoas em uma comunidade rural no interior do Piauí


Homem mata esposa e outras quatro pessoas em uma comunidade rural no interior do Piauí
Homem mata esposa e outras quatro pessoas em uma comunidade rural no interior do Piauí
No final da última semana uma verdadeira chacina chocou toda população de uma comunidade rural chamada palmeira de cima que fica localizada a 42 km do município de São Miguel do Tapuio no Piauí (219 km de Teresina). Um homem identificado como Cléwilson Vieira Matias matou a esposa e outras quatro pessoas a tiros por causa de um abaixo assinado que reivindicava sua saída da comunidade onde morava. De acordo com informações, o assassino já com uma arma em punho comunicou à esposa identificada como Maria Moreira de 35 anos que iria matar algumas pessoas por causa do tal abaixo assinado. Ela então implorou para que ele não fizesse nada e com isso acabou sendo a primeira vitima. Em seguida o autor visivelmente  desiquilibrado foi até à casa do líder comunitário Juvêncio  de 65 anos que teria  liderado o abaixo assinado e o matou junto com seu neto Sidney de 18 anos com vários disparos. Ao sair da casa de Juvêncio foi até um comércio e matou o proprietário do estabelecimento identificado apenas como Cláudio de 45 anos, e por fim, matou um professor identificado também apenas como Roberto de 50 anos dentro de uma escola.  Ainda Segundo informações de moradores e da polícia, o assassino é traficante, assaltante e usuário de drogas, e durante o massacre estava sob efeito de entorpecentes. Testemunhas disserem ainda que ele estava transtornado e saiu atirando em quem ele encontrava pelo caminho. Outras três pessoas também ficaram feridas. Equipes da Polícia Militar e da Policia Civil estiveram no local realizando buscar para tentar prender o acusado que até o fechamento desta matéria ainda não havia sido encontrado. Diante de toda essa matança, toda população está assustada e com muito medo do assassino que continua a solta. O comércio local fechou assim que moradores souberam dos crimes. Com medo as pessoas se trancaram em suas casas e estão evitando sair nas ruas até que o autor seja capturado.  – “Eu não sei que dia irei abrir meu bar novamente, estou com muito medo”!  Disse o proprietário de um bar. A polícia agora pede a colaboração de todos para que fiquem atentos e denuncie caso tenha alguma informação sobre o paradeiro do assassino. As características repassadas são de um homem alto, forte e de rosto arredondando e que possui uma tatuagem em um dos braços, parecida com um dragão. Ele fugiu em uma moto CB-300 de cor verde.
                                                                                                                                                                           Repórter Cidades / Plantão PolicialNaftali Gomes

Governador é petista; o seu governo não o será



O PT não vai controlar o Governo de Camilo Santana. Sua influência política, se tiver, será deveras tímida. O cerne da nova gestão sairá da base política fincada pelo governador Cid Gomes (PROS), embora ele fique fora do Brasil, durante todo o ano de 2015.

Os petistas crescerão muito pouco em representação no primeiro escalão do futuro Governo, e nada indica virem a ser uma fonte para as políticas públicas da gestão a se instalar. Camilo fará uma administração nova, como tem enfatizado, mas não tão diferente desta inaugurada em 2007.

A alguns petistas, inclusive coadjuvantes da campanha recém-finda, convencidos estão da realidade que se lhes apresenta. Camilo é pessoa de diálogo, dizem alguns, ouve a todos, fala pouco, mas tem suas razões de não ser o petista que gostariam que ele fosse. Camilo poderia ter sido vice-governador do Estado, no lugar de Domingos Filho, em 2010, e não o foi por falta de apoio do seu partido. Poderia ter sido o candidato a prefeito de Fortaleza e não o foi pela intransigência de parte do PT, cuja aversão ao seu nome era explícita e inclusive pública.

Ele, como o atual prefeito de Sobral, Clodoveu Arruda, também amigo de Cid, não teriam deixado o PT, como fizeram outros, inclusive o vereador Salmito Filho e o próprio pai de Camilo, Eudoro Santana, atendendo a ponderações do governador, sob a alegação de precisar de amigos naquela sigla.

Leia mais...

GUASSUSSÊ, PALESTINA E SANTARÉM RECEBERÃO INSTALAÇÃO DE TORRES COM SERVIÇOS DE TELEFONIA MOVEL E INTERNET 3G


O Governo do Estado começou a levar serviço de telefonia e internet 3G a vilas e distritos rurais do Ceará. O projeto prevê a implantação de infraestrutura de telefonia móvel em localidades cearenses selecionadas previamente pelo Governo por não terem sido ainda atendidas ou que registraram baixa área de atendimento de telefonia móvel. O programa é coordenado pela Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra) e a operadora habilitada para o fornecimento da rede é a Vivo. A empresa apresentou o projeto que melhor se encaixou quanto aos aspectos técnicos e operacionais. A Seinfra vai acompanhar todo o processo, mediante vistoria técnica, análise do valor do investimento, das especificações técnicas e da compatibilidade dos equipamentos instalados.

A Secretaria da Fazenda (Sefaz) cuidou do atendimento às condições tributárias da operação. O Governo do Estado, mediante o decreto 31.499, de 24 de março de 2014, regulamentou a lei que dispõe sobre a concessão de incentivo fiscal às empresas prestadoras de serviços de telefonia móvel que destinarem recursos em investimento de infraestrutura para o setor em localidades onde o serviço ainda não chegou. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado em março deste ano.

Em Orós três distritos receberão o serviço de telefonia, Guassussê, Palestina e Santarém.

Nessas regiões estão sendo instalados equipamentos compatíveis com a tecnologia 3G – padrão UMTS, semelhante ou superior. O padrão UMTS – da sigla em inglês Universal Mobile Telecommunication System – é a terceira geração dos celulares, oferecendo maior qualidade na telefonia, tarifação adequada, serviços personalizados, facilidade na implementação de novos serviços nessa área e alta capacidade, dentre outras. Para o secretário da Infraestrutura, Adail Fontenele, a iniciativa é de extrema importância, “principalmente por atender pequenas localidades que ainda não possuem serviços de telefonia eficientes.”

De acordo com Marcelo Tanner, diretor regional Nordeste da Vivo, cerca de 15% da população brasileira não possui acesso à telefonia móvel. “São pessoas que vivem fora da sede de municípios e esse projeto vai melhorar a qualidade de vida daqueles que estão ilhados do mundo virtual”. Ainda de acordo com Marcelo, quando uma determinada localidade é inserida no contexto tecnológico e de internet, há um crescimento não apenas social, mas principalmente financeiro. “O comércio tem a possibilidade de fazer vendas com cartão de crédito, a prazo, e isso ocasiona em um impacto positivo na renda da população, gerando, inclusive, mais empregos”, finaliza.

Veja aqui os distritos que serão atendidos pelo programa:http://imagens.seplag.ce.gov.br/PDF/20140328/do20140328p01.pdf


Fonte: Iguatu.Net

PRESOS DE PEDRA BRANCA TRANSFERIDOS APÓS REBELIÃO

Foto:Vando Carlos

Na noite desta sexta-feira (31/10) foi realizada a transferência de 05 (cinco) presos da cadeia pública de Pedra Branca, o destino foi a Presídio do Cariri, que fica em Juazeiro do Norte.A operação foi realizada 02 (dois) dias após a tentativa de fuga que resultou em uma rebelião na madrugada do dia 29, onde os mesmo foram identificado como sendo os cabeças do motim, sendo eles: Davidson Alves Lima, Francisco Vagner Pereira Chaves, José Erisvaldo Gonçalves do Nascimento, Francisco de Assis Cunha Bezerra, todos de Boa viagem e Sergio João do Nascimento, este natural do estado da Bahia.Dez homens da policia militar participaram da operação, utilizando duas viaturas.

Portal de Notícia Ce com informações  de Adriel Ferreira.    

FTA PRENDE ASSALTANTE APÓS PRÁTICA DE ASSALTO



A F.T.A foi acionada por volta das 23:00 hrs desse sábado,01, para uma ocorrência de assalto de um celular nas proximidades da UPA Tauá.Após identificar a vítima de iniciais B.M.B de 15 anos de idade que relatou que o elemento estava em uma Bros preta de placa NUZ, blusa listrada e capacete vermelho, de imediato foram feitas  diligências no bairro Aldeota e foi avistado o elemento em um bar próximo ao clube escondidinho.Imediatamente foi feita a abordagem e encontrado o produto do roubo.O acusado  estava desarmado.


Trata-se do elemento de nome EDIVAM FERREIRA ARRUDA nascido aos 27/06/76,Natural de Tauá e Reside nos correios, distrito de Cruzeta, Pedra Branca. Com o mesmo estava uma moto Bros preta de placa NUZ 7991,inscrição de Pedra Branca. Ele foi conduzido para Delegacia regional de Tauá onde lá a vitima reconheceu o suspeito e foi lavrado o flagrante por assalto.

Foto e informações:FTA Tauá.

TENTATIVA DE HOMICIDIO EM INDEPENDÊNCIA

nesse domingo,02, por volta das 00h40min, na Santa Rita, Bairro Cohab, Independênci­, foi vítima de tentativa de homicídio o menor: ALDEMI OLIVEIRA SILVA, solteiro, desocupado, residente no Mutirão, Bairro Cohab, Independência­.Ele foi atingido com 01 disparo de arma de fogo à altura do peito esquerdo, sendo socorrido por populares para o hospital local e devido a gravidade do ferimento fora transferido para o Hospital da cidade de Crateús­. Que a composição da CP 7221,fez  diligências até o local com o intuito de identificar e prender o autor do fato porem até o presente momento sem êxito.A vítima já responde por diversos crimes,incluindo homicídio e tráfico de drogas.

Informação:7º BPM

Sobra mulher no Nordeste, aponta levantamento do IBGE



Está faltando homem no Nordeste brasileiro. É o que aponta a publicação Estatísticas de Gênero 2014 - Uma análise dos resultados do Censo Demográfico 2010, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (31). Entretanto, os estados do Rio de Janeiro, no Sudeste, e Distrito Federal, no Centro-Oeste, lideram a lista de localidades onde está sobrando mulher. Pernambuco é o terceiro da fila e é seguido pelos nordestinos Paraíba e Alagoas.

São Paulo, Rio Grande do Sul, Ceará e Rio Grande do Norte completam o ranking dos dez estados brasileiros que estão com a proporção de homens e mulheres abaixo da média do País, que é de 96 meninas para cada 100 rapazes. No Rio de Janeiro, por exemplo, há 91,2 homens para cada 100 mulheres, no Distrito Federal a relação é um pouco maior: 91,6 homens para cada 100 mulheres. Já em Pernambuco, são 92,7 homens para as mesmas 100 mulheres. Por outro lado, na região Norte toda e no Mato Grosso, eles são a maior parte da população e os garotos estão "sobrando". 

Se os rapazes se animaram com o grande número de meninas em determinados estados, o IBGE alerta que, quando há maioria de mulheres, geralmente a população também é mais velha. Já no caso das meninas solteiras que já estão pensando em viajar para os estados onde os homens estão "sobrando", o Mato Grosso é o local onde há 104,3 pessoas do sexo masculino para cada 100 do sexo oposto.




Do NE10

ONU: mudança climática ameaça segurança sanitária mundial



A propagação, nos últimos anos, de doenças infeciosas como a malária, a chikungunya e mesmo o ebola são exemplos de como a mudança climática ameaça a segurança sanitária mundial, diz a Organização das Nações Unidas (ONU). "A mudança climática afeta as temperaturas e as condições climáticas das regiões. Na África, por exemplo, os mosquitos podem se propagar de uma região para outra com mais facilidade que antes, tal como na América Latina”, disse o diretor executivo do Conselho de Administração do Programa da ONU para o Meio Ambiente, Achim Steiner. 

Ele acrescentou que em muitas partes do mundo se verá a volta ou a chegada de doenças que simplesmente não tinham sido notificadas antes, devido às altas temperaturas. Steiner destacou que esse fato afetará a infraestrutura sanitária e o sistema de saúde e, em última instância, a saúde e o bem-estar de cada uma das populações do planeta.

Segundo o diretor, outro efeito da mudança climática na saúde é a contaminação, uma vez que a emissão de dióxido de carbono e outros produtos causa agora a morte prematura de aproximadamente 7 milhões de pessoas no mundo a cada ano. "Esse registro é maior do que o número de mortes prematuras por HIV/aids e a malária", comentou Steiner, que defende a implementação de políticas ambientais.

Para ele, grandes economias como o Brasil tomaram medidas significativas para resolver as principais fontes de emissão de gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono. "O Brasil tem ajudado muito a reduzir o desmatamento, que é, talvez, um dos passos mais importantes", disse, citando também a Nicarágua pela "incorporação de tecnologias de energias renováveis para gerar eletricidade."

Da Agência Brasil

BENEFÍCIOS: Segurado do INSS tem até 31 de dezembro para renovar sua senha nos bancos



O INSS alerta os segurados que ainda não fizeram a renovação de sua senha/fé de vida que o prazo vence no dia 31 de dezembro de 2014.  A renovação da senha deve ser feita no banco onde o segurado recebe o benefício. Dos 31,1 milhões de beneficiários do INSS, mais de 29 milhões já estão em dia com o INSS. Ainda não compareceram nas instituições financeiras 1,4 milhões de beneficiários.

A substituição da senha é obrigatória para todos os beneficiários do INSS que recebem seus pagamentos por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. O INSS lembra que não é necessário procurar uma Agência da Previdência Social. A renovação é realizada diretamente no banco onde o segurado recebe o benefício, mediante a apresentação de um documento de identificação com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação entre outros).

Algumas instituições financeiras que possuem sistemas de biometria estão utilizando essa tecnologia para realizar a comprovação de vida e renovação de senha nos terminais de autoatendimento. O segurado que não renovar a senha no tempo previsto poderá ter seu benefício suspenso.

Os beneficiários que não puderem comparecer nas agências bancárias por motivos de doença ou dificuldades de locomoção, podem realizar a renovação de senha por meio de um procurador devidamente cadastrado no INSS.

Os segurados que residem no exterior também podem renovar a senha por meio de um procurador cadastrado no INSS ou por meio de documento de prova de vida emitido por consulado.

Os bancos estão comunicando os beneficiários sobre a renovação da senha por meio de mensagens informativas, disponibilizadas nos seus caixas eletrônicos e sites na internet. (Ascom/INSS).

Esclarecimentos sobre a renovação de senha do INSS:

1) O que significa a renovação de senha? Ela oferece vantagens? Quais e por quê?
É um procedimento obrigatório e tem por objetivo dar mais segurança ao cidadão e ao Estado brasileiro, evitando pagamentos indevidos de benefícios e fraudes.

2) Como funciona a renovação de senha?
O segurado deve ir à agência do seu banco pagador, onde habitualmente recebe seu benefício, e renovar sua senha bancária. Não há necessidade de ir até uma Agência da Previdência Social.

3) Quais documentos são necessários para a realização da renovação de senha?
Documento de identificação com foto e de fé pública (ex: Carteira de identidade, Carteira de trabalho, Carteira Nacional de Habilitação, entre outros)

4) A renovação de senha também pode ser feita por procuração?
Sim, desde que o Procurador tenha sido previamente cadastrado junto ao INSS.

5) Se o aposentado não puder ir até a Agência da Previdência Social para cadastrar um procurador por motivo de doença ou por problemas de locomoção, como a renovação de senha será feita?
Em caso de impossibilidade do beneficiário, o procedimento poderá ser realizado por procurador devidamente cadastrado no INSS ou representante legal. Neste caso, o procurador deverá comparecer a uma Agência da Previdência Social, munido de Procuração e apresentar o atestado médico que comprove a impossibilidade de locomoção do beneficiário, além dos documentos de identificação do procurador.

6) O que é necessário para se cadastrar como Procurador no INSS?
R. Para se cadastrar junto ao INSS, o procurador deverá comparecer a uma Agência da Previdência Social e apresentar procuração devidamente assinada, conforme modelo disponível (http://www.previdencia.gov.br/forms/formularios/form011.html) na página da Previdência Social na internet (www.previdencia.gov.br), ou registrada em Cartório (se o beneficiário for não alfabetizado) e o atestado médico (emitido nos últimos 30 dias) que comprove a impossibilidade de locomoção do beneficiário ou atestado de vida emitido por autoridade consular (no caso de ausência por motivo de viagem/residência no exterior), além dos documentos de identificação do beneficiário e do procurador.

7) A renovação de senha pode ser feita por biometria?
O uso de biometria é facultativo. Os bancos que possuírem essa tecnologia podem utilizá-la.

8) As datas previstas para a renovação de senha são as mesmas para todo mundo? Os aposentados são avisados? Como isso funciona?
O prazo para o comparecimento das pessoas que ainda não realizaram a renovação de senha terminará em 31 de dezembro de 2014. Os bancos são os responsáveis pela convocação dos segurados.

9) O que acontece caso o procedimento não seja feito?
O pagamento poderá ser interrompido até que o segurado faça a renovação da senha no banco.

10) Caso perca o prazo, o que o segurado deve fazer para regularizar a situação e voltar a receber o benefício novamente?
A renovação de senha deve ser feita pelos segurados que recebem o pagamento do benefício por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. Para regularizar a situação, basta ir a uma agência bancária e solicitar a renovação da senha.

Quantidade de beneficiários que ainda não realizaram a renovação da senha, por Estado:
UFTOTAL
Alagoas22.606
Amazonas15.787
Bahia95.206
Ceara67.794
Mato Grosso do Sul12.863
Espirito Santo25.902
Goias24.712
Maranhao53.444
Mato Grosso11.891
Minas Gerais155.021
Pará63.864
Paraíba28.268
Paraná68.149
Pernambuco65.752
Piauí21.902
Rio de janeiro101.947
Rio Grande do Norte22.751
Rio Grande do Sul86.198
Santa Catarina63.268
São Paulo342.805
Sergipe11.057
Distrito Federal12.357
Acre6.660
Amapá2.502
Rondônia6.889
Roraima3.181
Tocantins7.035
TOTAL1.399.811

Fonte: Ministério da Previdência Social

COLISÃO ENTRE MOTOS DEIXA UMA VITIMA FATAL EM TABULEIRO.




Um grave Acidente de transito com vítima fatal foi registrado na tarde desse domingo dia 02/11 em Tabuleiro do Norte-CE, mais precisamente no bairro 08 de junho, próximo ao supermercado supersol.

Uma colisão entre motocicletas deixou uma vitima fatal, Antonio borracheiro Morava nos cajueiros, zona rural do município de Tabuleiro morreu no local.
fonte PLANTÃO POLICIAL DE LIMOEIRO.

Açudes do Ceará estão com menos de um quarto da capacidade



No Ceará, 21 açudes estão com v


olume abaixo de 1%. Segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), número deve crescer, já que muitos reservatórios estão com menos de 5%

Os reservatórios do Ceará acumulam menos de um quarto da capacidade, operando com 24,4%. É o menor percentual do ano, conforme a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Dos 149 açudes mapeados, 119 estão com volume inferior a 30%. Desses, 21 estão com menos de 1%. A previsão da companhia é que a média no Estado chegue a 20% em janeiro.
Este ano é o terceiro consecutivo no Ceará de chuvas abaixo da média. A situação é mais crítica nas regiões das bacias do Sertões de Crateús (1,2% do volume), do Curu (3,3%), do Litoral (12,7%), do Acaraú (17,2%) e de Banabuiú (11,4%) - “esses dois últimos com grandes perímetros irrigados”, lembra o chefe de gabinete da Cogerh, Berthyer Peixoto. “A região do Sertão Central mostra maior vulnerabilidade”, completa.

Conforme o órgão, entre as ações realizadas, os três pilares são operações com carros-pipa para comunidades difusas e distritos, perfuração de poços profundos e adutora de montagem rápida. “Outra iniciativa é a suspensão de novas outorgas para irrigação de culturas temporárias. O objetivo é priorizar o consumo humano”.
A Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), incluindo o Complexo Portuário do Pecém, destaca Peixoto, se encontra em segurança hídrica razoável devido ao açude Castanhão. “Se configurar a tendência desenhada pela Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos) de um ano de El Niño, ainda assim vai restar no Castanhão uma reserva, e ainda tem o Orós”, esclarece.

Apesar de descartar o risco de desabastecimento, ele alerta para a importância do uso consciente da água. Mesmo com quadra chuvosa abaixo da média e sem recarga dos açudes, “acontece o uso como se estivesse em um momento oportuno. São necessárias campanhas”.
Açudes secos
Em setembro, 15 açudes estavam com volume abaixo de 1% da capacidade, sem condições de captação de água para o consumo humano, secos ou com apenas lama no fundo, conforme O POVO noticiou no mês passado. Até ontem, a relação havia subido para 21. 

As bacias do Curu, com seis açudes, do Alto Jaguaribe e dos Sertões de Crateús, com cinco açudes cada, são as que mais concentram reservatórios secos. “Tem que esperar quadra chuvosa e buscar água nos reservatórios que têm capacidade hídrica. Essa lista vai aumentar porque tem açudes com 3% e 5%”. Peixoto esclarece que esses lugares podem ser classificados como volume morto. “Mas o percentual (para ser volume morto) depende de cada reservatório. Pode ser de 10%, de 5%”.
Serviço
Acompanhe o nível dos açudes no Ceará
Acesse: www.hidro.ce.gov.br

Saiba mais
De acordo com a Cogerh, as obras da adutora emergencial de Canindé estão 87% concluídas. As tubulações levarão água do açude General Sampaio - que está com 3,5% do volume - para os municípios de Canindé e Caridade.
A previsão de conclusão é a segunda quinzena de novembro, entre os dias 15 e 20. Canindé fica no Sertão Central do Ceará e tem regiões que sofrem há mais tempo com a falta de água. 
 Os últimos três anos foram de precipitações abaixo da média e recarga incipiente nos açudes. Em 2012 choveu 51% abaixo da média; em 2013, 31%; neste ano, o índice foi 33% abaixo da média na quadra chuvosa.
Do O POVO Online