domingo, 19 de outubro de 2014

"CONTINUO FIRME E FORTE COM EUNÍCIO AO GOVERNO DO CEARÁ", diz prefeito Webston Pinheiro de Solonópole.



Milhares de Assinaturas já Foram Colhidas no Manifesto em Defesa da Romaria de São Francisco das Chagas de Canindé





No último dia 16, aconteceu uma caminhada reunindo canindeenses, comunidade franciscana e devotos, em solidariedade aos romeiros do Codó, Maranhão, e de outras regiões que tiveram suas romarias impedidas de chegar a Canindé para cumprir suas promessas a São Francisco.






Com as assinaturas que serão encaminhas aos órgãos responsáveis, esperamos que sejam atendidas as necessidades dos romeiros a manifestar a sua fé e garantir melhores condições para se realizar uma boa romaria.

A cidade em peso está participando da assinatura de um manifesto popular em defesa dos romeiros de São Francisco. Você também pode participar desse ato de solidariedade e respeito aos romeiros, basta procurar um dos pontos de assinatura que estão espalhados por toda a cidade.

Fonte: O Santuário de Canindé

Romeiros e Paroquianos Cada Vez Mais Fortalecidos num Testemunho de Fé e Esperança em São Francisco das Chagas





Pelas veredas mais tortuosas da vida, mas com muito amor ao Santo das Chagas os romeiros chegam à cidade de Canindé. Na bagagem, um coração cheio de esperança, na expectativa de se renovar pelo contato com o divino. Nas mãos muitos trazem um ex-voto, símbolo de gratidão e por uma graça alcançada. Na voz, orações se elevam em direção ao sagrado, daquele que foi tão pobre quanto eles. No olhar, uma saudade imensa e renitente sai pelas bordas dos olhos muitas das vezes cheios de lágrimas.


Passos brandos na vasta poeira do tempo trilham caminhos envoltos no ministério, enveredados pela fé sem limites que cada um deposita em São Francisco.

















Corpos crestados, próximos aos mandacarus, ou juvenis como as flores do campo em tempo de bom inverno, pisam quais vultos num solo riscado pela seca e carregado de esperança pelos sertanejo. Assim seguem os romeiros pagadores de promessas, levando sua reverência a São Francisco das Chagas. Não comunicam desalento, nem cansaço, pois são impedidos e amparados pelo santo. Devotos numerosos aí se encontram, peregrinos de todas as raças entram na cidade abençoada.


Entre o culto regular da Igreja católica e as práticas da religiosidade popular, místicas, crenças, gestos se unem, irrompem em cada alma sedenta do eterno. Para os romeiros não importa o sacrifício, o que vale mesmo é pagar sua promessa e ficar em dia com o santo. Pode demorar 10, 20, 30 anos, mas um dia ele dá um jeito, vem a Canindé e paga. São peregrinos vindos dos mais diversos pontos do mundo, que chegam ao maior santuário dedicado a São Francisco da América Latina em busca da cura por meio da fé.

Fonte: Santuário de Canindé

A SACA QUE CASTIGA O BRASIL;ESTIAGEM SE ESPALHA NO PAÍS E CAUSA PREJUÍZO BILIONÁRIO



Há uma regra elementar que se aplica em períodos de secas severas: se a água escassear, a prioridade é o consumo humano. Isso significa que, antes de as torneiras de casa secarem, a água falta na agropecuária, nas indústrias e nos serviços. É o que ocorre hoje em várias partes do Brasil.

A estiagem que compromete importantes bacias hidrográficas pode prejudicar a já combalida economia nacional, simplesmente porque o País não está preparado para lidar com ela. “Diferentemente de outros países, o Brasil não tem mecanismos para aliviar perdas econômicas com a falta de água”, diz Jerson Kelman, especialista no tema, que dirigiu as agências nacionais de Água e de Energia. Prejuízos A seca começou espalhando prejuízos no Nordeste. Segundo a Organização

Meteorológica Mundial (WMO, na sigla em inglês), entidade que monitora eventos climáticos extremos, a região sofreu perdas de R$ 20 bilhões entre 2010 e 2013. No setor de energia, a conta é maior. Só para manter as térmicas ligadas e compensar a falta de água nas hidrelétricas, de 1.º de 

janeiro de 2011 até 14 de outubro deste ano foram gastos R$ 49,4 bilhões. O cálculo é da consultoria PSR, com dados do Operador Nacional do Sistema. Neste ano, a estiagem se espalha pelo Sudeste. Segundo levantamento da consultoria MB Agro, os produtores de cana-de-açúcar, carro chefe da agricultura paulista, amargam uma perda de 18% na receita.







As informações são do jornal O Estado de S. Paulo e Estadão Conteúdo.

População brasileira deve reduzir o consumo de sal, recomenda Ministério da Saúde

[
No Brasil, em média, são ingeridos 12 gramas de sal por dia, segundo a Pesquisa do Orçamento Familiar do IBGE. Essa quantidade equivale a uma colher de sopa cheia de sal todos os dias. A medida é mais que o dobro recomendado pela Organização Mundial da Saúde.
Para o Ministério da Saúde, a população brasileira deve reduzir o consumo de sal para evitar implicações na saúde, é o que explica a nutricionista da Coordenação Geral de Alimentação Nutrição do ministério, Roberta Azevedo. 
"O sódio faz parte do sal de cozinha. Ele é composto por cloreto de sódio, que é o cloro mais sódio. Ele é prejudicial à saúde e pode causar aumento na hipertensão arterial, algumas doenças renais, sobrecarga renal e até alguns tipos de câncer de estômago também. 
A gente recomenda que a população diminua o consumo de sódio. Sempre é importante reforçar à população tomar cuidado na hora de adicionar o sal de cozinha na hora do preparo dos alimentos. Temperos prontos têm muito sódio e é bom evitar usar esse tipo de produto."
Presuntos, mortadelas, salame, salgadinhos de pacote e a maioria dos produtos industrializados, apresentam quantidade elevada de sódio. Para reduzir a quantidade desse mineral na alimentação, o Ministério da Saúde atua junto à indústria para reduzir a quantidade de sódio nos alimentos e na conscientização da população.
"O Ministério da Saúde trabalha em algumas frentes para reduzir o consumo de sódio pela população brasileira. Uma delas é a pactuação junto à indústria, onde pactuamos metas de redução de sódio nos produtos industrializados. Tem a questão da educação alimentar da população, trabalhamos em câmaras técnicas também para educação nutricional da população. Os produtos inaturas tem sempre menos quantidade de sódio."
O Dia Mundial da Alimentação foi lembrado nesta quinta-feira, 16 de outubro. Para saber mais sobre as ações do Ministério da Saúde de combate ao consumo excessivo de sódio, acesse www.saude.gov.br.
Por: Diane Lourenço / Da Agência Saúde

Resultado do primeiro turno em Madalena expõe fragilidade da gestão municipal

Em recente entrevista concedida ao blog, o prefeito licenciado de Quixeramobim, Cirilo Pimenta (PSD), que é um dos coordenadores da campanha do petista Camilo Santana (PT) no Sertão Central, destacou as articulações que estão sendo realizadas em municípios da região onde o candidato governista obteve números negativos no primeiro turno, como Boa Viagem, Pedra Branca, Quixadá e Madalena.

Cirilo vem fazendo um grande trabalho de articulação no município vizinho para garantir adesões à campanha de Camilo e já comemora uma mudança no contexto, com a obtenção do apoio de 10 vereadores à candidatura de Camilo. A intervenção de Pimenta se deu devido a fragilidade do atual quadro político de Madalena. O atraso no pagamento dos servidores aliado a uma constante crise na atual gestão se configurou nas urnas.

Eunício Oliveira, que recebeu o apoio da principal ala da oposição e de algumas da situação, como do ex-prefeito Wilson de Pinho, foi o mais bem votado no primeiro turno com 5.681 votos (61,62%), contra 3.422 votos (37,12%), de Camilo Santana, uma diferença de 2.259 votos. Um resultado proporcionalmente preocupante, considerando o tamanho do município e o fato do petista ter sido apoiado pelo prefeito Zarlul Kalil Filho.

O prefeito Zarlul, diante de todos os problemas da administração, não conseguiu, no primeiro turno, exercer uma posição de liderança e articulação suficientes para combater o trabalho realizado pela oposição e viu, assim, o candidato governista perder no município que durante o governo de Cid Gomes recebeu diversos investimentos importantes, como a construção do Açude Umari e da estrada Quixeramobim-Madalena.

O grupo liderado pelo prefeito também não conseguiu obter bons resultados para as candidaturas a deputado estadual e federal. Apoiados pelo grupo, os candidatos Moses Rodrigues (a Federal) obteve 335 votos, ficando em 9ª colocação e Coronel Bezerra (a Estadual), com 356 votos e em 7º lugar, no município.

Para federal, Gorete Pereira foi a mais bem votada no município, com 1.558 votos. A candidata foi apoiada por alguns vereadores e pelo ex-candidato a prefeito do município, Moraes Filho, o Moraesinho como é conhecido. A segunda colocação foi de Paulo Henrique Lustosa, com 976 votos, apoiado pelo grupo da oposição, que é liderado pelo empresário José Lauro, e a vereadora Sônia de Oliveira Costa.

 Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação