sábado, 4 de outubro de 2014

Crime eleitoral no Ceará: ônibus escolar é apreendido transportando eleitores


O condutor do ônibus apreendido só tinha permissão para pilotar motocicletas
FOTO: DIVULGAÇÃO

Um ônibus destinado a fazer transporte escolar, inscrito com as placas ORZ-0906, pertencente à Prefeitura de Alto Santo, na Região Jaguaribana, foi apreendido no fim da noite desta sexta-feira (03), no quilômetro 158, da BR-116, transportando eleitores e pessoas em tratamento contra câncer. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), 21 passageiros (17 adultos e quatro crianças) estavam no interior do veículo.

Alguns desses passageiros, que têm endereço fixo em Fortaleza, declararam que estavam indo para Alto Santo unicamente para votar, conforme a PRF. O condutor do ônibus, identificado como Rafael Oliveira Maia, era funcionário da prefeitura da Cidade. Ele só tinha permissão para pilotar motocicletas e mesmo assim, sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) estava vencida desde 2008.

O juiz e o promotor de Justiça da comarca de Russas estiveram no local da ocorrência e acompanharam o desenrolar do caso até o encaminhamento do ônibus e do condutor à Delegacia Regional de Russas (DRS), onde um procedimento de flagrante delito foi lavrado. O delegado titular da DRS, Joanilson Albuquerque, entendeu que estava configurado um crime de improbidade administrativa, por estar sendo feito o uso de um transporte público para atender a interesses particulares.

Os passageiros do ônibus escolar foram acomodados em outro veículo e seguiram para Alto Santo. Por conta do horário em que o fato aconteceu, não foi configurado um crime eleitoral.

Fonte: Diário do Nordeste

Banho de espuma! Candidatas a Miss Bumbum limpam carros em lava a jato


As candidatas ao Miss Bumbum 2014 participaram, nesta sexta-feira, 3, de uma ação para o concurso. As beldades trabalharam em um lava a jato com renda revertida para instituições de caridade. As moças abusaram da camiseta molhada, das poses sensuais e esbanjaram sensualidade enquanto faziam a alegria dos motoristas dos carros.
O concurso Miss Bumbum 2014 acontece dia 17 de novembro e, desde agosto, as concorrentes tem participado de ações para promover votos. Elas já panfletaram no aeroporto de Congonhas e fizeram um ‘corpo a corpo’ na Avenida Paulista, em São Paulo.
Ego

Eunício vence no primeiro turno por pequena margem, aponta IBOPE


Peemedebista aparece com 44% das intenções de voto, contra 38% de Camilo, 3% de Eliane e 2% de Ailton que, juntos, somam 43%.
Hermínia Vieira
jornalismo@cearanews7.com.br
Compartilhar no Facebook  Compartilhar isto em Twitter Enviar por e-mail
O IBOPE divulgou hoje (04) o resultado da última pesquisa eleitoral realizada pela instituição como prévia da escolha dos eleitores para o cargo de Governador do Ceará.
Na boca de urna, o senador Eunício Oliveira (PMDB) continua na liderança das intenções de voto, com a preferência de 44% dos entrevistados. A pontuação indica a vitória do peemedebista já no primeiro turno, tendo em vista que Camilo Santana (PT), seu principal opositor, conquistou a preferencia de 38% dos consultados, e os outros dois candidatos, Eliane Novais (PSB) e Ailton Lopes (PSOL), alcançaram apenas 3% e 2%, respectivamente. 
O somatório da pontuação dos três candidatos, 43%, é um ponto inferior ao percentual alcançado por Eunício, 43%. Com isso, por uma pequena diferença, a corrida pelo Abolição pode encerrar neste 5 de outubro. No entanto, considerando a margem de erro da pesquisa, que é de três pontos para mais ou para menos, a disputa pode seguir para o segundo turno.   
A pesquisa de boca de urna foi encomendada ao IBOPE pela TV Verdes Mares. O levantamento, que foi registrado nessa segunda-feira (29) com o número de protocolo CE-00027/2014 , teve início no mesmo dia e término hoje.

O instituto ouviu 1204 pessoas, que responderam em quem votarão para governador e senador. 

Nosso governador Eunício 15 e o vereador Thiago Bastos, nosso atuante líder e presidente da câmara, do histórico Riacho do Sangue/Solonópole.


Destaque do Jornal O Povo: Flagrantes de crimes eleitorais marcam reta final de campanha no Ceará




Apenas nos últimos dias, pelo menos quatro pessoas foram detidas em flagrante pela Polícia cometendo crimes eleitorais. As irregularidades vão desde compra de votos até distribuição de gasolina para motocarreata no Interior

Com poucas horas até o momento decisivo da eleição, candidatos e seus apoiadores parecem ter entrado na máxima do “vale tudo” na disputa pelo eleitorado. Apenas nos últimos dias, pelo menos quatro pessoas foram detidas em flagrante cometendo crimes eleitorais. As irregularidades vão desde compra de votos até distribuição de gasolina.
Polícia Civil atuando no flagrante em Saboeiro

Nesta quinta-feira, três pessoas foram detidas em Saboeiro - na Região dos Inhamuns - enquanto distribuíam tickets de “vale combustível” de R$ 5 para motoqueiros. Segundo o delegado Jefferson Silva, da Delegacia da Polícia Civil de Iguatu, a ação buscava a presença de veículos em motocarreata promovida na região.

“Abrimos uma investigação para apurar a questão, com o objetivo de abrir procedimento de crime eleitoral. Temos que fazer uma investigação mais profunda, saber se quem estava fornecendo essa gasolina possui ligação com qualquer candidato”, disse. Para este dia, estava agendada motocarreata de apoiadores de Camilo Santana (PT) no Município.

Entre a última terça-feira e esta sexta-feira, também foram presos em flagrante outros três apoiadores de candidatos no Estado. Em todos os casos, foram parados veículos com materiais de campanha de postulantes e altas quantias de dinheiro em espécie. A Polícia suspeita que os recursos seriam usados para compra de votos. Todos os candidatos têm negado qualquer relação com os casos.

Ministério Público
De julho a setembro, a Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) do Ceará recebeu 601 denúncias de crimes eleitorais. Entre os mais comuns, estiveram infrações de abuso de poder, uso da máquina, propaganda irregular e compra de votos.

Neste período, a PRE propôs 24 ações pedindo cassações de registros de candidatos e 132 ações por propaganda irregular. Foram propostas ainda uma ação de investigação judicial eleitoral contra nove réus e uma representação por conduta vedada de publicidade institucional contra cinco réus.

Além de continuar atuando durante todo o dia da votação para coibir ilícitos eleitorais, a PRE ainda poderá propor, até a data da diplomação dos candidatos eleitos, ações para pedir a cassação de registros, diplomas e a declaração de inelegibilidade por oito anos. Quinze dias após a diplomação, a PRE também poderá propor ações de impugnação de mandatos eletivos. 

Fonte: O Povo Online

Chove em 33 municípios do Ceará: Saboeiro registra índice de 40 mm





Funceme registra chuva em 33 municípios: Iguatu tem a maior com 79mm

Na madrugada desta sexta-feira, 3, voltou a chover no Ceará, com predominância na região Centro-Sul do Estado. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos registrou até o momento chuva em 33 municípios.

Chuva em Saboeiro- Rua Fernandes Vieira
As dez maiores precipitações foram registradas nas seguintes cidades: Iguatu (79mm); Cedro (62mm); Cariús (50), Saboeiro (40mm); Aurora (37mm); Várzea Alegre (36mm); Jucás (36mm), Umari (35mm); Ipaumirim (27.4mm); Juazeiro do Norte (27mm).
De acordo com a Funceme, no decorrer desta sexta-feira e para amanhã (sábado), a influência de áreas de instabilidade atmosférica que se formam por causa da presença de um Cavado de Altos Níveis (CAN) sobre o Nordeste brasileiro deixa o tempo instável com possibilidade de chuvas isoladas no Centro-Sul do Ceará entre a tarde e a noite. Nas demais regiões, céu entre parcialmente nublado e claro no decorrer do dia.
Domingo, dia de eleições, a Funceme prevê chuva para a região litorânea e Vale do Jaguaribe, precipitações isoladas, ainda sobre influência do sistema CAN.
Para o agricultor, José Gomes, a ocorrência de chuva neste mês de outubro é bom sinal de que haverá chuvas acima da média na próxima quadra invernosa (fevereiro a maio) em 2015. “Choveu ontem e hoje e isso é um bom sinal”, disse. O Ceará enfrenta três anos de seca, com precipitações abaixo da média e os reservatórios estão secando.
  Foto de Honório Barbosa


As chuvas dos dois últimos dias são localizadas e variadas. Em Iguatu, por exemplo, nesta sexta-feira houve registro de precipitações de 79mm, na sede; de 70mm, na localidade de Umburana; de 44mm no Quixoá.

Aécio Neves ultrapassa Marina na disputa pelo 2º lugar; Dilma segue na frente


Dilma (PT), Marina (PSB) e Aecio (PSDB)
No último dia antes da Eleições, o tucano Aécio Neves apareceu bem cotado na disputa presidencial. O candidato do PSDB, pela primeira vez após a morte do pernambucano Eduardo Campos, apareceu com pontuação superior à candidata Marina Silva (PSB). Dilma Rousseff (PT) manteve a liderança.

Conforme a 124ª rodada da Pesquisa CNT/MDA sobre as intenções de voto para presidente da República, divulgada neste sábado (4),  Dilma tem 40,6% das intenções de voto. Ela se mantém estável desde a última rodada, divulgada na segunda-feira (29), quando aparecia com 40,4%. Aécio Neves, que aparece em segundo lugar, cresceu 4,2 pontos e alcançou a preferência de 24% do eleitorado. 

Já Marina Silva voltou a cair. Com 3,8 pontos menos que no último levantamento, agora tem 21,4% das intenções de voto. A margem de erro é de 2,2 pontos. A análise da evolução dos números das últimas pesquisas mostra tendência de crescimento de Aécio e queda de Marina, o que pode continuar até este domingo (5), dia da votação. 

Luciana Genro (PSol) é a quarta colocada, com 1,1% das intenções de voto. Depois aparecem Pastor Everaldo (PSC) com 0,8% e Levy Fidelix (PRTB) com 0,5%. Os outros candidatos pontuam 0,6%. Brancos e nulos somam 5,2% e 5,8% dos entrevistados não sabem ou não responderam. 

Na contagem dos votos válidos, o cenário para o primeiro turno fica com a seguinte configuração: Dilma Rousseff com 45,6%; Aécio Neves com 27%; Marina Silva tem 24,1%; Luciana Genro aparece com 1,2%; Pastor Everaldo com 0,8%; Levy Fidelix tem 0,6%; e os outros candidatos somam 0,7% das intenções de voto. 

Segundo turno

No cenário simulado de uma disputa em segundo turno entre Dilma e Aécio, a petista tem vantagem de 5,2 pontos. A candidata à reeleição aparece com 46% das intenções e o tucano tem 40,8%. Brancos e nulos totalizam 9,7% e outros 3,5% dos entrevistados não sabem ou não responderam. 

Na segunda simulação, entre Dilma e Marina, a petista tem 9,7 pontos de vantagem, com 47,6% contra 37,9%. Brancos e nulos representam 11,1% e 3,4% não sabem ou não responderam. 

O terceiro cenário simula o segundo turno entre Aécio e Marina. O tucano teria 43% dos votos, segundo a pesquisa, contra 37,1% da adversária, somando, assim, 5,9 pontos de vantagem. Para 15,7% dos entrevistados o voto seria branco ou nulo e 4,2% não sabem ou não responderam. 

A pesquisa está registrada sob o número BR-01032/2014 no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Foram entrevistados 2.002 eleitores entre 2 e 3 de outubro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.
Postado por Fernandes Neto

Denúncia de compra de votos em Acopiara: Polícia fiscaliza fábrica do candidato a deputado estadual Ricardo Almeida


A polícia de Acopiara recebeu denúncia de compra de votos na sede da fábrica RicBio pertencente a família Almeida em Acopiara. 

Duas viaturas do Ronda foram vistas no local fazendo o trabalho de fiscalização. A polícia ainda não se manifestou a respeito da inspeção. A fábrica RicBio é ligada ao candidato a deputado estadual Ricardo Almeida. 

No município, existe muita denúncia de compra de votos, inclusive, existe a possibilidade da vinda da Polícia Federal para garantir ainda mais a transparência do pleito.

RETA FINAL: QUIXERAMOBIM FAZ FESTA PRA Zé AilTON BRASIL E MAURO BENEVIDES

CARAVANA 15 Zé AilTON BRASIL E MAURO  BENEVIDES NORONHA CONQUISTA NOVOS ELEITORES


NA RETA FINAL DA CAMPANHA CARAVANA 15 CONQUISTA ELEITORES  DE  QUIXERAMOBIM  EM NOVO ORIENTE, BOA VIAGEM, BELA CRUZ, SABOEIRO, MISSÃO VELHA E TAUÁ

Na reta final de campanha, o Deputado Federal Mauro  Benevides  vote 1555    veio  a Quixeramobim   candidata a Deputada Estadual Ze Ailton  vote 11234 percorrem ruas  de  Quixeramobim  ,participando de carreatas,  e ouvindo as demandas dos eleitores.



 QUIXERAMOBIM  RECEBEM MAURO  BENEVIDES /// 1555 E  /// ZE  AiILTON  /// 11234



Zé Ailton Brasil, agradece


Em primeiro lugar agradeço a Deus por me dar forças e coragem de enfrentar os desafios da vida. Quero agradecer a minha família, principalmente o apoio da minha esposa e dos meus filhos, por estarem sempre ao meu lado. Quero agradecer aos amigos pelo carinho e pela companhia. E por fim agradeço a você amigo eleitor, por você abrir a porta da sua casa para nos receber e nos dá o carinho necessário para seguirmos em frente. Obrigado a todos pela linda homenagem que fizeram para mim. E amanhã vote certo, vote consciente, vote Zé Ailton Brasil, vote 11234 para Deputado Estadual.
  



Em pronunciamento nacional, presidente do TSE diz para eleitor votar com consciência

TSE_presidenteaaaaa
“Neste domingo, quem é o dono do poder é você, eleitora, é você, eleitor. Exerça seu voto de maneira livre e consciente. Não troque o seu voto por favores. Não venda o seu voto. Isto é crime. É necessário que o eleitor tenha consciência que, neste dia, 5 de outubro, nós estaremos decidindo o destino do nosso país”. A afirmação foi feita pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, em pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão, às 20h desta sexta-feira (3).
O presidente do TSE iniciou o pronunciamento anunciando que no domingo, o Brasil realizará a maior eleição da sua história. “Somos quase 143 milhões de eleitores, a quarta maior democracia do mundo. Elegeremos aqueles que comandarão a presidência da República e os governos de Estado. Também escolheremos os legisladores no Senado da República, na Câmara dos Deputados e nas Assembleias Legislativas dos estados e do Distrito Federal”, disse.
O ministro Dias Toffoli ressaltou que o voto “é um momento de igualdade de todos os brasileiros e, para isso, a Justiça Eleitoral está organizada no Brasil através de seus tribunais, juízes, servidores e de mais de dois milhões de mesários que estarão domingo recebendo o seu voto, garantindo que seu voto seja secreto. Só você tem o direito de saber em quem votou. E também garantindo que o voto dado na urna eletrônica será o voto computado”.
Ao finalizar, o ministro sustentou que, no domingo, o país estará decidindo o seu destino para os próximos quatro anos. “É um momento de extrema responsabilidade. Reflita. Vá com tranquilidade à sua seção eleitoral e exerça o seu direito de votar naquele que você entenda ser o melhor, aquele que você entenda ser quem mereça a dignidade do seu voto”, finalizou.


Secretaria da Segurança Pública proíbe a venda de bebidas alcoólicas no domingo de eleições


A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social publicou na última terça-feira, 29, a portaria de N° 1386/2014, que proíbe a venda, fornecimento e consumo de bebidas alcoólicas em bares, restaurantes, estabelecimentos congêneres e demais locais aberto ao público, no Estado do Ceará.


A proibição é válida para o dia 05 de outubro das 00h:00min às 18:00h em todo o território cearense. O mesmo se aplica, se houver segundo turno, no 26 de outubro.


A juíza Fabrícia Ferreira de Freitas, da 11ª Zona Eleitoral em Quixeramobim destaca que a medida é necessária para o bom funcionamento do pleito e a garantia da normalidade dos trabalhos eleitorais.

Polícia encontra droga dentro de registro de água em Quixeramobim




A polícia voltou a apreender drogas na cidade de Quixeramobim. Desta vez o caso foi registrado por volta das 02h20min desta quinta-feira, 02.

Segundo informações da polícia, os PMS realizavam patrulhamento de rotina nas ruas da cidade quando foram acionados via copom para se deslocar até a Rua Antônio Conselheiro, onde uma denúncia dava conta de que um homem tinha chegado  em frente a sua residência e escondido droga na caixa do registro da água. Ao chegar ao local os policiais não encontraram nenhum suspeito, porém ao vistoriarem a caixa de registro de água do imóvel foi encontrado uma substância em pó, de cor branca, acondicionada em um saco plástico, pesando aproximadamente 80 gramas, onde segundo a polícia se trata de cocaína. O material apreendido foi levado até a Delegacia de Polícia Civil de Quixeramobim e entregue à Autoridade Policial para adoção das medidas cabíveis.

O QUE PODE E O QUE NÃO PODE NO DIA DA ELEIÇÃO


Neste domingo (5), mais de 140 milhões de eleitores vão escolher seus representantes na presidência, nos governos estaduais, no Senado, na Câmara dos Deputados e nas assembleias legislativas. Para que a votação transcorra sem incidentes, confira o que pode e o que não pode ser feito no dia da eleição.

BEBIDA ALCOÓLICA
A decisão de proibir a comercialização de bebida alcoólica nos dias de votação é do estado, mas, independentemente disso, o eleitor pode ser barrado pelo presidente da seção eleitoral se apresentar sinais de embriaguez. “Ele pode constar isso em ata da mesa receptora, informar ao eleitor que ele não pode votar naquela situação, que ele tem que voltar em outro momento, já refeito daquela situação de alcoolismo”.

JUSTIFICATIVA DE AUSÊNCIA
O voto é obrigatório no Brasil e quem não puder comparecer à urna deve justificar a ausência à Justiça Eleitoral. O eleitor pode procurar qualquer seção eleitoral na cidade em que estiver para preencher o requerimento de justificativa eleitoral. É necessário levar documento de identificação com foto. Se a justificativa não for feita no dia da votação, o eleitor tem um prazo de 60 dias para fazer o procedimento pessoalmente em qualquer cartório eleitoral. Neste caso, também é preciso apresentar documento que comprove o motivo da ausência. O requerimento pode ser enviado ainda pelo correio para o juiz da zona eleitoral do eleitor. A ausência de justificativa pode ser punida com multa.

SEGURANÇA DA URNA ELETRÔNICA
A Justiça Eleitoral garante que o processo de votação com as urnas eletrônicas – que começaram a ser usadas nas eleições de 1996 – é segura e livre de fraudes. O equipamento tem uma série de dispositivos de segurança. “Ela emite o boletim ao final da eleição, onde fica gravado de forma física em quem as pessoas puderam votar, o número de participantes e quanto cada candidato teve de votação naquela seção. Também é gravada uma mídia de resultado, que é levada a cada zona eleitoral para fazer – de forma criptografada – a transmissão dos dados, que são confirmados pelo Tribunal Regional Eleitoral e pelo Tribunal Superior Eleitoral. Em caso de tentativa de manipulação, as urnas não são validadas.

EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS
Considerados inseparáveis por muitos eleitores, smartphones, tablets, câmeras digitais e aparelhos de MP3 não podem ser levados para a cabine de votação, devendo ficar com os mesários.O eleitor vai se habilitar ao voto, vai deixar o equipamento com o mesário, vai votar, retornar à mesa, pegar o seu equipamento e ir embora para casa”, enumera Andrade.

TRANSPORTE PARA ZONA DE VOTAÇÃO
Quem oferece ônibus, vans ou até mesmo barcos de graça para que o eleitor possa chegar até a seção eleitoral está cometendo um crime. O transporte de eleitores da zona rural, que moram distante do ponto de votação, só pode ser feito pela Justiça Eleitoral e em veículos identificados. A pena para quem descumpre a regra pode chegar a seis anos de prisão.

ATOS PÚBLICOS
No dia de votação, muita gente vai às ruas e as seções eleitorais ficam cheias. Para combater os abusos, a fiscalização fica de prontidão. Se duas pessoas se reúnem em uma praça pública com camisas de candidatos e bandeiras, estão cometendo uma infração. Em dia de eleição, é proibida a aglomeração de pessoas com roupas padronizadas e material de propaganda até o encerramento da votação, às 17h. Qualquer ato coletivo de propaganda em favor de candidatos ou partidos é considerado crime eleitoral.

BANDEIRA DO CANDIDATO
A lei que estabelece as normas das eleições autoriza o eleitor a se manifestar de maneira individual e silenciosa, seja com uso de broches, símbolos do partido ou candidato, adesivos ou bandeiras. Não é permitido, porém, distribuir material de campanha. A mesma lei também define que a propaganda eleitoral por meio de faixas, placas, cartazes, pinturas ou inscrições (o que incluir as bandeiras) não pode ter mais de quatro metros quadrados.

DISTRIBUIÇÃO DE SANTINHOS
Qualquer tipo de propaganda eleitoral no dia de votação é proibido. Quem estiver distribuindo santinhos, adesivos e broches está cometendo uma infração. Esse tipo de material só pode ser fornecido até às 22h do dia que antecede a eleição. Ficam proibidas também as caminhadas, carreatas, passeatas e até a circulação de carros de som divulgando mensagens e jingles de candidatos.

Informações:Globo News


Iguatu. Voltou a chover no Ceará no período entre 19h de quinta-feira às 7hs da manhã de ontem, com predominância na região Centro-Sul do Estado. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou, até aquele momento, chuva em 33 municípios. Foi os segundo dia seguido de precipitações no Interior.
A influência de áreas de instabilidade atmosférica, formada pela presença de um Cavado de Altos Níveis (CAN) sobre o Nordeste brasileiro, deixa o tempo instável, com possibilidade de chuvas isoladas no Centro-Sul do Ceará entre a tarde e a noite de hoje. Nas demais regiões, céu entre parcialmente nublado e claro no decorrer do dia.
Amanhã, a Funceme prevê chuva para a região litorânea e Vale do Jaguaribe, em precipitações isoladas, ainda sobre influência do CAN, que permanece sobre o Oceano Atlântico, pegando parte do Ceará. "Esse posicionamento favorece a ocorrência de chuvas. Para esta época do ano é uma ocorrência rara", observa o meteorologista Leandro Valente, da Funceme.


O mapa de chuvas diárias do órgão mostra que houve predominância nas regiões Centro-Sul e Sudeste do Estado. Foram registradas precipitações em Juazeiro do Norte, Barro, Granjeiro, Baixio, Brejo Santo e Lavras da Mangabeira.
Para o agricultor José Gomes, a ocorrência de chuva neste mês é bom sinal de que haverá chuvas acima da média na próxima quadra invernosa (fevereiro a maio) em 2015. "O Ceará enfrenta três anos de seca, com precipitações abaixo da média e os reservatórios estão secando" diz.
A chuva em Iguatu, maior registro do Ceará entre quinta e sexta-feira, com 79mm, ocorreu pela madrugada, com início por volta das 3h. Quando o dia amanheceu os tradicionais pontos de alagamento que se formam nas ruas Deocleciano Bezerra e Monsenhor José Coelho estavam com pouca água. "A chuva foi fina e se prolongou sem trazer transtornos para áreas baixas do Centro", disse o comerciário Carlos Lima.
Em Cedro, na Várzea da Conceição, choveu 62 mm. Os produtores rurais que enfrentam dificuldades de alimentar e matar a sede dos animais comemoraram. "Essa é a segunda chuva seguida e logo vai nascer algum capim no campo", comentou o criador Luiz Oliveira. "Espero que continue chovendo".
Alívio
O diretor do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iguatu, Sebastião Alves, disse que nos últimos dias o calor estava insuportável. "A chuva foi oportuna, veio em boa hora, para aliviar o calor e trazer esperanças para os agricultores", frisou. "Para mim, isso é um sinal que teremos no próximo ano um bom inverno".
Em Várzea Alegre, a chuva que banhou parte do município durante a madrugada foi o principal assunto da manhã entre moradores e produtores rurais. "Muitos ligaram para a Rádio Cultura querendo saber a quantidade de milímetros e se houve chuva em outros municípios da região. Quando chove no Ceará é sempre motivo de alegria", contou o radialista Marcos Filho.
No Cariri, houve registro variado de chuva em Aurora, Juazeiro, Barro, Brejo Santo, Farias Brito, Missão Velha, Crato, Santana do Cariri, Porteiras, Mauriti, dentre outras cidades.
As precipitações variaram entre 3mm, em Mauriti, e 37mm, em Aurora. Em Juazeiro houve precipitações na noite de quinta-e pela manhã de ontem, mas sem transtornos para os moradores. No geral, a maior cidade da região registrou 27mm.
Chuvas no Ceará
Iguatu..................................................79 mm
Cedro..................................................62 mm
Cariús.................................................50 mm
Saboeiro............................................40 mm
Aurora................................................37 mm
Várzea Alegre....................................36.4 mm
Lavras da Mangabeira.......................36 mm
Jucás.................................................36mm
Umari.................................................35 mm
Ipaumirim..........................................27.4 mm
Mais informações:
Fundação cearense de meteorologia e recursos hídricos
(85) 3101. 1117
Fortaleza-ce

Honório Barbosa
Repórter

Musa da Mangueira faz preparação para tentar ser rainha do carnaval


Foi-se o tempo em que preparação intensa era coisa do Ironman ou então para o vestibular de medicina. A julgar pelo que Alexandra Ricette, 32, designer de moda, faz para tentar se tornar rainha do carnavalcarioca, a alta competição chegou também ao mundo do samba.
Para tentar chegar ao mais alto cargo da corte do carnaval carioca, ela -  que é musa da Mangueira – , faz aulas de samba, dança contemporânea, treina com personal trainer seis vezes por semana, além de fazer musculação, aulas de localizada e treinos de cardio para ter resistência física.
Alexandra, que também é formada em Relações Internacionais, também recorre ao poder da medicina, e faz tratamento ortomolecular de três em três meses, com orientação alimentar e suplementos, além de recorrer a massagem modeladora, manthus e carboxiterapia.
“Para mim, ser rainha e participar da corte é a representação máxima do carnaval carioca.Por ser sambista, carioca e amar essa folia, é a realização de um sonho mais que profissional, é paixão mesmo”, disse ela que tem ainda 375ml de silicone nos seios.
Ego

GARANTIA SAFRA REVÊ MUNICÍPIOS EM ADESÃO NO CEARÁ


Iguatu. Neste ano, 181 municípios aderiram ao programa Garantia Safra com 334 mil agricultores inscritos no Estado. Desse total, 125 solicitaram do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) a realização de laudo técnico, dos quais 85 já concluíram o levantamento do índice de perda da safra e 40 estão em processo de análise. A preocupação de técnicos e autoridades é evitar a exclusão do programa de cidades que enfrentam quadro de seca há três anos.
Erros técnicos e de digitações, questões burocráticas e cruzamento de dados divergentes, apresentados por instituições públicas que fazem análise de perda da lavoura de sequeiro (aquela que depende de chuva), da agricultura familiar, podem resultar na exclusão de municípios. Um exemplo é Canindé, que permanece fora do Garantia Safra, apesar de ser uma das áreas mais castigadas pela estiagem, sofre com a falta de água e teve prejuízo elevado no plantio de milho e feijão.
O Diário do Nordeste divulgou com exclusividade a exclusão do município de Canindé no programa Garantia Safra, na edição do ultimo dia 24. A informação obteve ampla repercussão no Estado, pois as regiões do Sertão Central e Sertões de Canindé foram afetadas drasticamente por três anos seguidos de seca.
A coordenação geral do Garantia Safra esclareceu, por meio de nota, que "laudo elaborado pelo próprio município aponta perda inferior a 50% impedindo o pagamento do Garantia Safra" e que "aguarda um posicionamento do município sobre a conferência dos dados".
Contrapartida
Neste ano, serão liberadas cinco parcelas de R$ 170,00 para cada agricultor cadastrado e que aderiu ao programa. Os municípios têm até o fim deste mês para quitarem a contrapartida ao programa, mas apenas seis estão com boletos em aberto.
Inicialmente, o prazo para adesão ao Garantia Safra foi 31 de maio passado e apenas 85 municípios concluíram o processo nesse período. Depois, outra portaria do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) concedeu novo prazo para o dia 3 deste mês e mais 40 municípios aderiram ao seguro. Até o momento, 42 municípios têm perda comprovada, referente a 81 mil agricultores.
O delegado do MDA, no Ceará, Francisco Sombra, informou que o Ministério divulgou uma nota técnica em que expressa possibilidade de reexame e possível retorno do município de Canindé ao programa.
Sombra explicou que são observados vários fatores. "Laudos de produção elaborados pela Ematerce, por técnicos dos municípios, cruzados com dados do IBGE, de pluviometria do Instituto Nacional de Meteorologia e do índice histórico de safra. Houve divergências nas informações e, por questões técnicas, ocorreu a exclusão", esclareceu.
Para o delegado do MDA no Ceará, a exclusão de Canindé, que apresentou perda elevada da safra e escassez de água, é uma situação preocupante. "Considero grave porque sabemos das dificuldades dos agricultores familiares, da falta de água e queda na produção agrícola, mas esperamos que ocorra uma ótima solução".
O temor de autoridades é que possam ocorrer manifestações, invasões de prédios públicos ante a exclusão de agricultores que aderiram ao Garantia Safra. Anteontem, por exemplo, houve movimentação na cidade de Tururu. O Ceará tem 176 municípios reconhecidos em situação de emergência pela Comissão Estadual de Defesa Civil e 169 pela Defesa Civil Nacional.
O Garantia Safra anterior, referente à safra 2012/2013 atendeu a 303.891 agricultores em 178 municípios do Estado. Foram liberados R$ 230,9 milhões. Para a safra 2013/2014, até o momento, em dois meses de início do programa estão sendo atendidos 81 agricultores em 42 municípios e já foram liberados R$ 13,7 milhões. Outras cidades devem ingressar no sistema até o fim desde ano.
Laudos em análise
No mês de setembro, a primeira parcela do Garantia Safra foi liberada para 28 municípios e, para este mês de outubro, está prevista a liberação de recursos para mais 14 cidades. "O processo é contínuo e outras cidades devem entrar no programa, pois em outros 85 municípios os laudos estão concluídos e em análise", explicou Sombra.
Em algumas regiões, as comissões municipais decidiram não pedir elaboração de laudo, tendo em vista registro de boas chuvas e perda mínima de produção, nas regiões do Cariri e do Centro-Sul. O Garantia Safra somente é liberado quando ocorre perda igual ou superior a 50% da lavoura por estiagem ou por inundação. Outros municípios solicitaram laudos e aguardam parecer final como Acopiara e Iguatu, cujos gestores esperam inclusão no programa.
O secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Antonio Amorim, avalia que o caso de Canindé ou de outro município que fique fora do programa será revisto.
"Houve possível contradição nas informações, mas é uma questão de tempo, e o município será beneficiado pelo Garantia Safra", espera.
"Estamos acompanhando a questão, orientando por meio da Ematerce os municípios na elaboração de laudos e esperamos uma solução rápida".
Mais informações
Delegacia do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Ceará - (85) 3299. 1309
Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA)- (85) 3101. 8105

Diário do Nordeste