quarta-feira, 28 de maio de 2014

Exercício para a Copa do Mundo simula ataque radioativo no Beira-Rio


Exercício simulou ataque com gás radioativo perto do Beira-Rio, em Porto Alegre (Foto: Rafaella Fraga / G1)
A cerca de duas horas antes do início de um jogo da Copa do Mundo no Beira-Rio, emPorto Alegre, uma mochila é encontrada próximo a um dos portões de entrada do estádio. O conteúdo é incerto. Órgãos de segurança são acionados para verificar o material, que, acionado, passa a liberar agente radioativo. Inesperadamente, um grupo de torcedores acaba contaminado pela fumaça tóxica.
O ataque terrosista foi encenado por 200 militares, além profissionais da saúde e de outras forças de segurança nesta quarta-feira (28) na área entre o Ginásio Gigantinho e o Parque Marinha do Brasil, nas imediações do estádio. O exercício é preparatório para eventuais ocorrências do tipo durante o Mundial. A capital gaúcha receberá cinco jogos do evento esportivo entre os dias 15 e 30 de junho: quatro partidas da primeira fase e uma das oitavas-de-final.
O treinamentos simulou o socorro de 30 pessoas contaminadas por produtos químicos: seis em situação mais grave. Voluntários fizeram o papel de torcedores feridos. Após a liberação do gás químico, eles foram socorridos e levados para o posto de descontaminação do Exército montado no local, com capacidade para atender até 300 pessoas por hora.
Depois disso, as vítimas fictícias foram levadas ao setor de saúde, onde passaram por uma triagem para checar a gravidade do caso. A tenda pode receber até 250 pacientes por hora. Dependendo da situação, os feridos podem receber atendimento no local ou ser encaminhados a hospitais da cidade por ambulâncias ou até helicópteros.
Ao todo, a ação mobilizou centenas de militares que irão atuar no combate e prevenção ao terrorismo químico durante a Copa. Os soldados integram o núcelo de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN) das Forças Armadas. A tropa é formada por homens do Rio Grande do Sul, que ganharam reforço de militares do Rio de Janeiro.
Segundo o Exército, eles serão responsáveis pela inspeção em todos os locais ligados à realização do evento esportivo. Serão feitas vistorias no Estádio Beira-Rio, centros de treinamento, hotéis onde as seleções e membros da Fifa ficarão hospedados, além do Aeroporto Internacional Salgado Filho, por exemplo.
Eventuais vítimas serão socorridas pela Força Estadual de Saúde, vinculada ao governo do Estado. Na simulação, foi instalada uma tenda ao lado do posto do Exército, além do posto móvel de triagem. Na Copa, tudo será montado dentro de um ônibus, que ficará estacionado ao lado do Beira-Rio em dias de jogos.
A simulação durou cerca de 40 minutos e foi considerada positiva pelas autoridades. “Nota 9,5. Ainda terão que ser feitos ajustes internos para que o trabalho esteja a pleno para a Copa”, declarou o coronel Miguel Angelo Dziechciarz, coordenador de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear de Porto Alegre.
O médico e coordenador da Câmara Temática da Saúde do Comitê Gestor da Copa no estado, Eduardo Elsade, também saiu satisfeito com o trabalho executado nesta quarta. “As equipes foram muito rápidas. Todo o procedimento levou, inclusive, menos tempo do que inicialmente esperávamos”, declarou.
G1

Criança de 11 anos liga carro, atropela e mata a mãe em Bauru


Criança atropelou a própria mãe quando manobrava o carro (Foto: Quioshi Goto/Jornal da Cidade de Bauru)
Uma mulher de 38 anos morreu atropelada na noite desta terça-feira (27) quando o filho, de 11 anos, ligou o carro da família no estacionamento de um supermercado no Jardim Araruna, em Bauru (SP).
Segundo investigações da polícia, Gislaine Flora da Silva Augusto estava do lado de fora do carro no estacionamento do supermercado e seu filho a esperava dentro do veículo. Quando ela percebeu que o carro estava em movimento, tentou colocar a mão pela janela e desligá-lo, mas foi atropelada.
“O veículo estava com a chave no contato. Ela tentou enfiar a mão dentro do veículo para desligá-lo, mas parte do corpo ficou para dentro do carro, que acabou virando e atropelando a mulher”, explica o delegado Mario Henrique de Oliveira Ramos.
Gislaine chegou a ser socorrida, mas morreu antes de chegar ao Pronto-Socorro Central. A criança ficou em estado de choque e chegou a ser atendida no hospital, mas foi liberada após passar pelo psicólogo. Ainda segundo o delegado, o caso foi registrado como homicídio culposo, aquele em que não há intenção de matar, mas a criança não deve ser incriminada. O delegado explica que diante do trauma que a situação gerou qualquer procedimento nesse caso é irrelevante.
“Por ele ter 11 anos, seria sujeita a medida protetiva, mas neste caso, devido as consequências que a situação teve para a criança, é irrelevante qualquer procedimento, porque por pior que seja a pena, não vai alterar o trauma que esta família está passando agora.”
G1

HOMEM É EXECUTADO A BALA NA COMUNIDADE DE JARDIM DE SÃO JOSÉ EM RUSSAS-CE




O fato aconteceu por volta das 08h00min da manhã de hoje quarta-feira, 28 de maio de 2014, na Rua Padre Marcondes na comunidade de Jardim de São José. A vitima trata-se de Hailsom de Assis Moura de 27 anos, natural de Russas, residência não informada. A policia militar sob o comando do Major Claudemir compareceu ao local e teve muitas dificuldades para colher informações, pois ninguém da comunidade não queria ou não sabia dar informação. A PM foi informada que apenas o mesmo trabalhava no estabelecimento (Oficina) e que teria sido vitima de duas pessoas em uma moto, características não informada.


O caso agora vai ser encaminhado para a delegacia regional de policia civil (DRPC) em Russas para que seja feito o trabalho de investigação.


BLOG DO ERIVANDO LIMA

Acidente envolvendo Fiat da Prefeitura de Severiano Melo deixa 04 Mortos no RN


Atualizando nome que chegaram até momento dos 4 mortos.

"Sidney do Mudo" - Motorista
"Dona Célia"
"José Onésimo" e "Dona Raimunda" que é mãe de José Onésimo e Dona Célia.
Um gravíssimo acidente na BR-405, estrada de Apodi, após a comunidade do Jucuri distante cerca de 25km de Mossoró, deixa um saldo de quatro vítimas fatais no local. Várias equipes de resgate Bombeiros e SAMU foram acionados. De acordo com informações colhidas pelo inspetor da PRF  o condutor do veículo tipo RANGER  de cor prata e placa MVC-3506 Frutuoso Gomes-RN teria sido o causador, quando o mesmo ao tentar ultrapassar uma Saveiro de cor branca que vinha no mesmo sentido, bateu na traseira do carro, e colidiu frontalmente com um veículo tipo Fiat Uno Mille Way de cor branca e placa OKA-5235 Severiano Melo-RN, pertencente a Prefeitura de Severiano Melo e que seguia no sentido Mossoró-Apodi. 

Quatro ocupantes do veículo menor morreram no local. Os motoristas da Ranger e da Saveiro, que não foram identificados, foram socorridos por equipes do SAMU para o Hospital Regional Tarcísio Maia.

Fonte: Blog Passando na Hora

Aplicativo ZapZap, criado no Pará, quer ser versão brasileira do WhatsApp


De tanto chamarem o WhatsApp de zap zap, o desenvolvedor paraense Erick Costa, 33, resolveu transformar a piada em realidade (o termo pegou, mas sua origem é incerta). Disponível gratuitamente apenas para Android desde abril, o aplicativo ZapZap, como define Costa, é uma versão brasileira do serviço de mensagem instantânea comprado no início do ano pelo Facebook.
A novidade é baseada no aplicativoTelegram, que tem código aberto, permitindo que os  desenvolvedores alterem as linhas de programação e criem um software personalizado. Foi exatamente isso que Costa fez, dando ao software um ar abrasileirado. Seu logotipo, por exemplo, tem a bandeira do brasil, enquanto a tela de fundo padrão exibe o símbolo da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).
O ZapZap tem funcionamento bastante parecido com o do WhatsApp. Após a instalação, o usuário deve inserir seu número de telefone e um código enviado via SMS. Automaticamente, o programa busca em seus contatos quais estão cadastrados no ZapZap ou no Telegram.
É possível enviar mensagens de texto, voz, imagens, vídeos, a localização do usuário e documentos em anexo com o aplicativo.
Uma das vantagens do ZapZap sobre o WhatsApp é a possibilidade de usar a aplicação direto do computador de forma oficial. Por ser baseado em uma plataforma na nuvem (todo o conteúdo fica armazenado na internet), é possível conversar com contatos da plataforma acessando a página do serviço. Mesmo longe do celular, dá para enviar e responder mensagens por meio de um navegador conectado à internet.
Costa diz não temer qualquer tipo de pressão por parte dos gigantes da tecnologia pelas semelhanças com o serviço de mensagens comprado pelo Facebook. “O WhatsApp deu entrada no nome agora e meu aplicativo é muito novo. Não me preocupo com isso”, disse. Segundo ele, o programa já foi baixado 63 mil vezes e conta com 20 mil usuários ativos. Por enquanto, o desenvolvedor não ganha dinheiro com a iniciativa.
O “WhatsApp Brasileiro” não foi o primeiro aplicativo de Erick Costa. Ele conta com pelo menos outros cinco programas no Google Play, dentre eles uma rede social para torcedores do Remo e um joguinho chamado “Flappy Danny”, uma versão do “Flappy Bird” estrelando o jogador de futebol Daniel Alves.

Diferenças

O aplicativo modificado por Costa conta com tradução para o português brasileiro, barulho de notificação do ICQ (lembra?) e sistema de notificação parecido com o do WhatsApp (aquele das setinhas verdes).
Uma das características que diferencia o ZapZap do WhatsApp é que ele tem a opção de chat secreto – característica presente no Telegram e no popular Snapchat. Com essa funcionalidade, o usuário consegue determinar o tempo de “sobrevivência” de uma mensagem. É possível configurar para dois segundos, cinco segundos, um minuto, uma hora, um dia ou uma semana.
Durante os testes do UOL Tecnologia, o aplicativo funcionou tão bem quanto o WhatsApp. O recurso de chat secreto executou com sucesso a tarefa proposta (autodestruir uma mensagem após determinado tempo). O único problema é a baixa adesão: ainda há poucas pessoas utilizando o serviço, então é improvável que você encontre por lá todos os seus amigos presentes no Whatsapp. No entanto, isso pode melhorar com o tempo.

Fonte: Uol

Avião que irá transportar Seleção Brasileira faz 1º voo na Grande BH


Avião que irá transportar seleção durante a Copa tem arte de artistas paulistas. (Foto: Reprodução/TV Globo)

O avião que vai transportar os jogadores da Seleção Brasileira de futebol durante a Copa do Mundo fez o voo inaugural nesta terça-feira (27), no Aeroporto Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A parte externa do avião é decorada com as cores do Brasil.

O trabalho de pintura com tinta spray durou uma semana e é obra dos gêmeos Otávio e Gustavo Pandolfo, grafiteiros paulistas conhecidos internacionalmente como “Os gêmeos”. Por dentro, a aeronave não sofreu alterações e segue com 160 lugares.
Aeronave decolou de Belo Horizonte com destino a São Paulo. (Foto: Reprodução/TV Globo)

No voo inaugural, o avião deixou o Aeroporto de Confins e foi para o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. De acordo com a empresa aérea responsável, durante a copa, o avião fará alguns voos comerciais. Depois do mundial, vai permanecer pintado por mais dois anos.

Irmãos suspeitos de atirar em policial são executados após depoimentos


Dois irmãos, suspeitos da tentativa de assalto que feriu o subtenente da reserva da Polícia Militar Raimundo Arruda de Melo, foram executados na Avenida João Pessoa e Rua Júlio Verne, nos bairros Parangaba e Itaoca. O duplo homicídio foi registrado na última segunda-feira (27), depois que os dois rapazes foram detidos e prestaram depoimento no 5º DP (Parangaba). A mulher de um deles, também foi baleada na cabeça.

policia
Segundo a Polícia, por volta das 18 horas, Francisco Carlos de Lima, 21, e Francisco Rafael de Lima, 24, chegaram à Delegacia na Parangaba, acompanhados de policiais militares que teriam recebido informes sobre o envolvimento dos dois na tentativa de assalto ao subtenente.

O titular do 5º DP, delegado Renê Andrade, informou que os dois não eram investigados pela Polícia Civil, mas como os PMs chegaram ao local com eles e existia o informe de que os dois seriam envolvidos, foi solicitado que ambos fossem encaminhados à sede da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) para um exame residuográfico, que determina se houve disparo de arma de fogo, por meio da análise de resíduos de pólvora nas mãos dos suspeitos.

Os irmãos Francisco Carlos e Francisco Rafael retornaram à Delegacia para entregar os ofícios dos exames realizados na Pefoce. Ainda de acordo com o delegado, como não houve situação de flagrante e ainda não existia nenhuma prova que chegasse ao nível de inquérito, os policiais civis orientaram à família a esperar os rapazes na entrada da Delegacia e eles foram liberados.

Execução sumária

policia2Francisco Carlos estava com a companheira, Jéssica Nathalia dos Santos, 23, ambos voltavam para casa em uma bicicleta e Rafael seguia a pé. Os três foram surpreendidos por um Palio de cor prata. Os indivíduos que saíram do automóvel realizaram disparos com pistola 380.

Às 21h28min foi morto Francisco Carlos de Lima e baleada Jéssica Nathália. Às 21h36min foi a vez de Francisco Rafael. 

Por não ter autoria, o delegado afirma que os primeiros levantamentos e a investigação foram realizados pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Mas como ocorreu na área da Parangaba, o caso também será investigado pelo 5º DP.

Em relação à tentativa de assalto que terminou com o subtenente da Polícia Militar baleado, o delegado informou que a investigação do caso está sendo feita pelo 5º DP e que a Polícia Civil trabalha com outros suspeitos, mas que devido à morte dos irmãos, prefere não divulgar mais informações até que o inquérito seja concluído.

O resultado do exame que determinará se os jovens realizaram disparos de arma de fogo deve ser entregue no próximo mês pela Perícia Forense.

O Brasil vai legalizar a maconha?



A partir de uma proposta de iniciativa popular que contou com mais de 20 mil assinaturas, a Comissão de Direitos Humanos do Senado vai discutir a proposta de regulação do uso recreativo e medicinal e iniciar o debate em todo o Brasil
A discussão sobre a legalização da maconha no Brasil já chegou ao Congresso Nacional. Uma sugestão de iniciativa popular apresentada por meio do Portal e-Cidadania do Senado Federal, com 20 mil assinaturas, propõe que o uso da maconha seja regulamentado como o das bebidas alcoólicas e cigarro.
Por Marcelo Hailer – Revista FORUM
A iniciativa é a sugestão nº 8, a qual a presidenta da Comissão de Direitos Humanos do Senado, senadora Ana Rita (PT-ES), designou à relatoria o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que aceitou a demanda e levou o debate para o seu perfil no Facebook. Em nota, Buarque declarou que se sentiu “desafiado” e por isso resolveu levar o debate adiante realizando assembleias para debater a questão da liberação da maconha.
“Embora seja um tema no qual sou leigo, não vou fugir da indicação, temendo a polêmica em torno dela. Vou aprofundar o assunto através de audiências públicas e debates, inclusive aqui. Só me recusaria se o tema fosse irrelevante, mas ele é relevante. Quero analisar em primeiro lugar o risco de que a legalização possa ampliar o consumo; depois, se há realmente vantagem científica e medicinal; ainda mais, o impacto da legalização na redução de violência; também quero saber se o sentimento nacional deseja está legalização ou ainda não estaria preparado”, declarou o parlamentar em seu perfil no Facebook.
André Kiepper, analista de Gestão em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz e mestrando em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), também pesquisa modelos de regulação da maconha nos EUA e é o autor da iniciativa que levou o debate sobre o uso da cannabis ao Senado. Ele afirma ter gostado muito da indicação do senador pedetista como relator e não vê “nome melhor” para fazer tal debate. “Ao enfatizar que o tema é muito relevante, o senador Cristovam Buarque transmitiu esperança. Há um verdadeiro contentamento nas redes sociais. Por isso, acredito que não haveria melhor pessoa para ser o primeiro relator desta proposta. Não temos certeza de nada, mas sabemos, ao menos, que o debate começou nas mãos de um educador, que sofreu perseguição política durante o regime militar, que exilou-se na França, e que, agora, não deixará que o assunto seja boicotado, como sempre foi”, comenta.
O pesquisador também conta como surgiu a ideia da iniciativa por meio do portal e-Cidadania. “No final do ano passado, comecei a acessar o site do Senado do Uruguai para acompanhar a tramitação do Projeto de Lei de regulação da maconha daquele país e, ao mesmo tempo, acessar o site do Senado brasileiro, para acompanhar a tramitação do PLC 37/2013, que é o Projeto de Lei da Câmara com tendência totalmente oposta ao que o resto do mundo está legislando sobre drogas. Ficou claro que não haveria oposição política ao PLC 37/2013, por causa das eleições de outubro de 2014. Para mim, inadmissível que senadores se abstenham de reformar a Lei de Drogas do Brasil sob o argumento do efeito negativo que o tema poderia causar nas urnas. Então, nestas buscas pelo site do Senado brasileiro, conheci o E-cidadania, uma ferramenta criada para fomentar a participação cidadã”, conta.
Reações parlamentares
A partir de agora é fato que o Brasil e o Congresso Nacional terão de entrar neste debate que corre o mundo. E, como ressaltou o senador Cristovam Buarque, a discussão se torna ainda mais interessante por ter vindo a partir de uma demanda popular e não de um projeto de lei pensado exclusivamente na Casa. Ou alguém acredita que, em um parlamento pautado principalmente pela agenda dos ruralistas e mercadores da fé, seria possível apresentar um projeto de lei que prevê o uso recreativo e medicinal da maconha? Como lembrou Kiepper, tramita na Câmara o PLC 37/2013, de autoria do deputado federal Osmar Terra (PMDB-RS), que caminha na contramão do que vem sendo feito em vários lugares do mundo em termos de políticas de drogas, tornando ainda mais rígida a repressão aos usuários e pequenos comerciantes de substâncias ilegais.
Já há também parlamentares que se manifestaram de forma contrária ao debate proposto pela iniciativa, como é o caso do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), que declarou que “há temas mais relevantes em discussão” e disse ser contrário à proposta. Já Paulo Davim (PV-RN) afirmou que é uma “incoerência” liberar a maconha. “Se nós estamos numa campanha árdua para diminuir o número de tabagistas no Brasil e no mundo, seria uma incoerência concordarmos com a liberação dessa substância. O uso da maconha tem, sim, severas repercussões ao longo do tempo nos seus usuários”, declarou o parlamentar do Partido Verde, agremiação que até pouco tempo defendia a descriminalização da cannabis. Mas, no bloco dos contrários ainda há espaço para o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) que recorreu ao argumento de que a maconha é “porta de entrada” para outras drogas. “Acho que não devemos flexibilizar a legislação em relação ao uso da maconha. Eu sou frontalmente contrário. É estimular o vício e dar origem a vícios ainda mais perversos”, disse o tucano.
Mas há parlamentares que também estão dispostos à reflexão sobre o tema. “Quais são as vantagens de termos a possibilidade de uma regulamentação à luz, inclusive, da legislação que recentemente foi iniciada em inúmeros países, dentre os quais o Uruguai? É uma tendência que merece ser seriamente estudada”, ponderou Eduardo Suplicy (PT-SP). O senador Randolfe Rodrigues (Psol-AP) disse que é necessário fazer o debate inspirado em experiências que deram certo ao redor do mundo. “Eu acho que o Brasil tem que debater à luz das experiências existentes no mundo. Há experiências nos Estados Unidos, no Uruguai e na Europa. A questão deve ser tratada à luz das experiências, principalmente no que diz respeito à segurança e à saúde pública”, defendeu Rodrigues.
Do Colorado ao Uruguai
Em 2013, os eleitores de Colorado e Washington decidiram votar pela liberação da maconha, para uso tanto recreativo quanto medicinal. Do lado latino, os olhos do mundo se voltaram para o Uruguai que durante todo o ano de 2013 realizou assembleias populares para construir um consenso em torno da regulamentação da maconha e de sua comercialização, controlada pelo Estado.
Sempre que o assunto é legalização das drogas, muitos dos opositores argumentam que com isso as cidades, estados e países viveriam um aumento no número de usuários com consequentes surtos de violência. Isto não aconteceu nem no Uruguai, tampouco no Colorado e em Washington. Trata-se de um evidente abalo no conceito de “guerra às drogas” propagado pelos EUA.
“A guerra às drogas é injusta e equivocada. Seu pressuposto é uma ingerência indevida do Estado na esfera das liberdades individuais e, além disso, produz muito mais problemas sociais do que aquilo que, a princípio, busca coibir, que são os possíveis danos decorrentes do consumo de drogas. Os EUA foram os principais impulsionadores do proibicionismo mundial no século XX, mas nunca estiveram sozinhos. Nesse século (XXI), mesmo que nos fóruns internacionais mantenham a postura conservadora, os norte-americanos estão implodindo o paradigma proibicionista e o governo federal vem sinalizando mudanças. Tiveram papel decisivo em criar a ‘guerra às drogas’ e agora terão papel importante no seu fim”, analisa Maurício Fiore, antropólogo e pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap).
Para Kiepper, a questão de estados norte-americanos estarem revendo as políticas em tornos das substâncias ilegais é uma mudança paradigmática. “Esta mudança representa uma estratégia geopolítica de enfrentamento ao narcotráfico. Os altos custos financeiros e humanos não justificam mais a guerra às drogas. Os EUA estão fazendo a retirada gradual de suas tropas, reconhecendo que a regulação da maconha é a melhor medida para conter o avanço da violência e do crime organizado”, avalia o pesquisador.
A dúvida que fica é se o Congresso Nacional, provocado externamente, vai avançar neste debate de fato ou continuará seguindo na linha conservadora que tem marcado sua atuação. “Acho que a iniciativa vai impulsionar sim a discussão no Congresso, que até agora não só se mostrava inerte à qualquer mudança da política de drogas como ainda buscou piorá-la com um projeto como o do deputado Osmar Terra, que foi aprovado na Câmara e está agora no Senado. No entanto, não sou muito otimista a curto prazo para avanços no Legislativo. O máximo que vai acontecer esse ano é a realização dessas audiências públicas, mas isso pode ser um avanço”, acredita Fiore.
Kiepper espera que a proposta possa ser votada ainda este ano, desde que seja depois das eleições. De acordo com ele, os parlamentares podem aprender muito com as audiências ao tomar conhecimento dos modelos existentes ao redor do mundo. “Os senadores terão a oportunidade de conhecer os modelos de regulação da maconha do Uruguai, de Israel, dos EUA, Espanha e de outros países europeus. Modelos que, na verdade, restringem o consumo, não o alimentam. E também conhecer mais sobre a planta, suas propriedades terapêuticas e medicinais”, afirma, fazendo uma ressalva. “Precisarão abandonar suas convicções baseadas em inverdade ou preconceito. O Senado uruguaio promoveu, entre setembro e novembro de 2013, 12 audiências públicas para avaliar o Projeto de Lei. Isto é, uma audiência pública por semana, durante três meses, de forma ininterrupta, para, com propriedade, votá-lo. Eu pediria aos senadores da Comissão de Direitos Humanos do Senado brasileiro que dessem o mesmo tratamento ao tema. Compreendo que o Congresso do Uruguai teve o apoio e o aval de um senhor [José Mujica] que, agora, é candidato ao prêmio Nobel da Paz, ao passo que a presidenta do Brasil ainda confunde política com religião. Mas o mundo está avançando. Não podemos ficar para trás”, pontua André Kiepper.
Cristovam

Legalização do aborto é negada


O perfil da presidente Dilma Rousseff na rede social Facebook e o site do Partido dos Trabalhadores (PT) negaram ontem boatos de que o aborto teria sido legalizado no Brasil. Os rumores surgiram em uma coluna política publicada em diversos jornais e sites nacionais, incluindo um portal cearense.

A falsa informação originou-se a partir de uma interpretação da Portaria 415 da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS), ligada ao Ministério da Saúde, que oficializa regras para interrupção da gestação, nos casos já previstos em lei. Com a "viralização" do boato, em redes sociais pela internet, o Palácio do Planalto decidiu lançar uma campanha de esclarecimento também na web, sobre as mudanças trazidas com a Portaria e também para negar a legalidade da prática do aborto.

De acordo com a nota divulgada na fanpage da presidente Dilma, "a Lei 12.845, de 2013, que está sendo citada, estabelece as regras para o atendimento às vítimas de violência sexual. Prevê a 'profilaxia da gravidez', ou seja, o uso da chamada 'pílula do dia seguinte'. A prática já é prevista pelo Ministério da Saúde e evita que muitas mulheres morram ao se submeterem a abortos clandestinos. O aborto continua ilegal no Brasil".

Já a homepage do PT destacou que "os abortos só serão autorizados em casos de estupro, anencefalia do feto ou risco de vida para a mãe", e acrescenta que "para todos esses casos há a necessidade da autorização da mãe, acompanhamento médico, registro da paciente e a descrição dos códigos de Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID)". (Fonte: Diário do Nordeste)

Bola da final da Copa do Mundo terá detalhes em verde e amarelo


O blog conseguiu com exclusividade imagens da Brazuca que será utilizada na finalíssima da Copa do Mundo, no dia 13 de julho, no Rio de Janeiro. A bola tem detalhes em verde e amarelo como novidade em relação à pelota utilizada durante todo o Mundial e já até “posou” no gramado do Maracanã.
Gostou? Veja abaixo:



Fonte: Blog Manto FC

Provas do Vestibular 2014.2 da UVA serão realizadas no dia 1 de junho


A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) realizará as provas do Vestibular 2014.2 no domingo, dia 1 de junho, em Sobral, zona Norte do Ceará, em local a ser indicado no cartão de informação,nos horários das 8h às 12h (Conhecimentos Gerais) e das 14h  às 17 h (Conhecimentos Específicos e Redação). Foi registrada maior concorrência nos seguintes cursos: Direito, com 31,23 candidatos por vaga, Engenharia Civil (21,85) e Enfermagem (19,45).

Estão inscritos 7.721 candidatos para 915 vagas nos Cursos de Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências da Computação,Ciências Sociais, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química, Tecnologia em Construção de Edifícios e Zootecnia.

Os candidatos deverão apresentar original do documento oficial de identidade e o cartão de informação,disponibilizado no endereço eletrônico da UVA.

O resultado será divulgado no dia 4 de julho de 2014, às 17h, na sede da CEPS e através do site http://www.uvanet.br. A matrícula dos candidatos classificados será nos dias 9 e 10 de julho, na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD), no campus Betânia, nos horários de 8h às 12h e de 14h às 18h.

A divulgação do número de vagas remanescentes será no dia 11 de julho, às 10h, na PROGRAD e no endereço eletrônico da UVA. A chamada dos classificáveis, se restarem vagas, será no dia 14 de julho, às8h, para todos os cursos, também na PROGRAD. Perderão o direito à vaga os candidatos que chegarem fora do horário determinado.

Para a matrícula serão exigidos os seguintes documentos, acompanhados dos respectivos originais: uma fotocópia da Carteira de Identidade; uma fotocópia do Certificado de Conclusão do Ensino Médio; uma fotocópia do comprovante da obrigação eleitoral; uma fotocópia do Certificado Militar (para homens).
Edital do Vestibular 2014.2, concorrência e locais das provas estão disponíveis  AQUI.

Serviço:
Comissão Executiva do Processo Seletivo (CEPS)
Av. Dr. Guarany, 317 – Campus CIDAO, Derby, Sobral-CE
Fone/fax: (88) 3677-4210 – site: www.uvanet.br

(Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA)

Luizianne eleva tom contra Cid, RC e dispara: “A cidade está um desastre”


A ex-prefeita Luizianne Lins está com o discurso afiado contra os adversários políticos. Em entrevista, ontem, a petista disparou críticas contra Cid, Ciro Gomes e Roberto Cláudio. Ela voltou a afirmar que não sobe no palanque dos Ferreira Gomes e que Cid não era mais referência para ela na política. “Eu não apoiarei a candidatura do nome indicado pelos Ferreira Gomes. Hoje o Cid não é mais referência para mim para nada na política”.  Ele me mostrou não ter pulso e ser subordinado ao irmão Ciro Gomes, que é hoje quem faz e desfaz no Ceará”, disse.
A declaração foi feita após a ex-prefeita entregar uma ação de Representação pela prática de Falta Disciplinar e Infração ao Código de Ética contra a psicóloga e gestora dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) Natália Rios no Conselho Regional de Psicologia. No início de abril, Natália publicou em sua página do Facebook texto em que insinuava que Luizianne usava drogas. Após o ato, a ex-prefeita disse que iria viajar a São Paulo, ainda ontem, para tentar uma conversa com o ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff sobre o cenário politico cearense.
ATAQUES
Ao comentar sobre o prefeito Roberto Cláudio, Lins disse que a “cidade está um desastre”, inclusive “fruto das desconstruções das políticas sociais” promovidas pela sua gestão. Segundo disse, “as máscaras estão caindo”, justificando que, no Spaece Alfa, por exemplo, criticavam que Fortaleza estava em penúltimo lugar durante sua gestão, porém, após dois anos da atual gestão do atual prefeito, inclusive sob o comando do deputado Ivo Gomes (Pros), irmão de Cid Gomes, “a Capital foi para último lugar na educação”.
Luizianne disse, ainda, que a cidade está “suja” e “escura”, citando que o Vila do Mar está sendo destruído. A prefeita lembrou, ainda, das promessas apresentadas por Roberto Cláudio e afirmou que, para a Copa, somente a obra do Castelão, de responsabilidade do governo estadual, foi concluída, o que, segundo ela, demonstra a falta de planejamento do prefeito. ”Agora, há pouco tempo para acontecer a Copa estão correndo para fazer a maquiagem. Não tem uma obra da Copa que foi concluída a não ser a do estádio Castelão. Portanto, ele não sabe planejar, gerir e só sabe ser puxa-saco dos irmãos Ferreira Gomes”, disse ela acrescentando ter deixado mais de R$ 1 bilhão nos cofres públicos para as obras.
ELEIÇÃO
Sobre as especulações a respeito das alianças políticas e o posicionamento do PT nas eleições, Luizianne é enfática ao defender que o PT deve ter candidatura própria. Ataca ainda dizendo que alguns petistas estão divididos sobre quem apoiar. “O partido está dividido porque existem pessoas e vários setores da sociedade que não concordam com o apoio do PT a qualquer candidato indicado pelo governador do Ceará. Para nós esse projeto está falido, esgotado, corrupto e cada vez mais o Ceará passa vexame com tanta denúncia de corrupção que estamos vendo. Por tudo isso, nós somos contrários que o candidato apoiado pelo governador, até se for do PT pois infelizmente hoje existem pessoas do PT que se dizem mais “cidistas” do que petistas e que estão no PT mas vão seguir as orientações  do governador e eu tenho dito que o PT não vai engolir candidato indicado por outro partido que não tem , se quer, candidato próprio”, afirmou.
A prefeita ainda questiona a preferência pelo governador Cid Gomes em detrimento do apoio que poderia ser oferecido, segundo ela, ao senador Eunício Oliveira (PMDB) na sucessão estadual, lembrando que tanto o Pros quanto o PMDB fazem parte da base de apoio de Dilma.
“Se for petista, mas indicado pelo governador, nós não apoiaremos, pois vamos entender que este é capacho do governador e não vamos apoiar. O PT deveria lançar candidatura própria. Isso faria com que nós não tivéssemos o constrangimento de estarmos divididos entre o Pros e o PMDB. No segundo turno a gente se reuniria. O PMDB é base aliada também, ele está presente apoiando a candidatura do Lula a algum tempo, inclusive está ajudando no processo da CPI. O que a gente vê é porque que os Gomes são privilegiados no apoio? Essa é a nossa indagação? Qual a melhor forma de resolver isso, o PT tendo candidatura própria”, concluiu.


Fonte: O Estado CE

Melancia quadrada produzida no Ceará faz sucesso.

http://www.nacaonordestina.org/wp-content/uploads/2014/05/melancia.jpg
Curiosidades:” Produção de melancias quadradas deixou de ser exclusiva de asiáticos. Em Icapuí, cidade no interior do Ceará, agricultores resolveram apostar na produção da fruta com o formato inusitado e também sem sementes

Fonte: Nação Nordestina 

Caminhonete do Circo do Limãozinho Tomba na Serra dos Bastiões em Iracema-CE


Por volta das 06:30 hs de Hoje, (28) Na Serra dos Bastiões em Iracema-CE , uma caminhonete Ford F4000 de placas HVM-5137 Inscrições de Caucaia-CE, de Propriedade  do circo cultural do "Limãozinho" tombou na ladeira conhecida por Alto dos Aurelianos.
O Blog Alto Santo é Notícia conversou com o Repórter Francisco Filho , que registrou o fato e nos contou que essa era a primeira vez que um Circo chegava a comunidade. Segundo ele o acidente  teria ocorrido porque o veículo perdeu força e desceu desgovernado vindo a tombar no matagal.
O vereador da comunidade,  o sr Erivaldo , esteve no local juntamente com outros moradores e ajudaram a retirar a carga, para que o Trator pudesse desvirar a caminhonete.
O veículo estava carregado de cadeiras e até o bode do circo estava na carroceria ,  que saiu ileso,  bem como o Motorista de Nome NETO que nada sofreu. 

Com  Fotos e Informações de Francisco Filho do Folha Serrana.

Ajuda Quixadá: Idoso acidentado e internado no IJF precisa fraldas geriátricas


“Xinica” encontra-se paraplégico, conseguindo mexer apenas os braços e fala pouquíssimo.
É delicada a situação do estado de saúde do senhor Francisco Carlos Dantas de Sousa, popularmente conhecido por “Xinica”, 56 anos, vítima de um acidente de trânsito ocorrido no último dia 20 de maio, na Avenida Estados Unidos, ao lado da Praça do Cemitério Municipal de Quixadá. 
Familiares mantiveram contato com o portal Revista Central em busca de auxilio, afirmam que, “Xinica” encontra-se internado no Instituto Dr. José Frota, em Fortaleza. Ele aguarda uma vaga no centro cirúrgico. O paciente fraturou a coluna cervical e um pé. Ele sente muitas dores e devido a precaridade do leito hospitalar, já está apresentando ferimentos no corpo.
De acordo com a sobrinha do paciente, Bunna Jéssica, o seu tio encontra-se paraplégico, conseguindo mexer apenas os braços e fala pouquíssimo. Sem condições de arcar com as despesas, principalmente com fraldas geriátricas, atadura gessada e óleo de semente girassol, familiares pedem a ajuda de nossos leitores.
“Xinica” passou mais de uma hora a espera de um socorro médico, o que pode ter agravado a sua situação.
Atualmente no hospital, seu estado é critico, sendo necessário o uso de fraldas geriátricaspor não ter condições de fazer as suas necessidades fisiológicas em locais apropriados.
O portal Revista Central mais uma vez solidário a este cidadão quixadaense que precisa de nossa colaboração, roga aos seus leitores mais uma vez.
Precisa: fraldas geriátricas, atadura gessada e óleo de semente girassol
 Contato para doação: (88) 99448292 - Jéssica
                                   (88) 99146853 - Jackson Perigoso