domingo, 27 de outubro de 2013

FOTOS VALMIR HOLANDA QUIXERAMOBIM ce


MACIÇO de BATURITÉ > Polícia Militar captura pistoleiros em Acarape


1380660_616605295044380_638700661_n

Acarape > Uma equipe do 3º Pelotão do 4º Batalhão Policial Militar capturou uma dupla acusada de tentativa de homicídio a um comerciante na cidade de Acarape, na região do Maciço de Baturité. Conforme a equipe PM, o crime ocorreu no fim da manhã deste sábado, dia 26. Os acusados foram identificados pelos nome de Frederico, vulgo “Fred” e João Claudio, conhecido pelo apelido de “Paraíba”.
Ainda conforme os PMs no momento do tiroteio uma mulher que se encontrava no estabelecimento comercial foi alvejada por três disparos. Em seguida os criminosos fugiram, mas foram capturados logo depois. Um deles portava uma pistola calibre 380 com dois carregadores deflagrados; o outro, um revólver calibre 38 com três capsulas deflagradas e duas intactas.
548312_616608598377383_544079007_n 2A reportagem do Diário Sertão Central procurou manter contato telefônico com a Delegacia de Acarape e a Delegacia Regional de Baturité, para colher mais detalhes acerca do crime, dos motivos da tentativa de homicídio e da prisão da dupla,”Fred” e “Paraíba”, acusada de crimes de pistolagem na região, todavia, até a publicação desta edição as ligações não haviam sido atendidas.
Fotos > Valdir Pereira
Participe do Diário Sertão

PGR quer inconstitucionalidade de lei cearense que regulamenta a vaquejada



O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra uma lei cearense que regulamenta os espetáculos de vaquejada no estado. Janot entende que a prática está relacionada a maus-tratos aos animais. A data do julgamento não foi marcada, porém, em outros casos de processos envolvendo leis estaduais que regulamentaram a briga de galo e a Farra do Boi, a Corte Suprema decidiu proibir as manifestações culturais por haver crueldade contra os animais.

O parecer, enviado agora em outubro, reforça a posição da Procuradoria-Geral da República (PGR) na Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) 4.983, impetrada em 31 de maio no STF. No documento, a PGR contesta a constitucionalidade da Lei 15.299/2013, aprovada no Ceará, que regulamentou a vaquejada como prática esportiva e cultural, e criou regras de segurança para peões e animais, além dos critérios de disputa da competição. A norma diz que os organizadores devem adotar medidas de proteção à saúde e integridade física dos animais, além de tomar cuidados com o transporte, trato e montaria do animal.

Ilário Marques afirma que não tem planos de candidatura para as eleições de 2014


Ilario_Marques_fmApós ser abordado pela equipe de reportagem do portal Revista Central  o ex-prefeito de Quixadá, ex - dep. estadual, suplente de Dep. Federal e atual presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp) da Assembleia Legislativa, José Ilário Gonçalves Marques, falou sobre o seu futuro político e das eleições de 2014, Ilário Marques nome conhecido politicamente, relatou que como um militante político irá participar ativamente, mas que não tem planos de candidatura”. O petista justifica que a sua prioridade é a recondução de sua esposa Rachel Marques para o cargo de deputada estadual. Destacou ainda que o seu plano será para 2016. 
Ilário Marques deixou claro que vai se empenhar para as eleições majoritárias para o cargo de governador e que seguirá com o grupo liderado por Cid Ferreira Gomes. Avalia que o quadro para governador encontra-se no grupo dos aliados que apoia a presidente Dilma. “O PT seguirá o governador Cid Gomes, decidindo o processo de escolha”. Segundo afirmou, o PT visa e não abrirá mão do candidato ao cargo de senador.

O petista lamentou que o governador de Pernambuco Eduardo Campos, ex-aliado petista, tenha saído do bloco. Ilário Marques acredita na reeleição da presidente Dilma. 


(Do Portal Revista Central)

Dilma descumpre meta de entregar 130 mil cisternas aos atingidos pela seca no Nordeste

O governo Dilma Rousseff não cumpriu nem metade da meta de entregar 130 mil cisternas até julho aos atingidos pela seca no Nordeste.
Dos reservatórios de água prometidos pela presidente no dia 2 de abril, em evento com sete governadores em Fortaleza (Ceará), 59 mil foram entregues no prazo.
A ideia de acelerar a entrega de cisternas até meados do ano tem um motivo climático. É nesse período que se encerra a época de chuvas --ainda que escassas-- na região do semiárido.
Os moradores que receberam as cisternas no prazo e tiveram a sorte de contar com alguma chuva conseguiram armazenar essa água para enfrentar mais um período de meses de estiagem.
CARROS-PIPA
Fora do período de chuvas, o sertanejo depende apenas dos carros-pipa para abastecer seus reservatórios. Uma opção são os veículos contratados pelo Exército, nem sempre com equipes e água suficientes.
Outra é pagar pelo abastecimento a carros-pipa de particulares (cerca de R$ 100 para encher o reservatório) ou de veículos da prefeitura, que muitas vezes abastecem apenas as cisternas de seus aliados políticos no município.
  1. Considerada a pior dos últimos 60 anos, a seca já deixou cerca de 1.500 municípios do Nordeste e Minas Gerais em estado de emergência, afetando dez milhões de pessoas. Também arrasou a agropecuária, com perdas de cultivos e de animais.

O Globo destaca precariedade no transporte escolar na zona rural de Amontada



A precariedade no transporte de alunos, constatada através de levantamento da Controladoria Geral da União (AGU) é destaque negativo em reportagem publicada na edição deste domingo do O Globo. Em 84 municípios que usam verba do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escola (PNADE), podem ser encontradas irregularidades.
A análise mostrou que mais da metade das cidades (54,9%), apresentam problemas, a despeito das especificações contidas no Código de Trânsito Brasileiro, como superlotação, ausência de cinto de segurança, extintores de incêndio vencidos, pneus carecas e até ônibus que rodam há mais de 30 anos.
De acordo com a reportagem, durante todo o ano letivo, uma caminhonete pau de arara circula na cidade de Amontada, onde 30 estudantes se apertam no transporte escolar com assentos frouxos e uma lona furada que serve como teto.
publicação lembra ainda que no ano passado um grave acidente matou dois alunos e feriu outros três. Ainda assim, a caminhonete vermelha não saiu de circulação.
O outro lado
O prefeito de Amontada, Paulo César Santos (PT), disse desconhecer que os alunos sejam transportados na caminhonete. Santos ainda se negou a responder se a situação seria regularizada. De acordo com o promotor Paulo Queiroz, o caso de Amontada merece atenção especial.
"Vamos solicitar informações junto à Secretaria de Educação. Sendo detectado (o problema), vamos exigir um posicionamento", ressalta. Segundo ele, esse é um problema real em muitos municípios do interior.

Fonte: Ceará News 7

Prefeitura Municipal de Quixeramobim deverá realizar concurso público no inicio de 2014


Segundo os professores da UFC Concursos, todo o processo, demanda um tempo de                                                                   aproximadamente 5 meses.

A Coordenação da UFC Concursos, instituição pertencente à Universidade Federal do Ceará, na pessoa do professor Miguel Araújo, apresentou na última sexta-feira, 25/10, todo o modo operante de um concurso público, à convite da Comissão Municipal do Concurso de Quixeramobim.
A UFC e a UECE são as instituições cotadas para realizar o concurso de Quixeramobim, previsto para acontecer o mais breve possível. A reunião foi acompanhada pelo Promotor de Justiça, Dr. Igor Pereira Pinheiro, vereadores Clébio Pavone, Everardo Júnior, Liduina Leite, Ana Edna, Edson Nogueira, François Saldanha, Idelbrando Rocha, José Helan, Paulo Ferreira e Rômulo Filho, membros da Comissão Municipal do Concurso Público e secretários municipais.
O Secretário Municipal de Educação e Presidente da Comissão do Concurso, Dr. Oriá Fernandes destacou o interesse do Executivo em realizar o certame com a maior brevidade possível e atendendo todas as normas de segurança, no intuito de garantir a lisura do processo. Explicou que todos os demais chefes de secretarias da administração municipal estão fazendo um levantamento das funções em carência, bem como daqueles que atuam sob a forma de contrato, objetivando inserir as vagas existentes no concurso.
Oriá Fernandes conclamou a ajuda do representante do Ministério Público, Dr. Igor Pinheiro, no sentido de orientar a comissão durante o processo de articulação e realização do certame. “Não queremos cometer falhas, nem somos donos da verdade. Queremos a ajuda dos senhores vereadores e do promotor de justiça, através de orientações, ideias e sugestões. Sou funcionário público estadual e estou convicto de que a maneira mais justa de adentrar ao funcionalismo público é se submetendo a concurso”, concluiu Oriá Fernandes. Em resposta, o promotor colocou-se à disposição para acompanhar todo o processo e contribuir no que for necessário.
A Prefeitura Municipal de Quixeramobim analisará a proposta das duas universidades cotadas, para então definir qual delas realizará o processo seletivo. Após todo o levantamento das vagas, a proposta de edital deverá ser submetida à apreciação da Câmara Municipal, para posteriormente ter início à fase de inscrições.
Segundo os professores da UFC Concursos, todo o processo, que compreende o período de isenção, inscrições, prazo para regulamentação de documentos, provas teóricas e práticas, divulgação de resultados e homologação do certame, demanda um tempo de aproximadamente 5 meses.
Assessoria de Comunicação da Câmara de Quixeramobim

Candidato que tirar e postar fotos do Enem será eliminado, diz ministro Mercadante afirmou que redes sociais serão rastreadas durante as provas, Enem 2013 acontece neste sábado (26) e domingo (27)


Mercadante e Luiz Claudio Costa deram as últimas orientações para o Enem 2013 (Foto: Juliana Braga/G1)

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, alertou nesta sexta-feira (25) que o governo vai monitorar as redes sociais para identificar e excluir os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que usarem o celular dentro das salas de prova para publicar na internet fotos e outras informações sobre o exame. "Não tentem postar imagem no início do exame, porque você vai ser identificado, acredite nisso", afirmou Mercadante. O Enem será neste sábado (26) e domingo (27) para mais de 7,1 milhões de candidatos inscritos.

O ministro lembrou que em 2012 o MEC expulsou 65 candidatos que postaram nas redes sociais fotos do cartão de respostas e da sala de provas, mesmo que em nenhuma delas havia fotos das questões da prova. "Nós temos um monitoramento bastante eficiente, muito detalhado e ano passado em questões de minutos identificávamos quando o candidato postava uma foto e ele era retirado da prova e tinha sua prova anulada. Vamos manter esse acompanhamento."

Segundo ele, se o candidato utilizou o celular depois que entrou no local de prova, "ele cometeu infração, está prevista no edital e a penalidade é perder o exame. Na hora que ele entrou ele desligar o celular, vai colocar no saco qualquer equipamento eletrônico", afirmou.

O governo nega, entretanto, que pratica a espionagem dos dados pessoais dos candidatos. "Nosso trabalho aqui não é tão eficiente quanto o do Obama, mas é bom. E é uma razão republicana, preservar o exame. Não estamos espionando a vida de ninguém. Nós só queremos que o exame seja feito nas mesmas condições por todos." Mercadante diz que o monitoramento das redes sociais identifica apenas as informações divulgadas publicamente pelos candidatos e "não viola os direitos de quem quer que seja".

Sobre as provas

O Enem é feito em dois dias de provas e tem no total 180 questões de múltipla escolha e uma redação. No primeiro dia (26 de outubro), as provas serão de ciências da natureza e humanas, cada uma com 45 questões. No domingo (27 de outubro), os candidatos serão avaliados em matemática e linguagens, cada uma com 45 questões, e também terão de fazer uma redação. Também nesse segundo dia é feita a prova de língua estrangeira, segundo a opção feita pelo participante no momento da inscrição.

Neste ano estão inscritos 7.173.574 candidatos, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep). O número de inscritos para a prova deste ano superou o recorde anterior, de 2012, que era de 5.971.290 pessoas.

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep, no endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br/enem, até o dia 30 de outubro de 2013. A data do resultado individual ainda não foi divulgada.

(Do G1, em Brasília)

Sol teve duas erupções fortes nesta sexta-feira (25)


Imagem mostra a segunda erupção ocorrida nesta sexta, no lado direito inferior do disco solar (Foto: Nasa)
Imagem mostra a segunda erupção ocorrida nesta sexta, no lado esquerdo do disco solar 
(Foto: Nasa)
O Sol teve duas grandes erupções nesta sexta-feira (25), segundo informações do Observatório de Dinâmica Solar da Nasa. A primeira ocorreu às 6h01 (horário de Brasília)  e a segunda, às 13h03.

Detalhe da erupção ocorrida às 13h03 desta sexta (Foto: Nasa)
Detalhe da segunda erupção, ocorrida às
13h03 desta sexta (Foto: Nasa)
 
A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês) dos EUA confirmou que houve interferência nos sinais de rádio na Terra em decorrência das duas erupções. No entanto, elas não devem causar tempestades eletromagnéticas em nosso planeta.

As erupções solares são emissões súbitas de radiação na superfície do astro. A Nasa informa que a radiação prejudicial que poderia advir de um fenômeno como esse não ultrapassa a barreira protetora formada pela atmosfera terrestre.

(Do G1, em São Paulo)

Quixadá completa 143 anos de emancipação política sem festividades

A Monólito - Pedra da Galinha Choca & Açude do Cedro (Panorâmica)



A Terra dos Monólitos, como Quixadá é conhecida por suas formações rochosas, dentre elas a Galinha Choca, uma das mais famosas do mundo, comemora neste 27 de outubro seu aniversário de emancipação política. Segundo historiadores, o belo recanto sertanejo teve forte urbanização a partir da instalação da estrada de ferro ligando Fortaleza ao Cariri. Naquela época, na década de 1870, a região exportava algodão para a Inglaterra, que vivia sua Revolução Industrial. Com a ascensão econômica conquistada por seu “ouro branco” a freguesia de Quixadá conquistava através da Lei Provincial 1.347 seu desmembramento de Quixeramobim.

A respeito das comemorações do aniversário do Município, o prefeito João Hudson Bezerra emitiu nota através do portal oficial da prefeitura, atribuindo a não realização da tradicional festa na praça José de Barros a crise financeira enfrentada por sua administração. Ele atribui a crise ao decréscimo, nos últimos meses, dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A véspera e a data especial também coincidiram com a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aproveitando a oportunidade para desejar sucesso aos candidatos do exame.

Apesar do tímido aniversário, Quixadá se orgulha de possuir o primeiro açude público construído no Brasil, o Cedro, a adoção da primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras (ABL), a Imortal Rachel de Queiroz, como sua filha ilustre, e do poeta popular Aderaldo Ferreira de Araújo, o cego Aderaldo, também o escritor Jader de Carvalho, e ainda por possuir um dos mais belos conjuntos geográficos do Ceará, do Brasil e do planeta. Parabéns Quixadá, pelo seu aniversário.

Fonte: Diário Sertão Central

Mais médicos - Ceará recebe mais 212 profissionais

Após ter sido sancionado pela presidente Dilma e se tornado lei, o Programa Mais Médicos segue seu processo de expansão. Desta vez, 2.167 profissionais serão distribuídos para todos os Estados da nação. O Ceará receberá 212 médicos e será o terceiro a receber a maior quantia, ficando atrás apenas de São Paulo, com 276; e Bahia, com 274.

Os profissionais chegarão em dois voos da Força Aérea Brasileira na base aérea. O primeiro já desembarcou na tarde de sábado (26), com 17 médicos. O segundo chegará na próxima terça-feira (29), às 14h30, também na base aérea. Os outros profissionais já se encontravam na Capital Cearense realizando cursos.

O secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, informou que 76 municípios cearenses serão beneficiados com a chegada dos profissionais.

"Vamos continuar a cada mês tendo as chamadas dos médicos brasileiros e estrangeiros. Agora mesmo em outubro estamos concluindo a segunda etapa do programa. Isso representa um avanço importante, porque a maior parte desses municípios nunca viram médicos nas comunidades", afirmou.

Odorico ainda adiantou que, no dia 10 de novembro, o Ceará receberá a terceira leva de médicos para concluir o processo do mês de dezembro. Segundo o secretário, a expectativa é que, até o fim de março do próximo ano, todas as unidades de atendimento básico no Estado tenham sido preenchidas pelos profissionais do programa.

Processo

Os médicos serão recebidos pelo Governador do Ceará, Cid Gomes, pelo secretário de Saúde do Estado, Ciro Gomes, por representantes do Ministério Público, além de prefeitos e secretários municipais na fase final de acolhimento, no dia 1º de novembro, no auditório da Assembleia Legislativa. Na sequência, serão encaminhados, no dia 3, para os municípios, onde começarão a trabalhar no dia 4. Esses profissionais passaram por três semanas de avaliação em universidades federais onde foram testados conhecimentos em Língua Portuguesa e nos protocolos básicos do Sistema Único de Saúde (SUS). Esta etapa ocorreu em Brasília, Fortaleza, Belo Horizonte e Vitória. Até serem enviados de vez para os municípios, os médicos estudarão, durante uma semana, os problemas de saúde mais comuns da região e conhecerão a rede de saúde.

Alcance

Esse grupo se junta aos 1.499 profissionais que já fazem parte do programa. Com esse aumento de médicos, a cobertura será elevada de 5 para 13 milhões de brasileiros. A região Nordeste será a mais atendida nessa etapa do processo, com 928 profissionais. A região também lidera em relação aos municípios atendidos com 432 cidades.

Colisão, queda e atropelamento deixam cinco pessoas feridas em Quixeramobi






                                                       
                                                                                 Foto: osertaoenoticia.com  





A Autarquia Muniicipal de Trânsito de      
 Quixeramobim registrou três acidentes envolvendo motocicletas neste sábado, 26.
O primeiro ocorreu por volta das 17h00 na CE 060, no km 203, no bairro da Vila Eloi. Segundo os agentes de serviço, uma colisão entre uma motocicleta Honda Fan de placa HXW 2283 e uma moto não identificada deixou duas pessoas feridas. O condutor da Fan, um homem de 47 anos foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros com escoriações no braço esquerdo e perna direita. Uma adolescente de 17 anos, que vinha na garupa do mototaxista que se evadiu do local, também foi levada ao atendimento médico com escoriações em uma das pernas.
Já por volta das 18h00, uma queda de moto foi registrada na Rua Welliton Lima, no bairro do Conjunto Esperança. Policiais do Ronda do Quarteirão juntamente com a AMTQ e o Corpo de Bombeiros foram acionados para o local. A vítima, um homem de 32 anos veio a cair após perder o controle de sua motocicleta, uma Honda Fan de placa HXA 3744. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o mesmo foi socorrido para o hospital local devido a uma forte pancada na cabeça.
Por volta de 21h30 um atropelamento foi registrado em frente à Igreja Matriz de Quixeramobim, no centro da cidade. Segundo o Corpo de Bombeiros, o condutor da motocicleta Honda Fan de placa OIF 5077, de 23 anos, foi conduzido ao hospital com uma forte pancada na cabeça. A pessoa atropelada, um homem de 33 anos, foi levado pelos bombeiros com suspeita de fratura na perna direita.
Mais Informaçõs
Autarquia Municipal de Trânsito de Quixeramobim
Av. Dr. Joaquim Fernandes, 60
Fone: (88)3441-4815