sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Quixeramobim: Bairro Maravilha festeja seu Padroeiro


A Paróquia do Bairro Maravilha, festeja seu padroeiro São Francisco de Assis. Os festejos religiosos iniciaram no último final de semana e seguem até o dia 12 deste mês.

Nesta sexta-feira, 04, às 17 horas, uma procissão em homenagem ao Santo passará pelas ruas do Bairro e à noite será celebrada a santa missa, com o tema São Francisco e as Vocações: “A serviço de Deus”. Amanhã, 05, haverá celebração do Batismo e da primeira Comunhão.

Domingo, 06, a Santa Missa será celebrada pelo bispo diocesano de Quixadá, Dom Ângelo Pignoli.

No penúltimo dia de programação, dia 11, a Paróquia realiza o tradicional leilão de São Francisco. A festa do Padroeiro conta com a participação das diversas pastorais, padres convidados de outras paróquias e tem como tema “Com São Francisco obedecemos o mandado de Jesus: ‘Ide e fazei discípulos entre todas as nações’.

Os festejos serão encerrados no dia 12 de outubro, com a realização de uma procissão às 17 horas, seguida da celebração da Santa Missa.

Durante protesto boneco de Cid Gomes é queimado em Iguatu


Um boneco de Judas, intitulado como de Cid Gomes foi queimado no final do ato (Foto: Alex Santana/Iguatu.Net)
Estudantes universitários da FECLI-Faculdade de Educação Ciências e Letras de Iguatu e da Unidade Descentralizada da URCA participaram de protesto na noite da quinta, 03. O protesto faz parte de uma sequência de atos públicos organizados pelos acadêmicos, visando pressionar o governador do Estado pelo cumprimento de compromissos assumidos com o ensino superior na região, que foram deixados de lado. Os estudantes estão há várias semanas se organizando em assembléias gerais para planejar os protestos. Foi assim nos dias 06 e 07 de setembro, quando os universitários entraram no parque do Rotary Club, durante a festa da Expoiguatu realizando um ‘apitaço’ tentando chamar a atenção das autoridades para o descaso do governo com a educação superior.
Usando carros de som, apitos, cartazes, faixas e de caras pintadas os universitários saíram de frente a Fecli, na Rua Deoclécio Lima Verde, percorreram as ruas, José de Alencar, Dr. João Pessoa, José Holanda Montenegro, até a Avenida Dário Rabelo, onde fizeram vários protestos, aconteceram pronunciamentos e queimaram um boneco, que segundo os estudantes simbolizava o governador Cid Gomes. Os manifestantes bloquearam um dos lados da Avenida Dário Rabelo sentando no asfalto e ocuparam também o espaço da Policlínica regional que teve as obras concluídas, mas ainda não está funcionando.
A Policlínica de Iguatu também foi alvo do protesto - (Foto: Alex Santana/Iguatu.Net)
Antes do ponto final do manifesto, os estudantes fizeram várias paradas para gritarem palavras de ordem contra a situação de abandono em que se encontram os equipamentos de ensino superior, mediante a indiferença do governador cearense. “A nós estudantes, que ainda temos muito a contribuir com a sociedade, com nosso estado, o senhor Cid Gomes menospreza e nos ridiculariza, dizendo que não tem nada a ver com o ensino superior, mas ele foi eleito para governar e cuidar de todos os problemas, por que só agora ele ta dizendo que o ensino superior não é com ele?”, desabafou a estudante Gilcilene Rodrigues dos Santos, 19, que cursa Letras na Fecli. Outro estudante, Marcos André Siqueira, 20 protestou: “Estamos na rua protestando contra os atos insanos desse ditador mascarado, que não tem coragem de enfrentar os problemas, vive fazendo de contas que está governando, enquanto os problemas com a educação, saúde, segurança pública só aumentam, ele está preocupado com eleição, com o partido político, com tudo, menos com os interesses da população, é um descalabro isso tudo”, disse.
Representantes do Diretório Acadêmico da Fecli, que organizaram o protesto disseram que o ato também foi um gesto de solidariedade aos estudantes e professores da FACEDI/UECE, dar região de Itapipoca, que estão ocupando a obra do campus multi-institucional daquela cidade exigindo do governo do Estado a doação do prédio para a UECE e a ampliação dos cursos existentes.
No protesto os estudantes carregavam cartazes e faixas cobrando do governador explicações sobre o recente corte do orçamento do Estado em 20% dos recursos repassados à UECE, contratação definitiva de professores através de concursos para preencher as vagas na URCA e Fecli, a regularização das aulas, melhorias na infraestrutura da FECLI, que está caindo aos pedaços e totalmente sucateada, investimentos em novas coleções de livros para a biblioteca, melhorias nas instalações e a conclusão das obras da ‘Cidade Universitária’, que estão ameaçadas de paralisarem novamente por falta de pagamento a construtora responsável pelos serviços. Os estudantes também cobraram explicações do governador sobre os desvios de mais de R$ 1 milhão de reais em materiais das obras da ‘Cidade Universitária’, segundo relatório da fiscalização do D.E.R-Departamento de Edificação de Rodovias, feitos por pessoas aliadas ao governador, e nunca houve nenhuma investigação, pronunciamento do governador sobre o caso ou devolução do que foi levado indevidamente.
Os estudantes reclamam que há meses o Sinduece, sindicato que congrega os professores da UECE, e as entidades representativas dos estudantes tentam uma audiência com o governador, mas nunca foram recebidos. “Ele desrespeita as classes de estudantes e professores, faz gozação com nossa cara e coloca o ensino superior em último lugar, quando deveria ser prioridade, um governante como o senhor Cid Gomes não passa de um irresponsável, um governante que foi eleito e não sabe o que fazer com o mandato”, bradou o estudante Cícero Emanuel de Souza, acadêmico de Biologia. ( Por J.Guedes)
 Veja as imagens da TV Iguatu.net e escute a entrevista com o professor Pedro Silva:

Greve de bancários começa a causar prejuízos no comércio da região Sertão Central


DSCF3973

A paralisação dos bancários na maior cidade do Sertão Central está começando a causar prejuízos para o comércio de Quixadá. Segundo alguns lojistas as vendas caíram mais de 40% nos últimos dias. A greve está atingindo todas as agências oficiais, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica, o Banco do Nordeste e até o Bradesco. Apenas a agência do Itau não foi afetada. A situação está se agravando porque boa parte da clientela é de aposentados e pensionistas. Boa parte costuma receber dinheiro na boca do caixa, principalmente no início do mês, comentou Fabiano Martins, proprietário de um mercadinho.

Em Quixeramobim, segunda maior cidade da região, a paralisação dos bancários está lotando as lotéricas e irritando os correntistas. Todas as instituições financeiras da cidade estão sem atendimento dos caixas. É possível apenas efetuar saques, solicitar saldos e extratos nos caixas eletrônicos dos terminais de autoatendimento. Mas quem precisa fazer depósitos deverá aguardar o término da greve. O radialista Jota Wilame é um deles. Através de seu programa, na Difusora Cristal, disse que ira recorrer ao Decon da cidade para ir até o banco. Ele emitiu cheques mas não está conseguindo fazer o depósito para ter saldo na conta. Pretende exigir da gerência do banco o atendimento de seus direitos.

Fonte: Diário Sertão Central

Agência do Banco do Brasil em Solonópole é assaltada, em segunda investida contra bancos no dia no Interior


Na manhã desta sexta-feira, 4, o Banco do Brasil de Solonópole foi assaltado. A informação foi confirmada pelo destacamento da Polícia Militar da cidade. Em entrevista ao site Solonopole.com, o Sargento da PM, Erinaldo, detalhou como aconteceu a ação.
“Dois homens renderam o gerente da unidade bancária e em seguida os dois vigilantes. Neste momento apenas dois homens participaram do assalto, saíram em seguida com as bolsas contendo dinheiro, entraram em um Celta vermelho que foi abandonado na CE que liga a Jaguaretama”, disse o militar.
O mesmo declarou que um veículo Hilux prata estava à espera dos bandidos e seguiu na fuga. “ Esta é a informação que recebemos dos populares, que falaram sobre um veículo que estava à espera do grupo e logo após seguiu em fuga”, declarou o sargento.
Os bandidos não utilizaram máscaras durante a ação na agência bancária, entretanto, todo o sistema de filmagem foi levado pelos meliantes.
Fonte: Portal Iguatu.Net, com informações e foto do site Solonópole.com



Feirante é assassinado a bala após reagir a assalto em Quixadá



SAM_3056
 José Pereira de Sousa, O. José Alves 

Um homem foi assassinado a bala após reagir a um assalto no município de Quixadá, sertão central cearense.



Os bandidos fugiram levando a bolsa da da vítima, contudo a polícia já tem pistas dos assassinos, pois no local do crime foram encontrados um celular e uma carteira de um dos supostos assassinos, e estão sendo realizadas diligências no intuito de prendê-los.


Romaria das “Carretas” do Codó, do Maranhão, completa sua 32ª viagem a Canindé



“Bendita louvada seja esta Santa Romaria bendito o povo que marcha tendo o Cristo como guia”, esta é uma estrofe do cântico Bendito dos Romeiros da Terra.

A cidade de Canindé vive um belo clima festivo, contamos com a presença de muitos devotos que chegam em suas romarias de todo o país, e em maior destaque dos estados do norte e nordeste, assim todos querem estar mais próximos do Santo da Paz.

Dentre as romarias acolhidas pelo Santuário, registramos a já conhecida Romaria das “Carretas” do Codó, do Maranhão, completando sua 32ª viagem a Canindé. A recepção aconteceu por volta das 8h da manhã desse dia 02 de outubro, no distrito de Caiçara, cerca de 15km de Canindé. Os frades Frei João Amilton, Frei Jean Souza, Frei João Sannig, Frei Pedro Júnior, jovens da comissão paroquial, e comunidade deram as boas vindas aos romeiros. Os meios de comunicação de rádio, jornal, além de autoridades locais também se fizeram presentes.

De iniciativa do empresário Francisco Carlos Oliveira, também conhecido como Chiquinho do Codó, o mesmo dispôs neste ano de 11 veículos.

Segundo o mesmo, há trinta e dois anos atrás começou com apenas uma carreta trazendo romeiros no objetivo de pagar uma promessa. De lá para cá a história continuou, e assim centenas de devotos com essa viagem também visitam a cidade da fé, durante o período dos festejos, que nesse ano acontece de 24 de setembro a 04 de outubro, com o tema: “Francisco, um jeito sempre jovem de evangelizar”.

Fonte: Site o Santuário






Ciclistas do Rio Grande do Norte pagam promessa a São Francisco



Os devotos de São Francisco não medem esforços para estar mais próximo do santo, eles chegam a Canindé em diversas formas, seja a pé, a cavalo, de bicicleta, motocicleta, ônibus, pau de arara.
Na manhã desta quinta-feira, dia 03 de outubro, encontramos alguns devotos de Macau, do Rio Grande do Norte, que vieram de bicicleta para visitar São Francisco.

“A romaria começou em 1981 com Chico Honorato e depois Antônio Bolão, e agora estamos continuando essa história de fé. Em princípio viemos também pagar uma promessa, mas agora estamos a visitar e agradecer ao santo”, afirmou o devoto Nilton Marcelino, também conhecido como Gringo Fitas.

Saindo de Macau, no dia 27 de setembro, chegaram a Canindé no dia 30 ainda do mesmo, foram 441 km, em 25 horas de pedaladas (marcadas no velocímetro da bicicleta) com intervalos para descanso, com os quatro ciclistas Antônio, Luis, João Maria e Nilton Marcelino (Gringo Fitas), para então chegarem na cidade da fé.

Os devotos ainda permanecem em Canindé e participam da programação religiosa da Festa de São Francisco, afirmando que apenas partirão depois da procissão do andor de São Francisco, após a missa de encerramento.

Fonte: Site O Santuário

Cinco horas após acidente Rodovia é parcialmente liberada em Quixeramobim Foto: osertaoenoticia.com


Quem trafegava pela CE 060 entre os municípios de Quixeramobim e Senador Pompeu na noite desta quinta-feira, 03, teve que enfrentar um grande congestionamento ocasionado devido a um acidente que ocorreu por volta das 19h00.
A rodovia só veio a ser liberada por volta de meia noite.                                                                                                                            



Foram mais de 05 horas de espera devido à colisão entre um caminhão de placas NZA 7892, com inscrição de Salvador-BA, pertencente aos correios e um veículo Gol de placas HWO 5995 com inscrição de Quixeramobim. Após o acidente o caminhão ficou totalmente atravessado na rodovia impossibilitando a passagem de veículos. Alguns motoristas de automóveis de pequeno porte conseguiram passar se utilizando de parte do acostamento.








Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito de Quixeramobim, juntamente com a Polícia Rodoviária Estadual, auxiliaram os motoristas e providenciaram a retirado dos veículos da via. Somente com a ajuda de uma carreta é que foi conseguido desvirar o caminhão liberando assim um lado da pista. Milhares de pessoas em ônibus e outros tipos de veículos tiveram que aguardar. Durante a colisão, o condutor do automóvel Gol que vinha sentido Quixeramobim, identificado como sendo o professor Carlos Maciel de Brito, 29 anos, sofreu várias lesões e foi socorrido para o Hospital Regional e em seguida transferido para Fortaleza. A perícia Forense esteve no local do acidente e deve elaborar um laudo sobre o ocorrido.



Reportagem: REDAÇÃO