sábado, 8 de junho de 2013

VIII MISSA DO VAQUEIRO LEVA CULTURA AO CENTRO DO CEARÁ





Pelo oitavo ano consecutivo a cidade de Quixeramobim, durante os tradicionais festejos do padroeiro Santo Antonio, celebra a missa do vaqueiro, levando cultura e tradição a terra de Antônio Conselheiro.

Padre Giovam, Lazarista de Fortaleza.

A celebração aconteceu na Praça Dias Ferreira, no Centro Geográfico do Ceará. Centenas de vaqueiros realizaram uma cavalgada pelas principais Ruas da cidade, acompanhados por batedores da Autarquia Municipal de Trânsito de Quxeramobim. Populares aguardavam a cavalgada nas calçadas e ruas para ver a vaqueirama passar. Por volta das 18h30 os vaqueiros chegaram a Praça Dias Ferreira onde estava montado o palco para celebração eucarística.  



A Missa do Vaqueiro foi animada ao som de muita sanfona comandada pelos sanfoneiros, Elton Saraiva, Nono e Luis Paulo e celebrada pelo Padre Giovam, Lazarista de Fortaleza, acompanhado pelo Pároco Júnior Rebouças e o padre Antônio Garce.

Repentinas também participaram da missa.

Luiz Gonzaga foi o grande responsável pela realização da primeira missa do vaqueiro em 1970, juntamente com o Padre João Câncio celebrada no Sítio Lajes, em Serrita, no alto Sertão do Araripe, no estado de Pernambuco. Em Quixeramobim, a missa foi iniciada na gestão da ex-secretária de Cultura do município, Terezinha Oliveira, que faz parte do Fã Clube “Viva o Rei Luiz Gonzaga”, ao qual, através da paixão pela cultura nordestina e pelo Rei do Baião, tomou a iniciativa e em 2006 realizou a primeira celebração em homenagem aos vaqueiros da região.

Mais Informações:
Casa Paroquial de Quixeramobim
Rua Cônego Aureliano Mota, 412 – Centro
Quixeramobim – CE – CEP – 63800-000
Telefone: (88) 3441-0944

POR REDAÇÃO 
FOTOS: osertaoenoticia.com