terça-feira, 23 de abril de 2013

No dia de São Jorge,



No dia de São Jorge, milhares de devotos lotam igreja no Rio para homenagear o "santo guerreiro" http://ow.ly/klglO
No dia de São Jorge, milhares de devotos lotam igreja no Rio para homenagear o "santo guerreiro" http://ow.ly/klglO

UM QUIXERAMOBIM BOM DE SE VIVER …!


Por do Sol no Boqueirão de Santo Antônio em Quixeramobim-CE - Foto Crisanto Teixeira 


Quixeramobim uma comunidade que completou III séculos de existência, composta por pessoas de bem, conhecida internacionalmente como o berço de Antônio Vicente Mendes Maciel “O Conselheiro”, entre outros tantos ilustres filhos e moradores do lugar, vive momentos de extrema dificuldade. Os problemas são os mais váriados, porém, vamos nos ater aos de natureza político-administrativa, após o afastamento por determinação judicial do chefe do poder executivo e seus assessores.

Nesses últimos dias estamos à assistir com uma certa dose de preocupação, o desenrolar dos acontecimentos iniciados com a “Operação Quixeramobim Limpo I”, desencadeada por representantes do Ministério Público Estadual, auxiliado pelas policias civil e militar, que culminou com a instalação da Ação Civil Pública com pedido de liminar interposta pelo Promotor de Justiça Titular da 2ª Vara da Comarca de Quixeramobim-CE, que originou o Processo Nº 10571-31.2011.8.06.0154/0 e 8865-47.2010.8.06.0153/0.

O desdobramento dessa ação proporcionou o desencadeamento da “Operação Quixeramobim Limpo II”, como é do amplo conhecimento de todos, levou a justiça determinar o afastamento do prefeito, vice, secretários e dirigentes de autarquias municipais. Com o advento, de forma dolorosa para o conjunto da sociedade assumiu o comando do município de forma interina, o presidente do poder legislativo municipal.

Nesse ínterim, teve inicio manifestações do prefeito afastado, quer seja na imprensa local, bem como na da capital, além de uma coletiva concedida no Comitê de imprensa da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, o que no nosso entendimento o mesmo tem todo o direito de fazê-lo, sem contudo desqualificar os atos do MP e do Judiciário. Por outro lado, pessoas ligadas politicamente ao grupo do prefeito afastado vem utilizando as redes sócias com maior frequência, para externar suas insatisfações quanto a medida judicial, com o mister de defendê-lo apaixonadamente, sem o devido conhecimento empírico ou até mesmo jurídico do processo.

Em alguns momentos visualizamos embora que, em pequenas proporções o clima de rixa e a troca de insultos entre as facções políticas que participaram recentemente da campanha eleitoral em Quixeramobim, onde dois candidatos participaram das eleições para prefeito. Essa onda de desentendimento, que por enquanto está só no campo virtual, corre o risco de se materializar, tudo por conta de um ato público denominado “Volta Cirilo” , programado para acontecer na manhã dessa quarta-feira na cidade de Quixeramobim, segundo anunciam os carros de som volante e as publicações na internet, tendo como ponto de partida a Câmara Municipal e o encerramento no Fórum da cidade.

Vejo esse delicado momento com uma certa preocupação. Não sou político e não tenho emprego recebido em troca de fidelidade partidária, ou como ato generoso de quem quer que seja, e muito menos estou a defender partido ou qualquer facção política. Sou um cidadão em primeiro lugar, que reside nesta comunidade há mais de 26 anos e por natureza, profissional da comunicação: radialista e jornalista, onde exerço meu trabalho de forma independente, imparcial, sem mordaça, nem canga nem cangalha, sem ter a procuração para defender qualquer que seja a agremiação política ou determinado ocupante de cargo público. Justifico, que no século passado trabalhei por alguns anos fazendo campanhas políticas e prestando assessoria para candidatos e prefeitos de Quixeramobim. Porém, isso para mim é coisa do passado e estou a cavalheiro para emitir esta inferência aos fatos ocorridos ultimamente nesta cidade que escolhi pra viver.

Não quero dar conselho a ninguém, até porque não tenho a função de “Conselheiro”. Quero apenas alertar ao conjunto da sociedade que, depois de ouvir vários segmentos que consolidam o desenvolvimento de Quixeramobim, vê-los declarar, que o momento é de retração econômica e de incerteza administrativa, o que convêm uma ampla reflexão de todos. Finalizo esse arrazoado rogando que tudo termine bem. Não defendo a prática do quanto pior, melhor. Que o ranço seja dissipado, que a ordem e as leis sejam respeitados, pois nesse embate corremos o risco de assistir a desdobramentos mais amplos e críticos, como uma indesejada intervenção no município, ou até mesmo o que ninguém quer que aconteça, a decretação da prisão de pessoas envolvidas no episódio.

Nunca devemos permitir que nossa razão e liberdade se torne escrava da ignorância e muito menos da esperteza de ninguém...”

Em Tempo: "Queda de Braço"! Está sendo anunciado nas redes sociais, que vai acontecer outra manifestação em Quixeramobim, desta feita dos cidadãos que estão a favor do MP e da Justiça que afastou o chefe do executivo, secretários e assessores, entre outros.

Crisanto Teixeira – Jornalista e Historiador.

Lula




Ontem, nos Estados Unidos, Lula, se reuniu com Michael Greenspon, diretor-geral do serviço de notícias do New York Times. Eles fecharam contrato para uma coluna mensal do ex-presidente, que será distribuída pela agência do New York Times.  A coluna tratará de política e economia internacional, e de iniciativas para o combate à fome e à miséria no mundo.

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Ontem, nos Estados Unidos, Lula, se reuniu com Michael Greenspon, diretor-geral do serviço de notícias do New York Times. Eles fecharam contrato para uma coluna mensal do ex-presidente, que será distribuída pela agência do New York Times. A coluna tratará de política e economia internacional, e de iniciativas para o combate à fome e à miséria no mundo.

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Quintino Vieira promete celeridade na obra do Hospital Regional




O superintendente do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), Quintino Vieira, falou das obras do Hospital e Maternidade Regional do Sertão Central que deve tomar um novo ritmo nos próximos dias. O engenheiro participou na tarde desta segunda-feira, 22, do Programa Repórter Ceará, da Rádio Campo Maior AM 840.

De acordo com Quintino houve uma desaceleração nos últimos meses decorrente de problemas com a empresa contratada, entretanto o DAE voltou a cobrar celeridade nas obras: “Nos fizemos uma reunião e montamos um novo cronograma e a empresa ou entra com a velocidade que nós queremos ou colocaremos o segundo lugar para terminar essa obra, mas creio que não será preciso isso, mesmo porque ela (a empresa) tem nos dado nos últimos 60 dias uma resposta muito maior”, disse afirmando que a previsão de entrega da unidade fica para o final deste ano.

Coluna Amadeu Filho: Jean Silva, o vendedor ambulante que deixou saudade

jean_silva_secretario_ambulante


Jean Silva foi assassinado no dia 12/01/2012, com cinco tiros pelo mototaxista Francisco Reginaldo Feitosa Sousa.
Um dia, um menino de oito anos de idade, que brincava de bola de gude na rua, resolveu terminar mais cedo com a brincadeira. Entrou correndo em casa e foi direto para a cozinha, onde se encontrava sua mãe e falou: "mamãe, vou trabalhar com o tio Neci, lá no "Belas Artes" para ajudar a senhora”. Aquela decisão pegou de surpresa a Dona Socorro que reprovou de imediato: "Você tem que estudar lá na Escola da Cohab, a professora Silvana não quer que falte as aulas".

SEMANA COMEÇA COM ACIDENTE DE TRÃNSITO EM QUIXERAMOBIM





Foto: osertaoenoticia.com
A Autarquia Municipal de Trânsito de Quixeramobim registrou uma colisão lateral durante a manhã desta segunda-feira, 22. 

 
O acidente ocorreu por volta das 20h40min no cruzamento da CE-060 com a Rua Cícero Alencar Araripe. Segundo informações da AMTQ, o acidente envolveu uma motocicleta Honda CG 125 de placa OCO 0455 e uma caminhonete de placa HUC 5884. O condutor da moto foi socorrido com ferimentos leves para o hospital local. 

 
Durante o final de semana, a AMTQ registrou outras duas colisões. A primeira foi entre duas motocicletas na Rua Antônio Conselheiro por volta das 11h50min deste sábado, 20. Houve apenas danos materiais. A segunda colisão foi por volta das 21 horas entre uma motocicleta Honda Biz de placa HYC 5298 e uma bicicleta na CE-060, km 204, próximo a Rodoviária. O condutor da bicicleta foi socorrido com um corte na cabeça para o hospital local pelo Corpo de Bombeiros juntamente com a passageira da Biz que teve ferimentos leves. 

 
A AMTQ ainda informou que durante o final de semana cinco motocicletas foram conduzidas para a sede do órgão devido estarem trafegando de forma irregular.  

 
MAIS INFORMAÇÕES       

Autarquia Municipal de Trânsito de Quixeramobim
 
Av. Dr. Joaquim Fernandes,60
 
(88)3441-1533

POR REDAÇÃO