quarta-feira, 27 de março de 2013

Dois assaltantes são mortos em confronto com a Políci



Dois integrantes de uma quadrilha de assaltantes morreram após confronto com policiais na noite desta terça-feira, 26, em Morada Nova.

AÇUDE CONSTRUÍDO PELA EMATERCE GARANTE ABASTECIMENTO EM CANINDÉ


Presidente da Ematerce e o presidente da Associação Comunitária - Foto Crisanto Teixeira 


A comunidade de Barra do Bento, distante 25 km da cidade de Canindé, região do sertão central, tem garantido o abastecimento com água para o consumo humano e animal, graças a um açude construído em 2010, pela Ematerce – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará. Conta o presidente – engenheiro agrônomo José Maria Pimenta Lima, que a solicitação partiu da Associação Comunitária de Barra do Bento, através de abaixo assinado recebido das mãos do presidente da ONG Raimundo Rodrigues de Sousa. “Quando recebemos a demanda, tratamos logo de visitar a comunidade e ao chegarmos lá, percebemos, que era muito grande a dificuldade para as trinta famílias viverem numa localidade sem água; autorizamos a execução da obra no valor de R$ 70.000,00 (Setenta Mil Reais), recursos do tesouro do estado; estamos muito satisfeitos com essa ação, pois com a seca inclemente de 2012, o açude não secou e está garantindo água para toda a região”, comemora Pimenta.

Açude construído pela Ematerce em Canindé - Foto Crisanto Teixeira

No ano seguinte, 2011, com recursos do Projeto São José foi implantado o sistema de Abastecimento de Água para a Comunidade de Barra do Bento, atendendo a 30 famílias, ao custo de R$ 81.470,93 (Oitenta e Um Mil, quatrocentos e setenta reais e noventa e três centavos). O projeto contou com o acompanhamento do engenheiro agrônomo José Cleiton Nogueira, que atuou também na orientação e execução dos serviços. “O fornecimento de água encanada nas comunidades tornou-se num grande beneficio, pois assim, as pessoas passaram a contar com à água na torneira dentro de casa, evitando o deslocamento para pegar água no açude, muitas vezes carregando uma lata na cabeça, ou se valendo do jumento-pipa”, destacou José Cleiton.

A água do açude permite regar o quintal produtivo - Foto Crisanto Teixeira 

O próximo passo será o tratamento da água que está sendo ofertada pelos sistema na sua forma bruta. O presidente da Ematerce José Maria Pimenta já assegurou a implantação do sistema de tratamento, e que deverá funcionar através de uma parceria entre a comunidade e o órgão executor. Enquanto isso, a Ematerce através da gerencia regional de Canindé, nos próximos dias estará implantado projeto produtivo na comunidade com duas mandalas, usando também a água do açude. Enquanto isso, o casal José Martins Ribeiro e Maria de Fátima Sousa Ribeiro, está lavando roupa em casa com toda a comodidade, o que antes era muito trabalhoso, por ter de levar toda a roupa e utensílios para as margens do açude. Quem também comemora é Raimundo Rodrigues de Sousa, que aproveitou também a água para cultivar uma pequena horta no quintal da casa e dessa feita, ter o cheiro verde para o tempero da panela, entre outros produtos hortifrutigranjeiros.

Crisanto Teixeira – Jornalista.


O mercado público é um dos pontos de encontro para esses veículos de tração animal - Foto Crisanto Teixeira


Continuar a tradição do transporte movido à traça animal é uma luta desigual na maioria das cidades brasileiras, por conta do avanço tecnológico, bem como da melhoria das condições de vida dos moradores de muitos países do planeta terra. No século passado, o Brasil era muito pobre, o que levava a população mais humilde a utilizar em alta escala esse meio de locomoção, que remonta ao inicio do desenvolvimento do modal transporte, utilizado como meio facilitador das viagens de pessoas e também como meio de transportar cargas pelas civilizações antigas, que permanece até os dias atuais. Quando criança adorava andar nessas carroças, sempre aproveitando-se da generosidade de um carroceiro amigo da família, que residia no século passado na cidade de Fortaleza.

EMPREGADAS DOMÉSTICAS CONQUISTAM 17 NOVOS DIREITOS






O Senado aprovou ontem, por 66 votos favoráveis e nenhum contrário, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que garante aos trabalhadores domésticos 17 novos direitos, igualando sua realidade com a dos demais trabalhadores urbanos e rurais.
O presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros (PMDB-AL), adiantou que levará a proposta à promulgação na terça-feira, dia 2 de abril.

A proposta, que já havia passado pelo primeiro turno de votação semana passada, estabelece novas regras, como jornada diária de trabalho de oito horas e 44 horas semanais, além de pagamento de hora extra de, no mínimo, 50% da hora normal. Os direitos vão se somar àqueles já existentes, como 13º salário, descanso semanal, férias anuais e licença gestante.

Falta regulamentar FGTS

TREMOR DE TERRA DE 2.6 GRAUS NA ESCALA RITCHER ATINGE SOBRAL-CE



Tremores foram sentidos com maior intensidade no distrito de Jordão.

Casas tiveram telhas quebradas, mas ninguém ficou ferido.


Dois tremores de terra foram registrados em Sobral, no norte do Ceará nesta quarta-feira (27). Os tremores foram registrados pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Segundo os especialistas, o primeiro foi registrado pela manhã, e o segundo, às 12h41 (horário local), de 2,6 graus de magnitude na escala Ritcher, que vai de 0 a 10.

De acordo com o subinspetor Nogueira, coordenador da Dofesa Civil de Sobral, os tremores foram sentidos especialmente no distrito de Jordão, em Sobral, onde casas tiveram as telhas quebradas, com poucos danos materiais. Ninguém ficou ferido.

CONCURSO MISS BRASIL WORD: COM DIFICULDADES DE PATROCINIO, QUIXERAMOBINENSE PODE FICAR FORA DO CONCURSO



FOTO: DIVULGAÇÃO



O MISS BRASIL WORLD, é um dos maiores concursos em âmbito nacional, já revelou várias misses que entraram para a História, a última da vez foi Kamila Salgado ex-BBB-13.



Ruanna Fernandes, natural da cidade de Quixeramobim-CE, ganhou  o título para representar o seu estado no concurso que acontecerá no próximo dia 06 de abril. O problema maior para a quixeramobinense que sonha em representar seu estado, e principalmente sua cidade, é que para participar terá que  está no Rio de Janeiro no dia 31 de março, para realizar as provas e quem sabe chegar a final e trazer o título para o nosso estado, e mais do que isso para Quixeramobim.

VÍDEO POLÊMICO: POLICIAIS OBRIGAM MULHER FICAR NUA PRA NÃO SER PRESA





Quinze policiais de Tijuana, no México, foram suspensos acusados de obrigar uma mulher detida a tirar a roupa e dançar, segundo a emissora ´Telediario´. A polêmica veio à tona após um vídeo sobre ter sido publicado na internet. No vídeo, a mulher dança no colo de um dos policiais que a acaricia enquanto ela tira a roupa. Um outro oficial dá um tapa nas nádegas da suspeita, enquanto ela tira a calça jeans. Fonte: Combate Policial
Quinze policiais de Tijuana, no México, foram suspensos acusados de obrigar uma mulher detida a tirar a roupa e dançar, segundo a emissora ´Telediario´. A polêmica veio à tona após um vídeo sobre ter sido publicado na internet.


No vídeo, a mulher dança no colo de um dos policiais que a acaricia enquanto ela tira a roupa. Um outro oficial dá um tapa nas nádegas da suspeita, enquanto ela tira a calça jeans.

ACIDENTE DE TRÂNSITO: JOVEM DE 22 ANOS MORRE EM CAPOTAMENTO EM QUIXERAMOBIM



FOTOS: KELSON NOGUEIRA(colaborador)
FOTOS: KELSON NOGUEIRA(colaborador)
Uma jovem de 22 anos veio a óbito no final da tarde desta quarta-feira, 27, vítima de um capotamento no município de Quixeramobim. 
 
FOTOS: KELSON NOGUEIRA(colaborador)
FOTOS: KELSON NOGUEIRA(colaborador)


Segundo informações da Autarquia Municipal de Trânsito de Quixeramobim e a polícia militar, o acidente ocorreu por volta das 16h20min, na CE 060 denominada Rodovia do Algodão à altura do KM 211, na localidade de Alegre, distrito Sede Rural de Quixeramobim-CE. A estudante Nadia Campelo Frutuoso Leonardo, 22 anos, chegou a ser socorrida por populares para o hospital regional, mas não resistiu à gravidade das lesões e veio a óbito ao ser atendida na unidade hospitalar. Junto com ela, Celeste Frutuoso Gonçalves, 27 anos, foi socorrida com ferimentos leves pelo corpo. 
FOTOS: KELSON NOGUEIRA(colaborador)

As vítimas seguiam para a cidade de Pedra Branca onde residem, quando a condutora do veículo Ford Fiesta de placas NQL 4070, veio a perder o controle vindo a capotar. O automóvel ficou completamente destruído. O local onde ocorreu o acidente é conhecido como volta da serra, devido possuir curvas bastante perigosas.  

A vítima é filha do advogado e ex-vereador da cidade de Pedra Branca, Juarene frutuoso da Silva, e sobrinha do ex-secretário estadual de saúde Jurandir Frutuoso.

MAIS INFORMAÇÕES                                                                                 
Delegacia de Polícia Civil de Quixeramobim
Rua Dr. Miguel Pinto, 100(88) 3441-0302


Autarquia Municipal de Trânsito de Quixeramobim

Av. Dr. Joaquim Fernandes,60

(88)3441-1533

POR REDAÇÃO

RODOVIA PERIGOSA > Carro preto está atacando motoristas na CE-368



 Banabuiú > Um motorista passou momentos de aflição no início da noite deste domingo, 24, quando viajava para Banabuiú. Conforme o Centro de Operações Policiais Militares (Copom) do 9º Batalhão Policial Militar, ele seguia num Fiat Punto pela CE-368, agora também conhecida como rodovia Padre Cícero, no sentido Quixadá – Banabuiú, quando a altura da localidade de Rampa, foi emparelhado por um Gol preto, cujos ocupantes lhe ordenaram que parasse. Como não obedeceu foram efetuados vários disparos na direção de seu automóvel. Um deles atingiu a porta, do lado esquerdo. Após os disparos o motorista do Fiat Punto não foi mais perseguido. A abordagem criminosa ocorreu por volta das 19h30.
Outros motoristas, alguns, caminhoneiros, os quais também pediram para não terem seus nomes revelados, também estão apreensivos. Eles informaram que o mesmo veículo, um Gol preto, cujas placas não foram anotadas, havia praticado o mesmo tipo de abordagem durante a semana, inclusive a um motociclista, mas ninguém ousou parar porque o trecho entre Quixadá e Banabuiú é muito perigoso. O posto policial mais próximo fica há mais de 20Km da localidade de Rampa. No local também não há sinal de telefonia celular.
Temendo a mesma tragédia registrada em Redenção na segunda-feira passada, 18, quando o garoto de sete anos, Carlos André da Silva, morreu após ser atingido com uma paulada quando bandidos tentaram roubar a motocicleta em que ele estava com os pais, Paulo André da Silva e Eliane da Costa, os motoristas pedem à Polícia Rodoviária Estadual (PRE), à Polícia Militar de Banabuiú e ainda ao Comando Tático Rural (Cotar) a realização de rondas naquele trecho de 50Km da CE-368, porque “só orar para Padre Cícero não é garantia de salvação, pelo menos neste mundo”, comentou um motorista revoltado.