quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Diretor da agência antecipou o valor do reajuste que dever ser anunciado por Dilma



ENERGIA  ELETRICA  MAIS  BARATA  PARA O  POVO
lâmpada azul

O diretor da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), Romeu Rufino, antecipou nesta quarta-feira (23) que o desconto nas contas de luz residenciais e industriais será maior do que o prometido pelo governo em setembro de 2012.
 

A presidente Dilma Rousseff deve anunciar também nesta quarta-feira, em cadeia nacional, o corte nas tarifas de energia. Na ocasião, espera-se que a presidente detalhe como será feito o desconto, se será no valor total da conta ou apenas nos tributos do serviço.Segundo Rufino, o desconto para os consumidores residenciais, que antes estava previsto em aproximadamente 16%, será de pelo menos 18%. Já a redução para a indústria, que originalmente iria até 28%, deve ultrapassar os 32%. 

O diretor não informou o tamanho do gasto adicional. O aporte original previsto pelo Tesouro era de R$ 3,3 bilhões.

— Para se chegar a esse desconto o Tesouro Nacional irá aumentar os aportes.

No dia 7 de setembro de 2012, Dilma prometeu reduzir em 20,2% em média as tarifas de energia elétrica no País, por meio da redução de encargos setoriais e da renovação das concessões de geração e transmissão de energia.

Mas com a recusa de importantes companhias em renovar os contratos, o governo só havia conseguido uma redução média de 16,7%.

Mas com os porcentuais adiantados por Rufino nesta quarta-feira, a redução média nas contas de luz será maior do que o prometido inicialmente. A Aneel se reúne na quinta-feira (24) pela manhã para bater o martelo sobre as novas tarifas de cada distribuidora de energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário