terça-feira, 25 de setembro de 2012


QUEIMADAS PREJUDICA MORADORES EM QUIXADÁ


Uma queimada próximo ao bairro Baviera, na cidade de Quixadá, no Sertão Central cearense, deixou a população preocupada e ao mesmo tempo indignada com a irresponsabilidade de proprietários de lotes próximo ao rio Sitiá.

Além da forte fumaça em pleno horário de almoço, as residências ficaram completamente sujas em virtude de cinzas negras conduzidas pelo vento. Moradores ficaram bastante preocupados com a situação. A dona de casa Suêly Silva tinha acabado de realizar os seus afazeres domésticos, “eu tinha lavado toda a minha casa, e em questão de minutos minha casa ficou cheia de cinzas, agora tenho que fazer novamente”, reclamou a dona de casa.

O problema deu em consequência de uma queimada a um capim entre os bairros Bôto e Baviera, as margens do Rio Sitiá. Moradores acionaram a Polícia Militar para verificar se houve crime ambiental. Fumaça libera substâncias tóxicas que irritam os olhos e as vias aéreas. Todas as pessoas podem sentir o efeito dela, mas quem tem problemas respiratórios, como asma, deve ter mais cuidado e evitar o contato com a fumaça.

MATÉRIA PUBLICADA NO PORTAL REVISTA CENTRAL 



SÃO FRANCISCO > Festejos tem início hoje em Quixadá




Quixadá > A Paróquia de São Francisco de Assis, inicia no fim da tarde desta terça-feira, 25, os festejos em homenagem, ao seu padroeiro. De acordo com os organizadores, a partir das 17 horas, haverá benção dos veículos e em seguida carreata saindo da gruta e São Francisco para igreja matriz, situada no bairro que recebe o nome do santo. Logo depois, hasteamento da bandeira e início das novenas, missas e confissões. O culto de abertura da festa religiosa, dedicado aos motoristas e moto-taxistas, será celebrado pelo bispo emérito dom Adélio Tomasin.
Amanhã, 26, às 5 horas, haverá caminhada da matriz da paróquia a Rua do Triângulo. A partir das 18h30 continuam as novenas e missa. A programação religiosa e festiva, com quermesses e bingos  logo após as celebrações eucarísticas, segue até o dia 4 de outubro, dedicado a São Francisco. No ultimo dia está prevista Missa dos Romeiros, às 9 horas e procissão pelas ruas da cidade a partir das 17 horas. A celebração final ficará a cargo do bispo diocesano dom Ângelo Pignoli. O tema deste ano será “São Francisco, testemunha da fé, ontem e hoje”.
Participe do Diário Sertão Central informando e sugerindo reportagens através dos fones (88) 9970.5161 ou (88) 8865.6118 e pelo email: diariosertaocentral@gmail.com
Pub | 




HOMEM ATIRA CONTRA RESIDÊNCIA DE CANDIDATO A PREFEITO DE MILHÃ





O candidato a prefeito do município de Milhã teve sua residência alvejada a bala na madrugada desta quinta-feira, 25.

Segundo informações da polícia três disparos foram efetuados contra a residência do candidato Otacílio Macedo loclaizado na Rua Nemésio Pinheiro, no centro de Milhã. Populares disseram à polícia que o autor dos disparos tratava-se de um homem alto e magro que estava em uma motocicleta Honda Bros vermelha. A polícia tenta agora identificar o autor dos disparos.





Com a finalidade de ver de perto experiência exitosa assistida e orientada pela Ematerce - Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Ceará, o presidente da estatal engrº agrºJosé Maria Pimenta, acompanhado de Walmir Severo e Maximiliano Medeiros, respectivamente diretores técnico e administrativo e financeiro, além dos engenheiros agrônomo Tarcísio do Rêgo, gerente do escritório regional do sertão central, em Quixeramobim e Adeílton Carvalho extensionista, visitaram agricultores familiares que desenvolvem a agricultura irrigada, em viveiros telados, no sistema de cultivo protegido.

No Distrito de São Miguel, a comitiva fez a primeira parada nas áreas de terra do agricultor familiar Antônio Valquimar de Oliveira, 52 anos, que cultiva tomate no sistema de cultivo protegido e pimentão, numa área fora do telado. Todo o sistema de produção se assemelha ao aplicado pelo programa 'Pingo D'água', implantado em Quixeramobim há 14 anos. Durante a visita técnica foram disponibilizadas orientações para aplicação no correto manejo agrário. “Fico satisfeito com a vinda dos técnicos e diretores da Ematerce aqui na minha plantação, porque assim, fico sabendo como estou cuidando do meu plantio”, disse Antônio Valquimar.

Outros agricultores visitados, desta feita na localidade de Passagem das Pedras, também em Quixeramobim foram Roberto Leite Cavalcante, 40 anos e Hélio Batista de Oliveira, 59 anos, genro e sogro, respectivamente. Numa área de dois hectares está sendo produzido tomate irrigado, variedade facinni longa vida, porém em cultivo sem a proteção do telado. Depois da visita o presidente da Ematerce José Maria Pimenta, fez uma avaliação da visita técnica, a considerando como muito proveitosa.“Estamos aproveitando para fortalecer cada vez mais a atividade de produção dos agricultores familiares, que utilizam a irrigação; como forma de incentivá-los e também difundir o modelo de produção estamos levando,uma delegação de agricultores familiares para o Frutal 2012” destacou Pimenta.
Crisanto Teixeira – Jornalista lotado no Escritório Regional da Ematerce em Quixeramobim-Ceará.
 Limoeiro do Norte   FOTOS  VALMIR  Quixeramobim  ,Obs: A foto é  de propriedade do mesmo e só pode ser públicada com   autorização 
oiticica centenária...  Limoeiro do Norte FOTOS  VALMIR  Quixeramobim  ,Obs: A foto é  de propriedade do mesmo e só pode ser públicada com   autorização 
oiticica centenária...  Limoeiro do Norte FOTOS  VALMIR  Quixeramobim  ,Obs: A foto é  de propriedade do mesmo e só pode ser públicada com   autorização 




HISTORIADOR PESQUISA PROJETO PINGO D' ÁGUA


Programa instituído há 14 anos como política pública na cidade de Quixeramobim, no Sertão Central do Ceará, o Pingo D´água foi criteriosamente analisado numa pesquisa acadêmica. O autor do estudo, o historiador Crisanto Teixeira, buscou a relação entre a cadeia produtiva e a gestão pública do empreendimento, desenvolvido no Vale do Forquilha, uma comunidade rural situada a 42km do Centro.

Ele pretendia levantar um diagnóstico sobre o programa de produção agrícola através de análise e avaliação sobre os diferentes fatores internos e externos, além dos aspectos positivos e negativos do empreendimento. Na análise do pesquisador, o projeto Pingo D´água está fundamentado no sistema de produção agrícola através da irrigação e prospecção de água, e da produção de alimento para suprir os agricultores familiares assentados no semiárido nordestino.

A sustentabilidade e a preservação do meio ambiente são pontos importantes do trabalho. A metodologia aplicada foi a pesquisa in loco, entrevistas com os atores, além da avaliação de seus indicadores econômicos e sociais. Os resultados do estudo apontam para a organização comunitária, configurando-se como política pública inclusiva para agricultores familiares.

ValorizaçãoEles convivem com a valorização da atividade, do conhecimento, da cultura, estimulando o aumento do capital social. Os desdobramentos sedimentam a atividade, como proposta inovadora pela mudança de paradigma, ao lançar o desafio da inovação no modo de produção, o qual se consolida à medida que a comunidade é rearticulada com os resultados transformados em fatos concretos.

Segundo Crisanto Teixeira, existem amplas possibilidades para o alargamento do projeto como fonte inovadora, a partir da diversificação da vocação (patrimônio histórico imaterial), introduzido pela vivência do homem do campo com a perfuração de poços tubulares manuais em terras de aluvião, com a oferta de água de qualidade para o consumo humano e animal.

O excedente é destinado à ampliação dos projetos de produção rural, por meio de programa de irrigação, com ênfase na fruticultura e olericultura, beneficiando os assentados às margens do Riacho da Forquilha, compreendendo o espaço geográfico entre o Açude do Riacho Verde e a Barragem da Veneza, no Distrito de Manituba.

Secas
De acordo com Teixeira, até o final do século passado, em virtude da falta de políticas públicas de combate ao problema causado pelas constantes secas, fenômeno milenar que afeta com maior abrangência o Nordeste e, por conseguinte, o Ceará, a região do Sertão Central sempre foi a que mais sofreu com os revezes da falta de chuva.

Ele ressalta o conhecimento empírico dos antepassados, na busca por alternativas em fixar suas moradias, bem como as roças de milho, feijão e mandioca nas áreas de terra localizadas às margens dos rios e riachos, denominadas de terras de aluvião. O custeio financeiro da inovação, através da agricultura irrigada, foi um marco referencial de sustentação, com o aporte de recursos do Banco do Nordeste do Brasil, agência de Quixeramobim. Isso possibilitou maior participação dos agricultores, que, por estarem na atividade irrigada, apresentavam menor risco e custo para o banco.

Contexto histórico
A área onde foi desenvolvido o Pingo D´água historicamente sofria muito com as intempéries climáticas, fato que tornou essa região a mais carente. Nos registros da Prefeitura de Quixeramobim, esse contingente de agricultores foi conhecido como o primeiro a se arregimentar em busca de alimento na cidade, quando, em estado de desespero e fome, praticavam a invasão e o saque ao comércio. Nessas ocasiões, o armazém da Cobal, por ser do governo, era o primeiro a ser saqueado na cidade.

Hoje, o projeto constitui-se num instrumento indutor de proposta que busca a justiça social, modificando uma triste realidade que permeava o sertão do Ceará e, por extensão, Quixeramobim. O clientelismo praticado pelas oligarquias comandava a política eleitoreira dos coronéis, responsáveis pelo atraso, pela corrupção e pela injustiça praticada com maior ênfase no campo, usando o agricultor como massa de manobra, mantendo-o aprisionado no curral eleitoral. "Toda essa transformação teve início com um Pingo D´água", finaliza o pesquisador.

Beneficiados910

famílias residem na região contemplada pelo projeto, dentre as quais é forte a prática do associativismo. No local, existem 19 associações comunitárias

Fique por dentroParcerias são responsáveis por êxito do projeto
O Pingo D´água foi implantado pela Prefeitura de Quixeramobim, em 1998, e é administrado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos. Inicialmente, o órgão construiu parceria com as Universidades Estadual do Ceará (Uece) e a de Tour, na França, além de ter contratado técnicos agrícolas, que passaram a residir na área geográfica do projeto, intensificando a assistência técnica e a extensão rural.

Da França, vieram vários engenheiros agrícolas, sendo Julien Burte o pioneiro. Ele defendia tese de mestrado na área pesquisada. Em seguida, outros franceses também estiveram na região, alcançando mais de uma centena de estudantes, que se deslocaram para o Vale do Riacho da Forquilha a fim de realizarem suas pesquisas acadêmicas. Além das universidades, também foram construídas importantes parcerias, com destaque para o Sebrae, unidade regional de Quixeramobim.

O Governo do Estado do Ceará também se constituiu parceiro de primeira hora, através dos seus órgãos espalhados na região, dentre eles a Ematerce, escritório regional do Sertão Central, Adagri e, por último, os Agropolos, principalmente, quando fazem uso de novas tecnologias, como a agricultura irrigada, praticada nos polos de desenvolvimento.

Mais informaçõesCrisanto Teixeira Historiador com especialização em Gestão Pública
crisantoteixeira@gmail.com
Telefone: (88) 9953.6712

Terras agrícolas são supervalorizadasCom terras férteis, irrigação na hora certa, comercialização eficiente, tecnologia de ponta e políticas públicas disponíveis, os agricultores estão alcançando uma alta produtividade, com gêneros de melhor qualidade

Quixeramobim Na análise acadêmica, as terras utilizadas para os trabalhos da agricultura irrigada estão supervalorizadas no Vale do Riacho Forquilha. Um hectare está custando entre R$ 8.000,00 e R$ 10.000,00, atingindo uma valorização superior a 1000%, se comparado com o preço praticado antes da implantação do projeto.

De acordo com o presidente de uma das associações de produtores, a do Vale do São Bento, Deusimar Cândido Oliveira, a atividade gera, mensalmente, cerca de R$ 1 milhão com a venda dos produtos, tendo como principal destino a merenda escolar, além das feiras de Quixeramobim, Quixadá e a Ceasa.

O interesse dos agricultores pela profissionalização na atividade de produção da banana possibilita a venda de mudas da planta para outros projetos da região. A tecnologia, que chegou com os franceses, depois pelos técnicos agrícolas da Prefeitura e consultorias, geraram um alto nível de conhecimento técnico.

Conforme Teixeira, o estudo identificou o potencial hídrico de Quixeramobim com água acumulada para produzir três ou quatro vezes mais. Avalia que isto será uma questão de tempo, ou seja, com a consolidação da vocação, a cultura naturalmente vai mudando, e propiciará a aliança com a tecnologia de produção irrigada.

O pesquisador explica que, na opinião da comunidade, esse é o caminho a seguir, com a tendência natural para cultivar em áreas menores, porém, com maior produtividade. Dessa forma, com terras férteis, irrigação na hora certa, comercialização eficiente, tecnologia de ponta e políticas públicas disponíveis, os agricultores estão alcançando uma alta produtividade e, como consequência, um produto de melhor qualidade, voltado para atender o mercado que se torna dia após dia mais exigente.

Inovação
Por conta do programa Pingo D´água, a Associação dos Produtores recebeu premiação por alternativa viável para o semiárido brasileiro. Diante disso, os agricultores conheceram outras experiências, participando de feiras nacionais e internacionais. Deusimar de Oliveira foi a uma feira da agricultura familiar, em Bolonha, na Itália. A partir de então, abriu os olhos para a parte da sustentabilidade do negócio, sem o uso de agrotóxicos.

Outro importante suporte encontrado pelo estudioso foi a consultoria prestada pelo Sebrae a Associação dos Produtores do Vale do Riacho do São Bento. Através da assistência, a associação conseguiu desenvolver o marketing aplicado à atividade. Foi criada uma marca para os produtos, denominada de "Frutos do Sertão".

Avanços
Teixeira informa que o Perfil Básico de Quixeramobim, em 2010, editado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), mostrou avanços em diversos setores. No Programa de Saúde da Família, a comunidade do Riacho da Forquilha apresenta, nos últimos quatro anos, índice zero na mortalidade infantil, antes considerada um grave problema para o poder público local. O Produto Interno Bruto (PIB), em 2004, foi de R$ 197 milhões, subindo para R$ 278 milhões em 2007.

O desenvolvimento da atividade da fruticultura irrigada para outras comunidades do Município ainda deve demorar, porque a maioria dos trabalhadores está voltada para a bovinocultura de leite, o que faz de Quixeramobim a maior bacia leiteira do estado do Ceará. Mesmo assim, o estudo sugere o crescimento substancial da aptidão do capital humano pela fruticultura irrigada na próxima década, levando em conta as políticas públicas, como a construção de redes de energia elétrica em 100% das áreas propícias para o desenvolvimento da irrigação, assistência técnica e extensão rural.

A vendas dos produtos cultivados nessas áreas geram, mensalmente, cerca de R$ 1 milhão. São comprados por escolas e feiras

Segundo pesquisa, o potencial hídrico de Quixeramobim tem capacidade para produzir até quatro vezes mais do que atualmente

ALEX PIMENTEL
COLABORADOR

MATÉRIA PUBLICADA NO JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE
oiticica centenária...
                                                               Limoeiro do Norte FOTOS  VALMIR  Quixeramobim  ,Obs: A foto é  de propriedade do mesmo e só pode ser públicada com   autorização 
Churrascaria Pedrinhas
                                                                Limoeiro do Norte FOTOS  VALMIR  Quixeramobim  ,Obs: A foto é  de propriedade do mesmo e só pode ser públicada com   autorização 
 Barragem das Pedrinhas em Limoeiro do Norte – Ceará. /  ....  Passagem molhada FOTOS  VALMIR  Quixeramobim  ,Obs: A foto é  de propriedade do mesmo e só pode ser públicada com   autorização 

FOTOS  VALMIR  Quixeramobim  ,Obs: A foto é  de propriedade do mesmo e só pode ser públicada com   autorização 

QUIXERAMOBIM: PROFESSOR FICA FERIDO APÓS COLIDIR EM UM ANIMAL



Uma colisão aconteceu na noite desta segunda-feira, 24, no município de Quixeramobim.

Segundo informações da polícia, por volta das 18h55min, um acidente de transito ocorreu na CE 060, denominada Rodovia do Algodão, à altura do KM 212, na localidade de Alegre, distrito Sede Rural Quixeramobim-CE. O resgate do Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a ocorrência.  A vítima foi um professor de 24 anos , natural de Quixeramobim-CE, e residente no bairro  Duque de Caxias.  O mesmo trafegava em uma motoneta de marca Wuyang, Phoenyx de cor preta, conhecida popularmente conhecida como cinquentinha, quando ao passar naquela localidade atropelou um animal (jumento), que estava no meio da pista de rolamento. A vítima foi socorrida para o hospital desta cidade por uma guarnição do Corpo de Bombeiros, com suspeita de traumatismo craniano. 

MAIS INFORMAÇÕES      
                                                                                              
Delegacia de Polícia Civil de Quixeramobim
Rua Dr. Miguel Pinto, 100(88) 3441-0302

Autarquia Municipal de Trânsito de Quixeramobim
(88)3441-1533

POR FERNANDO IVO


                                                                                                                                         Barragem das Pedrinhas   em    Limoeiro do Norte – Ceará. /  ....Passagem molhada 

     FOTOS  VALMIR  Quixeramobim  ,Obs: A foto é  de propriedade do mesmo e só pode ser públicada com   autorização