sexta-feira, 7 de setembro de 2012

190 anos da Independência - a luta continua Nem o forte sol fez com que uma multidão comparecesse a Praça da Matriz, na cidade de Quixeramobim, para acompanhar o desfile cívico de 7 de setembro.


                                           O dia da independência
A Independência do Brasil, cujos 190 anos são comemorados hoje, resultou de um longo processo de lutas históricas e sociais, e o 7 de setembro é a data simbólica de um passo civilizatório fundamental: o anúncio ao  mundo da autonomia política brasileira afirmada naquele longínquo 1822. 
Naquele momento o Brasil rompeu com toda ilusão de continuar ligado a Portugal de alguma maneira (havia, então, o projeto de uma monarquia luso-brasileira) e o país passou a buscar rumos próprios para seu desenvolvimento e afirmação nacional.
Foi um projeto difícil e a luta para completar o processo então iniciado atravessou os tempos. A elite brasileira que comandou o rompimento com Portugal conseguiu manter a mesma estrutura escravista, latifundiária e colonial que fundamentava seu mando e o Brasil continuou uma nação profundamente antidemocrática, autônoma mas com papel subordinado na divisão internacional do trabalho, cabendo-lhe fornecer alimentos e matérias primas consumidas no mercado externo. 
Embora muito ciosa da autonomia política do país, sob o Império e a chamada República Velha (1889-1930) aquela classe dominante foi uma espécie de sócia interna da exploração colonial. Nesse contexto, o embate pela plena afirmação da soberania brasileira envolvia diretamente a luta pela superação do latifúndio, pela afirmação democrática e pelo desenvolvimento econômico nacional.
  A  luta pela industrialização andou de mãos dadas, no Império, com a campanha pela proibição do trabalho escravo, alcançada em 1888. Foi parelha também do clamor pela República, que chegou logo depois, em 1889 - novos passos importantes no desenvolvimento da civilização brasileira. Mas o embate entre os dois projetos de nação, que se anunciou já no momento da Independência - um, subordinado aos interesses econômicos externos e, na verdade, sócio interno deles; e o outro, de pleno desenvolvimento e afirmação soberana da nação - atravessou as décadas seguintes. A ponto do historiador Sérgio Buarque de Holanda registrar, no clássico Raízes do Brasil (1936), a esperança de que a nova etapa na história brasileira iniciada com a revolução de 1930 completasse o trabalho autonomista iniciado em 1822.
A conquista da Independência política, em 1822, abriu perspectivas imensas para a nova nação, mas esse avanço envolveu novas e intensas lutas nacionais de resistência anticolonial e, desde o inicio da República (1889), anti-imperialista. O embate entre os dois modelos de desenvolvimento (um dependente e outro autônomo), ao longo da história, combinando a luta interna contra os representantes e aliados dos interesses imperialistas, é o mesmo combate de 1822, com feição moderna e enfrentando os desafios contemporâneos.
É o combate que, hoje, opõe as forças progressistas, patrióticas e democráticas, contra os bisnetos da elite colonialista que dominou, há 190 anos, o processo de separação com Portugal mas manteve o latifúndio escravista, a subordinação econômica externa, e um sistema político antidemocrático que negava o protagonismo popular e reprimia os sentimentos de liberdade. 
Hoje, a resistência - que avança no país - contra o neoliberalismo e as forças conservadoras e reacionárias que se apoiam nele tem o mesmo sentido da luta pela afirmação nacional, desenvolvimento do país e fortalecimento da democracia. Representa a busca de um novo avanço civilizatório, semelhante ao alcançado em 1822, e que o aprofunda e completa. Embora num sentido mais avançado, continua sendo a mesma luta enfrentada pelos patriotas há quase dois séculos.
 FOTOS  VALMIR  Quixeramobim  ,Obs: A foto é  de propriedade do mesmo e só pode ser públicada com   autorização 


DOIS HOMENS SÃO MORTOS A BALA EM MOMBAÇA


A polícia registrou na tarde desta quinta-feira, 06, um duplo homicidio na cidade de Mombaça.

Segundo informações da polícia, um duplo homicídio foi registrado por volta das 14 horas em um comercio de material de construção. As vítimas foram surpreendidas por dois suspeitos que chegaram ao comercio atirando e fugindo logo em seguida em uma moto Twister de cor prata.  As vítimas foram identificadas como sendo com Luís Gerson Teixeira Lima, 31 anos, que sofreu 9 perfurações a bala no corpo e Sebastião Xavier do Nascimento, 63 anos, que foi atingido com um tiro no peito esquerdo. A polícia tenta identificar os autores e descobrir os motivos do crime. 

EM HOMENAGEM AO CENTENÁRIO DE LUIZ GONZAGA ... 07  de  Setembro  2012

 FOTOS  VALMIR  Quixeramobim  ,Obs: A foto é  de propriedade do mesmo e só pode ser públicada com   autorização