terça-feira, 14 de agosto de 2012


 
 

Abertura da VII FAICQ e VI FESTLEITE acontece dia 16 



Quixeramobim 

O Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará - SEBRAE/CE, realiza nesta quinta-feira, 15, a partir das 19h30min, na Praça da Matriz de Quixeramobim a solenidade de abertura da VII FAICQ - Feira de Negócios de Quixeramobim e do VI FESTLEITE - Festival do Leite de Quixeramobim.

Na mesma noite haverá a apresentação de humor de Luana do Crato e o público irá conhecer aquele que deverá ser o maior queijo coalho do mundo, superando os 1.007 quilos alcançados em 2011.
Postado por: Jornalismo - SMC

Ponte Metálica de Quixeramobim  Fotos Valmir

   PONTOS TURÍSTICOS. Ponte Metálica. inaugurada no dia 5 de fevereiro de 1899, Formada por quatro vãos de 52,4m, a ponte tem uma extensão total de 209,6 ...

QUIXERAMOBIM COMEMORA ANIVERSÁRIO COM BOLO GIGANTE



FOTOS: Crisanto Teixeira
Um bolo de 24 metros marcou as comemorações de aniversário do município de Quixeramobim nesta terça-feira, 14, onde é feriado municipal.

Com 223 anos de emancipação e 156 de cidade, o município amanheceu em festa. As comemorações continuarão com o tradicional queijo gigante onde o município tentará mais uma vez bater seu próprio. Na primeira edição do FestLeite, em 2007, o queijo produzido chegou aos 350 quilos. Deste então, as marcas foram superadas consecutivamente na disputa pelo título de maior queijo do Brasil e do Mundo.

Em 2008, a peça de laticínio chegou a 718 quilos, ultrapassando o recorde mundial, até então pertencente à Holanda. Em 2009, o queijo gigante alcançou 780 quilos e, em 2010, atingiu 910,5. No ano passado, alcançou a marca de 1.007 kg. Este ano os organizadores do evento pretendem superar mais uma vez esta marca nesta quinta-feira, 16, na Praça da Matriz.

POR FERNANDO IVO 

Ponte Metálica de Quixeramobim Fotos  Valmir

   PONTOS TURÍSTICOS. Ponte Metálica. inaugurada no dia 5 de fevereiro de 1899, Formada por quatro vãos de 52,4m, a ponte tem uma extensão total de 209,6 ...

PARABÉNS QUIXERAMOBIM: 156 ANOS DE CIDADE, 223 DE MUNICÍPIO




Nesta terça-feira, 14, Um dos municípios mais antigos do Ceará, está aniversariando.

Quixeramobim, terra de Antônio Conselheiro, comemora mais um aniversário. Nesta data as comemorações já começaram a partir das cinco da manhã onde uma alvorada festiva aconteceu pelas principais ruas da cidade. Às 8 horas terá o hasteamento das bandeiras em frente ao Paço Municipal e Logo após uma missa em ação de graças será celebrada na Igreja Senhor do Bonfim. A população que comparecer poderá acompanhar e se deliciar com o tradicional bolo gigante que será partido logo após a missa.

História
Na década de 1700 nascia a história do município de Quixeramobim que na época pertencia à Aquiraz. As primeiras sesmarias localizadas às margens dos rios Ibu e Quixeramobim foram distribuídas em 1702. Alguns dos primeiros sesmeiros foram Antonio Pinto Correia, Duarte Pinheiro Rocha, Teresa de Jesus, Francisco Ribeiro de Souza, Agostinho de Rezende, entre outros. As primeiras famílias a ocuparem o território foram os Correia Vieira e Rodrigues Machado.
A estiagem e distância para a comercialização dos produtos foram as principais dificuldades enfrentadas pelos primeiros colonizadores do Município.
Os índios que frequentavam a região eram os Quixarás, Canindés e Jenipapos que pertenciam à tribo dos Taraiús.
O pequeno povoado de Quixeramobim começou a ser formado em 1.712, quando chegou ao local o Capitão Antonio Dias Ferreira que ocupou a sesmaria adquirida de Gil de Miranda e Ângela de Barros. Boqueirão de Santo Antonio foi o nome dado à fazenda onde mais tarde surgiria a cidade de Quixeramobim.
O Capitão Ferreira era natural da cidade de Porto (Portugal). Era membro da Ordem Terceira de São Francisco da cidade de Recife. Construiu a Igreja de Santo Antônio. Morreu em 1753. No seu testamento, o fundador de Quixeramobim doou à igreja meia légua de terras, trinta cabeças de gado, um escravo e uma quantia em dinheiro.
No ano de 1755 a Igreja de Santo Antônio foi elevada à categoria de Matriz. Seu primeiro vigário foi o padre João Paes Maciel de Carvalho. A igreja pertencia à Diocese de Olinda (PE). Nesta época, Quixeramobim era distrito do Município de Aquiraz.  Em 13 de junho de 1789, Quixeramobim foi elevada à condição de Vila. Seu primeiro nome foi Vila de Campo
Maior. As primeiras autoridades da vial foram os juízes José Pimenta de Aguiar e Antonio Pinto Borges, o juiz de órfãos Vicente Alves da Fonseca, o procurador Domingos Carvalho de Andrade. Os vereadores Antonio José Fernandes do Amaral, José dos Santos Lessa e José Virgem Lisboa foram empossados em 15 de junho de 1789.

A 13 de março de 1830 nascia em Quixeramobim o histórico Antônio Conselheiro, filho do comerciante Antônio Mendes Maciel e de Maria Joaquina de Araújo. Maria Francisca de Paula Lessa foi a madrinha de batisto de Antônio Vicente Mendes Maciel (Antônio Conselheiro).  (fonte: ©hjobrasil)

POR FERNANDO IVO

      FOTOS  VALMIR  Ponte Metálica de Quixeramobim 

PONTOS TURÍSTICOS. Ponte Metálica. inaugurada no dia 5 de fevereiro de 1899, Formada por quatro vãos de 52,4m, a ponte tem uma extensão total de 209,6 ...

SISTEMA MAIOR DE COMUNICAÇÃO DIVULGA NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE CARTA “MANIFESTO A SOCIEDADE DE QUIXERAMOBIM”




Na última quinta-feira, 09, uma carta assinada por vários movimentos sociais foi distribuída durante um protesto que busca esclarecimentos sobre informações do que está acontecendo na Agência da Caixa Econômica Federal de Quixeramobim.  Durante a manifestação, os grupos representados também cobraram uma maior divulgação das rádios locais pelo fornecimento de informações a toda sociedade. O manifesto acusa as emissoras de rádios do município  de esconder informações a sociedade quixeramobinense, “manifestar seu repudio a este comportamento das emissoras de rádios, que agindo assim demonstram atrelamento às elites locais que insistem em manter os meios de comunicação CONCENTRADOS nas mãos de algumas poucas famílias, que fazem uma gestão totalitária do seu uso, a favor das suas ESCOLHAS E INTERESSES POLÍTICOS, definem ao seu bel prazer e conveniência as pautas de discussão, escondendo, a sete chaves, os problemas estruturais da sociedade de Quixeramobim”, afirma a carta. 

Nesta segunda-feira, 13, o Sistema Maior de Comunicação, responsável pelas Rádios Campo Maior e Canudos FM, divulgou uma nota de esclarecimento a população.
O Sistema Maior de Comunicação, através de suas duas emissoras de rádio, vem, através deste comunicado, manifestar-se sobre o documento Manifesto à Sociedade de Quixeramobim, que acusa as emissoras de rádio deste município de omitirem informações sobre problemas internos da agência da Caixa Econômica Federal neste município.

O Sistema Maior de Comunicação sempre busca a isenção, ética e responsabilidade na comunicação. São vinte e quatro anos de trabalho na defesa do respeito aos direitos individuais e coletivos, que se traduzem na postura dos seus veículos de comunicação.

O movimento ataca as emissoras de rádio e divulga uma inverdade quando afirma que a imprensa quixeramobinense se omite.

Diante da mudança de gerência da agência da Caixa Econômica de Quixeramobim, o fato de nosso conhecimento, entrevistamos o novo gerente, Flávio Queiroz, que nos informou tratar-se o fato de um processo interno natural do órgão e que não haveria nenhuma anormalidade na referida agência.

A CEF não nos informou haver qualquer irregularidade e não temos conhecimento dos motivos que tenham resultado auditoria naquela Agência, que deverá ter seu relatório divulgado em noventa dias.

Não é papel do nosso rádio a utilização os nossos veículos de comunicação para espalhar boatos. Entendemos que a postura desse Manifesto é de intimidação à imprensa de Quixeramobim, sobretudo às emissoras de rádio locais, numa atitude brutal e ameaçadora.

Sugerimos aos líderes do citado Manifesto, que, se tiverem provas das acusações que fazem, procurem os órgãos competentes e denunciem, defendendo, assim, a sociedade. Ministério Público, Polícia Federal e Poder Judiciário são órgãos que têm poder de fiscalizar, investigar e julgar. As emissoras de rádio, ao contrário, não gozam dessas prerrogativas.

Reafirmamos nosso compromisso em sermos um canal de informação e espaço aberto de participação popular. Sabemos e zelamos pelo nosso papel de Concessão Pública, daí não estamos a serviço de interesses de grupos ou correntes políticas, mas da prestação de serviços ao público.

O Sistema Maior de Comunicação acredita que a força do rádio se constrói com profissionalismo e imparcialidade, a chave para a conquista da credibilidade e do respeito. E por gozarmos destes requisitos, é que cuidamos da nossa postura lícita, repudiando tão grave ataque ao nosso comportamento.

Sistema Maior de Comunicação

Fotos  Valmir   Ponte Metálica de Quixeramobim 

PONTOS TURÍSTICOS. Ponte Metálica. inaugurada no dia 5 de fevereiro de 1899, Formada por quatro vãos de 52,4m, a ponte tem uma extensão total de 209,6 ...