terça-feira, 19 de junho de 2012

Cidade FASE DE TESTES Usuários lotam metrô em seu primeiro dia

Vagões já são alvos de pedradas e pessoas atravessam a linha do trem, correndo risco de levar choque

O primeiro dia da operação assistida do Metrô de Fortaleza (Metrofor) levou a duas certezas: o serviço ofertado agradou os usuários e há a necessidade urgente de campanhas de conscientização e fiscalização mais rigorosa nos trechos onde os trens passam muito perto de comunidades.


Apesar dos problemas, os passageiros aprovaram o novo meio de transporte, que tem capacidade para 450 pessoas por viagem Foto: José Leomar

No segundo caso, a depredação dos vagões com pedradas nos vidros das janelas e a facilidade com que as pessoas atravessam a linha férrea nos pontos onde não há muro de proteção alertam a administração do Metrofor para ações imediatas a fim de coibir tais práticas.

De acordo com o assessor da presidência do órgão, Fernando Mota, em nenhuma hipótese a pessoa pode atravessar a linha do trem, que possui seis mil volts de potência. No entanto, na comunidade do Coqueiral, como a passagem subterrânea estava cheia d´água devido à chuva registrada na manhã de ontem, obstruindo a travessia, mesmo alertados sobre o perigo, estudantes subiram na mureta entre a rua e a linha e, sem medo, corriam de um lado para o outro com a maior naturalidade.

"Eles não ouvem ninguém", avisou a dona de casa, Ozilene Coelho. Ela mora bem próximo ao trilho e conta que o comportamento existe desde a época do "antigo trem". "Além disso, a falta de iluminação na passagem subterrânea facilita a ação dos bandidos, que, dia desses, quase matam um rapaz a pedradas", narra Ozilene.

"Se não fizerem alguma coisa por aqui, todo trem que passar vai levar pedrada", chama atenção a operadora de produção, Eliane Siqueira. Para ela, somente uma campanha permanente nas comunidades próximas aos trilhos, poderá surtir efeito no futuro.

Elogios

Problemas à parte, quem viajou nos trens que fizeram o percurso entre as estações Parangaba e Carlito Benevides, em Pacatuba, das 8h ao meio-dia de ontem, era só elogios ao novo meio de transporte. Até outubro, o trajeto será gratuito e terá duas composições, cada uma com três vagões e capacidade para 450 pessoas por viagem. A novidade levou muita gente a visitar as 11 estações do trecho. Com isso, todas as viagens foram feitas com os trens lotados.

Usuários embarcam no Metrofor



Mesmo em pé, a garçonete Tatiana do Amaral destacou a rapidez - o percurso Fortaleza/Pacatuba é feito em 25 minutos - e o conforto da travessia. "É excelente, não tenho palavras para mais elogios", disse.

Segundo Fernando Mota, alguns problemas, como o vandalismo, são observados durante a fase de testes. "A primeira avaliação é das mais positivas, mas teremos um caminho a percorrer na busca da melhoria e perfeição no transporte público de massa como o metrô", destaca.

LÊDA GONÇALVES
Fotos  Valmir
REPÓRTER 

COM OS SEIOS DE FORA, MULHERES FAZEM PROTESTO NO RIO!



Integrantes de 31 entidades feministas tiraram a camisa durante a Marcha das Mulheres, no começo da tarde desta segunda-feira (18). Elas pediram justiça social e ambiental durante as atividades da Cúpula dos Povos, evento paralelo à Rio+20.

Cerca de 5 mil mulheres circularam pelo Centro do Rio e provocaram congestionamento na região, segundo informações da CET-Rio.

O grupo seguiu pelas avenidas Almirante Barroso, Rio Branco e Nilo Peçanha e pela Rua da Assembleia, onde interromperam a caminhada no Largo da Carioca.  A manifestação foi seguida por outra feita por indígenas de várias partes do país. Eles reivindicaram a demarcação de terras e exploração de territórios.

Organização

De acordo com Isabel Freitas, uma das organizadoras da Marcha das Mulheres, elas reivindicam a igualdade entre mulheres e homens e a legalização do aborto. "Vamos continuar a nossa marcha pelos direitos da mulher e pela igualdade social. Não podemos aceitar essa discriminação e diferença. Queremos igualdade de salários e cargos. Hoje é um dia especial para nos, num momento em que todos os lideres estão discutindo um futuro melhor para o nosso planeta. E é através disso que vamos passar nossa mensagem", disse.

A caminhada

Com faixas, camisas, bandeiras e carro de som, as mulheres saíram do Sambódromo, no Centro, às 7h30, e seguiram em marcha até o Museu de Arte Moderna (MAM), onde realizaram discursos e realizaram uma batucada.
No clima da Rio+20, as manifestantes usaram garrafas plásticas, vasilhas e baldes como tambores. Com rostos pintados, as mulheres chamaram a atenção de turistas e publico que visita a Cúpula dos Povos.

A Cúpula dos Povos é um evento paralelo à Rio+20, onde organizações da sociedade civil discutem temas relacionados à Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável. A organização espera reunir 18 mil pessoas.
Com informação do G1.

ATAQUES A BANCOS: SERTÃO CENTRAL É O MAIS VISADO APÓS RMF





Assaltantes explodiram o cofre da agência do Banco do Brasil de Madalena, no Sertão Central, em fevereiro deste anoFOTO: DEYVISON TEIXEIRA
Levantamento do O POVO indica que 39% dos municípios cearenses foram alvos de ataques a bancos de janeiro de 2007 a junho deste ano. 18% das ações deram-se no Sertão Central. Região Metropolitana lidera, com 29.

 Ficou em ruína e poeira o prédio da rua principal. Explosivos jogaram tudo pelos ares em plena madrugada. O estrondo deixou outro lastro de intranquilidade no lugar. Foi o quarto (e mas agressivo) ataque à agência do Banco do Brasil de Banabuiú entre janeiro de 2007 e junho de 2012. Aconteceu em 1º de março último.

O Sertão Central, onde o município está localizado, é a região cearense com o maior percentual de ações contra instituições financeiras depois da Grande Fortaleza. Dos 143 ataques registrados de janeiro de 2007 a junho deste ano no Ceará, 26 (18,18%) foram na região. 

O Sertão dos Inhamuns aparece em terceiro lugar por ter 12,58% das ocorrências dos últimos cinco anos e meio. O ranking completa-se com a região do Cariri/Centro Sul (10,48%), Litoral Leste (7,69%), Litoral Oeste (também 7,69%), Baturité (6,99%) e Sobral/Ibiapaba (6,29%).

Fortaleza e seus 12 municípios do entorno (Região Metropolitana) registraram o maior índice de casos: 29,37%. Das 184 cidades do Ceará, 72 (39,13%) foram palco de ataques bancários desde 2007. O levantamento foi feito pelo O POVO (conheça a metodologia no quadro Saiba Mais).

A estatística do Sertão Central desafia teses do sistema de segurança pública e de estudiosos do tema. Ambos indicam regiões fronteiriças como mais propícias a esse tipo de ocorrência pelo fato de exigirem operações integradas das polícias para evitar o fluxo interestadual de quadrilhas especializadas.

“Existe um contexto que permite a mobilidade desses grupos, a começar pelo fato de as ações (de prevenção e repressão dos governos) serem locais e a atuação deles ser nacional. É preciso melhor comunicação entre as cidades e entre as polícias”, pontua a doutora em Antropologia Social e coordenadora científica do Laboratório de Estudos da Violência (LEV) da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jânia Perla Aquino.

Dos 72 municípios cearenses atacados desde 2007, apenas 11 (15,27%) fazem divisa com Piauí (7), Rio Grande do Norte (3), Paraíba (1) e Pernambuco (0). Destaque para os limites territoriais pernambucanos, muitas vezes apontados como perigosos devido ao Polígono da Maconha, região onde há plantações da erva e, diz-se, é usada como escape por bandidos.

Autora do livro Príncipes e castelos de areia: performance e liminaridade no universo dos grandes roubos, Jânia Perla ressalta a descentralização do desenvolvimento, anos atrás restrito apenas a grandes cidades, como uma das justificativas para o Sertão Central concentrar tamanha proporção de casos.

A franca ascensão econômica de municípios interioranos e a vasta capilaridade do sistema bancário tornam-se atrativos à organização de ataques. “Há, sim, uma displicência da polícia (no combate ao crime), mas é preciso admitir que se trata de um trabalho difícil. Vive-se um momento crítico em termos de dar resposta (à população e às quadrilhas) sobre a eficácia em evitar esse tipo de ocorrência. E as quadrilhas agem conforme essa resposta e seguindo o fluxo do dinheiro”, avalia a pesquisadora.

Em nota, Federação Brasileira de Bancos (Febraban) disse ao O POVO que, anualmente, as instituições financeiras investem cerca de R$ 10 bilhões em segurança. “Montante três vezes superior ao valor do início da década. Esses investimentos crescentes, aliados a uma série de medidas preventivas, produziram uma redução expressiva dos assaltos no Brasil nesta década, da ordem de 82%”, diz o documento. 

ENTENDA A NOTÍCIA

Assalto a banco é uma modalidade de crime respeitada entre quadrilhas. Quem rouba e consegue não ser preso, ganha status entre os colegas. Por isso, as operações tornam-se cada vez mais cinematográficas. Um desafio para a Polícia, que precisa melhorar o efetivo. 

Serviço 
O relatório do Sindicato dos Bancários sobre ataques a bancos pode ser acessado na íntegra no site da entidade na Internet. O endereço é:

www.bancariosce.org.br/ pagina_simples.asp?strPagina= assalto_banco& strTitulo= Assaltos a Bancos& strImagemTitulo= secaoGD_assaltos_bancos. gif

Saiba mais 

O POVO chegou aos números após consulta ao próprio banco de dados e a relatórios do Sindicato dos Bancários do Ceará (SEEB/CE). Foram avaliadas 158 matérias publicadas desde janeiro de 2007, além da compilação anual do SEEB/CE. São desconsideradas as ocorrências de saidinhas e chegadinhas bancárias, assim como ataque a carro-forte.

Leia amanhã
O baixo efetivo policial do interior do Estado como desafio para combater as ações contra bancos no Ceará. Saiba também como as quadrilhas organizam-se e quais critérios são considerados pelos bandidos na hora de escolher quem participará dos grupos criminosos e quem será o chefe do ataque.
Bruno de Castro  

POLÍCIA RECUPERA OBJETOS ROUBADOS EM QUIXERAMOBIM

                                                                          FOTO: osertaoenoticia.com

A polícia Civil de Quixeramobim realizou a apreensão de vários objetos roubados neste final de semana, entre eles motores que serviam para a realização de irrigação em terrenos próximos ao Rio Quixeramobim.

O caso ainda está sendo investigado, mas segundo informações da polícia, tudo começou a ser desvendado a partir da prisão de uma dupla, entre eles um menor de 17 anos. Os mesmos foram acusados de terem furtado a importância de R$ 370.00, um aparelho celular, um relógio, um aparelho de DVD, e um par de  tênis em uma residência na localidade de Canecão, a 7 km da sede do município. Segundo informações da polícia, a vítima chegou a ver os acusados em cima do telhado reconhecendo os mesmos. Policiais militares se dirigiram até o local onde localizaram os acusados e conduziram até a sede da Polícia Civil de Quixeramobim. Durante as investigações, vários objetos furtados foram recolhidos em locais indicados pelos acusados. A polícia conseguiu localizar 03 motores, várias caixas de transformadores e material utilizado para subir em postes. O nome dos acusados não foi divulgado devido ainda estarem sendo investigado juntamente com a participação de outros envolvidos nos roubos. A polícia civil pede aos moradores próximos as áreas ribeirinhas da região do Cupim, Canecão e Assentamento Nova Ladeira que tiveram objetos furtados, para comparecerem e tentar identificar seus produtos entre os que já foram apreendidos. 
Um dos motores encontrado pela polícia pertencia à própria família de um dos acusados ao qual passaram mais de 15 dias sofrendo com a falta de água em sua residência. As investigações continuam a fim de tentar identificar todos os envolvidos nos furtos destes objetos e principalmente os receptadores dos produtos roubados.  

MAIS INFORMAÇÕES
Delegacia de Polícia Civil de Quixeramobim
Rua Dr. Miguel Pinto, 100
(88) 3441-0302

POR FERNANDO IVO