sexta-feira, 15 de junho de 2012

PRAÇAS PÚBLICAS GANHAM RAMPAS DE ACESSO EM QUIXADÁ




















Com as novas rampas, os portadores de necessidades especiais e cadeirantes vão ganhar mais qualidade de vida em Quixadá FOTO: ALEX PIMENTEL

As praças públicas de Quixadá estão sendo recuperadas, mas a grande novidade do serviço de restauração na cidade está sendo as rampas de acesso para cadeirantes e outros portadores de necessidades especiais. Após décadas, finalmente ficará mais fácil "pisar" nas praças do Município.

De acordo com o titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seduma), Carlos Augusto Cavalcante, todas elas receberão reparos e ganharão o equipamento de acessibilidade. Nos próximos 60 dias, a área comercial terá cerca de 100 rampas. A iniciativa conta com recursos do próprio Município. Além da equipe de operários da Seduma, bastou apenas sensibilização e vontade do perfeito Romulo Carneiro para a necessidade cotidiana começar a se tornar realidade.


O serviço ainda não está pronto, mas começa a receber elogios, principalmente de quem tinha muita dificuldade para pisar ou cruzar a principal praça de Quixadá, a José de Barros. O desnível do piso é superior a 20 centímetros. Em alguns lugares chega a mais de 30cm. Idosos e crianças têm dificuldade para superar o degrau contornando toda a área. Antes, era possível apenas com a ajuda de outras pessoas. Quem depende da cadeira de rodas sofria muito mais. O acesso só ficava mais fácil no período do Carnaval. Os blocos precisam de uma rampa de madeira para levarem suas alegorias ao palco da folia. Agora os acessos estão mais fáceis.

Uma transformação simples e rápida. Praticamente da noite para o dia o visual da Praça José de Barros mudou, para melhor, na opinião dos transeuntes. No início do serviço surgiram algumas críticas. Enquanto as rampas eram implantadas todas as árvores foram podadas, aumentando ainda mais a sensação de calor naquela área pública. Mas alguns dias depois um agradável panorama começou a ser apreciado pela população. A própria prefeitura realizou as obras. Sem investimentos milionários, operários da Seduma realizaram a restauração. Utilizaram apenas os recursos disponíveis no Município.

Acerca da poda radical, o secretário municipal explicou haver motivo. Alguns galhos estavam podres e muitos pássaros, principalmente pardais, estavam sujando quem sentava nos bancos espalhados pela praça para conversar.

Outra preocupação era com doenças. Muitas crianças brincam no principal espaço de eventos da cidade nas noites dos fins de semana. Como as ramagens foram cortadas, as pequenas aves serão obrigadas a procurar outro local. Não molestarão os outros visitantes, explicou Carlinhos, demonstrando satisfação com os resultados.

Na opinião do ex-presidente do Conselho Municipal de Portadores de Deficiência (Comudef), Genízio Holanda do Nascimento, não há muito a comemorar. "A obra é apenas um sinal para a universalização da acessibilidade. Ainda resta muita coisa a fazer. A cidade é egoísta. Só pensa nos mais jovens. Mas a culpa não é somente dos gestores. O Comudef está desativado há mais de dois anos. Falta interesse e até mesmo reconhecimento de quem precisa de mecanismos especiais de mobilidade, de suas deficiências. Enquanto essa cultura persistir as barreiras vão continuar", avalia Genízio. Ele utiliza muletas. Tem uma das pernas amputada.

A cadeirante Neíde Ferreira concorda com Genízio. Passados 12 anos da aprovação da Lei 10.098, estabelecendo normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, pouca coisa mudou.

Mais informações:

Prefeitura de Quixadá
Rua Tabelião Enéas, 649 - Centro
Sertão Central
Telefone:
(88) 3412.6208

ALEX PIMENTEL
COLABORADOR

COM INFORMAÇÕES DO JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE

Fotos  Valmir

Violência: Tatuador é assassinado e outro sofre tentativa de morte de Quixadá

E-mail
Comando da PM de Quixadá permanece em silêncio mesmo com tantos crimes.
Um tatuador foi executado com um tiro de calibre 12 na manhã dessa sexta-feira,15, na cidade de Quixadá, a esposa da vítima que está grávida do 8° filho foi atingida com estilhaços, ela foi levada ao hospital e o seu estado de saúde é estável.
Os dados da violência assustam e colocam em xeque a liberdade de ir e vir na cidade de Quixadá, no Sertão Central cearense, considerada com uma das mais violentas do Estado do Ceará. Especialistas apontam o tráfico como o baluarte desse disparate.
Mesmo com o maior efetivo policial da região, com cinco viaturas, o caos só tem aumentado. Policiais fazem o que podem, mas a maioria dos crimes são encomendados, oriundos de sentenças de entorpecentes, deveu, não pagou morreu.
Dois homens em uma motocicleta assassinaram com um tiro o tatuador Antônio Carlos Paulino, 36 anos, ele foi socorrido ao hospital Dr. Eudásio Barroso, mas já chegou sem vida. O tatuador era acusado de ter assassinado recentemente um homem em Quixadá, e a polícia suspeita de acerto de contas. A vítima era pai de 7 filhos, a sua esposa está grávida e estava conduzindo a motocicleta no momento do fato.
Ainda em Quixadá, na noite de ontem, 14, por volta de 21h45min, na Rua Fernando Cabral, no Campo Velho, mas precisamente no Bar do “Pantico”, J. V. O. M., sofreu uma tentativa de homicídio à bala, tendo como autores dois indivíduos, que transitavam em uma motocicleta Honda Bros, de cor preta, foram efetuados três disparos, sendo que apenas um atingiu a vitima, à altura da cervical (pescoço).

Policiais da equipe da Força Tática de Apoio – FTA comandada pelo cabo Evilasio Oliveira, soldados Alex Sabino e Alencar da Silva socorreram a vítima ao hospital ao Hospital Dr. Eudasio Barroso, e posteriormente transferida à Maternidade Jesus Maria José, em estado estável. Um dos acusados foi identificado apenas como Damião. A vítima disse não saber a motivação do crime.
Disparos
Dois indivíduos transitando em uma motocicleta Honda Broz, efetuaram um disparo de arma de fogo para o alto, de frente ao mercadinho “Compre Bem”, localizado na Rua Clarinha de Queiroz, Renascer, uma equipe policial foi em apoio e diligenciou no local, mas sem êxito em identificar os acusados.
Comente essa matéria e seja nosso seguidor no facebook.
Mais Informações:
Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá

Rua Brasílio Pinto, 1445, Combate
(88) 3445-1047

Fotos  Valmir